Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Quem quiser abrir uma conta no best fale com alguem k já tenha conta (eu por ex :-) ) eles estão com uma campanha de recomendação dando 75€. Capital minimo 1000€.

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=InvokeMethod&SWEMethod=GotoContainerView&SWEService=BEST+Product+Context&CodDoc=PROM02

Por produtos de poupança e investimento elegíveis entende-se: fundos de investimento (excepto na categoria de fundos de tesouraria / mercado monetário), seguros, títulos (excepto papel comercial), produtos financeiros complexos, serviço de gestão de carteiras, serviço Best Trading Pro e planos poupança.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boa noite,

Tenho uma poupança pequena de 1000e e tava a pensar colocar dividido:

800e * ESobrigações europa

200e * ESplano crescimento

200e * Esplano prudente

O prazo será 1 ou 2 anos dependendo também da rendibilidade que esteja a ter em cada um.

O que acham?

* Tenho também a seguinte dúvida no site da ESAF as comissões de resgate estão a 0% e no BEST continua até 1.5%, perguntei e diseram a informação que tinham da MorningStar... Alguém tira esta dúvida??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aproveita os 4% e depois logo decides o que fazes. É claro que o banco quer saltar logo este passo e ir para produtos complexos.

Foi o que me aconteceu.... Saltei a promoção  :(!!! Fui bem burro... hoje estava com a carteita bem positiva :)

Entre outras coisas que me foram acontecendo... resgatar fundos (PTVORDHM0002) porque íam desvalorizar e hoje estão bem acima do ES Liquidez, reforçar fundos que levaram uma valente paulada (PIMCO), etc, etc!!!

Mas como é obvio a última palavra foi a minha e portanto assumo a responsabilidade, nem estou preocupado com essas desvalorizações.

O que de facto me deixa desiludido, com o BEST e consequentemente com o meu PFA, é o "não" acompanhamento da carteira como tanto proclamam.

Uma das coisas que me levou a abrir conta no BEST, foi precisamente a atribuição de um PFA gratuitamente e como dizem:

Quais as vantagens associadas?

"Com o recurso às mais sofisticadas ferramentas de análise e gestão de activos, o PFA - Personal Financial Advisor apoia-o na identificação das melhores soluções de poupança e oportunidades de investimento em cada momento, acompanhando-o igualmente nos aspectos relacionados com a gestão financeira corrente e eventuais necessidades de financiamento para aquisição de habitação ou de outros bens ou serviços."

Aquilo que o meu PFA faz é unicamente responder as mensagens quando lhe envio questões!!!

Não existe um único telefonema esporádico para me aconselhar novos fundos, reforçar posições, resgatar, subscrever NADA!!!

Sinto-me completamente sozinho neste Oceano à espera que os ventos me ajudem.... podem acreditar que até o meu Gestor de Conta do BES, me liga mais vezes que o meu PFA. Para não falar do meu amigo do Millennium!!!!

Não sei se vou ser banido do fórum mas é o que penso!!! Espero que não me levem a mal.... é só um desabafo!!!!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Foi o que me aconteceu.... Saltei a promoção  :(!!! Fui bem burro... hoje estava com a carteita bem positiva :)

Entre outras coisas que me foram acontecendo... resgatar fundos (PTVORDHM0002) porque íam desvalorizar e hoje estão bem acima do ES Liquidez, reforçar fundos que levaram uma valente paulada (PIMCO), etc, etc!!!

Mas como é obvio a última palavra foi a minha e portanto assumo a responsabilidade, nem estou preocupado com essas desvalorizações.

O que de facto me deixa desiludido, com o BEST e consequentemente com o meu PFA, é o "não" acompanhamento da carteira como tanto proclamam.

Uma das coisas que me levou a abrir conta no BEST, foi precisamente a atribuição de um PFA gratuitamente e como dizem:

"Com o recurso às mais sofisticadas ferramentas de análise e gestão de activos, o PFA - Personal Financial Advisor apoia-o na identificação das melhores soluções de poupança e oportunidades de investimento em cada momento, acompanhando-o igualmente nos aspectos relacionados com a gestão financeira corrente e eventuais necessidades de financiamento para aquisição de habitação ou de outros bens ou serviços."

Aquilo que o meu PFA faz é unicamente responder as mensagens quando lhe envio questões!!!

Não existe um único telefonema esporádico para me aconselhar novos fundos, reforçar posições, resgatar, subscrever NADA!!!

Sinto-me completamente sozinho neste Oceano à espera que os ventos me ajudem.... podem acreditar que até o meu Gestor de Conta do BES, me liga mais vezes que o meu PFA. Para não falar do meu amigo do Millennium!!!!

Não sei se vou ser banido do fórum mas é o que penso!!! Espero que não me levem a mal.... é só um desabafo!!!!!!

Tas banido haha... muda de PFA lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tas banido haha... muda de PFA lol

A sério D@vid!! Estou mesmo desiludido!!!

Não sei qual o montante necessário para nos prestarem "melhor" atenção!! Mas acho que já lá tenho algum investimento :), ou provavelmente não :D

Não vou estar aqui a pormenorizar, mas acredita que tenho euros parados sem saber o que lhes fazer.. reforçar, subscrever ou resgatar e aplicar em novos!!!! Só porque não vejo convicção nenhuma naquilo que me querem impingir!!!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei qual o montante necessário para nos prestarem "melhor" atenção!! Mas acho que já lá tenho algum investimento :), ou provavelmente não :D

Não vou estar aqui a pormenorizar, mas acredita que tenho euros parados sem saber o que lhes fazer.. reforçar, subscrever ou resgatar e aplicar em novos!!!! Só porque não vejo convicção nenhuma naquilo que me querem impingir!!!!!

Pelo que sei não é preciso montante nenhum, claro se tiveres na conta 500€ secalhar não te dizem nada :) mas se tiveres alguma coisa em principio vão sempre dizendo alguma coisa, ainda mais dizes que tens dinheiro parado á ordem...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Foi o que me aconteceu.... Saltei a promoção  :( !!! Fui bem burro... hoje estava com a carteita bem positiva :)

Eu por mim também te bania...e também se fosse a ti seguia o conselho do David... :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei qual o montante necessário para nos prestarem "melhor" atenção!! Mas acho que já lá tenho algum investimento :) , ou provavelmente não :D

Bom dia, só para dizer que não estas sozinho neste tema, acho e sinto exactamente o mesmo, e como nós deve haver mais. Vai dar para encher um barco e não ir sozinho nesse oceano :) ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia, só para dizer que não estas sozinho neste tema, acho e sinto exactamente o mesmo, e como nós deve haver mais. Vai dar para encher um barco e não ir sozinho nesse oceano :) ;D

Se este forum, entre outros, poder ajudar nessas decisões de investimento já ficamos felizes :) podemos ser pró activos e não estar á espera que nos apresentem soluções, até porque ao longo deste forum fala-se em vários bancos e em várias aplicações existentes, ao fim ao cabo ficamos a saber o que há mesmo sem os nossos gestores o dizerem...

Eu penso, é a minha opinião, que deve de haver gestores de conta um pouco rigidos, neste sentido, quando fazemos um perfil de investimento no banco, de uma forma defensiva acabamos por não colocar bem aquilo que fazemos e o que temos, e a maioria das vezes deve de dar perfis muito conservadores, um gestor ao olhar para um perfil muito conservador secalhar não vai apresentar aplicações com mais risco, aliás, é assim que deve de ser, no entanto, pode-se sempre ser um pouco mais flexivel, o cliente é soberano e ou diz sim ou diz não, mas também diga-se de passagem que já vi por ai pessoal a dizer que o gestor recomendou algo com mais risco quando ele é de perfil mais conservador etc...

Portanto nunca ninguém está satisfeito com o que se tem :) acho que no meio é que está a virtude.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu escolho um banco pelos serviços e aplicações disponíveis e não pelo gestor de conta ou PFA.

Caso tenham "a sorte" de ter um gestor e conta ou PFA profissional(pois também é pago para isso), então essa opção vem por acréscimo.

Nota: Sou cliente de 3 instituições bancárias e uma delas é o BEST.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se este forum, entre outros, poder ajudar nessas decisões de investimento já ficamos felizes :) podemos ser pró activos e não estar á espera que nos apresentem soluções, até porque ao longo deste forum fala-se em vários bancos e em várias aplicações existentes, ao fim ao cabo ficamos a saber o que há mesmo sem os nossos gestores o dizerem...

Eu penso, é a minha opinião, que deve de haver gestores de conta um pouco rigidos, neste sentido, quando fazemos um perfil de investimento no banco, de uma forma defensiva acabamos por não colocar bem aquilo que fazemos e o que temos, e a maioria das vezes deve de dar perfis muito conservadores, um gestor ao olhar para um perfil muito conservador secalhar não vai apresentar aplicações com mais risco, aliás, é assim que deve de ser, no entanto, pode-se sempre ser um pouco mais flexivel, o cliente é soberano e ou diz sim ou diz não, mas também diga-se de passagem que já vi por ai pessoal a dizer que o gestor recomendou algo com mais risco quando ele é de perfil mais conservador etc...

Portanto nunca ninguém está satisfeito com o que se tem :) acho que no meio é que está a virtude.

D@vid!! definitivamente aprende-se mais aqui e no outro forum, mas também tanto quanto eu sei o gestor não tem uma relação de 1 <-> 1 mas de sim de 1 -> N, embora haja gestores e gestores, o meu actual é muito passivo, só e pro-activo qd eu lhe ligo a pedir para me resolver algo. Mas a anterior gestora que ate ja n esta no banco, ainda hoje telefona a miúdo para saber como vão as coisas e trocarmos 2 dedos de conversa. Por isso temos de tudo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas quer milagres? Os PFA's são meros vendedores do Banco e têm objectivos e comissões sobre determinados produtos.

Eu nem os ouço e quanto menos me chatearem melhor. Eu quando tomo decisões de investimento é com base na minha pesquisa e análise.

E estes fóruns servem precisamente para isso. Para o ajudar a tomar decisões, mas não para o influenciar! E já lhe deram várias dicas. Se está à espera que sejam os vendedores da Banca a ter a última palavra nas suas decisões de investimento, pode-se arrepender!

Tem a informação toda de produtos e taxas nos sites, histórico e risco de fundos na MorningStar... Para que quer o PFA? Ok, pode avisá-lo que vai sair isto ou aquilo.... mas a partir daí a bola passa para o seu lado.

Garanto-lhe que basta um pequeno esforço de pesquisa e estudo para saber mais do que esses mero vendedores, que são tudo menos isentos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas quer milagres? Os PFA's são meros vendedores do Banco e têm objectivos e comissões sobre determinados produtos.

Eu nem os ouço e quanto menos me chatearem melhor. Eu quando tomo decisões de investimento é com base na minha pesquisa e análise.

E estes fóruns servem precisamente para isso. Para o ajudar a tomar decisões, mas não para o influenciar! E já lhe deram várias dicas. Se está à espera que sejam os vendedores da Banca a ter a última palavra nas suas decisões de investimento, pode-se arrepender!

Tem a informação toda de produtos e taxas nos sites, histórico e risco de fundos na MorningStar... Para que quer o PFA? Ok, pode avisá-lo que vai sair isto ou aquilo.... mas a partir daí a bola passa para o seu lado.

Garanto-lhe que basta um pequeno esforço de pesquisa e estudo para saber mais do que esses mero vendedores, que são tudo menos isentos!

Para terminar, sem me lamentar :) permitam-me que responda a alguns colegas:

1º Sendo o BEST um banco de investimento, quem abre conta no BEST, tem como objectivo a aplicação em produtos complexos, com maior ou menor volatilidade. Logo o perfil de muito conservador deixa de fazer sentido.

2º O que é em Janeiro pode não ser em Dezembro! Ou seja, se no início do ano se tem 10k para investir e um perfil mais conservador no final do ano pode ter 100k e um perfil mais dinâmico! Obviamente que o perfil da pessoa muda em função do património.

3º Quanto à questão do PFA, penso o seguinte: eu sou um excelente jogador de poker!!! Acho que jogo bem, mas com o dinheiro dos outros!! Porquê? Perguntam vocês? Porque ponho as emoções de lado, porque arrisco mais, porque não tenho medo!!! Sempre que jogo com o meu dinheiro nunca ganho, porque sou muito defensivo a acabo sempre “comido pelas BLINDS. Ora é exactamente isto que eu espero do meu PFA, que com o meu dinheiro me oriente no sentido das melhores opções. Que me apresente soluções, melhoramentos, produtos novos, etc! ( Não sei se o comparação é feliz mas acho que a entendem)

Por outro lado, acho eu que eles têm ferramentas de análise (programas específicos de análise), e informações privilegiadas que facilmente ajudam a melhorar, ou estarei enganado?

KATOLO: É verdade que já consegui ajuda aqui no fórum e grandes ajudas, mas também respeito a pessoa que fala comigo ao telefone e me diz não vá por aí!! :) :)

Estarei certo ou errado nesta opinião?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

kanguru,

As ferramentas de análise estão à mercê de todos nós, seja através de software informático, seja através de pesquisa e estudo de bibliografia específica. Ler a imprensa especializada também faz parte.

Não têm informação privilegiada nenhuma, e se tiverem podem vir a receber uma visitinha da CMVM, como aconteceu ao Dr. Ricciardi. A isso chama-se inside trading, o que é considerado acto ilícito. A única informação privilegiada que têm é relativo a lançamento de produtos da própria instituição e relatórios técnicos da Bloomberg e outras instituições especializadas. Mas se nós pedirmos, também nos enviam esses mesmos reports. Mal deles que não o façam.

O conselho e alerta é sempre bem-vindo. Agora nós também temos de ter noção do que estamos a fazer e dos riscos que corremos. Eu sei muito bem onde me meto, os disparates que faço e os riscos que corro. Agora também sei que muitas vezes me dizem para não ir por aí, porque não lhes convém a eles. Ou não é um produto que entre para objectivos e comissões ou as contrapartidas para o Banco são muito baixas.

Eu não tenho nada contra os vendedores (eu também o sou, noutro sector de actividade), e percebo a pressão que têm por parte dos supervisores, as ameaças de despedimento que recebem com frequência, etc... Deve ser de loucos! E, por vezes, lá dou uma ajudinha, quando não é mau de todo. Mas o grosso do investimento é totalmente gerido por mim, porque não há pessoa mais interessada em gerir o meu dinheiro do que eu próprio.

PS: não jogo poker ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

kanguru,

As ferramentas de análise estão à mercê de todos nós, seja através de software informático, seja através de pesquisa e estudo de bibliografia específica. Ler a imprensa especializada também faz parte.

Não têm informação privilegiada nenhuma, e se tiverem podem vir a receber uma visitinha da CMVM, como aconteceu ao Dr. Ricciardi. A isso chama-se inside trading, o que é considerado acto ilícito. A única informação privilegiada que têm é relativo a lançamento de produtos da própria instituição e relatórios técnicos da Bloomberg e outras instituições especializadas. Mas se nós pedirmos, também nos enviam esses mesmos reports. Mal deles que não o façam.

O conselho e alerta é sempre bem-vindo. Agora nós também temos de ter noção do que estamos a fazer e dos riscos que corremos. Eu sei muito bem onde me meto, os disparates que faço e os riscos que corro. Agora também sei que muitas vezes me dizem para não ir por aí, porque não lhes convém a eles. Ou não é um produto que entre para objectivos e comissões ou as contrapartidas para o Banco são muito baixas.

Eu não tenho nada contra os vendedores (eu também o sou, noutro sector de actividade), e percebo a pressão que têm por parte dos supervisores, as ameaças de despedimento que recebem com frequência, etc... Deve ser de loucos! E, por vezes, lá dou uma ajudinha, quando não é mau de todo. Mas o grosso do investimento é totalmente gerido por mim, porque não há pessoa mais interessada em gerir o meu dinheiro do que eu próprio.

PS: não jogo poker ;)

Concordo em 90% :)

Como deves de saber bancos como o Activobank ou Best (não falo do BiG porque é um banco mais de retalho) são bancos que não têm sequer produtos deles, ou seja, vivem das comissões de intermediação de outras gestoras e de outros bancos, quando dizes que não lhes convém fazer este ou aquele produto porque não entra nos objectivos etc, eu penso, e não estou dentro da mecânica dos bancos (Best/Activo) mas aquilo que vou falando com pessoas lá dentro dá-me para me aperceber das coisas, para eles é igual ao litro se fazes isto ou aquilo, eles ganham sempre a comissão de intermediação, e não deve de ser contrapartidas baixas.

Por isso, e penso que secalhar todos nós já notamos, pelo menos falo por mim, e olha tens ai o exemplo do kanguru haha, que ás vezes os próprios gestores nem nos ligam nenhuma, então se andassem como tu dizes a tentar cumprir objectivos ou a serem ameaçados não nos chateavam a toda a hora? não é isso que costumam fazer a malta do BES, do BCP e da CGD? no BPI por acaso a mim não me chateiam muito :) porque será? porque esses grandes bancos sim, têm objectivos a cumprir por toda a máquina que tem por trás, o seu peso é enorme, e as agências têm de se fazer vender para não fecharem.

Falo por aquilo que vejo e pelos conhecimentos que vou tendo, a falar com o meu PFA entre outras pessoas, por isso não é bem assim como deves estar a falar, e outra coisa, a questão dos relatórios (não sei bem do que falas) também não é bem assim, existe informações e estudos ou o que quiseres falar, que não pode ser passada para os clientes por imposição mesmo da CMVM, é que bancos como o Best e Activo é mais a CMVM que faz a supervisão do que o próprio Banco de Portugal, e a CMVM é muito mais rígida, mas relativamente a informações preveligiadas essas dúvido que meros funcionárias a tenham, como tu disseste a CMVM fez uma visitinha ao Ricciardi, mas o Ricciardi é só o Presidente do Banco Espirito Santo Investimento, e dúvido que algum funcionário do referido banco tivesse as mesmas informações previligiadas que o seu Presidente.

E o que interessa mesmo, pelo menos neste tópico, é que ontem os fundos subiram mais um bocadinho ahaha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que me dizem destas carteiras para pequenas poupanças trimestrais?

A ou B?

São bastante semelhantes como podem reparar.

A minha inclinação vai para a B que é possível constituir trimestralmente com uma poupança de 103€/mês e com fundos interessantes. Houve outras que davam para fazer com menos fundos e com capitais mais baixos mas acabava por ter demasiado peso por categoria.

A

jtb9.jpg

B

5jt7.jpg

737_499d66f48fa546d31921509ac33e07592093c344.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )