Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Os fundos pouco se ressentiram do shutdown... o que me leva a concluir que realmente eu não percebo nada disto.

Em maio só porque o Bernanke disse que os estimulos à economia iriam diminuir, o que tem logica face á melhoria da situação económica, os fundos de obrigações e acções vieram por aí abaixo.

Agora perante uma situação que me parecia mais grave, os fundos mantiveram a tendencia de subida (ainda bem :) ).

Não percebo. ???

Não se entende muito é verdade tens razão, a única explicação que vejo foi o mercado ter visto esta coisa do shutdown e do default como uma birrinha, e que sabiam que nem fosse um dia antes (parece que é o que vai acontecer) chegariam a um acordo, como já não tinha sido o 1º shutdown da história nem ligaram muito, enquanto que a questão do Bernanke é algo mais consistente, embora, fosse algo que também já se esperaria, desde o ano passado que se falava nisso, mas ouvir da boca do "chefe" é diferente, e o mercado entrou numa espécie de pânico exagerada...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Não se entende muito é verdade tens razão, a única explicação que vejo foi o mercado ter visto esta coisa do shutdown e do default como uma birrinha, e que sabiam que nem fosse um dia antes (parece que é o que vai acontecer) chegariam a um acordo, como já não tinha sido o 1º shutdown da história nem ligaram muito, enquanto que a questão do Bernanke é algo mais consistente, embora, fosse algo que também já se esperaria, desde o ano passado que se falava nisso, mas ouvir da boca do "chefe" é diferente, e o mercado entrou numa espécie de pânico exagerada...

Concordo contigo. Consigo perceber que os investidores tenham percebido que, mais cedo ou mais tarde, este desentendimento entre democratas e republicanos que levou ao shutdown, se resolveria.

Não percebo é a queda brutal dos fundos em Maio/Junho mas é como dizes... foi um exagero, perante algo que me parece evidente e logico que é o abrandamento dos estimulos por parte do FED.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Concordo contigo. Consigo perceber que os investidores tenham percebido que, mais cedo ou mais tarde, este desentendimento entre democratas e republicanos que levou ao shutdown, se resolveria.

Não percebo é a queda brutal dos fundos em Maio/Junho mas é como dizes... foi um exagero, perante algo que me parece evidente e logico que é o abrandamento dos estimulos por parte do FED.

"Comprar no rumor, vender na notícia" - Nada nos garante que após o acordo não comecem a descer.

Estas medidas entram em vigor a partir de Janeiro?

O que acontece a quem tinha fundos nacionais em que o valor apresentado era líquido? É que os fundos estiveram a pagar essa retenção diariamente. Dito isto antes do final do ano vou resgatar fundos portugueses.

Acresce ainda que os fundos vão passar a pagar IS 0,01 - 0,2%. Nos últimos anos tem sido retirados bastantes privilégios aos fundos portugueses, mais um motivo para afastar investimento de Portugal. Compensa ter sede no Luxemburgo :)

Quanto a ser alvo de retenção no resgate a única vantagem é que deixa-se de declarar em "mais-valias" (que é o que acontece agora, salvo erro), aplicam os 28% ou espera-se pelo englobamento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje recebi uma chamada do gestor do BES a aconselhar a subscrição do fundo de ações ES Momentum.

O que acham da sugestão?

Possuo o Monetario e Rendimento Plus

A ideia é boa, apimentar um pouco mais a carteira com um fundo de acções, no entanto, mais um fundo BES, compreendo que não possam apresentar mais nada :) mas.. à que diversificar também um pouco a niver de gestoras, vamos analisar esse e um da mesma categoria:

ES Momentum

Desv.Padrão(3a.) 9.43 %

Rentabilidade média 4.52 % Liquidos

Rácio de Sharpe 0.40

Beta 0.99

Alfa -7.30

Parvest Equity World Low Vol N

Desv.Padrão(3a.) 8.58 %

Rentabilidade média 11.35 % 8.17% Liquidos

Rácio de Sharpe 1.19

Beta 0.76

Alfa 1.46

Olhando para isto que fundo preferes? à que analisar o que se tem em mãos e ver se há alternativas melhores, se houver, é melhor ir para o que apresenta melhores resultados, se falarmos em números e para um investimento de 10 000€ o ES Momentum daria-te uma mais valia média anual durante 3 anos de 452€/ano, no Parvest os mesmos 10 000€ dariam liquidos á volta dos 817€/ano...quase o dobro...

Mas para ires para o Parvest só em bancos tipo BiG, Best... plo menos Best tem porque foi onde fui analisar agora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

realmente verifica-se alguma diferença mas teria que ter conta no BEST ja tenho na cgd (emprestimo) e BES e ter 3 bancos para mim acho mto

agradeço a explicaçao vou ter de refletir

Como se costuma dizer rentabilidades passadas podem não reflectir rentabilidades futuras, é obvio, e até pode haver alternativas melhores, mas eu em pouco mais de 10minutos vi um fundo que na globalidade e numa média de 3 anos apresenta melhores resultados que o Momentum, o que não quer dizer que se repitam ou que as coisas não se alterem claro, mas salta a vista que plo menos este parece-me melhorzinho, para além da questão da diversificação, que na minha opinião pessoal também deve de passar por alocar em gestoras diferentes, o BES falou-te neste, a seguir vai falar no ES Portugal acções, no ES Obrigações Europa...temos de fazef como na publicidade deles da D. Inércia haha, temos também nós de procurar melhores alternativas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

claro...vao falar neles todos ate o cliente "cair" num.

por isso é  que gosto de visitar diariamente este forum porque aqui felizmente existe uma imparcialidade incrivel, este conjunto de experiencias fazem-nos ver as situaçoes de um outro angulo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

claro...vao falar neles todos ate o cliente "cair" num.

por isso é  que gosto de visitar diariamente este forum porque aqui felizmente existe uma imparcialidade incrivel, este conjunto de experiencias fazem-nos ver as situaçoes de um outro angulo.

quase que diria para subscreveres

ou o es plano crescimento + risco

ou es plano prudente - risco

em substituição desses que tens e aconselham ;)

na minha opinião ficarias melhor servido...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

que perguntas Cardoso?

"O que acontece a quem tinha fundos nacionais em que o valor apresentado era líquido? É que os fundos estiveram a pagar essa retenção diariamente. Dito isto antes do final do ano vou resgatar fundos portugueses."

Imaginemos um caso no FI português se até ao final do ano tiver 500€ de mais-valia, que seria líquida. O que acontece se resgatar em 2014 com as novas regras?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apenas posso especular, das duas uma, ou apenas será aplicado os 28% aos novos montantes ficando o restante capital já líquido, ou serão devolvidos os 25% para na altura de resgatar lá se irem 28%. Há mais maneira de o fazerem e em qualquer uma não vejo grandes dificuldades. Certamente não iremos pagar 28% em cima dos 25%, isso seria dupla tributação, o que é ilegal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Adicionei na 1ª página mais uma categoria "Fundos de Poupança Reforma", não são mais do que fundos mistos, mas estes mesmo para uma perspectiva de muito longo prazo, onde para alêm da possibilidade de tirar uma maior rentabilidade que os PPR "normais" de seguros, acabam por ter os mesmos beneficios, tanto a nivel fiscal com a redução da taxa de IRS a partir dos 5 anos, assim como na possibilidade de os declarar no IRS, apenas coloquei 3, estes encontram-se na oferta do Banco Best, no entanto deixo o link do site da da APFIPP onde poderão ver as performances de outros FPRs comercializados nos próprios bancos ou noutras instituições, os FPR encontram-se mais ou menos a meio da página.

http://www.apfipp.pt//report.aspx?itemcode=MR_FIM_PUB_PT.rpt&calendar=yes&type=FIM

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Adicionei na 1ª página mais uma categoria "Fundos de Poupança Reforma", não são mais do que fundos mistos, mas estes mesmo para uma perspectiva de muito longo prazo, onde para alêm da possibilidade de tirar uma maior rentabilidade que os PPR "normais" de seguros, acabam por ter os mesmos beneficios, tanto a nivel fiscal com a redução da taxa de IRS a partir dos 5 anos, assim como na possibilidade de os declarar no IRS, apenas coloquei 3, estes encontram-se na oferta do Banco Best, no entanto deixo o link do site da da APFIPP onde poderão ver as performances de outros FPRs comercializados nos próprios bancos ou noutras instituições, os FPR encontram-se mais ou menos a meio da página.

http://www.apfipp.pt//report.aspx?itemcode=MR_FIM_PUB_PT.rpt&calendar=yes&type=FIM

Parecem-me todos pouco interessantes :/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parecem-me todos pouco interessantes :/

Este fundo é pouco interessante? acrescentado ainda mais o facto de a taxa de IRS cair para os 8,6% após 8 anos?

ES PPR

Desv.Padrão(3a.) 6.85 %

Rentabilidade média 9.55 %

Rácio de Sharpe 1.24

Beta 1.02

Alfa 3.43

Ou o ES PPR Vintage com estas performances?

2008 1,97%

2009 4,33%

2010 4,60%

2011 1,59%

2012 4,76%

Na minha opinião não me parecem maus de todo, para fundos mistos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Vintage nao vi (nao tinha link morningstar... ;D ) o outro do BES teve um grande salto em 2012 (sera' q foi devido as obrigacoes PTs?) mas nos outros anos parece-me ... assim assim.

O facto de poderes ter IRS de 11% (acho q ja' nao e' de 8%) sim fa-los mais interessantes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Vintage nao vi (nao tinha link morningstar... ;D ) o outro do BES teve um grande salto em 2012 (sera' q foi devido as obrigacoes PTs?) mas nos outros anos parece-me ... assim assim.

O facto de poderes ter IRS de 11% (acho q ja' nao e' de 8%) sim fa-los mais interessantes.

É de 8,6%, a não ser que venha ai algo novo no OE2014, esses 11% que falas são para os seguros de capitalização, os PPR têm taxas de IRS diferentes...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dos fundos de PPR quem foram apresentados já tive o do BPI com reforços mas parei, não fiquei impressionado pela performance, aliás olhando para este ano um fundo que tem 46% de acções, que estão em forte alta este ano, e 36% em liquidez e que tem apenas 1,5% YTD, parece-me claramente pouco.

No ES PPR, o 2012 desvirtuou completamente os resultados. E a classificação de misto defensivo é enganador pois tem muita exposição a Portugal, Grécia e Itália em carteira, que foi o que levou ao 2012 excelente, tivesse corrido mal num destes países e os outros iriam por arrasto e se calhar agora em vez de 23% positivos estaríamos a falar de 30% negativo.

O Vintage tem muita exposição a Portugal e penso que para PPR podia ter mais exposição a acções visto que é para o longo prazo longo prazo, mas isto já é um gosto pessoal. Entre os 3 iria claramente para este.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dos fundos de PPR quem foram apresentados já tive o do BPI com reforços mas parei, não fiquei impressionado pela performance, aliás olhando para este ano um fundo que tem 46% de acções, que estão em forte alta este ano, e 36% em liquidez e que tem apenas 1,5% YTD, parece-me claramente pouco.

No ES PPR, o 2012 desvirtuou completamente os resultados. E a classificação de misto defensivo é enganador pois tem muita exposição a Portugal, Grécia e Itália em carteira, que foi o que levou ao 2012 excelente, tivesse corrido mal num destes países e os outros iriam por arrasto e se calhar agora em vez de 23% positivos estaríamos a falar de 30% negativo.

O Vintage tem muita exposição a Portugal e penso que para PPR podia ter mais exposição a acções visto que é para o longo prazo longo prazo, mas isto já é um gosto pessoal. Entre os 3 iria claramente para este.

Sei bem do que falas :) tenho o BPI Acções, fi-lo há cerca de 7/8 anos, foi mais no sentido do empréstimo da casa, teve uma forte valorização ao inicio, depois estagnou e na altura até aplaudi a gestão nesse sentido, num ano (2008) de fortes quedas o PPR manteve-se firme e não desvalorizou, no entanto, acho que a partir daí ficaram um pouco a ver no que ia dar e mantiveram-se muito defensivos, tanto que as performances não tem sido por ai alêm é verdade, e num ano em que as acções têm valorizado o fundo está muito quietinho, apenas o coloquei porque se acho que os fundos são investimentos para médio/longo prazo de 3/5 anos plo menos, nestes casos dos FPR é para 10/15/20 anos, no entanto, há que estar de olho e ver se vale a pena estar tanto tempo com eles, mas o facto de o IRS passar de 28% nos fundos para 8,6% nos FPR... acaba por ser algo muito apelativo, para não falar na possibilidade de colocar como beneficio fiscal no IRS, embora eu não seja muito adepto disso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apenas posso especular, das duas uma, ou apenas será aplicado os 28% aos novos montantes ficando o restante capital já líquido, ou serão devolvidos os 25% para na altura de resgatar lá se irem 28%. Há mais maneira de o fazerem e em qualquer uma não vejo grandes dificuldades. Certamente não iremos pagar 28% em cima dos 25%, isso seria dupla tributação, o que é ilegal.

Exactamente o que eu acho...não sei é se não teríamos que solicitar algum documento adicional ou o banco faria essas contas  (devolução de 25% para depois aplicar-se os 28%).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva, vi este fundo noutro lado:

- Dynamic Bond da Jupiter (LU0459992896) que conseguiu recuperar bastante bem as quebras do verão e sempre vai pagando na casa dos 4,5% (anual) todos os trimestres.

Estava interessado neste tipo k paga dividendos, pelo sim pelo não sabe bem cair X na conta.

Agora o meu problema é k já tenho 20 fundos (~25k).

O que acham de deva resgatar, para subscrever o acima

[table]    [tr] [td]soc. gestora[/td] [td]fundo[/td] [td]rend %[/td] [td]Alocação[/td] [/tr]  [tr] [td]Allianz Global[/td] [td]Allianz Eup Growth[/td] [td]2,63[/td] [td]

8%

[/td] [/tr] [tr] [td]ESAFM[/td] [td]ES Liquidez[/td] [td]0,09[/td] [td]

2%

[/td] [/tr] [tr] [td]ESAFM[/td] [td]ES Monetário[/td] [td]0,25[/td] [td]

22%

[/td] [/tr] [tr] [td]ESAFM[/td] [td]ES Pl Pruden[/td] [td]-0,46[/td] [td]

13%

[/td] [/tr] [tr] [td]ESAFM[/td] [td]ES Portugal Acç[/td] [td]0[/td] [td]

1%

[/td] [/tr] [tr] [td]ESAFM[/td] [td]ES Rendimento[/td] [td]0,15[/td] [td]

20%

[/td] [/tr] [tr] [td]Eurizon[/td] [td]EEF Cons Stapl R[/td] [td]-4,26[/td] [td]

2%

[/td] [/tr] [tr] [td]F&C[/td] [td]FC Emerg Mkt Bond[/td] [td]-8,47[/td] [td]

2%

[/td] [/tr] [tr] [td]F&C[/td] [td]F&C Europ SmallCap[/td] [td]4,65[/td] [td]

2%

[/td] [/tr] [tr] [td]Invesco[/td] [td]Inv Balan-Ris Allo[/td] [td]1,15[/td] [td]

2%

[/td] [/tr] [tr] [td]JPMorgan[/td] [td]JF ASEAN Equity[/td] [td]-4,28[/td] [td]

1%

[/td] [/tr] [tr] [td]Nordea[/td] [td]Nord Glb Stable Eq[/td] [td]0,96[/td] [td]

1%

[/td] [/tr] [tr] [td]PIMCO[/td] [td]P Diversif Inc[/td] [td]-3,86[/td] [td]

4%

[/td] [/tr] [tr] [td]PIMCO[/td] [td]P Glob RealRet[/td] [td]-7,66[/td] [td]

4%

[/td] [/tr] [tr] [td]PIMCO[/td] [td]P Total Ret Bd[/td] [td]-2,94[/td] [td]

4%

[/td] [/tr] [tr] [td]Pictet[/td] [td]P Japan Eq Opp Eur[/td] [td]-1,87[/td] [td]

2%

[/td] [/tr] [tr] [td]Pictet[/td] [td]PF US Hig Yield-HR[/td] [td]-1[/td] [td]

2%

[/td] [/tr] [tr] [td]Pictet[/td] [td]Pictet F-Water[/td] [td]0,32[/td] [td]

2%

[/td] [/tr] [tr] [td]Pioneer[/td] [td]PI US Fund Grw[/td] [td]1,56[/td] [td]

4%

[/td] [/tr] [tr] [td]Schroders[/td] [td]S Glb Multi-Asset[/td] [td]-3,08[/td] [td]

4%

[/td] [/tr] [/table]

Agradeço a vossa ajuda, já que sou um iniciado nesta matéria.

Logo não recomendo que sirva de referencia para ninguém a minha carteira

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sinceramente fundos a mais só atrapalha, a partir dos 10 fundos já é um exagero.

O D@vid pode dar-te uma opinião. Eu concordo com a diversificação mas 20 fundos? Será que não tens categorias com mais de 3 fundos, mesmo sector e zona geográfica?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )