Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Alguem sabe se os fundos da esaf que habitualmente tinham comissões de resgate agora estão livres disso ???

Vai ao site da ESAF e vê os relatórios ou a condições, pelo menos o Rendimento Plus deixou de ter de ter...

Aproveito para alterar o que eu disse há uns posts atrás sobre a alteração da denominação dos fundos que eram FEI para FIA, disse na altura que essa alteração poderia significar uma alteração nas regras que os fundos tinham, mas ao que tudo indica é apenas uma alteração de denominação, os fundos continuam a ser fundos sem restrições de investimento e sem se regerem pelas normas ditas normais dos fundos.

Falo em fundos como o Es Rendimento, Es Rendimento Plus, ES Liquidez...que continuam a ser fundos não harmonizados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Vai ao site da ESAF e vê os relatórios ou a condições, pelo menos o Rendimento Plus deixou de ter de ter...

Aproveito para alterar o que eu disse há uns posts atrás sobre a alteração da denominação dos fundos que eram FEI para FIA, disse na altura que essa alteração poderia significar uma alteração nas regras que os fundos tinham, mas ao que tudo indica é apenas uma alteração de denominação, os fundos continuam a ser fundos sem restrições de investimento e sem se regerem pelas normas ditas normais dos fundos.

Falo em fundos como o Es Rendimento, Es Rendimento Plus, ES Liquidez...que continuam a ser fundos não harmonizados.

Fiiixe...vou começar a fazer trading com fundos... :o ...tou a brincar,e daí não sei...lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo em 90% :)

Como deves de saber bancos como o Activobank ou Best (não falo do BiG porque é um banco mais de retalho) são bancos que não têm sequer produtos deles, ou seja, vivem das comissões de intermediação de outras gestoras e de outros bancos, quando dizes que não lhes convém fazer este ou aquele produto porque não entra nos objectivos etc, eu penso, e não estou dentro da mecânica dos bancos (Best/Activo) mas aquilo que vou falando com pessoas lá dentro dá-me para me aperceber das coisas, para eles é igual ao litro se fazes isto ou aquilo, eles ganham sempre a comissão de intermediação, e não deve de ser contrapartidas baixas.

Por isso, e penso que secalhar todos nós já notamos, pelo menos falo por mim, e olha tens ai o exemplo do kanguru haha, que ás vezes os próprios gestores nem nos ligam nenhuma, então se andassem como tu dizes a tentar cumprir objectivos ou a serem ameaçados não nos chateavam a toda a hora? não é isso que costumam fazer a malta do BES, do BCP e da CGD? no BPI por acaso a mim não me chateiam muito :) porque será? porque esses grandes bancos sim, têm objectivos a cumprir por toda a máquina que tem por trás, o seu peso é enorme, e as agências têm de se fazer vender para não fecharem.

Falo por aquilo que vejo e pelos conhecimentos que vou tendo, a falar com o meu PFA entre outras pessoas, por isso não é bem assim como deves estar a falar, e outra coisa, a questão dos relatórios (não sei bem do que falas) também não é bem assim, existe informações e estudos ou o que quiseres falar, que não pode ser passada para os clientes por imposição mesmo da CMVM, é que bancos como o Best e Activo é mais a CMVM que faz a supervisão do que o próprio Banco de Portugal, e a CMVM é muito mais rígida, mas relativamente a informações preveligiadas essas dúvido que meros funcionárias a tenham, como tu disseste a CMVM fez uma visitinha ao Ricciardi, mas o Ricciardi é só o Presidente do Banco Espirito Santo Investimento, e dúvido que algum funcionário do referido banco tivesse as mesmas informações previligiadas que o seu Presidente.

E o que interessa mesmo, pelo menos neste tópico, é que ontem os fundos subiram mais um bocadinho ahaha.

Caro D@vid (para terminar a questão e voltar aos fundos  ;) )

Como referi, eu sou comercial e tenho noção de como as coisas se desenrolam, seja no sector A ou B. Os comerciais têm objectivos quantitativos e qualitativos. Normalmente, 80% do portfolio dos produtos de grande rotação tem margens mínimas (10 a 20%) e servem apenas para fazer volume. Os outros quase que se vendem por eles próprios. Depois existem os produtos core, ou estratégicos, que representam, em média 20% do portfolio, com margens entre os 40 e 60%, mais difíceis de vender e onde a resiliência do comercial é crucial para o sucesso do negócio. Geralmente são produtos novos, em que necessitam de um maior esforço de promoção e comunicação perante os clientes e potenciais clientes.  Na actividade bancária é precisamente o mesmo. A pressão é imensa para alavancar os produtos core, sendo que as comissões de venda (para os comerciais) são um dos incentivos para alcançar os objectivos. Não é igual fazer um DP ou um CLN para o Banco, além de na altura dos lançamentos dos CLN's a supervisão alertar a equipa que, durante aquele período, é a prioridade absoluta (onde os comerciais terão comissões atractivas caso atinjam os resultados). Bem como não é igual subscrever um fundo da ESAF ou de outra gestora. Os benefícios para o Banco são totalmente diferenciados. E os comerciais sabem e são constantemente avisados e questionados acerca dos seus resultados.

Só quem nunca teve contacto com o mundo das vendas é que não entende o que estou a dizer! Eu conheço alguns comerciais da Banca e sei bem a pressão e o stress que sofrem diariamente, bem como ameaças constantes.

Os verdadeiros bancos de investimento servem bem os clientes. Ou seja, eu se quiser comprar obrigações ou acções desta ou daquela empresa, solicito reports que me são enviados. Estes reports, de casas internacionais, avaliam as empresas de acordo com os indicadores, performance, forecast, rating, etc. Os verdadeiros bancos de investimento têm a preocupação de dar resposta aos seus clientes e devem ser totalmente orientados para as suas necessidades. Eu só conheço dois verdadeiros bancos de investimento nacionais: Banco Carregosa e Banco Invest. Tudo o resto é treta!

Quanto ao Best, eu quando tinha lá um capital jeitoso, não me largavam e era a toda a hora a aliciar-me com CLN's, Obrigações e Fundos. Quando o dinheiro começou a partir para outras paragens, porque não me serviam de acordo com um verdadeiro banco de investimento orientado para o cliente, deixaram-me de chatear porque sabem que não têm grandes hipóteses em me levar na cantiga e viraram-se para outros clientes mais permeáveis. É natural, o comercial não é burro e tem de ir à procura de quem lhe dê dinheiro a ganhar.

Para mim, este tema morreu!

Voltando aos fundos, gostava da vossa opinião acerca deste:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04LTH

Cumprimentos,

CL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro D@vid (para terminar a questão e voltar aos fundos  ;) )

Como referi, eu sou comercial e tenho noção de como as coisas se desenrolam, seja no sector A ou B. Os comerciais têm objectivos quantitativos e qualitativos. Normalmente, 80% do portfolio dos produtos de grande rotação tem margens mínimas (10 a 20%) e servem apenas para fazer volume. Os outros quase que se vendem por eles próprios. Depois existem os produtos core, ou estratégicos, que representam, em média 20% do portfolio, com margens entre os 40 e 60%, mais difíceis de vender e onde a resiliência do comercial é crucial para o sucesso do negócio. Geralmente são produtos novos, em que necessitam de um maior esforço de promoção e comunicação perante os clientes e potenciais clientes.  Na actividade bancária é precisamente o mesmo. A pressão é imensa para alavancar os produtos core, sendo que as comissões de venda (para os comerciais) são um dos incentivos para alcançar os objectivos. Não é igual fazer um DP ou um CLN para o Banco, além de na altura dos lançamentos dos CLN's a supervisão alertar a equipa que, durante aquele período, é a prioridade absoluta (onde os comerciais terão comissões atractivas caso atinjam os resultados). Bem como não é igual subscrever um fundo da ESAF ou de outra gestora. Os benefícios para o Banco são totalmente diferenciados. E os comerciais sabem e são constantemente avisados e questionados acerca dos seus resultados.

Só quem nunca teve contacto com o mundo das vendas é que não entende o que estou a dizer! Eu conheço alguns comerciais da Banca e sei bem a pressão e o stress que sofrem diariamente, bem como ameaças constantes.

Os verdadeiros bancos de investimento servem bem os clientes. Ou seja, eu se quiser comprar obrigações ou acções desta ou daquela empresa, solicito reports que me são enviados. Estes reports, de casas internacionais, avaliam as empresas de acordo com os indicadores, performance, forecast, rating, etc. Os verdadeiros bancos de investimento têm a preocupação de dar resposta aos seus clientes e devem ser totalmente orientados para as suas necessidades. Eu só conheço dois verdadeiros bancos de investimento nacionais: Banco Carregosa e Banco Invest. Tudo o resto é treta!

Quanto ao Best, eu quando tinha lá um capital jeitoso, não me largavam e era a toda a hora a aliciar-me com CLN's, Obrigações e Fundos. Quando o dinheiro começou a partir para outras paragens, porque não me serviam de acordo com um verdadeiro banco de investimento orientado para o cliente, deixaram-me de chatear porque sabem que não têm grandes hipóteses em me levar na cantiga e viraram-se para outros clientes mais permeáveis. É natural, o comercial não é burro e tem de ir à procura de quem lhe dê dinheiro a ganhar.

Para mim, este tema morreu!

Voltando aos fundos, gostava da vossa opinião acerca deste:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04LTH

Cumprimentos,

CL

E os outros bancos não te fazem o mesmo? não te ligam de onde tens conta para fazeres um cartãozinho de crédito, um depósito a prazo do CR7 com uma taxa fantástica (no último ano) ? etc etc?

Vendedores somos todos nós, hoje em dia não há um trabalho onde não se venda, nem que seja a imagem, para mim por acaso só existe um banco de investimento, o BESI, o resto ou são bancos meramente de retalho e outros um misto (Best,Big, Activo, Invest).

Calculo que um banco como o Best fazendo parte do grupo BES deverá receber mais comissões num fundo da gestora que da Pimco por exemplo, assim como o Activo deve de receber mais comissão de uma gestora do BCP acho perfeitamente natural.

Tu na tua área comercial, não sei qual é, deves concerteza ter alvos de clientes, e provávelmente deverás te concentrar naqueles que possam ter dinhero para comprar o que vendes, num  banco também acho que é igual, quando tinhas dinheiro no banco apresentavam-te propostas, se não tens vão te apresentar propostas para quê? mas também depende do teu gestor, eu acho que tanto tu como o kanguru tiveram azar ahha, um porque o gestor não lhe diz nada, o outro porque o gestor passa o tempo a aliciar ahah

Qual o objectivo com esse fundo? aproveitar uma suposta subida do IBEX durante 2014? também tem um pouco de PSI20...se for, secalhar, de uma forma mais arriscada, porque não ires para um CFD que te replica o indice? ou ETF? pode ser uma boa estratégia, mas lá está, pode ser, não sabemos o que se vai passar em 2014, se tudo fosse normal iriamos ter um 2014 em que emergentes, perifericos e paises de fronteira a subir, mas como tudo agora anda ao sabor do FED nem sei o que diga.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro D@vid,

Aproveitar precisamente o potencial de valorização dos mercados periféricos, neste caso ibéricos, que se estima por volta de 20 a 30% em 2014. O facto de não ter Banca Portuguesa no top 10 de aplicações, deixa-me confiante mesmo em caso de um chumbo do Constitucional a algumas medidas do OE. O FED vai afectar mais as cotadas norte-americanas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que me dizem destas carteiras para pequenas poupanças trimestrais?

A ou B?

São bastante semelhantes como podem reparar.

A minha inclinação vai para a B que é possível constituir trimestralmente com uma poupança de 103€/mês e com fundos interessantes. Houve outras que davam para fazer com menos fundos e com capitais mais baixos mas acabava por ter demasiado peso por categoria.

A

jtb9.jpg

B

5jt7.jpg

Parecem-me carteiras bastante interessantes. Eu também iria para a hipótese B).

Já agora é possível dizeres quais os fundos que colocaste em ambas as hipóteses?

Para pequenas poupanças (309€/Trimestre) parecem-me excelentes opções. Estão equilibradas mas eu tirava um pouco de peso aos E.U.A

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu anexei em cima as carteiras, mas por algum motivo só vejo lá o clip e não tenho acesso ao ficheiro.

Vamos lá tentar novamente.

Bem, não estou a conseguir mais vale assim.

7iou.jpg

As carteiras são basicamente as mesmas com a excepção do 1º fundo e dos pesos.

Troquei o 1º fundo pois para o peso que queria ter nesse activo o mínimo de 70 € obrigava a que o valor da carteira fosse maior do que eu pretendia (até aos 350€).

Outra das razões que parti da carteira A para a carteira B foi ter a parte mais defensiva da carteira, por ser uma % baixa, com alguma qualidade de crédito.

Não foi fácil encontrar fundos que me agradassem e com mínimos que permitissem esta estratégia, a maior parte dos fundos não são interessantes e os que são tem mínimos demasiado altos.

Tenho alguma sobreposição de posições nos Nordea mas não encontrei um fundo de acções globais que me agradasse tanto como este. Havia um Pictet que era de 100€ que seria escolhido se ficasse pelos 70€ no máximo. Havia um do CS muito interessante em bens de consumo, que gostei bastante mas numa carteira pequena achei que não fazia sentido estar a escolher algo tão específico, pena que o da CS global não fosse tão bom como esse.

Ainda assim fiquei contente por ter tido margem para colocar fundos que queria mesmo ter nesta estratégia como o Nordea stable return e o Franklin eur growth. Deu algum trabalho mas ficou dentro do que pretendia a nível de risco retorno e valor mínimo de constituição de carteira e reforços. Por isso decidi partilhar para quem ache que é bom seguir uma estratégia semelhante adaptando-a ao seu gosto pessoal e naturalmente para receber algumas críticas sugestões à minha própria estratégia, as trocas de ideias são sempre importantes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu anexei em cima as carteiras, mas por algum motivo só vejo lá o clip e não tenho acesso ao ficheiro.

Vamos lá tentar novamente.

Bem, não estou a conseguir mais vale assim.

7iou.jpg

As carteiras são basicamente as mesmas com a excepção do 1º fundo e dos pesos.

Troquei o 1º fundo pois para o peso que queria ter nesse activo o mínimo de 70 € obrigava a que o valor da carteira fosse maior do que eu pretendia (até aos 350€).

Outra das razões que parti da carteira A para a carteira B foi ter a parte mais defensiva da carteira, por ser uma % baixa, com alguma qualidade de crédito.

Não foi fácil encontrar fundos que me agradassem e com mínimos que permitissem esta estratégia, a maior parte dos fundos não são interessantes e os que são tem mínimos demasiado altos.

Tenho alguma sobreposição de posições nos Nordea mas não encontrei um fundo de acções globais que me agradasse tanto como este. Havia um Pictet que era de 100€ que seria escolhido se ficasse pelos 70€ no máximo. Havia um do CS muito interessante em bens de consumo, que gostei bastante mas numa carteira pequena achei que não fazia sentido estar a escolher algo tão específico, pena que o da CS global não fosse tão bom como esse.

Ainda assim fiquei contente por ter tido margem para colocar fundos que queria mesmo ter nesta estratégia como o Nordea stable return e o Franklin eur growth. Deu algum trabalho mas ficou dentro do que pretendia a nível de risco retorno e valor mínimo de constituição de carteira e reforços. Por isso decidi partilhar para quem ache que é bom seguir uma estratégia semelhante adaptando-a ao seu gosto pessoal e naturalmente para receber algumas críticas sugestões à minha própria estratégia, as trocas de ideias são sempre importantes.

Gosto bastante do Nordea ;)

Obrigado pela tua partilha :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    presidentedajunta

trabalho essencialmente com o BES e gostaria pedir a vossa opinião sobre fundos em que valesse a pena investir comercializados pelo BES

Estava a pensar no ES Prudente, e Ações Europa. Para este último fundo será a altura ideal para investir? Se pensarmos que as acções por toda a europa estão bastante desvalorizadas, o potencial de valorização dum fundo deste tipo é enorme ou estou errado?

Aconselham mais algum? Também queria um de risco 1 ou 2 um fundo de tesouraria mas o mal é que investem em Portugal e o risco é grande.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste momento tenho 5K no ES Tesouraria Ativa (Até à pouco tempo estavam no ES Liquidez). Estava a pensar alocar outros 5K no ES Rendimento Plus...que vos parece? Acham muito arriscado?

O meu perfil é conservador.

P.S. A minha experiência com fundos é quase nula.

Desde já, obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste momento tenho 5K no ES Tesouraria Ativa (Até à pouco tempo estavam no ES Liquidez). Estava a pensar alocar outros 5K no ES Rendimento Plus...que vos parece? Acham muito arriscado?

O meu perfil é conservador.

P.S. A minha experiência com fundos é quase nula.

Desde já, obrigado.

Se te serve de referência, tenho um dossier de fundos com 65% capital no ES Tesouraria Ativa(até à pouco tempo Es Monetário e não ES Liquidez) e 35% no ES Rendimento Plus, pois este tem maior risco, desvio padrão, ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se te serve de referência, tenho um dossier de fundos com 65% capital no ES Tesouraria Ativa(até à pouco tempo Es Monetário e não ES Liquidez) e 35% no ES Rendimento Plus, pois este tem maior risco, desvio padrão, ...

Obrigado InvestidorPT.

O que eu quiz dizer foi : Tinha 5k no ES Liquidez e troquei pelo ES Tesouraria Ativa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado InvestidorPT.

O que eu quiz dizer foi : Tinha 5k no ES Liquidez e troquei pelo ES Tesouraria Ativa.

Eu transferi à cerca de 1 mes do Es Liquidez e coloquei nos 2 fundos que te indiquei e para já ainda bem que diversifiquei.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado InvestidorPT.

Como é que se consegue ter acesso a dados como o do Desvio Padrão?

Como se consegue usar o Site da MorningSart? No caso do ES Rendimento Plus?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como é que se consegue ter acesso a dados como o do Desvio Padrão?

Como se consegue usar o Site da MorningSart? No caso do ES Rendimento Plus?

Entras em www.morningstar.pt e onde diz ''Pesquisar Morningstar'' escreves o nome do fundo. Depois vais a rating e risco e tens lá o desvio padrão.

Podes ver aqui

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000002AQ1&tab=2

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estava a procurar por "ES Rendimento Plus" em vez de "ES Rendimento Plus FEIA".

No site so Bes aparece apenas "ES Rendimento Plus"...Para outros fundos como é que é suposto encontrar o nome completo do fundo? Para assim conseguir usar o MorningStar...

Muito Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estava a procurar por "ES Rendimento Plus" em vez de "ES Rendimento Plus FEIA".

No site so Bes aparece apenas "ES Rendimento Plus"...Para outros fundos como é que é suposto encontrar o nome completo do fundo? Para assim conseguir usar o MorningStar...

Muito Obrigado.

Se quiseres pesquisar por fundos da ESAF vais a ''Quickrank'' e onde diz ''Todas as empresas'' escolhes a ''Espirito Santo'' e carregas em ''Ir'' Depois irá aparecer a lista dos fundos disponiveis da ESAF. Clicas naquele que queres. Espero ter ajudado. Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só por curiosidade, estava a ver este fundo: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDI

Já pensaram que quem subscreveu o fundo em meados de 2009 só voltou a reaver o seu dinheiro 3 anos depois? :o

Ainda para mais num fundo de obrigações a ultra curto prazo!

"O que prejudicou o Fundo

Continuação da descida da Euribor, sendo os cupões das obrigações

de taxa variável reindexados a níveis mais baixos"...

Como fundo de obrigações de taxa variável é normal nessa altura ter levado essa pancada, actualmente já devem ter outro tipo de obrigações, para alêm de pagar dividendo todos os meses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só por curiosidade, estava a ver este fundo: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDI

Já pensaram que quem subscreveu o fundo em meados de 2009 só voltou a reaver o seu dinheiro 3 anos depois? :o

Ainda para mais num fundo de obrigações a ultra curto prazo!

Esse gráfico está espectacular! Mas de 2012 para cá, esse fundo não pára.

Neste momento tenho 5K no ES Tesouraria Ativa (Até à pouco tempo estavam no ES Liquidez). Estava a pensar alocar outros 5K no ES Rendimento Plus...que vos parece? Acham muito arriscado?O meu perfil é conservador.P.S. A minha experiência com fundos é quase nula.Desde já, obrigado.

Podes explicar qual/quais os motivos que te levaram a resgatar o ES Liquidez para investir no ES Monetário (tesouraria)?

Pergunto isto porque não faz qualquer sentido alguém que tem um perfil assumidamente conservador, resgatar um fundo de baixo risco que ainda tem algo para dar, para investir noutro que até à pouco tempo não era nada de "especial".

Vejam como o fundo (ES Tesouraria) evoluiu até 2011. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )