Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 hora, N.Rocha disse:

Wikipedia, "Yes, sir" moment ( another )

FYxOhTuWQAABAwa?format=jpg&name=large

Desconhecia. Obrigado. Comentário relevante:

From “The Economist”:

Officially, the decision about whether or not the American economy is in recession belongs to the business-cycle dating committee of the National Bureau of Economic Research (NBER)… they consider a range of variables beyond GDP, from consumption to industrial production, with a view to idnentifying downturns that are truly spread across the economy.

Time will tell if NBER calls a recession.

O que nos leva pelo rabit hole... O que é que o NBER considera na análise para decidir se houve uma recessão?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

o rabit hole, é que a edição desta pagina na wiki está locked ... :D

há 30 minutos, Virtua disse:

O que nos leva pelo rabit hole... O que é que o NBER considera na análise para decidir se houve uma recessão?

Bem, se estivesse um republicano na casa branca, no questions ! recessão.

Caso contrario, é esperar pelo Q3

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

esta subida julho soube bem, principalmente depois sangria primeiro semestre. a volatilidade é o factor predominante e em outubro-novembro vem ai as eleições intercalares americanas assim como o inverno na europa e o possível racionamento do gás.

Vai dar para acumular algumas mais valias e capital para o ultimo trimestre ano....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, superkinas disse:

em outubro-novembro vem ai as eleições intercalares americanas

Daí a cena dos democratas dizerem que "nah, a definição de recessão de 2 quarters negativos consecutivos, que se diz há décadas, é tudo treta, factos são para believers, nós é que determinamos os factos. Não há cá recessão nenhuma neste governo Biden".

O meu portfolio de FI está a -9.5% YTD. Ainda tem que subir 10% para subir à linha de água.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Patanisca disse:

O meu portfolio de FI está a -9.5% YTD. Ainda tem que subir 10% para subir à linha de água.

O meu está com -2,69% graças ao bom andamento do NASDAQ durante este mês. :) E ainda poderia estar bem melhor se o maldito META (fb) não estivesse a portar-se tão mal.:angry:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, N.Rocha disse:

o rabit hole, é que a edição desta pagina na wiki está locked ... :D

Bem, se estivesse um republicano na casa branca, no questions ! recessão.

Caso contrario, é esperar pelo Q3

acredito que sim. Tal como em Portugal a direita e a esquerda são tratados de forma diferente pelos media. Não vejo telejornais por isso e outras coisas.

Vivemos num mundo em que cada pessoa/facção diz as coisas como mais lhes convém (e da forma que mais lhe convém).

Mas isso não me acrescenta nada. Por isso até pode ser que aprenda alguma coisa com essa do NBER. Por acaso sempre achei os 2 trimestres negativos ser recessão meio arbitrário. Dois trimestre com queda acumulada de -5/6% e 2 trimestres com queda acumulada de 2% com os desemprego em mínimos históricos são diferentes.

Tenho que ver isso do NBER e o que eles consideram para ser recessão.

há 43 minutos, D@vid disse:

Eu aguardo que o @Virtuaactualize as cotações no portfolyou para ver a minha rentabilidade ytd 😆

Quanto pagas?

P.S. Estive de férias. Para a semana já actualizo!!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Virtua disse:

acredito que sim. Tal como em Portugal a direita e a esquerda são tratados de forma diferente pelos media. Não vejo telejornais por isso e outras coisas. Mas isso não me acrescenta nada. Por isso até pode ser que aprenda alguma coisa com essa do NBER. Por acaso sempre achei os 2 trimestres negativos ser recessão meio arbitrário. Dois trimestre com queda acumulada de -5/6% e 2 trimestres com queda acumulada de 2% com os desemprego em mínimos históricos são diferentes.

Tenho que ver isso do NBER e o que eles consideram para ser recessão.

Quanto pagas?

P.S. Estive de férias. Para a semana já actualizo!!

Só tenho dólares e bitcoins...

o-que-significa-out-of-the-money-4.jpg.w

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Burry acertou na crise de 2007-09, e ninguém lhe pode tirar o mérito. Desde então já falhou nas suas previsões várias vezes.

Dizia o Jack Bogle: "Não conheço ninguém que acerte regularmente nas subidas/descidas dos mercados. Nem conheço ninguém que conheça alguém, que acerte regularmente nas subidas/descidas dos mercados 😉

Editado por USD
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, USD disse:

Dizia o Jack Boogle: "Não conheço ninguém que acerte regularmente nas subidas/descidas dos mercados. Nem conheço ninguém que conheça alguém, que acerte regularmente nas subidas/descidas dos mercados 😉

Isso é porque o Bogle não conhecia o D@vid, o oráculo do Dr Finanças 😂

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Burry acertou em grande uma vez. Mas em grande mesmo. Apercebeu-se da gigantesca bolha imobiliária antes dos outros (ou foi, pelo menos, um dos primeiros a agir em relação à descoberta). 

Depois disso, têm sido quase só disparates. Desde dizer que os ETFs iam estoirar (nem percebi bem como é que isso seria possível) a outras pérolas que tal. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, Louie disse:

Isso é porque o Bogle não conhecia o D@vid, o oráculo do Dr Finanças 😂

Vai-se acertando em algumas coisitas, quem anda nisto há mais de 20 anos vai acertando, mas como sou investidor para longo prazo isso nem interessa para nada, mas deu algum gozo na análise que fiz ao S&P 500, a mesma a que respondeste:

"A mim não faz sentido nenhum 😂 e custa-me a acreditar que um tipo sensato como tu se deixe ir nas bolas de cristal da maya ou do professor karamba.

A at é boa a descrever o passado. Já a prever o futuro... ainda estou para saber quem viu nos gráficos as tarifas do sr trump, o corona vírus ou as intenções e ações de putin o grande. E isto são só os eventos mais recentes... tanta coisa pode acontecer que se calhar terias mais sucesso em adivinhar a chave do euromilhões 🤑"

Pena só ter jogado no totobola e não ter tentado o euromilhões 🤣

E também fiz aquela tal para o OIL a 18 de Junho ( quando estava a 116 USD ) "olho para quilo e só vejo assim uma queda de mais de 35% desde o último máximo nos 123usd nos próximos meses, isso atiraria o oil para cerca dos 80usd..."

Quem sabe se não se acerta também 👍

No meio disto tudo nada como o DCA, quem o tem feito desde Janeiro já deve ter as carteiras positivas este ano.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Vai-se acertando em algumas coisitas, quem anda nisto há mais de 20 anos vai acertando, mas como sou investidor para longo prazo isso nem interessa para nada, mas deu algum gozo na análise que fiz ao S&P 500, a mesma a que respondeste:

"A mim não faz sentido nenhum 😂 e custa-me a acreditar que um tipo sensato como tu se deixe ir nas bolas de cristal da maya ou do professor karamba.

A at é boa a descrever o passado. Já a prever o futuro... ainda estou para saber quem viu nos gráficos as tarifas do sr trump, o corona vírus ou as intenções e ações de putin o grande. E isto são só os eventos mais recentes... tanta coisa pode acontecer que se calhar terias mais sucesso em adivinhar a chave do euromilhões 🤑"

Pena só ter jogado no totobola e não ter tentado o euromilhões 🤣

E também fiz aquela tal para o OIL a 18 de Junho ( quando estava a 116 USD ) "olho para quilo e só vejo assim uma queda de mais de 35% desde o último máximo nos 123usd nos próximos meses, isso atiraria o oil para cerca dos 80usd..."

No meio disto tudo nada como o DCA, quem o tem feito desde Janeiro já deve ter as carteiras positivas este ano.

E mantenho tudo o que disse. A 12 de Fevereiro também disse o seguinte:

"Eu que não pesco nada disto diria que as quedas de Janeiro foram apenas a antecipação da mais que previsível subida de juros em Março (que a FED entretanto veio confirmar).

Sobre a inflação pouco ou nada se sabe sobre a sua trajectória. Penso que enquanto permanecer a incerteza sobre a tendência da inflação e qual a proporção da resposta do BC's, as bolsas vão andar ao sabor das expectativas do momento.

Duvido que o OIL esteja a caminho da Lua e penso que as crises políticas e as guerras terão mais impacto nas audiências da comunicação social do que nos mercados. Mas posso estar enganado. 

As subidas súbitas de última hora é apenas o smart money no buy the dip.

O melhor a fazer é acalmar as emoções, não inventar e seguir o plano. A minha bola de cristal diz-me que daqui a 20 anos quando olharmos para o gráfico veremos um percalço no caminho, nada mais. Mas lá está, posso estar enganado enquanto caminhamos calmamente para a idade da pedra."

Não quero menosprezar a tua experiência, que é importante e relevante, mas eu ando nisto há menos de metade do tempo que tu andas e já vi que não vale a pena tentar fazer grandes previsões porque há eventos que não se podem prever (pandemias, guerras, etc) e os próprios mercados têm uma certa irracionalidade dentro da sua racionalidade.

Ex: subida de juros por parte da FED

Manchete do jornal A às 10H: "os mercados estão a cair em reação ao anúncio da FED em subir as taxas de juro  provocando o receio de conduzir a economia a uma recessão."

Manchete do jornal A às 15H: "os mercados estão a subir devido ao anúncio da FED em subir as taxas de juro, revelando o seu forte compromisso em travar a inflação galopante."

Eu penso que além dos fundamentais e da evolução macroeconómica, o fator psicológico e comportamental dos investidores determina cada vez mais a direção dos mercados, especialmente hoje em dia onde tudo é informatizado e digital, onde as ordens são executadas à velocidade da luz e por isso os mercados assemelham-se a um mar picado. E sem contar que ainda há computadores a executar algoritmos de negociação que custaram milhões (trading de alta frequência) para detetar e aproveitar ineficiências. Andar a queimar pestanas com gráficos, com relatórios e contas e boletins estatísticos não me parece a melhor forma do investidor comum ocupar o seu tempo. Mais vale traçar um plano, ter consciência que será como andar numa montanha russa e não ligar muito à espuma dos dias.

Buffett, Marks, Dalio e muitos outros têm proferido citações sobre os ciclos dos mercados e os sentimentos associados (medo, ganância). Seremos nós, average Joe's, sentados em casa de boxers ao computador a ler atas da FED, boletins estatísticos do BCE ou a traçar indicadores no Trading View que iremos prever o que vai acontecer? Ou um gajo qualquer a fazer o mesmo no YouTube? Eu até pensava que quem investe em FIGA's pagasse TER's premium para lhes fazerem essa papinha. Senão para quê o trabalho?

há 2 horas, D@vid disse:

É fazer a aposta. Experimenta fazer durante um ano e depois analisa os resultados.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Louie disse:

Eu até pensava que quem investe em FIGA's pagasse TER's premium para lhes fazerem essa papinha. Senão para quê o trabalho?

Isso é o que eu respondo ( não tanto em relação aos TER porque já disse e falando por mim pouco me interessa ) ao pessoal que tenta fazer gestão activa e market timming em fundos de investimento, se há um gestor nos fundos que tem e deve analisar os mercados e decidir porque havemos de nós andar a deambular entre fundos e a tirar e a meter? para isso compra-se acções e obrigações.

A curiosidade foi mais no sentido para onde poderíamos ir, foi mais psicológico mas na verdade é que depois da análise carreguei com mais força no Legg Mason lol

29/06 a 15/08 Legg Mason: +20%

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites