Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Na Caixagest têm um produto que consiste num Fundo Aberto de Acções Internacionais com grau de rendibilidade potencial elevado, num investimento de valorização a longo prazo.

Fazem parte empresas como Pfizer, McDonald's, Nike, entre outras.

Vou tentar arranjar informação mais detalhada, uma vez que no site a informação é vaga.

No entanto, algum entendido que queira dar a sua opinião.

E aproveito também para vos questionar acerca dos Fundos da CGD através do Caixagest. Pela experiência, o que opinam sobre este assunto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Boa tarde a todos,

Tal como já muitas vezes se escreveu neste tópico, vou começar agora a iniciar-me no mundo dos Fundos de Investimento e gostava de pedir a vossa opinião.

Já li grande parte do que foi escrito neste fórum, o que realmente me ajudou bastante. Com base naquilo que aprendi, baseei-me na análise das rentabilidades (a vários anos mas com principal incidência a 3), desvio padrão e Rácio de Sharpe para fazer a escolha dos fundos em que estarei predisposto a investir (sei que não me posso basear exclusivamente nisto, mas de momento serve apenas para simplificar). Assim, pegando nos fundos do “Top”, conclui que os que estão a em "melhor forma” serão (para uma classe de risco não superior a 3):

. ES Obrigações Europa Euro FIAO TF (Obrigações)

. ES Rendimento Plus FEIA (Obrigações)

. Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc (Obrigações)

. AXA WF Global High Yield Bds E(H)C EUR (Obrigações)

. ES Monetário Euro FIA (Tesouraria)

. Vontobel Global Value Equity C (Acções)

. Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND (Acções)

Como podem ver, nesta minha selecção  todos os fundos  estão a subir este ano. Contudo, e porque também já investi em acções, tenho receio de estar a cometer um erro. Ou seja, nas acções não posso comprar quando elas estão em alta (podem ainda subir mais, é verdade, mas podem já estar em valores inflacionados e próximas de iniciar uma descida), mas sim na na altura em que se encontram a preços baixos e com perspectivas de começar a subir: e aqui talvez deva fazer o mesmo! Como tal, penso que deveria adicionar os seguintes fundos a esta carteira:

. PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc

. PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc

Ainda não decidi qual a percentagem que caberá  a cada fundo, mas de certeza que a maior parte ficará pelas obrigações. Também tenho dúvidas se será acertado escolher um fundo de acções com classe de risco 4 (mesmo que sejam poucas UP).

Pretendo, para começar, fazer uma carteira de 15K, e manter o restante em Depósitos a Prazo. Como vou abrir conta no Best, vou aproveitar a oferta de 4% a 3 meses num dos depósitos.

Fico a aguardar as vossas opiniões e agradeço, desde já, a vossa ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos,

Tal como já muitas vezes se escreveu neste tópico, vou começar agora a iniciar-me no mundo dos Fundos de Investimento e gostava de pedir a vossa opinião.

Já li grande parte do que foi escrito neste fórum, o que realmente me ajudou bastante. Com base naquilo que aprendi, baseei-me na análise das rentabilidades (a vários anos mas com principal incidência a 3), desvio padrão e Rácio de Sharpe para fazer a escolha dos fundos em que estarei predisposto a investir (sei que não me posso basear exclusivamente nisto, mas de momento serve apenas para simplificar). Assim, pegando nos fundos do “Top”, conclui que os que estão a em "melhor forma” serão (para uma classe de risco não superior a 3):

. ES Obrigações Europa Euro FIAO TF (Obrigações)

. ES Rendimento Plus FEIA (Obrigações)

. Henderson Horizon Euro Corp Bond A2 Acc (Obrigações)

. AXA WF Global High Yield Bds E(H)C EUR (Obrigações)

. ES Monetário Euro FIA (Tesouraria)

. Vontobel Global Value Equity C (Acções)

. Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND (Acções)

Como podem ver, nesta minha selecção  todos os fundos  estão a subir este ano. Contudo, e porque também já investi em acções, tenho receio de estar a cometer um erro. Ou seja, nas acções não posso comprar quando elas estão em alta (podem ainda subir mais, é verdade, mas podem já estar em valores inflacionados e próximas de iniciar uma descida), mas sim na na altura em que se encontram a preços baixos e com perspectivas de começar a subir: e aqui talvez deva fazer o mesmo! Como tal, penso que deveria adicionar os seguintes fundos a esta carteira:

. PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc

. PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc

Ainda não decidi qual a percentagem que caberá  a cada fundo, mas de certeza que a maior parte ficará pelas obrigações. Também tenho dúvidas se será acertado escolher um fundo de acções com classe de risco 4 (mesmo que sejam poucas UP).

Pretendo, para começar, fazer uma carteira de 15K, e manter o restante em Depósitos a Prazo. Como vou abrir conta no Best, vou aproveitar a oferta de 4% a 3 meses num dos depósitos.

Fico a aguardar as vossas opiniões e agradeço, desde já, a vossa ajuda.

Não me parece nada mau de todo, estás diversificado, é apenas veres que percentagem colocas em cada um, e assim ficarás com um acarteira mais ou menos arriscada, atenção que o Vontobel é em USD, portanto está ao sabor da cotação EUR/USD, para ficar ainda um pouco melhor só mesmo um misto, que pode ser o Invesco, e um de acções europa...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ando a pesquisar um fundo de acções para investir  1.25K,  para preencher a minha carteira .

acham uma boa aposta num europe small cap??

se sim qual aconselham??

se acham que não deva seguir por esse tipo de acções qual aconselham??

Sabes que isso também depende um pouco do resto da carteira...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ando a pesquisar um fundo de acções para investir  1.25K,  para preencher a minha carteira .

acham uma boa aposta num europe small cap??

se sim qual aconselham??

se acham que não deva seguir por esse tipo de acções qual aconselham??

Boas!

Partindo do principio que tens uma carteira diversificada e que conheces o produto que citas, eu posso aconselhar alguns que considero interessantes:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04SQZ

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04NYJ

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=FOGBR05JFO

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04HZ8

Dá uma vista de olhos e vê se tens perfil de investidor de acordo com a "agressividade" que eles revelam... ;)  ;D

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Tirem-me uma dúvida pf, subscrevendo estes fundos EsRendimento, ESobrigações Europa, Monetario tenho que declarar alguma coisa na Declaração de IRS ou automaticamente o banco faz a dedução e não tenho de me preocupar??

É que até agora só depositos a prazo constavam na minha conta e temos de dar o salto...

Já agora se me quiserem sugerir para prazo de ano ou ano e meio uma carteira que no vosso entender seja a ideal para obter uma boa rendiblidade, agradeço.

Obrigados

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Algumas questões:

- Sendo que a maior parte dos fundos tem mínimos de subscrição que rondam os 1000€, como é que alguns membros do forum dizem que um dado fundo representa 1% da sua carteira? têm 100000€ em fundos?

- Alguém sabe se este fundo existe no AtivoBank? http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000002FBY  Ou então algum semelhante?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Algumas questões:

- Sendo que a maior parte dos fundos tem mínimos de subscrição que rondam os 1000€, como é que alguns membros do forum dizem que um dado fundo representa 1% da sua carteira? têm 100000€ em fundos?

- Alguém sabe se este fundo existe no AtivoBank? http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000002FBY  Ou então algum semelhante?

Obrigado

-Não, não é preciso ter 100000€ em fundos ;D . Por exemplo: basta fazeres uma subscrição de 1000€ e passado algum tempo ( podem ser dias até ), dares ordem de venda a 800 ou 900€, e ficas assim com uma posição de 100 ou 200€, libertando os restantes da liquidação para outras subscrições  ;) .

-No Activobank não tem esse fundo. Creio que no Big ou no Best se encontra disponível.

Um abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há muitos fundos em que o minimo de subscrição é apenas 1 acção. Acho que esse 1% estavam a referir-se a este fundo:

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04V6U

Minimo de 21 euros

Alem deste existem muito outros que se podem subscrever com menos de 100 euros. Estes por exemplo, que fazem ou já fizeram parte da minha carteira (quase todos no top):

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000005I4R

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04N44

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000001VN6

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000NRZS

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR061VJ

Mais ainda há muitos mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelos vistos isso depende do branco pelo qual se faz a subscrição.

Por exemplo, no http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04N44  (que o Filep indicou) tem um mínimo de subscrição de 1.636,25€ no ActivoBank

Parece-me ser um valor muito esquesito de minimo de subscrição...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Realmente estranho.. Será que fixam o número mínimo de UP em vez do valor?

O valor minimo é sempre o valor plo menos da UP, por exemplo no Best aparece que o minimo é de 1€ mas se o quiseres subscrever terá de ser de 13€ porque é o valor da UP, agora fazer um minimo de número de UP não acho correcto, eu acho que deve de haver aí algum erro, não estou a ver o Activobank colocar um fundo em comercialização com um minimo de 1600€ quando o mesmo fundo no Best dá para subscrever por 13€...mas como não trabalho com o Activo não sei como funciona com o resto dos fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos,

Antes de mais, aproveito para agradecer a ajuda que o David já me deu aqui no Fórum. Posto isto, aqui fica a carteira que estou a pensar constituir no mês que vem (a minha primeira) - esta carteira será para um valor a rondar os 15K e para manter/reforçar durante um longo período (nunca inferior a 10 anos). Não é uma carteira defensiva, mas com alguma volatilidade (por ser para manter durante alguns anos)

[table] [tr] [td]

ISIN

[/td] [td]

Fundo

[/td] [td]

Tipo

[/td] [td]

Percentagem

[/td] [/tr] [tr] [td]

PTYEVHHM0001

[/td] [td]

ES Rendimento Plus FEIA

[/td] [td]

Obrigações

[/td] [td]

8

[/td] [/tr] [tr] [td]

LU0062574610

[/td] [td]

ES Euro Bond

[/td] [td]

Obrigações

[/td] [td]

7

[/td] [/tr] [tr] [td]

LU0276013249

[/td] [td]

AXA WF US High Yield Bonds E(H)-C EUR

[/td] [td]

Obrigações

[/td] [td]

7,5

[/td] [/tr] [tr] [td]

LU0189847253

[/td] [td]

AXA WF Global High Yield Bds E(H)C EUR

[/td] [td]

Obrigações

[/td] [td]

7,5

[/td] [/tr] [tr] [td]

IE00B11XZ103

[/td] [td]

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc

[/td] [td]

Obrigações

[/td] [td]

7,5

[/td] [/tr] [tr] [td]

IE00B1Z6D669

[/td] [td]

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc

[/td] [td]

Obrigações

[/td] [td]

7,5

[/td] [/tr] [tr] [td]

LU0207432559

[/td] [td]

F&C European Small Cap A

[/td] [td]

Acções

[/td] [td]

8,33

[/td] [/tr] [tr] [td]

LU0347184318

[/td] [td]

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND

[/td] [td]

Acções

[/td] [td]

8,33

[/td] [/tr] [tr] [td]

LU0155230690

[/td] [td]

Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R

[/td] [td]

Acções

[/td] [td]

8,33

[/td] [/tr] [tr] [td]

PTYESPLM0000

[/td] [td]

ES Monetário Euro FIA

[/td] [td]

Tesouraria

[/td] [td]

10

[/td] [/tr] [tr] [td]

PTYEVDLM0009

[/td] [td]

ES Rendimento FEIA

[/td] [td]

Tesouraria

[/td] [td]

10

[/td] [/tr] [tr] [td]

LU0432616901

[/td] [td]

Invesco Balanced-Risk Alloc E

[/td] [td]

Mistos

[/td] [td]

10

[/td] [/tr] [/table] 

[table][tr] [td] Média rentabilidade 3 anos

[/td] [td] 9,48

[/td] [/tr] [tr] [td] Média rentabilidade 5 anos

[/td] [td] 10,87

[/td] [/tr] [tr] [td] Média Desvio padrão

[/td] [td] 6,41

[/td] [/tr][/table] 

Gostaria de pedir a vossa ajuda em relação às seguintes questões:

. 12 fundos... Não me parece excessivo, mas o que acham?

. acham que estes fundos abrangem uma área razoável (tanto geográfica como

económica)?

. em termos de percentagens, o que vos parece?

. no que se refere aos fundos de obrigações, será que deveria adicionar um que esteja 

em queda este ano (por exemplo Pictet Global Emerging Debt-HR EUR) – isto numa

prespectiva de “comprar barato” (se tal é possível de dizer).

. como quero apostar no longo prazo, será que poderei correr mais alguns riscos (por

exemplo, apostar em mais um fundo de acções e cortar num de tesouraria)?

. há alguma área que valha a pena apostar e que não esteja nesta carteira (apenas como exemplo, o Japão)?

Agradeço desde já toda a vossa ajuda e opiniões.

.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porquê 2 fundos HY? Eu deixaria apenas o HY global. Aliás se fores ver as composições da carteira vais ver que no top 10  dos 2  fundos 5 posições estão repetidas! É uma sobreposição a evitar na minha opinião.

Pictet EM ou F&C acho que também deveria ser escolhido só 1.

Escolheria um fundo de acções globais com mais peso em vez de 1 US e outro Europeu, principalmente se considerarmos que o europeu é de small caps. Com um peso superior de carteira em acções aí sim veria vantagens em dividires uma parte mundial LCap e S/MCap, o mesmo para US e para a europa. Da maneira que a carteira está composta penso que um geral serviria melhor as intenções.

Ah fazendo isto já não haveria a necessidade de subscrever um fundo só de Japão pois um bom fundo de acções globais já terá exposição a este mercado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos,

Antes de mais, aproveito para agradecer a ajuda que o David já me deu aqui no Fórum. Posto isto, aqui fica a carteira que estou a pensar constituir no mês que vem (a minha primeira) - esta carteira será para um valor a rondar os 15K e para manter/reforçar durante um longo período (nunca inferior a 10 anos). Não é uma carteira defensiva, mas com alguma volatilidade (por ser para manter durante alguns anos)

[table] [tr] [td]

ISIN

[/td] [td]

Fundo

[/td] [td]

Tipo

[/td] [td]

Percentagem

[/td] [/tr] [tr] [td]

PTYEVHHM0001

[/td] [td]

ES Rendimento Plus FEIA

[/td] [td]

Obrigações

[/td] [td]

8

[/td] [/tr] [tr] [td]

LU0062574610

[/td] [td]

ES Euro Bond

[/td] [td]

Obrigações

[/td] [td]

7

[/td] [/tr] [tr] [td]

LU0276013249

[/td] [td]

AXA WF US High Yield Bonds E(H)-C EUR

[/td] [td]

Obrigações

[/td] [td]

7,5

[/td] [/tr] [tr] [td]

LU0189847253

[/td] [td]

AXA WF Global High Yield Bds E(H)C EUR

[/td] [td]

Obrigações

[/td] [td]

7,5

[/td] [/tr] [tr] [td]

IE00B11XZ103

[/td] [td]

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc

[/td] [td]

Obrigações

[/td] [td]

7,5

[/td] [/tr] [tr] [td]

IE00B1Z6D669

[/td] [td]

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc

[/td] [td]

Obrigações

[/td] [td]

7,5

[/td] [/tr] [tr] [td]

LU0207432559

[/td] [td]

F&C European Small Cap A

[/td] [td]

Acções

[/td] [td]

8,33

[/td] [/tr] [tr] [td]

LU0347184318

[/td] [td]

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND

[/td] [td]

Acções

[/td] [td]

8,33

[/td] [/tr] [tr] [td]

LU0155230690

[/td] [td]

Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R

[/td] [td]

Acções

[/td] [td]

8,33

[/td] [/tr] [tr] [td]

PTYESPLM0000

[/td] [td]

ES Monetário Euro FIA

[/td] [td]

Tesouraria

[/td] [td]

10

[/td] [/tr] [tr] [td]

PTYEVDLM0009

[/td] [td]

ES Rendimento FEIA

[/td] [td]

Tesouraria

[/td] [td]

10

[/td] [/tr] [tr] [td]

LU0432616901

[/td] [td]

Invesco Balanced-Risk Alloc E

[/td] [td]

Mistos

[/td] [td]

10

[/td] [/tr] [/table] 

[table][tr] [td] Média rentabilidade 3 anos

[/td] [td] 9,48

[/td] [/tr] [tr] [td] Média rentabilidade 5 anos

[/td] [td] 10,87

[/td] [/tr] [tr] [td] Média Desvio padrão

[/td] [td] 6,41

[/td] [/tr][/table] 

Gostaria de pedir a vossa ajuda em relação às seguintes questões:

. 12 fundos... Não me parece excessivo, mas o que acham?

. acham que estes fundos abrangem uma área razoável (tanto geográfica como

económica)?

. em termos de percentagens, o que vos parece?

. no que se refere aos fundos de obrigações, será que deveria adicionar um que esteja 

em queda este ano (por exemplo Pictet Global Emerging Debt-HR EUR) – isto numa

prespectiva de “comprar barato” (se tal é possível de dizer).

. como quero apostar no longo prazo, será que poderei correr mais alguns riscos (por

exemplo, apostar em mais um fundo de acções e cortar num de tesouraria)?

. há alguma área que valha a pena apostar e que não esteja nesta carteira (apenas como exemplo, o Japão)?

Agradeço desde já toda a vossa ajuda e opiniões.

.

Como disse o ChupaMisto (raio de nick hehe) concordo em ficares só com um de HY, ia também para o global, terás de rever as percentagens porque parece-me que dá acima dos 105%... ou então é já do sono e estou a ver mal :)

Como disse o ChupaMisto (raio de nick hehe) concordo em ficares só com um de HY, ia também para o global, terás de rever as percentagens porque parece-me que dá acima dos 105%... ou então é já do sono e estou a ver mal :)

E é mesmo do sono, dá 100% haha...

Com essa estratégia ficavas com algo como 48/28/20/4, 48%Obrigações, 28%Acções, 20% Tesouraria, e á volta de 3/4% em Matérias Primas...

Para 10 anos, até acho excessivo 20% de Tesouraria, devias de apenas escolher um fundo de tesouraria e podias até fazer esse fundo num dossier á parte...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

David e ChupaMisto (realmente um nick peculiar) - obrigado pela vossa ajuda. Ainda me faltam muitos conhecimentos sobre fundos, e vocês mostraram-me bem isso com as vossas dicas. Vou seguir o que me disseram e alterar a minha carteira (depois voltarei a colocar aqui para ver se desta está melhor).

Um abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas! Será possivel dizer os passos a seguir para subscrever o es monetário e o es rendimento plus pelo site do best? obrigado

Por exemplo, pesquisas pelo ISIN, entras no fundo e fazes "Adicionar à lista de compras"

ES Monetário  ISIN: PTYESPLM0000

ES Rendimento Plus  ISIN: PTYEVHHM0001

e segues o processo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas! Será possivel dizer os passos a seguir para subscrever o es monetário e o es rendimento plus pelo site do best? obrigado

Entra com o seu login e depois segue estes passos:

1- Na tab preta pousa o rato em cima de 'Investimento' e de seguida clica em 'fundos';

2- Em seguida mete o ISIN do fundo que quer na barra de pesquisa amarela e clica em 'OK';

3- Aparece-lhe uma tabela onde irá ver o nome do fundo que pretende, volta a clicar nele;

4- Aparece-lhe agora a página do fundo com o gráfico, rentabilidades etc... aqui clica em 'Adicionar à lista de compras' que estará no topo à direita.

5- Repete o processo até ter o último fundo no 'carrinho de compras';

6- Coloca o valor em € de quanto quer meter em cada fundo;

7- Feito isso clica em atualizar e confirma se os valores que pretende aplicar são os que aparecem;

8- Vai agora clicar em 'subscrever';

9- Mete os 'vistos' nas duas caixas em baixo e mete os caracteres da password de negociação

10- Voilá, deverá ter o saldo pretendido cativo e em 2-4 dias os fundos já aparecem no dossier.

Caso tenha dificuldade em achar aqui ficam os códigos ISIN:

- ES Monetário: PTYESPLM0000

- ES Liquidez: PTYEVOHM0002

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )