Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Outra medida que se pode ver numa ficha de um fundo na chamada Morningstar Style Box é a chamada Interest Rate Sensitivity, ficamos com uma ideia até onde o fundo está sensivel a taxas de juros.

Realmente eu vejo essa Style Box mas não percebo nada dela. Conseguias explicar-me por favor?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente eu vejo essa Style Box mas não percebo nada dela. Conseguias explicar-me por favor?

É apenas mais uma informação geral, na parte de baixo onde diz Interest Rate Sensitivity ficas com uma ideia se o fundo está mais ou menos sensivel á flutuação das taxas de juros, se é Low, Med ou High,( Baixo, Média ou Alta) depois tens ao mesmo tempo do lado direito a qualidade de crédito das obrigações em carteira, ou seja, que tipo de rating tem as obrigações, por exemplo, o Pimco Real Return tem qualidade de crédito alta, e sensibilidade á taxa de juro alta, porquê? porque a sua carteira tem na sua maioria obrigações do estado americano, ora todos sabemos que são obrigações de qualidade alta, e ao mesmo tempo estando tão exposto á mesmas qualquer oscilação o RR ora sobe ora desce, por isso ter sido talvez o fundo que mais levou pancada este ano...o Rendimento Plus não está tão exposto a taxas de juro, e a qualidade de crédito é mais baixa, porque aposta muito em obrigações de Portugal, Grécia...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Outro fundo que vai a subir que nem um maluco é o ES Obrigações Europa

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDP.

Assim o espero.... Investi em Junho, e ainda está vermelho :-( . Mas há que esperar dias melhores, no ano passado este fundo deu muitas alegrias a quem tinha investido nele

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Assim o espero.... Investi em Junho, e ainda está vermelho :-( . Mas há que esperar dias melhores, no ano passado este fundo deu muitas alegrias a quem tinha investido nele

O ano de 2012 foi um ano atípico para os fundos de obrigações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gross’s Pimco Total Return Fund (PTTRX) has shrunk by $37.5 billion since the start of this year, ending last month with $247.9 billion in assets, according to data provided by Pacific Investment Management Co. in Newport Beach, California, and compiled by Bloomberg. The Vanguard Total Stock Market Index Fund (VTSMX) ended October with $251 billion, Vanguard Group Inc. spokesman John Woerth wrote in an e-mail, taking the top spot.

Investors are pulling money out of traditional fixed-income funds in anticipation that the three-decade rally in bonds is ending, and adding to stock funds, particularly low-cost index funds, as the bull market in U.S. equities is in its fifth year. Pimco Total Return, which became the biggest mutual fund in 2008, is on track to have the worst redemptions ever this year, losing $4.4 billion in October and $33.2 billion in 2013, according to estimates from Morningstar Inc. (MORN)

“This is part of the great rotation from bonds to stocks that is overdue,” Michael Mullaney, who oversees more than $10 billion as Boston-based chief investment officer for Fiduciary Trust Co., said in a telephone interview. “The best of bond returns is behind us.”

Michael Reid, a spokesman for Pimco, declined to comment in a telephone interview. Gross and Mohamed El-Erian, the co-chief investment officers of Pimco, didn’t return e-mailed requests for comment.

Bond Redemptions

Investors started to flee bonds this year on concerns that the Federal Reserve will taper its bond-buying program, which could lead to higher interest rates and a decline in fixed-income prices. Stocks have rallied on rising corporate earnings and forecasts that the U.S. economy will accelerate in 2014.

U.S. bond mutual funds saw net redemptions of $117 billion in the four months through September, while stock funds received $35 billion, according to the Investment Company Institute in Washington. The Vanguard index fund attracted $14.5 billion in contributions this year, including $2.1 billion in October, according to estimates from Chicago-based Morningstar.

Gross’ fund more than doubled in size between 2008 and 2012 as investors deserted stock funds after the financial crisis for the perceived safety of bonds. The fund attracted $50.1 billion in 2009 and $22.6 billion in 2012, Morningstar data show.

Pimco Total Return gained 4.8 percent in 2008 as Gross sidestepped the collapse of the housing market. The Standard & Poor’s 500 Index fell 37 percent that year, including reinvested dividends.

The fund trailed 74 percent of rivals in 2011 as Gross missed a rally in Treasuries. Gross, in a letter to clients, called the year “a stinker.”

Trailing Peers

Pimco Total Return lagged behind 56 percent of peers this year and beat 77 percent over the past five years, according to data compiled by Bloomberg.

The Vanguard fund was buoyed by a 27 percent return in the CRSP US Total Market Index this year, a benchmark that includes stocks of different market capitalizations.

Vanguard, the biggest U.S. mutual-fund firm, with almost $2.4 trillion in U.S. fund assets, has grown as the champion of indexing. Index funds represent 63 percent of Vanguard assets, Woerth said. Company founder John Bogle argued that most investors can’t beat the market and advised them to buy low-cost funds that track indexes. Vanguard also offers funds in which the managers pick stocks and bonds.

Vanguard Total Stock Market Index Fund more than tripled in size since the end of 2008.

Indexing has also grown with the popularity of exchange-traded funds, nearly all of which mimic indexes and can be traded throughout the day like stocks. Vanguard is the third largest U.S. provider of ETFs, behind Boston-based State Street Corp. (STT) and New York-based BlackRock Inc. (BLK), Morningstar data show.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu trocava de posição as Obrigações pelos Fundos Mistos, não vejo onde um Fundo Misto ou outro qualquer tenha mais risco que uma Obrigação, Obrigação tem risco de default, fundos não...já parece a Deco.

Amigo David será melhor estratégia de investimentos um fundo misto em vez de um cabaz de 5 Obrigações....

Os fundos por vezes , ou maioria conseguem bater o mercado .

Qual fundo misto top destacas no momento ?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amigo David será melhor estratégia de investimentos um fundo misto em vez de um cabaz de 5 Obrigações....

Os fundos por vezes , ou maioria conseguem bater o mercado .

Qual fundo misto top destacas no momento ?

Obrigado

Um cabaz de 5 obrigações são 5 obrigações, um fundo misto é um fundo com várias obrigações, várias acções, etc...não te sei responder qual a melhor estratégia...

Fundos mistos... tens o Invesco no top, com uma estratégica quase única, com acções, acções e matérias-primas, tens o M&G Optimal Income Fund Euro Class Acc, um misto defensivo interessante onde apostam bastante nas obrigações UK e numa estratégia a ronda os 80% acções e 20% obrigações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Cláudia Alexandra

Bom dia,

Sou nova neste Fórum, do qual já retirei uma grande ajuda pelas dicas e fundos indicados :) .

Tenho cerca de 20000 euros para investir em fundos (em alternativa aos DP) e não conto mexer nesse dinheiro por longos anos - espero antes vir a investir mais se as coisas correrem bem. Pelo que percebi, para quem procura investir a longo prazo, poderá apostar um pouco mais numa média um mais elevada de desvio padrão - ou seja, em depósitos de acções. Assim, comparando as carteiras aqui apresentadas, estou tentada a apostar na seguinte:

[table]    [tr] [td]

[/td] [td]PTYESPLM0000[/td] [td]ES Monetário Euro FIA[/td] [/tr] [tr] [td]

[/td][/tr][/table] LU0432616901[/t][/t] Invesco Balanced-Risk Alloc E  [table][tr] [td]

[/td][/tr][/table] LU0155230690[/t] Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R  [table][tr] [td]

[/td][/tr][/table] GB00B0WHN872[/t] Threadneedle Glbl Select Ret Net EUR  [table][tr] [td]

[/td][/tr][/table] LU0347184318[/t] Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND  [table][tr] [td]

[/td][/tr][/table] LU0207432559[/t] F&C European Small Cap A  [table][tr] [td]

[/td][/tr][/table] IE00B1Z6D669[/t] PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc  [table][tr] [td]

[/td][/tr][/table] LU0276013249[/t] AXA WF US High Yield Bonds E(H)-C EUR  [table][tr] [td]

[/td][/tr][/table] PTYESRLM0008[/t] ES Obrigações Europa Euro FIAO TF  [table][tr] [td]

[/td][/tr][/table] IE00B11XZ103[/t] PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc  [table][tr] [td]

[/td][/tr][/table] PTYEVHHM0001[/t] ES Rendimento Plus FEIA  [table][tr] [td]

[/td][/tr][/table] LU0189847253[/t] AXA WF Global High Yield Bds E(H)C EUR

Em termos de percentagens será 60% OB, 20% AC, 10 %TS e 10% MI.

O que acham desta carteira? Aconselham algumas alterações? Que fundos poderia acrescentar?

Obrigado desde já pela vossa colaboração ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cláudia, de um modo geral acho boa a sua carteira mas tendo em conta um horizonte temporal alto pode, na minha opinião, ir até aos 30% de ações.

Aconselho-a a dar uma vista nestes:

- ES obrigações Europa - PTYESRLM0008

- Allianz europe equity growth CT - LU0256839860

- Threadneedle PanEu div - GB00B1324292

- JPMorgan Funds Global Multi Strategy Income D (div) - LU0697242641

- JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR - LU0441853263

Talvez considerar um fundo setorial na area da saúde ou energias alternativas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Sou nova neste Fórum, do qual já retirei uma grande ajuda pelas dicas e fundos indicados :) .

Tenho cerca de 20000 euros para investir em fundos (em alternativa aos DP) e não conto mexer nesse dinheiro por longos anos - espero antes vir a investir mais se as coisas correrem bem. Pelo que percebi, para quem procura investir a longo prazo, poderá apostar um pouco mais numa média um mais elevada de desvio padrão - ou seja, em depósitos de acções. Assim, comparando as carteiras aqui apresentadas, estou tentada a apostar na seguinte:

[table]    [tr] [td]

[/td] [td]PTYESPLM0000[/td] [td]ES Monetário Euro FIA[/td] [/tr] [tr] [td]

[/td][/tr][/table] LU0432616901[/t][/t] Invesco Balanced-Risk Alloc E  [table][tr] [td]

[/td][/tr][/table] LU0155230690[/t] Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R  [table][tr] [td]

[/td][/tr][/table] GB00B0WHN872[/t] Threadneedle Glbl Select Ret Net EUR  [table][tr] [td]

[/td][/tr][/table] LU0347184318[/t] Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND  [table][tr] [td]

[/td][/tr][/table] LU0207432559[/t] F&C European Small Cap A  [table][tr] [td]

[/td][/tr][/table] IE00B1Z6D669[/t] PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc  [table][tr] [td]

[/td][/tr][/table] LU0276013249[/t] AXA WF US High Yield Bonds E(H)-C EUR  [table][tr] [td]

[/td][/tr][/table] PTYESRLM0008[/t] ES Obrigações Europa Euro FIAO TF  [table][tr] [td]

[/td][/tr][/table] IE00B11XZ103[/t] PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc  [table][tr] [td]

[/td][/tr][/table] PTYEVHHM0001[/t] ES Rendimento Plus FEIA  [table][tr] [td]

[/td][/tr][/table] LU0189847253[/t] AXA WF Global High Yield Bds E(H)C EUR

Em termos de percentagens será 60% OB, 20% AC, 10 %TS e 10% MI.

O que acham desta carteira? Aconselham algumas alterações? Que fundos poderia acrescentar?

Obrigado desde já pela vossa colaboração ;)

Está interessante, podias até acrescentar mais um ou outro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde

Tenho uma atitude conservadora no que toca a investimentos, normalmente faço-o em DPs, obrigações "segura" e actualmente acabei de resgatar o que tinha no ES Liquidez.

O que me aconselham  com estas caraterísticas para prazos não muito longos 1 - 2 anos?

Hoje o meu PFA ligou-me e propos-me as seguintes opções:

- Fundos de Tesouraria:

- Dunas Banco BIC Tesouraria A FIMA  - Liquidez diária sem penalizações

- Fundo Espírito Santo Monetário

- Fundo Tesouraria CGD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu nao consigo ler isso Larekiku

O que o user tem em letras minúsculas é o seguinte

- Fundos de Tesouraria:

- Fundo Tesouraria CGD

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu nao consigo ler isso Larekiku

É tem razão marter-chief  ;D , é isto:

- Fundo de Tesouraria:

- Fundo Tesouraria CGD

- Seguros de Capitalização:

- Capital garantido BEST – 3% TANB ,pode ir até 8 anos mas ao final de 1 ano pode resgatar sem comissão de resgate nem perda de juros

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É tem razão marter-chief  ;D , é isto:

- Fundo de Tesouraria:

- Fundo Tesouraria CGD

- Seguros de Capitalização:

- Capital garantido BEST – 3% TANB ,pode ir até 8 anos mas ao final de 1 ano pode resgatar sem comissão de resgate nem perda de juros

Não percebi essa coisa á frente do BIC Tesouraria, os outros também não têm penalizações...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma questão sobre fundos...

É possível investir-se num fundo e o fundo levar um rombo tão grande que fiquemos com o investimento negativo?

Claro.

Por exemplo tenho o F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg a -10,50%, mas também tenho o EEF Equity Consumer Staples R Acc a +13,10% ;D

Entendes?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como assim? Perder capital e ficar no vermelho? Se for isso sim, eu tenho 3 de obrigações no vermelho no momento, a "comer" capital investido.

Já agora, dado que o tópico é Fundos. Acabei de subscrever estes dois, para experimentar, tenho perfil conservador mas aloquei uma parte do capital a algo mais agressivo por opção.  Agradeço comentários, obrigd!

Fidelity Funds - Iberia Fund E-Acc-EUR

Alken Asset Management LLP

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )