Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 9 horas, dfserra disse:

Eu faço um pouco isso. Reforços em ETF normalmente acima de 2 mil.

De todo o modo não é verdade que a 10 anos os ETF são melhores que todos os fundos. São melhores que a maioria, o problema é que não sabemos quais vão ser os fundos melhores nos próximos 10 anos!

Penso que ele se estava a referir a etfs e fundos vs etfs semelhantes, por exemplo fidelitys/Pictets index e ETFs index.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

22 hours ago, Patanisca said:

Ai é? Com essa comissão de subscrição é indiferente se o montante é baixo ou alto, qualquer reforço vai sempre ter logo -2% para recuperar. É fraca escolha então face ao Pictet. 

Permita-me discordar. Se estivermos a falar em Longo Prazo isso não se aplica.

O 5 coroas já explicou. Esses 0,74% de custos anuais do Pictet vs 0,06% do Fidelity significa que os 2% de entrada são recuperados em 3 anos... (na realidade menos tempo porque o custo de entrada pode ser deduzido no IRS...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 27/06/2022 às 13:13, Visitante Jose C disse:

O 5 coroas já explicou. Esses 0,74% de custos anuais do Pictet vs 0,06% do Fidelity significa que os 2% de entrada são recuperados em 3 anos... (na realidade menos tempo porque o custo de entrada pode ser deduzido no IRS...)

Só na venda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora: como deduzir o custo de entrada em sede de IRS?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, Ricardo Dores disse:

Já agora: como deduzir o custo de entrada em sede de IRS?

Os custos são descontados nas mais valias obtidas. Por exemplo, recebeste 100 euros de mais valias, mas tinhas pago 10 euros de comissão de entrada. Só pagarás de imposto 28% sobre 90 euros.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vendo aqui as performances de um e outro a 1 ano:
    Pictet: 3,03%
    Fidelity: 3,82%
    Dif: +0,79%

A 3 anos:
    Pictet: 13,21%
    Fidelity: 13,93%
    Dif: +0,72%

Simulando para 10 anos, parece ser interessante para um fundo Core. Vou substituir o Pictet por este.

image.png

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém por aí que faça análises técnicas? 😁estava a olhar para o S&P 500 gráfico diário e então o que vi foi:

Cair até aos 3.700 ( possibilidade de 3.600 ( não me apetecia nada ver os 3.500 da EMA 200 🤪 ).

Depois subir até aos 4.000 e fechar o gap de 10 de Junho, quando o fizer rompeu a linha superior da cunha descendente de alta ( que acho que é o que está a fazer ) e a partir daí disparar diretamente até aos 4.300 e encontrar a EMA 200, ou ainda vem abaixo testar a linha superior e depois ir para cima...

Quão faz sentido isto? 🤓

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, D@vid disse:

Alguém por aí que faça análises técnicas? 😁estava a olhar para o S&P 500 gráfico diário e então o que vi foi:

Cair até aos 3.700 ( possibilidade de 3.600 ( não me apetecia nada ver os 3.500 da EMA 200 🤪 ).

Depois subir até aos 4.000 e fechar o gap de 10 de Junho, quando o fizer rompeu a linha superior da cunha descendente de alta ( que acho que é o que está a fazer ) e a partir daí disparar diretamente até aos 4.300 e encontrar a EMA 200, ou ainda vem abaixo testar a linha superior e depois ir para cima...

Quão faz sentido isto? 🤓

A mim não faz sentido nenhum 😂 e custa-me a acreditar que um tipo sensato como tu se deixe ir nas bolas de cristal da maya ou do professor karamba.

A at é boa a descrever o passado. Já a prever o futuro... ainda estou para saber quem viu nos gráficos as tarifas do sr trump, o corona vírus ou as intenções e ações de putin o grande. E isto são só os eventos mais recentes... tanta coisa pode acontecer que se calhar terias mais sucesso em adivinhar a chave do euromilhões 🤑

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

muita gente previu o futuro desde o momento que o stimmy checks foram lançados ... a partir daí foi,

"no inflation",

"there's inflation, but it will transitory",

"inflation is here, but its going according to the script",

"inflation is actually a good thing",

"inflation is corporate greed",

"what we have here is the Putin price",

"Tackling runaway inflation won't be easy and it won't be quick, ... Bringing inflation down is going to take time, patience — and pain"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, D@vid disse:

@Louie quando comecei a ler pensei que fosses me dizer como se fazia a coisa e me ensinar AT afinal não 🤣

Sorry mas percebo ainda menos que tu 😂. Se fores ao caldeirão tens lá muita malta a queimar pestanas com a at.

Caso te interesse, a XTB tem uma área de futurologia: https://www.xtb.com/pt/educacao?_gl=1*18kas92*_ga*MTAxNzA3NzE1OS4xNjU2NTI0MjU2*_ga_CBPL72L2EC*MTY1NjUyNDI1Ny4xLjEuMTY1NjUyNDI5NC4yMw..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O @D@vid fala a brincar mas a AT não serve para prever o futuro, mas sim antecipar zonas de preço com maior probabilidade que outras. Serve somente e apenas para efeitos probabilísticos, baseados no comportamento histórico do preço. É óbvio que mesmo que uma zona de preço tenha grande probabilidade de vir a ser atingida, se houver um evento que altere os fundamentais ou a emoção dos participantes do mercado, o preço não irá contra a probabilidade. Mas AT num índice, não vejo tanta utilidade como num ETF de um sector, como um XLE (energia), para perceber pelo menos quando está overbought e oversold.

Posto isto, do fundo da minha grande sapiência de Analista Técnico Graduado pelo Grão Mestre Fernão de Henriques da Carochinha, tendo em conta a tendência bearish eu gostava de ver o preço do SP500 a vir até à zona entre os 3400 e os 3600ptos e consolidar umas semanas lá durante o verão, para depois em Q4 haver um rally jeitoso, quando as supply chains começarem a normalizar e o Putin já tiver declarado o fim da operação especial :D

Btw, esta zona dos 3400pts representa uma correção de ~30% semelhante à de 2020. A de Q4 2018 foi de ~20% e a do Verão de 2015 (China bust) foi de ~15%. Mas isto foram correções enquanto havia política monetária expansionista (QE), agora estamos no reverso da medalha.

image.png

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu diria mais,  serve basicamente para os traders, quem investe a longo prazo não tem relevância, porque sabe que quanto mais os mercados caírem mais eles vão subir no futuro.

E quando achamos que o que vai acontecer é isto ou aquilo já os mercados o antecipou, estão sempre uns meses à frente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Patanisca disse:

para depois em Q4 haver um rally jeitoso, quando as supply chains começarem a normalizar e o Putin já tiver declarado o fim da operação especial :D

Excluis a hipótese de vir a ocorrer uma recessão? A mim parece-me que quanto mais vemos a inflação persistir nestes níveis, mais provável será os BC's provocarem uma recessão com uma subida agressiva das taxas de juro. Não creio que os mercados mergulhem mas parece-me que nos próximos meses, quiçá 1 ou 2 anos, lateralizem nestes intervalos de valores até a inflação descer perto dos 2%. Já a guerra pode durar anos... até as economias se reorganizarem ao novo contexto energético e alimentar, muita água passará debaixo da ponte. E assumindo que não surge uma nova variante deste corona virus, ou outro bicharoco qualquer. 

há 50 minutos, D@vid disse:

E quando achamos que o que vai acontecer é isto ou aquilo já os mercados o antecipou, estão sempre uns meses à frente.

Comparando com a economia real sim. Mas voltando ao trading, sabemos que os grandes bancos e instituições financeiras têm grandes caves com computadores a realizar trading de alta frequência e ainda pagam milhões a informáticos para desenvolverem novos algoritmos de negociação. Como é que o zé manel em casa sentado ao computador em cuecas compete com isto?

há 20 minutos, 5coroas disse:

Isso não é bem assim. Quem é poderia ter antecipado o 11 de Setembro, a invasão da Ucrania, as medidas exageradas anti-covid, etc, etc, etc, ... e os respectivos efeitos que tiveram nos mercados? Podemos fazer algumas previsões que até poderão ter uma elevada taxa de infalibilidade para curto prazo, mas mesmo essas estão sempre à mercê de um qualquer evento subito e não-esperado que possa surgir.

Este é o busílis. Os modelos mais utilizados de cálculo das probabilidades giram muito em torno de médias e ignoram estes eventos raros que quando ocorrem distorcem todos os cálculos. Experimentem comparar o retorno do mercado nos últimos 50 anos com o retorno do mercado nos últimos 50 anos sem os melhores 5 ou 10 dias. Já se falou aqui várias vezes sobre o timing the market e vimos várias partilhas com exemplos do "custo" de estar fora do mercado nos melhores dias e a diferença que faz para quem está sempre dentro. O melhor mesmo é definir um plano, segui-lo à risca e ignorar o ruído.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Louie disse:

Excluis a hipótese de vir a ocorrer uma recessão? A mim parece-me que quanto mais vemos a inflação persistir nestes níveis, mais provável será os BC's provocarem uma recessão com uma subida agressiva das taxas de juro. Não creio que os mercados mergulhem mas parece-me que nos próximos meses, quiçá 1 ou 2 anos, lateralizem nestes intervalos de valores até a inflação descer perto dos 2%. Já a guerra pode durar anos... até as economias se reorganizarem ao novo contexto energético e alimentar, muita água passará debaixo da ponte. E assumindo que não surge uma nova variante deste corona virus, ou outro bicharoco qualquer. 

Comparando com a economia real sim. Mas voltando ao trading, sabemos que os grandes bancos e instituições financeiras têm grandes caves com computadores a realizar trading de alta frequência e ainda pagam milhões a informáticos para desenvolverem novos algoritmos de negociação. Como é que o zé manel em casa sentado ao computador em cuecas compete com isto?

Este é o busílis. Os modelos mais utilizados de cálculo das probabilidades giram muito em torno de médias e ignoram estes eventos raros que quando ocorrem distorcem todos os cálculos. Experimentem comparar o retorno do mercado nos últimos 50 anos com o retorno do mercado nos últimos 50 anos sem os melhores 5 ou 10 dias. Já se falou aqui várias vezes sobre o timing the market e vimos várias partilhas com exemplos do "custo" de estar fora do mercado nos melhores dias e a diferença que faz para quem está sempre dentro. O melhor mesmo é definir um plano, segui-lo à risca e ignorar o ruído.

Uma diferença de 17xxx% para 28%

S-P500.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, D@vid disse:

Uma diferença de 17xxx% para 28%

S-P500.jpg

Ou seja, se fores pessimista tens uma margem de erro de 10% e se fores optimista podes falhar por mais de 3K%? Não admira que tantas previsões saiam ao lado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 50 minutos, Patanisca disse:

O Zé milhazes? :D

O Nuno Rogeiro pah 😁

Foi supostamente um tipo qualquer dos mercados mas não encontro, penso que tinha enviado já em Janeiro uma newsletter aos clientes a dar conta desse facto, ou foi uma casa de investimentos já nem sei.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje o sector semicondutores está levar forte.

ASML -4%

qualcom -2.5%

TSM -5,

Alguma razão/noticias  para este comportamento hoje ?

Se fosse só TSM eu diria que era por causa dos confinamentos na Asia, mas está a ser generalizado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites