Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

A 24/08/2022 às 21:49, D@vid disse:

só não entendo é como se prefere comprar imóveis num contexto em que os preços estão a subir, está-se a comprar mais caro e com uma yield muito mais baixa ( só se puxarem muito pelas rendas mas depois vão arrendar a quem? ) a não ser que se contentem com 3% líquidos de yield, eu jamais compraria um imóvel para ganhar 3% ou 4% ao ano líquidos.

Diz-me caro D@vid, tu que tens uma bola de cristal, quando é que os preços do imobiliário irão descer?

Apesar de se poderem cometer erros semelhantes, é preciso perceber que o mercado imobiliário é diferente do mercado acionista. Não há crashes ou correções todos os anos, contudo surgem oportunidades de compra, porque há sempre alguém a precisar de vender por qualquer motivo. Ainda há dias surgiu um T2 em Benfica por 57k em venda judicial.

É preciso perceber também o contexto. O mercado português é diferente dos restantes. Existe um claro problema de oferta e uma procura elevada e apesar da subida dos juros isto não mudará. Estamos em pleno emprego, as pessoas conseguem ir pagando (as que não conseguirem, trocam. E não são em número suficiente para abanar o mercado) as rendas/prestações. A recessão que se segue prevê-se "suave" e se por acaso existir alguma correção no mercado imobiliário também será "suave". Portanto a direção dos preços continuará a ser para cima.

As últimas crises mostraram que os países, os bancos, as empresas e as pessoas (com as moratórias e apoios sociais) não vão ao charco. A crise da covid mostrou que hoje em dia há a resiliência que faltou na crise das dívidas soberanas. Hoje em dia os desafios são outros mas vê-se que existe uma "solidariedade" para os erários público e os BC's suportarem as perdas.

Cada caso é um caso e aqui o caso não é de acumular mas sim de preservar capital. Para ti e outros, 3% ou 4% ao ano é pouco e não vale a pena, mas quem quer apenas preservar, se render 1% ao ano e valorizar mais 1 ou 2% não é nada mau.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

@LouieCaiem quando rebentar a bolha imobiliária na China, pode ser para a semana ou daqui a 20 anos 😬

Mesmo as vendas judiciais é preciso ter cuidado, muitas são opacas e não dizem tudo, é preciso ter toda a informação do nosso lado, se há inquilinos com direito de preferência, herdeiros, até mesmo proprietários que se recusam a sair,  já vi casos em que falavam num imovel X e afinal era só a arrecadação etc.

Obviamente que é a minha opinião, digamos que sempre fui um pouco lazy nos investimentos, daí preferir fundos em vez de entrar em activos directos, mas tenho o meu antigo apartamento arrendado, está com cerca de 5% líquidos (segundo simulação na Arrow ) apesar de ainda estar a pagar prestação bancária, mas foi comprado em 2007, agora vende-se pelo dobro, acaba por ser um activo que valoriza, eu só acho é que actualmente está tudo esticadinho.

Outro dia saiu a noticia que 25% dos senhorios têm rendas em atraso até 6 meses...isto é a consequência de comprar caro e arrendar também caro para compensar.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, D@vid disse:

Caiem quando rebentar a bolha imobiliária na China, pode ser para a semana ou daqui a 20 anos

Achas que terá grande impacto a nível mundial? Esta crise das cadeias de abastecimento está a revelar a necessidade de trazer para mais perto a produção. O inflation act do Biden também tem o objetivo de reduzir a dependência da China. Já existem vários planos de investimento de empresas asiáticas para construir fábricas nos EUA para construir baterias para EV's por exemplo. Por outro lado a neutralidade da China em relação à guerra e até o seu apoio económico a Putin estão a revelar que não são parceiros confiáveis. Isto para quem ainda tivesse dúvidas...

há 7 minutos, D@vid disse:

sempre fui um pouco lazy nos investimentos,

Ainda te vamos ver a investir em ETF's e a tornares-te num Boglehead 😂

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Louie disse:

Achas que terá grande impacto a nível mundial? Esta crise das cadeias de abastecimento está a revelar a necessidade de trazer para mais perto a produção. O inflation act do Biden também tem o objetivo de reduzir a dependência da China. Já existem vários planos de investimento de empresas asiáticas para construir fábricas nos EUA para construir baterias para EV's por exemplo. Por outro lado a neutralidade da China em relação à guerra e até o seu apoio económico a Putin estão a revelar que não são parceiros confiáveis. Isto para quem ainda tivesse dúvidas...

Ainda te vamos ver a investir em ETF's e a tornares-te num Boglehead 😂

Fui aprendendo uma coisa ao longo destes tempos, nunca subestimar a loucura dos mercados lol, é algo imprevisível.

Repetição do que já disse em tempos, ETFs só admito investir se eles me permitirem investir em algo que os fundos não permitem, ouro, oil, etc..mas como não pretendo investir em nenhum desses activos...

Inflação em Portugal 9%, rendas aumentam 5,43% a partir de Janeiro, aproveitem 😉

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece que a realidade está a começar a bater nos mercados. Ainda havia aquela esperança de que isto ia ser rapidinho e logo logo íamos estar aí fortíssimos! Mas o pior mês do ano, historicamente, está aí e parece que vai confirmar a sua fama.

SP500 futures 1 week: -6.5%

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Patanisca disse:

Parece que a realidade está a começar a bater nos mercados. Ainda havia aquela esperança de que isto ia ser rapidinho e logo logo íamos estar aí fortíssimos! Mas o pior mês do ano, historicamente, está aí e parece que vai confirmar a sua fama.

SP500 futures 1 week: -6.5%

Mais 10 anos de bull market a caminho 😉

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

acho que até novenbro, eleições intercalares americanas, Agressividade da FED nas taxas juro, agressividade das taxas juro BCE e impacto do começo do inverno e preço da energia vai ser disto, a haver alguma coisa boa só lá para o fim ano.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, superkinas disse:

a haver alguma coisa boa só lá para o fim ano.

E que coisa boa seria essa e que estaria precisamente relacionada com o fim de ano? O que é que o fim de ano tem de especial? :huh:

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, 5coroas disse:

E que coisa boa seria essa e que estaria precisamente relacionada com o fim de ano? O que é que o fim de ano tem de especial? :huh:

Acho que pelo menos maior acalmia na volatilidade e esperemos inflação comece descer principalmente EUA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, superkinas disse:

Acho que pelo menos maior acalmia na volatilidade e esperemos inflação comece descer principalmente EUA.

Pois eu acho que vai acontecer o contrário, ou seja, os preços permanecerão altos até que surja um profunda recessão economica mundial (ou seja a cura natural para a inflação). Os governos para apaziguarem os vassalos, irão lançar uma catrefada de medidas "controladoras" dos preços, o que fará com que a recessão seja mais lenta na sua progressão mas consequentemente mais prolongada, contudo tais medidas não a impedirão de surgir. A retirada das hordas bárbaras russas da Ucrania e o retomar do comércio com a Russia, iriam fazer com que a recessão terminasse mais cedo, mas sabe-se lá quando é que isso irá acontecer. 

Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, 5coroas disse:

Pois eu acho que vai acontecer o contrário, ou seja, os preços permanecerão altos até que surja um profunda recessão economica mundial (ou seja a cura natural para a inflação). Os governos para apaziguarem os vassalos, irão lançar uma catrefada de medidas "controladoras" dos preços, o que fará com que a recessão seja mais lenta na sua progressão mas consequentemente mais prolongada, contudo tais medidas não a impedirão de surgir. A retirada das hordas bárbaras russas da Ucrania e o retomar do comércio com a Russia, iriam fazer com que a recessão terminasse mais cedo, mas sabe-se lá quando é que isso irá acontecer. 

Também estou crente nisto.

Recessão frouxa mas prolongada. Há muitos problemas sistémicos que não se vão resolver em meses, vão levar anos. Está tudo o que é mau a coincidir: inflação muito elevada, subida das taxas de juro, problemas nas cadeias de fornecimento, tudo em cima de um consumidor repleto de liquidez e pleno emprego, fruto da pandemia e do helicopter money que o governo dos EUA deu.

Parece-me que para se conseguir fazer algum retorno de jeito nos próximos tempos, não nos vamos poder simplesmente focar num fundo global e esperar que resulte. Há pequenas bolsas de oportunidades que é preciso andar atento para identificar. 

No limite com a subida dos juros vamos poder começar a olhar para bonds novamente e fugir um bocado à instabilidade e volatilidade do mercado accionista.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 8/24/2022 at 11:16 AM, D@vid said:

Outra alternativa na compra de dívida Portuguesa são mesmo as OTs, como é o exemplo da OT 2034 com taxa de 2,25% a cotar a 99%, com a possibilidade da subida das obrigações ainda se vende antes da maturidade com boa mais valia.

@vila espalha isso por vários investimentos, mas deixar de fora um CA Património da CA  ou um Property Real Estate com subidas ao dia...eles iam adorar haha.

Tens ideia se este tipo de produto tem boa liquidez?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 03/09/2022 às 18:47, JM_ disse:

Tens ideia se este tipo de produto tem boa liquidez?

Se levares até à maturidade não tens de te preocupar com isso, se for para vender antes, podes dar sempre uma olhada na Euronext, vejo ali algumas negociações.:

# SHARES COMPRA VENDA SHARES #
    1 150 000 95,61 98,61 150 000 1
    1 2 000 95,60 99,25 2 000 1
    1 150 000 95,00 101,00 2 000 1
    1 75 000 55,00 150,00 100 000 1

Reparei que a mesma está nos 98%, para além da taxa de juro ser de 2,25%, já existe aqui mais 2% extra na maturidade.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    9 hours ago, D@vid said:

Se levares até à maturidade não tens de te preocupar com isso, se for para vender antes, podes dar sempre uma olhada na Euronext, vejo ali algumas negociações.:

# SHARES COMPRA VENDA SHARES #
    1 150 000 95,61 98,61 150 000 1
    1 2 000 95,60 99,25 2 000 1
    1 150 000 95,00 101,00 2 000 1
    1 75 000 55,00 150,00 100 000 1

Reparei que a mesma está nos 98%, para além da taxa de juro ser de 2,25%, já existe aqui mais 2% extra na maturidade.

Vou monitorizar na Euronext para perceber se tem liquidez. A ideia seria vender antes da maturidade. Na tabela que colocaste, por exemplo, parece-me que o spread/gap compra-venda é grande. Talvez não tenha muita liquidez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, dfserra disse:

Encontrei no morningstar vários fundos da UBS de imobiliário direto tal como o
    UBS (Lux) Rel Est Sel Gl I96 EUR In
    ISIN LU1435275497
    que tem desempenhos interessantes.

Alguém sabe se é possível investir em Portugal.

Se não estiverem na oferta online tenta contactar se é possível investir em privado, a maioria dos banco tem protocolo com a UBS, pode ser possível investir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Se não estiverem na oferta online tenta contactar se é possível investir em privado, a maioria dos banco tem protocolo com a UBS, pode ser possível investir.

No best e invest não aparece. Boa sugestão de os contatar.

Mas alguém tem opinião destes fundos?
    O fundo que indiquei tem a 5 anos uma rentabilidade de 7% o que para um fundo imobiliário parece-me bastante bom.
    Tem uma volatilidade mais elevada de que outros fundos imobiliários, o que provavelmente se deve a alterações cambiais visto que é um fundo global.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, dfserra disse:

No best e invest não aparece. Boa sugestão de os contatar.

Mas alguém tem opinião destes fundos?
    O fundo que indiquei tem a 5 anos uma rentabilidade de 7% o que para um fundo imobiliário parece-me bastante bom.
    Tem uma volatilidade mais elevada de que outros fundos imobiliários, o que provavelmente se deve a alterações cambiais visto que é um fundo global.

Parece ser de distribuição esse.

O Best já acrescentou alguns fundos á sua oferta depois de serem pedidos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites