Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 20 minutos, Patanisca disse:

É expectável que assim seja, afinal de contas a última década baseou-se num quantitative easing prolongadíssimo e com taxas de juro a rondar 0%, o que não é "normal". Meto entre aspas porque hoje em dia não sei bem o que é normal. 

Seja como for, eu não vejo um crash como o de 2000 ou 2008 à frente, o crash semelhante do de 2000 já aconteceu, foi nas crypto, onde se andava a acreditar que JPEGs com macacos valiam tanto como empresas rentáveis. No caso das stocks está a haver um ajuste, uma correção que deve um reequilibrio de valorização das stocks por causa de, a meu ver 3 factores:
    - politica monetária expansionista prolongada
    - supply chain issues depois de uma suspensão da economia global em contexto pandémico
    - políticas ambientais extremistas que quiseram aniquilar os combustiveis fósseis de um dia para o outro, mas entretanto veio a guerra que conhecemos

Não vivemos uma bolha desmesurada no mercado imobiliário (core de qualquer economia desenvolvida) como em 2008, não temos a banca presa por arames como em 2008 e as hyper-valorizações que houveram depois do FED put em 2020 já me parecem ter esvaziado, falo de tech e renewables especulativas.

Vamos ter recessão global? Provavelmente sim, mas não será prolongada certamente e não terão um efeito devastador, ao ponto de que daqui a 10 anos tenhamos uma média de rendibilidade anualizada abaixo de 5%. Pelo menos eu quero acreditar nisto.

É uma correção, um ajuste, um reequilibro de expectativas, não é um colapso de um sector inteiro de uma economia. 

Resumindo, é para investir!!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 16 horas, D@vid disse:

Resumindo, é para investir!!

Excepto se tiver de ser para curto prazo ou se não existir a possibilidade de continuar a comprar com frequência. Nesse caso, há que ponderar bem a nossa situação particular e decidir se estamos ou não em condições de poder arriscar.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 53 minutos, D@vid disse:

Carteira de investimento

Fundo de acumulação para despesas supérfluas e pelo menos 50% para reforços na carteira de investimento.

Onde é que incluis o investimento/especulação em cryptomoedas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 6/22/2022 at 4:51 PM, 5coroas said:

Também fiz hoje os meus reforços do mês, mas foi tudo no SP500, aliás, até que este não volte ao seu máximo, será o unico a ser beneficiado pelo DCA.B) Jogadas especulativas ficam suspensas até essa altura.

Que fundo usas indexado ao SP500 ?

Este https://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000ZZN2?

Editado por jopsilveira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, 5coroas said:

O pictet index usa e dois etfs.

Obrigado pela resposta.

alguma razão especial na escolha desde pictet face ao fidelity que mencionei antes?

E vejo também que o Fidelity non-hedged é mais barato: https://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00001019G 0,06% de comissão, em comparação com 0,15% do mesmo Fidelity hedged e em comparação com 0,74% desse Pictet...

Editado por jopsilveira
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, jopsilveira disse:

Obrigado pela resposta.

alguma razão especial na escolha desde pictet face ao fidelity que mencionei antes?

E vejo também que o Fidelity non-hedged é mais barato: https://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00001019G 0,06% de comissão, em comparação com 0,15% do mesmo Fidelity hedged e em comparação com 0,74% desse Pictet...

Obrigado pela dica. Eu tenho overweigtht no Pictet USA Index R, mas não sei como me escapou esse Fidelity, que pelo que vejo é em tudo semelhante mas com menos custos e consequentemente um melhor desempenho. Vou ponderar fazer a troca do Pictet (LU0474966248) por esse Fidelity non-hedged (IE00BYX5MX67)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, Patanisca disse:

Penso que não. Não vi indicação disso. Mas fiz uma compra de teste com 500€, lá para quarta feira já vejo se comeu comissão. 

No BEST são 2% por subscrição.

O que tem de bom é o minimo de compra bastante baixo.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, 5coroas disse:

era essa a ideia que tinha mesmo 2% não sei olhando rentabilidades passadas se compensa em relação pictet.

Para pequenos montantes tipo mealheiro :)  uso LU1883872688

rentabilidades fidelity são semelhantes etf

iShares Core S&P 500 ETF USD Acc (EUR) | SXR8

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Ai é? Com essa comissão de subscrição é indiferente se o montante é baixo ou alto, qualquer reforço vai sempre ter logo -2% para recuperar. É fraca escolha então face ao Pictet. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Patanisca disse:

Ai é? Com essa comissão de subscrição é indiferente se o montante é baixo ou alto, qualquer reforço vai sempre ter logo -2% para recuperar. É fraca escolha então face ao Pictet. 

Já se falou muito aqui sobre essa comparação...se é para longo prazo, o Fidelity apesar da comissão de entrada, após meia duzia de anos, bate o Pictet. A comissão acaba por ser mais um alfinetada psicologica do que uma roubalheira completa como diz o outro (para quem tudo que não seja comprado na Degiro é uma roubalheira). Tal como também já referi anteriormente o Fidelity é semelhante a ter etfs em bancos nacionais, sendo que nele pagamos 2% de entrada, mas nos etfs paga-se na entrada e.... tambores.... na saída. Tenho o Pictet porque antes o Fidelity exigia uma milena para entrar. Como agora já permite minimos baixissimos, o que tenho em vista é quando tiver pouco capital, meter no Fidelity e quando tiver muito capital meter nos Etfs,  

Editado por 5coroas
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, superkinas disse:

que etf usas ?

Vanguard sp500 index acc e Ishares sp500 index acc. Comecei com o Ishares, mas como já estava a ficar gordinho e como o Vanguard tem estado a portar-se melhor, comecei à pouco a iniciar a engorda do Vanguard. 

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O problema dos ETF é as comissões, se não for degiro só compensa para subscrições acima 1000/2000€ para cobrir custos.

Existe tb opção investir em fundos e depois quando chegar a valores consideráveis passar para ETF.

No curto prazo os fundos podem bater ETF mas no longo prazo (10 anos ou mais) os ETF batem sempre os fundos certo ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superkinas disse:

O problema dos ETF é as comissões, se não for degiro só compensa para subscrições acima 1000/2000€ para cobrir custos.

Existe tb opção investir em fundos e depois quando chegar a valores consideráveis passar para ETF.

No curto prazo os fundos podem bater ETF mas no longo prazo (10 anos ou mais) os ETF batem sempre os fundos certo ?

Eu faço um pouco isso. Reforços em ETF normalmente acima de 2 mil.

De todo o modo não é verdade que a 10 anos os ETF são melhores que todos os fundos. São melhores que a maioria, o problema é que não sabemos quais vão ser os fundos melhores nos próximos 10 anos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites