Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Outra alternativa na compra de dívida Portuguesa são mesmo as OTs, como é o exemplo da OT 2034 com taxa de 2,25% a cotar a 99%, com a possibilidade da subida das obrigações ainda se vende antes da maturidade com boa mais valia.

@vila espalha isso por vários investimentos, mas deixar de fora um CA Património da CA  ou um Property Real Estate com subidas ao dia...eles iam adorar haha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

1 minute ago, D@vid said:

Outra alternativa na compra de dívida Portuguesa são mesmo as OTs, como é o exemplo da OT 2034 com taxa de 2,25% a cotar a 99%, com a possibilidade da subida das obrigações ainda se vende antes da maturidade com boa mais valia.

@vila espalha isso por vários investimentos, mas deixar de fora um CA Património da CA  ou um Property Real Estate com subidas ao dia...eles iam adorar haha.

Onde sugeres que se comprem as OT? E custos associados? Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, Abracadabra disse:

0,6% ao ano + 0,5% bonus = 1,1% ao ano!

Mês de Agosto está a pagar o CA a 1,103%.

Mês de Setembro deverá ser um valor por volta de 1,4%

Como dizia o outro...é só fazer as contas!

Mas a taxa não atualiza trimestralmente?

Ou seja, esses que estão a dar 0,6% no próximo trimestre passarão para o valor que deve rondar os 1,4 ou 1,5% + os 0,5% de bonificação certo? E assim esses 0,5% voltarão ainda a ser pagos nos 3 trimestres seguintes contra 3 trimestes sem bonificação havendo resgate.

Eu achava que era assim que funcionava, se não estou a pensar bem e alguém conseguir explicar isto de forma mais clara sff. É que se não for assim também ando a perder dinheiro ao não resgatar os que tenho desde 2020.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

quanto aos certificados de aforro
    A taxa euribor 3M está em 0,45% significa que em breve os certificados rendem 1,45%. Em 10 anos a média da bonificação é 0,7%. pelo que a este nível de taxas a média a 10 anos dos CA é aproximadamente 2,15%.
    Claro que a taxa real vai depender das flutuações da euribor, e a média de  0,7% de bonificação só é atingido ao fim de 10 anos. De todo o modo começa a ser interessante para produtos sem risco.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, D@vid disse:

Obrigado a todos pelas opiniões. Eles já têm um valor considerável no property real estate e por esse motivo queria diversificar. O CA patrimonio julgo que só funciona em titulares de conta na caixa agrícola e como os gestores sao os mesmos do property há o risco dos "ovos na mesma cesta"!

Em relação ao ppr vintage que sugeriste tb dei uma vista de olhos mas a composição dele é maioritariamente obrigações o que nao me faz parecer que tenha resultados positivos nos próximos tempos!

CA tb têm!:) a minha questão é só mesmo combater a inflação! 

Vou ponderar! 

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, vila disse:

Obrigado a todos pelas opiniões. Eles já têm um valor considerável no property real estate e por esse motivo queria diversificar. O CA patrimonio julgo que só funciona em titulares de conta na caixa agrícola e como os gestores sao os mesmos do property há o risco dos "ovos na mesma cesta"!

Em relação ao ppr vintage que sugeriste tb dei uma vista de olhos mas a composição dele é maioritariamente obrigações o que nao me faz parecer que tenha resultados positivos nos próximos tempos!

CA tb têm!:) a minha questão é só mesmo combater a inflação! 

Vou ponderar! 

Obrigado

CA só na Caixa sim, mas os gestores não são os mesmos, a gestora sim é a mesma, mas se já têm o Property no Best então está tudo bem.

O PPR Vintage é maioritariamente obrigações claro, por isso faz dele um PPR mais conservador ( daí darem capital garantido, o que não acontece na maioria dos Fundos PPR ), mas em relação aos resultados positivos depende do que entendes próximos tempos, próximos meses? não terá resultados positivos, acima de 1 ano? é esperar pela viragem do mercado e vais ver as obrigações a bombar, é que as taxas vão subir mas em meados de 2023 os bancos centrais vão ter de as baixar novamente.

Actualmente estamos a falar em inflação próximo de 10%, só mesmo activos de maior risco ( acções, fundos e ETFs, ) é que vão conseguir a combater nos próximos tempos, mas não devias te preocupar com isso em relação aos teus pais, a preocupação é mesmo não lhes criar stress em demasiado, se achares que eles não te vão chatear nos próximos tempos porque têm o capital a diminuir então o Acatis é uma excelente opção, mas quem foi averso ao risco sempre será, tal como falou o @5coroas, é fácil dizerem que não têm receio do mercado ou que investem para longo prazo mas à mínima queda começam a espernear 🤣

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, vila disse:

a minha questão é só mesmo combater a inflação! 

Os ativos que se comportam melhor em períodos de inflação são as ações e o imobiliário. (Não conto commodities aqui para o caso).

Parece-me que a volatilidade do mercado acionista não se adequa ao contexto e pelo que dizes já têm uma posição num fundo imobiliário e em CA's.

As alternativas parecem ser o reforço nos investimentos já existentes, ou então, considerando o montante e havendo paciência, investir diretamente num imóvel para arrendamento. O dinheiro "estará ali" e a gerar um cashflow periódico que poderá ser utilizado para reinvestir ou pagar umas férias anuais. Até quiçá poderias ficar tu a gerir o arrendamento e ganharias também algo no processo. Dependendo da localização, até poderia ter uma rentabilidade superior optando pelo arrendamento de curta duração, tipo airbnb. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Actualmente estamos a falar em inflação próximo de 10%, só mesmo activos de maior risco ( acções, fundos e ETFs, ) é que vão conseguir a combater nos próximos tempos

* poderão eventualmente

:D Pensas que isto é Certificados de Aforro ou quê!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Patanisca disse:

* poderão eventualmente

:D Pensas que isto é Certificados de Aforro ou quê!

Não me digas que não tens fundos de acções a render mais que a inflação no último mês? 🤣

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 38 minutos, D@vid disse:

O mau investidor imobiliário não é muito diferente do mau investidor de acções, compra sempre quando o mercado sobe...

Estando o mercado imobiliário como está comprar neste momento imóveis para arrendar só mesmo num suposto bom negócio ( o que lá isso quererá dizer aos dias de hoje).

Continhas muito bem feitas aqui antes de se meteram nisso é o conselho que dou: https://arrowplus.pt/simulador-rentabilidade-investimento-imobiliario/

Fiz aí umas simulaçõezecas e concluí que vale mais os Certificados de Aforro que andar a investir em imobiliário :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, superkinas disse:

imobiliário ou fundos imobiliário ?

fundos imobiliario estão 4 % ano nos ultimos 10 anos.

máximo c aforro é salvo erro 3%

Eu sou um fundo dependente 🤣, prefiro um fundo de acções a acções, fundo de imobiliário a compra de casas, fundo de obrigações a obrigações e demais dívidas.

Mas isto sou eu e cada um é como cada qual, só não entendo é como se prefere comprar imóveis num contexto em que os preços estão a subir, está-se a comprar mais caro e com uma yield muito mais baixa ( só se puxarem muito pelas rendas mas depois vão arrendar a quem? ) a não ser que se contentem com 3% líquidos de yield, eu jamais compraria um imóvel para ganhar 3% ou 4% ao ano líquidos.

Os imóveis têm algo fantástico em termos psicológicos, pode vir um segundo subprime e o imóvel desvalorizar 30% que estamos nem aí, já se um fundo desvaloriza 30% toca a vender 🤣🤣

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

no fundo da property  quais as comissões associadas ?

subscrição não tem, tem apenas a de resgate, 0.5% minimpo após 3 anos certo ?

Isto dentro das janelas de resgate.

Editado por superkinas
    acrescentar pergunta
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 24/08/2022 às 21:53, superkinas disse:

no fundo da property  quais as comissões associadas ?

subscrição não tem, tem apenas a de resgate, 0.5% minimpo após 3 anos certo ?

Isto dentro das janelas de resgate.

Acho que é isso sim.

Tempo passa depressa, já tem dois anos....

Captura-de-ecr-2022-08-31-082535.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites