Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 20 minutos, D@vid disse:

Concerteza o @5coroas não queria dizer bem "mais seguras", queria dizer menos voláteis 😉

Era mesmo bem mais seguras...tipo amortizar CH.;) Se as taxas de juro galoparem para cima dos 3% + spreads + seguros e por outro lado o SP500 andar outra vez a pairar perto dos topos, na minha situação particular (não muito longe da reforma), amortizar parece-me mais seguro e racional do que investir. Contudo, se o SP500 afundar mais (e a mim cheira-me que este crash ainda não bateu no seu fundo, visto que quase todos os crashes/grandes-correções só atingiram os seus fundos na situação de recessão, sendo que no presente caso a recessão ainda não se manifestou), irei obviamente continuar a reforçar os SP500/NASDAQ.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, 5coroas disse:

Era mesmo bem mais seguras...tipo amortizar CH.;) Se as taxas de juro galoparem para cima dos 3% + spreads + seguros e por outro lado o SP500 andar outra vez a pairar perto dos topos, na minha situação particular (não muito longe da reforma), amortizar parece-me mais seguro e racional do que investir. Contudo, se o SP500 afundar mais (e a mim cheira-me que este crash ainda não bateu no seu fundo, visto que quase todos os crashes/grandes-correções só atingiram os seus fundos na situação de recessão, sendo que no presente caso a recessão ainda não se manifestou), irei obviamente continuar a reforçar os SP500/NASDAQ.

Tinha deduzido que estarias a falar numa troca de ativos, algo mais volátil para algo com menos volatilidade, esclarecido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, D@vid disse:

Tinha deduzido que estarias a falar numa troca de ativos, algo mais volátil para algo com menos volatilidade, esclarecido.

E não irei sair dos fundos/etfs/pprs que já tenho; apenas irei, se as circunstancias que acima mencionei vierem a acontecer, a canalizar o presente e o futuro cash para amortizar o CH em vez de investir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 13/09/2022 às 21:32, tiao disse:

Em 2023 não podem continuar com o mesmo aumento da taxa de juros. Arriscam uma recessão mais complicada e depois não têm meios para reverter. Isto de não se poder imprimir, não é fácil!

Puxam o lençol para tapar a cabeça (taxas de juro negativas durante anos, helicopter money, etc) e assim destapam os pés (inflação) e voltam a puxar o lençol (subida taxas de juro, limitação de preços, etc) e temos os pés ao léu (recessão) e voltam a puxar para cima (descida taxas, apoios,etc) ...com um espetáculo cómico-politico destes, já não é preciso ir ao circo para nos rirmos dos palhaços.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas...não sei se tem alguma logica ou não...eu tenho um fundo reforma que faco reforços periódicos quase todas as semanas...e dou ordem de compra todos os domingos e penso que essa ordem dará entrada na terça, mas tendo a ideia que as bolsas têm tendencia a cair a sexta não seria melhor dar essa ordem a quinta feira...se calhar e uma ideia estupida...que acham..

cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, ToFernandes disse:

Boas...não sei se tem alguma logica ou não...eu tenho um fundo reforma que faco reforços periódicos quase todas as semanas...e dou ordem de compra todos os domingos e penso que essa ordem dará entrada na terça, mas tendo a ideia que as bolsas têm tendencia a cair a sexta não seria melhor dar essa ordem a quinta feira...se calhar e uma ideia estupida...que acham..

cumps

Depende da data valor de subscrição da unidade de participação. Há fundos cuja data é D+1, outros até  D+5.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, 5coroas disse:

Puxam o lençol para tapar a cabeça (taxas de juro negativas durante anos, helicopter money, etc) e assim destapam os pés (inflação) e voltam a puxar o lençol (subida taxas de juro, limitação de preços, etc) e temos os pés ao léu (recessão) e voltam a puxar para cima (descida taxas, apoios,etc) ...com um espetáculo cómico-politico destes, já não é preciso ir ao circo para nos rirmos dos palhaços.

Não fosse a burrice dos alemães e demais vizinhos em colocarem-se dependentes do fornecimento de energia Russa ao mesmo tempo que se quer fazer uma transição energética para renováveis da noite para o dia e se criminaliza a energia fóssil, coincidirem com um aproveitamento destes factos por parte da Russia para conquistar território estratégico, a cena da pandemia e efeitos nas supply chain estariam agora a dissipar-se por esta altura e não teríamos uma super inflação causada pela disrupção do normal fornecimento de energia (a custos baratíssimos) que o mundo havia feito até Fevereiro deste ano.

Em cima disso está a acontecer uma coisa espetacularmente curiosa. Os americanos lá com o senhor presidente deles querem ser os primeiros a dizer "nós somos verdes! o petróleo é mau!", e outras economias desenvolvidas com a mesma ideia de forçar a introdução de energia solar, estão a cometer o mesmo erro que a europa fez ao depender do gás russo. É que quem é o maior produtor de paineis solares do mundo e seus componentes e quem extrai e tem no seu território mais minérios precisos para as fotocélulas e baterias é uma tal de China, que hoje (ou ontem) até se sentou à mesa com o Putin. Faço ideia a conversa deles off-cam:
    "fonix, estes ocidentais são muita burros, então alavancaram-se em cima do nordstream para aquecer o cu no inverno e agora querem meter as bombas de calor alimentadas por paineis solares que nós é que fabricamos e determinamos o preço. Não aprendem mesmo!" :D

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Patanisca disse:

É que quem é o maior produtor de paineis solares do mundo e seus componentes e quem extrai e tem no seu território mais minérios precisos para as fotocélulas e baterias é uma tal de China, que hoje (ou ontem) até se sentou à mesa com o Putin. Faço ideia a conversa deles off-cam:
    "fonix, estes ocidentais são muita burros, então alavancaram-se em cima do nordstream para aquecer o cu no inverno e agora querem meter as bombas de calor alimentadas por paineis solares que nós é que fabricamos e determinamos o preço. Não aprendem mesmo!" :D

Os politicos ocidentais são reféns do politicamente correcto (dele dependem os bons resultados eleitorais), só que muitas vezes o politicamente correcto significa também o economicamente desastroso.   

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, ToFernandes disse:

cumps

Não sei se é à sexta se é à segunda...mas em tempos de grande volatilidade não há dias 😁

Sendo um investimento de longo prazo acho que se torna quase irrelevante, eu pelo menos não me preocupava com isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superkinas disse:

Mas pela logica do homem não seria melhor aguardar montadinho em cash??🤑🤑🤑

Ando aqui na dúvida entre amortizar apartamento que comprei para investimento ou aguardar a ver se a tão anunciada recessao afeta os mercados ou não.. mas até agora.confesso que a balança tende para o lado da amortização.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, vila disse:

Mas pela logica do homem não seria melhor aguardar montadinho em cash??🤑🤑🤑

Ando aqui na dúvida entre amortizar apartamento que comprei para investimento ou aguardar a ver se a tão anunciada recessao afeta os mercados ou não.. mas até agora.confesso que a balança tende para o lado da amortização.

Até quanto vão subir a euribor? 5%? sendo os mercados como uma mola, que quanto mais se comprime mais ela salta...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, jopsilveira disse:

O que acham do fundo FIDELITY ACTIVE STRATEGY - FAST - GLOBAL FUND E-ACC-EUR com ISIN LU0966156399 ?

Está com rentabilidades espectaculares. Porquê tais rentabilidades?

Alguém conhece e está investido nele?

É um fundo com uma pequena concentração de acções, acho que não chega a 100, e tiveram "sorte" de investir em algumas empresas que no último ano têm subido bastante, pesquisa a Golar, Serco, entre outras, em 2020 por exemplo, caiu quase 8%, enquanto a maior parte dos fundos de acções subiram bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Osvaldo65 disse:

A Euribor a 12 meses subiu novamente para 2,416 %.

Euribor renovam máximos de 10 anos pela nona sessão consecutiva (rtp.pt)

Certo, quem tem a actualização dos empréstimos a 12 meses, vai estar 1 ano com a mesma prestação, a pergunta que fica é se vale a pena amortizar um empréstimo que em 12 meses não vai sofrer alterações e com a possibilidade até de o BCE não subir mais os juros a partir de Fevereiro de 2023 e com a possibilidade até de começar a baixar a meio do ano, ou investir nos mercados, acreditar que vamos ter um bear market de 21 meses ( 9 meses até agora mais 12 meses futuros ) é um pouco arrojado, pode acontecer? claro, já tivemos de 30 meses, mas eu continuava de caras a investir nos mercados, aliás eu tenho empréstimo bancário e nem me passa pela cabeça amortizar nesta altura, com esta oportunidade que o mercado me dá, mas cada um tem de decidir o melhor para si 😉

Já agora, tenho Euribor a 3 meses...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Certo, quem tem a actualização dos empréstimos a 12 meses, vai estar 1 ano com a mesma prestação, a pergunta que fica é se vale a pena amortizar um empréstimo que em 12 meses não vai sofrer alterações e com a possibilidade até de o BCE não subir mais os juros a partir de Fevereiro de 2023 e com a possibilidade até de começar a baixar a meio do ano, ou investir nos mercados, acreditar que vamos ter um bear market de 21 meses ( 9 meses até agora mais 12 meses futuros ) é um pouco arrojado, pode acontecer? claro, já tivemos de 30 meses, mas eu continuava de caras a investir nos mercados, aliás eu tenho empréstimo bancário e nem me passa pela cabeça amortizar nesta altura, com esta oportunidade que o mercado me dá, mas cada um tem de decidir o melhor para si 😉

Já agora, tenho Euribor a 3 meses...

Isto do futuro nunca se sabe, mas para quem acredita nos mercados a longo prazo pode ser uma boa altura para investir, é um desconto de quase 20% dos máximos.
    Quando a turbulência passar, a inflação poderá fazer com que muitas empresas aumentem os ganhos e consequentemente o valor em bolsa.

Eu como já investi quase tudo o que tinha, estou  a aguardar um pouco a ver no que as coisas andam. Acho tudo muito incerto, tanto podem piorar bastante com inflação muito tempo elevada e recessão relevante, como, haver melhorias na guerra, o inverno não ser muito frio, a inflaço baixar e termos apenas uma pequena recessão e os mercados recuperarem rapidamente.
    Pessoalmente acredito que os mercados ainda vão piorar até ao fim do ano. Se acontecer reforço, se não acontecer paciência mas significaria que as coisas poderiam estar a melhorar o que era bom.

Parece que há bancos a fazerm novos empréstimos com euribor a 3 e 6 meses. Pelo que quem pretender negociar com o banco pode também para além do spreed, negociar a taxa indexante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@dfserra estamos a viver momentos históricos só ao nível de 2008 ou até melhores, o próximo bull market pode ainda ser mais rápido e violento nas subidas, é mais 10 anos de subidas, quem conseguir aguentar esta fase e ter mais liquidez não investir agora é um erro, basta olhar para trás.

@Louie é a opinião de várias casas de investimento e acho que tendo a concordar.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@D@vid eu não estou tão certo disso.

A inflação subjacente (que exclui energia e alimentos) continua a subir, o que revela que ainda há muita liquidez em circulação. Por isso estou cada vez mais convicto que a aterragem será dura. O emprego mantém-se forte o que permite sustentar o estado atual de coisas.

Por outro lado, as projeções apontam que 2023 termine com uma inflação de cerca de 5% e 2024 acima dos 3%. Apesar de estar a baixar, não significa que os preços baixem, significa apenas que não estão a subir tanto. A redefinição das cadeias de abastecimento irá também fazer com que os preços se mantenham altos devido aos custos de produção também serem maiores. E veremos ainda em que medida subirão os salários.

Assim sendo, eu não creio que os juros baixem enquanto a inflação não estiver perto ou não der sinais de estar a caminhar a todo o gás para o valor alvo de 2%. O BCE está também refém das decisões da FED, pois o Euro não pode estar fraco nem a enfraquecer continuamente, pois significa que estamos a importar inflação por esta via também.

Não creio também que enquanto existir toda esta incerteza que possam haver grandes retornos nos mercados. Na minha humilde opinião, neste momento, o melhor é assumir que não haverão grandes retornos, não inventar a fazer apostas ativas em setores ou temas e manter o plano que cada um definiu. E quem tiver liquidez fará melhor em amortizar o CH em vez de esperar pelo fundo do mercado, que poderá não vir a acontecer. Especialmente quem tem valores altos de capital em dívida.

Quanto às casas de investimento, coitadas, com stocks e bonds a levar pancada desde o inicio do ano, nem elas sabem o que dizer aos clientes no meio de tanta volatilidade e incerteza.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites