Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 13 minutos, Louie disse:

@D@vid eu não estou tão certo disso.

A inflação subjacente (que exclui energia e alimentos) continua a subir, o que revela que ainda há muita liquidez em circulação. Por isso estou cada vez mais convicto que a aterragem será dura. O emprego mantém-se forte o que permite sustentar o estado atual de coisas.

Por outro lado, as projeções apontam que 2023 termine com uma inflação de cerca de 5% e 2024 acima dos 3%. Apesar de estar a baixar, não significa que os preços baixem, significa apenas que não estão a subir tanto. A redefinição das cadeias de abastecimento irá também fazer com que os preços se mantenham altos devido aos custos de produção também serem maiores. E veremos ainda em que medida subirão os salários.

Assim sendo, eu não creio que os juros baixem enquanto a inflação não estiver perto ou não der sinais de estar a caminhar a todo o gás para o valor alvo de 2%. O BCE está também refém das decisões da FED, pois o Euro não pode estar fraco nem a enfraquecer continuamente, pois significa que estamos a importar inflação por esta via também.

Não creio também que enquanto existir toda esta incerteza que possam haver grandes retornos nos mercados. Na minha humilde opinião, neste momento, o melhor é assumir que não haverão grandes retornos, não inventar a fazer apostas ativas em setores ou temas e manter o plano que cada um definiu. E quem tiver liquidez fará melhor em amortizar o CH em vez de esperar pelo fundo do mercado, que poderá não vir a acontecer. Especialmente quem tem valores altos de capital em dívida.

Quanto às casas de investimento, coitadas, com stocks e bonds a levar pancada desde o inicio do ano, nem elas sabem o que dizer aos clientes no meio de tanta volatilidade e incerteza.

O mercado tenta anticipar o futuro. Por isso se o mercado tiver a perspetiva que a inflação vai começar a descer, e que não vai haver uma grande recessão, o mercado pode começar a subir mesmo com inflação ainda alta e com receção.
    A incerteza é um dos grandes problemas para os mercados. Se a incerteza diminuir mesmo com um cenário negativo, os mercados podem reagir positivamente.
    No fundo, ninguém sabe o que vai acontecer!
    Para mim o racional é investir nestas alturas deixando sempre uma folga para quedas aind a maiores.
    Contudo as nossas decisões nao são sempre racionais, pelo que devemos optar pela solução que nos deixa mais confortável.

Quem quizer pouco risto tem fundos imobiliários que tem vindo a valorizar, ou certificados de aforro que em outubro á deve iniciar em 2,1% + prémio de permanência médio de 0,7% para quem ficar até a maturidade.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Compreendo a análise @Louie e percebo o que queres dizer @5coroas, mas eu na minha humildade gosto de ver as análises das gestoras de activos, acho que são capazes de terem profissionais um bocadinho com mais experiência que eu, por isso é que coloco 99% do meu capital em fundos de investimento.

Tudo poderá acontecer na verdade, é mesmo por não saber é que hoje já dei ordem de compra de mais umas UPs nos fundos de acções e siga para bingo.

A 21/09/2021 às 17:19, Virtua disse:

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos.

A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R:

image.png.0d01643fd63f71bd7dba7ac98a8ed0b1.png

image.png.3f33c06f34691c80a86e4555f89ebbb7.png

image.thumb.png.4fb200fbb56a1a44e15105cb3b843e32.png

As performances desde a sua criação (out-of-sample/performance reais) foram de:

image.png.7bea2670bac56cd5a0ff2cd4f8c9e3c4.png

@Virtua Reparei que isto faz hoje 1 ano lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Patanisca disse:

Eu não tenho liquidez, só me resta ver a carteira a desvalorizar fortemente este ano. Também não vou resgatar. Vou mantendo o meu DCA no sp500 todos meses. 

Essa é que é mesmo a maior chatice, em 2008/2009 tive medo, esperei e só voltei a reforçar já o mercado subia há meses, em 2020 não tinha liquidez e não aproveitei os saldos, desta vez não me apanharam na curva, tinha liquidez acumulada para aproveitar esta grande oportunidade, tirando os meses de Março e de Julho parece que estou a  comprar sempre mais barato.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, dfserra disse:

O mercado tenta anticipar o futuro.

O mercado antecipava a subida da FED em 75pb e no entanto após o anúncio tem sido um banho de sangue.
    O Powell reafirmou (pela enésima vez) a determinação em trazer a inflação para 2% "whatever it takes".
    A Lagarde voltou a dizer o mesmo ontem.
    Tal como já disse há uns posts atrás, se calhar hoje os mercados ainda vão acabar por subir porque concluem que afinal os BC's estão mesmo empenhados em estabilizar os preços e isso é bom.
    Não podemos subestimar a (ir)racionalidade dos mercados.

É sem dúvida um bom momento para quem está na fase de acumulação. Recordo nos últimos tempos os muitos posts de malta a engolir em seco por estar a comprar a preços tão altos. Está aqui uma boa oportunidade para compensar, porque os próximos tempos deverão ser deste arroz.

há 15 horas, D@vid disse:

gosto de ver as análises das gestoras de activos

Eu também. Assim como de outras fontes. É bom ter conhecimento das várias perspetivas pois a verdade andará lá pelo meio. Mas como se pôde ver ontem, a FED só prevê baixar as taxas em 2024, contrariamente à perspetiva das gestoras de ser a meio de 2023.

Editado por Louie
    .
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, 5coroas disse:

Na minha não-humilde opinião :P, este crash irá chegar entre os -35% e os -40%, caso a guerra não termine antes de chegarmos a esses valores.-_-

Posso mandar um bitaite? Penso que este Bear (sim, porque isto não é um crash...) irá até aos 3400pts que é o topo anterior antes do Covid. Acredito que nessa zona surgirão mãos fortes a comprar.

Se as notícias piorarem, pode não parar aí, mas acredito que esse topo dos 3400pts tem lá um íman.

Abraço

Editado por JCoimbra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Na minha não-humilde opinião :P, este crash irá chegar entre os -35% e os -40%, caso a guerra não termine antes de chegarmos a esses valores.-_-

Estás a pôr as fichas no Roubini? Olha que não se acerta sempre 😄

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, JCoimbra disse:

Tomara eu acertar uma como aquela! 

Entendo e até concordo com o JCoimbra.

No entanto, qualquer sujeito minimamente qualificado que esteja disposto a escrever Tweets com o propósito de acertar nas eventuais descidas ou quedas dos mercados financeiros, acaba por ser inevitável acertar algumas vezes.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas, encontrei este fórum através do google, pretendo aprender mais sobre investimentos, desde já obrigado pela ajuda 
    Em conversa com um familiar ele investiu pouco mais de 5 mil em JUPITER global fund isin lu0992000496 há 2 meses foi a gestora do banco que aconselhou, mas pelo que vejo não está com grande futuro, alternativas ? diversificar o valor em outros ?

Editado por AGRider
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, USD disse:

Entendo e até concordo com o JCoimbra.

No entanto, qualquer sujeito minimamente qualificado que esteja disposto a escrever Tweets com o propósito de acertar nas eventuais descidas ou quedas dos mercados financeiros, acaba por ser inevitável acertar algumas vezes.

Podem até não acertar, mas não posso deixar de concordar com a análise que fazem sobre o estado atual da economia/finanças/politica e os perigos que estão latentes.

Por exemplo, nos anos anteriores, muitos desses sujeitos (e eu inclusive) apregoaram que a bolha nas tech (sobretudo nas information tech e nas energias renováveis) iria rebentar em breve, o que de facto veio a acontecer. Apesar dos avisos, muitos enterraram a cabeça no balde de areia do optimismo ambicioso e queimaram-se forte e feiamente.  Muito embora as quedas deste ano já tenham reduzido o eventual impacto negativo que as atuais circunstancias economicas podem causar, a verdade é que essas circunstancias ainda não foram totalmente mitigadas, pelo que o risco ainda continua elevado, e como tal, as previsões que apontam np sentido que as bolsas ainda irão cair mais, não são descabidas de todo.

Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda não estamos numa forte capitulação, fear and greed index só está no fear em 29, o vix nem sobe dos 30 ( no Covid foi aos 80 ) dá entender que quem está a vender são mesmo os pequenos, que não aguentam este jogo de paciência de ver os investimentos recuarem 2/3 anos, de acharem que isto se vai perpetuar no tempo, só que depois vai ser muito mais difícil de recuperar porque não estão no mercado, vão entrar meses depois já o mercado subiu uma porrada, isto se entrarem...

É nesta fase que o contrarian investing faz mais sentido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, D@vid disse:

Ainda não estamos numa forte capitulação, fear and greed index só está no fear em 29, o vix nem sobe dos 30 ( no Covid foi aos 80 ) dá entender que quem está a vender são mesmo os pequenos, que não aguentam este jogo de paciência de ver os investimentos recuarem 2/3 anos, de acharem que isto se vai perpetuar no tempo, só que depois vai ser muito mais difícil de recuperar porque não estão no mercado, vão entrar meses depois já o mercado subiu uma porrada, isto se entrarem...

É nesta fase que o contrarian investing faz mais sentido.

Embora eu continue a achar que ainda vai continuar a descer durante mais algum tempo, concordo contigo, daí não estar completamente de fora (os meus investimentos para LP lá continuam). Mas não me arrependo de ter estado em muito cash durante este ano, o que fez com que esteja neste momento com um YTD de -5,4% vs os -21% do SP500.😊 O SP500 está quase de novo a atingir o valor em que eu reforcei pela ultima vez (talvez ainda hoje 🙏 ) e quando o ultrapassar lá continuarei a reforçar por aí abaixo como um crazy motherfucker😵. Mas se subir, tal como já referi antes, não reforçarei mais.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, JCoimbra disse:

Obrigado pela info.

É normal, quando chegar a % muito extremas de Bears, acabou o bear market.

O que está no sentimentsurvey não está totalmente em sintonia com o que o David disse sobre o fear and greed index e o vix...pelo que leio do sentimentsurvey este está bastante bullish, com valores dos mais extremos dos ultimos 30 anos.:mellow:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Embora eu continue a achar que ainda vai continuar a descer durante mais algum tempo, concordo contigo, daí não estar completamente de fora (os meus investimentos para LP lá continuam). Mas não me arrependo de ter estado em muito cash durante este ano, o que fez com que esteja neste momento com um YTD de -5,4% vs os -21% do SP500.😊 O SP500 está quase de novo a atingir o valor em que eu reforcei pela ultima vez (talvez ainda hoje 🙏 ) e quando o ultrapassar lá continuarei a reforçar por aí abaixo como um crazy motherfucker😵. Mas se subir, tal como já referi antes, não reforçarei mais.

o USD/EUR YTD: 16.49%
    o SP500:  YTD:-21.15%

ou seja, um FI em EUR que replique o SP500 terá de andar pelos -4.6% (16.49% - 21.15%).

https://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06STW&tab=1

este é o meu novo amor.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Patanisca disse:

o USD/EUR YTD: 16.49%
    o SP500:  YTD:-21.15%

ou seja, um FI em EUR que replique o SP500 terá de andar pelos -4.6% (16.49% - 21.15%).

O ishares SP500 (minha maior posição) estava ontem nos -8,2%. Hoje deve andar pelos -9%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites