Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 minuto, blueray disse:

Acabou a guerra? 🤔

Não tem a ver com a guerra; tem a ver com o facto dos preços elevados se forem mantidos durante muito tempo, trarão mais prejuizos do que beneficios aos produtores/fornecedores. Não foi a escassez de petroleo que causou a subida do seu preço; os motivos foram a especulação e as jogadas politico-comerciais. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, 5coroas disse:

Não tem a ver com a guerra; tem a ver com o facto dos preços elevados se forem mantidos durante muito tempo, trarão mais prejuizos do que beneficios aos produtores/fornecedores. Não foi a escassez de petroleo que causou a subida do seu preço; os motivos foram a especulação e as jogadas politico-comerciais. 

Lá está, se o preço tiver altíssimo só vai acelerar a transição energética. 

Se por outro lado houver preços atrativos/aceitaveis o pessoal meio que relaxa nesses intenções... e assim os produtores de petróleo ganham menos, mas ganham... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

O preço do petroleo em queda acentuada...Patanisca sempre meteste alguns patacos na Energia?:huh:

Meti no dia 13. Para este mês tenho o DCA feito.

há 1 hora, blueray disse:

Acabou a guerra? 🤔

Recessão à vista = menor consumo de energia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, JCoimbra disse:

Lá está, se o preço tiver altíssimo só vai acelerar a transição energética. 

Se por outro lado houver preços atrativos/aceitaveis o pessoal meio que relaxa nesses intenções... e assim os produtores de petróleo ganham menos, mas ganham... 

Não acho que seja a ameaça da transição energética que fará o preço do petroleo descer...pois nem para o cidadão comum nem para a industria, a opção pela eletrificação é uma escolha economicamente preferivel.Podem até engolir que a transição é essencial para a vida no planeta, combater as alterações climáticas, blá, blá, blá...mas acho que já se aperceberam que não será nunca uma opção mais favorável para a sua carteira. Mesmo com os apoios e o forcing estatal, o cidadão médio já não está a cair na esparrela de acreditar que a eletrificação lhe vai trazer vantagens economicas ou práticas. Os combustiveis fósseis estão caros, mas a eletricidade/baterias/veiculos eletricos também estão e irão continuar a estar caros (além disso, onde é que os Estados iriam buscar os impostos que hoje colectam do consumo dos combustiveis fosseis?)

A inflação elevada faz com que o consumidor consuma menos, deixe de consumir ou escolha comprar produtos/serviços mais baratos...isto faz com que as empresas tenham de baixar os preços para conseguirem escoar os seus produtos e continuarem competitivas. Se não o fizerem, terão de produzir menos e consequentemente consumirão menos energia/matérias primas. As petroliferas também não escapam a esta realidade e só durante algum tempo é que se conseguem safar com os preços altos. Ou seja, a especulação pode funcionar durante algum tempo, mas não consegue safar-se para sempre à rebelia das leis economicas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, Patanisca disse:

Meti no dia 13. Para este mês tenho o DCA feito.

Também fiz hoje os meus reforços do mês, mas foi tudo no SP500, aliás, até que este não volte ao seu máximo, será o unico a ser beneficiado pelo DCA.B) Jogadas especulativas ficam suspensas até essa altura.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiz uma simulação supondo que tinha entrado no SP500 em Agosto de 2000, reforçando todos os meses com o mesmo valor até Fevereiro de 2013 (momento em que o SP500 superou os máximos de 2000) e deu-me cerca de 5,5% anualizados. :)

Ou seja, eu diria que o DCA é quase um requisito essencial para garantir uma elevada probabilidade de sucesso; caso não se use o DCA, então o outro requisito necessário para garantir essa mesma probabilidade será o ter a oportunidade de estar investido durante longos periodos de tempo (+15 anos). Não se fazendo DCA nem tendo muito tempo para se estar investido, ter ou não sucesso, será sobretudo uma questão de sorte.

Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, dfserra disse:

muito interessante esse cálculo.
    De todo o modo, isto é começando a investir nesse períudo.
    Caso já se tenha um valor investido inicial, a rentabilidade total será mais baixa.

Sim, começando com um valor inicial, a rentabilidade seria mais baixa; por exemplo, com 100000 euros iniciais, adicionando 1000 euros/mês,  baixaria para cerca de 3% anualizados. No entanto, seria necessário ter começado com muitos milhões para deixar de ter uma rentabilidade positiva, com o DCA, no final desse periodo. 

Penso que a simulação pode ser valiosa, pois pode perfeitamente corresponder ao que poderá suceder nos próximos 10/15 anos...ou seja, podemos reflectir que, se algo parecido se passar num futuro periodo idêntico, se é ou não é aceitável para nós, suportar essas circunstancias. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, 5coroas disse:

Fiz uma simulação supondo que tinha entrado no SP500 em Agosto de 2000, reforçando todos os meses com o mesmo valor até Fevereiro de 2013 (momento em que o SP500 superou os máximos de 2000) e deu-me cerca de 5,5% anualizados. :)

Ou seja, eu diria que o DCA é quase um requisito essencial para garantir uma elevada probabilidade de sucesso; caso não se use o DCA, então o outro requisito necessário para garantir essa mesma probabilidade será o ter a oportunidade de estar investido durante longos periodos de tempo (+15 anos). Não se fazendo DCA nem tendo muito tempo para se estar investido, ter ou não sucesso, será sobretudo uma questão de sorte.

Sorte ou uma bola de cristal. Se bem que já vi por aí vários exemplos do investimento nos melhores dias vs DCA e a diferença não é assim tão elevada, pelo menos não me parece que valha os cabelos brancos de estar permanentemente a acompanhar os mercados.

Já agora, em que plataforma fizeste a simulação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Sim, começando com um valor inicial, a rentabilidade seria mais baixa; por exemplo, com 100000 euros iniciais, adicionando 1000 euros/mês,  baixaria para cerca de 3% anualizados. No entanto, seria necessário ter começado com muitos milhões para deixar de ter uma rentabilidade positiva, com o DCA, no final desse periodo. 

Penso que a simulação pode ser valiosa, pois pode perfeitamente corresponder ao que poderá suceder nos próximos 10/15 anos...ou seja, podemos reflectir que, se algo parecido se passar num futuro periodo idêntico, se é ou não é aceitável para nós, suportar essas circunstancias. 

Exato, pelo menos temos de ter essa possibilidade em conta.

Não sei nem ninguém sabe como será o futuro. De todo o modo tendo a achar que a globalização está um pouco colocada em causa, e se assim for terá impactos económicos. Não digo que vamos demorar 13 anos a atingir o topo, mas acredito que esta década será pior que a anterior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Louie disse:

Sorte ou uma bola de cristal. Se bem que já vi por aí vários exemplos do investimento nos melhores dias vs DCA e a diferença não é assim tão elevada, pelo menos não me parece que valha os cabelos brancos de estar permanentemente a acompanhar os mercados.

Já agora, em que plataforma fizeste a simulação?

Backtest curvo provavelmente...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites