Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 9 horas, Virtua disse:

Não estava à espera de stable coins a perder o peg como se fossem pipocas 🤣

Se a memória não me falha, há uns tempos partilhaste um gráfico com a correlação de crypto (BTC?) com stock's (S&P500?). Consegues partilhar novamente?

há 41 minutos, tiao disse:

Uma coisa é não acreditarem no BTC, outra são os ciclos.

Como se diz em bom português: quanto maior é a subida, maior é a queda.

Depois de subir até Saturno, sendo eu um céptico, diria que será uma questão de tempo até descer ao inferno. Quem quiser queimar dinheiro é fazer all in.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

O bom disto é que vou deixar de parecer um alien quando falava em 2008 ao pessoal que não passou por isso lol, embora ainda estejamos numa amostra.

O curioso das crypto é que elas iam cair de qualquer das maneiras, o BTC começa sempre um ciclo de baixa a cerca de 800 dias do Halving e isso já foi em Dezembro, o mais curioso é que também costuma cair até ao ultimo máximo histórico do último ciclo de alta, o último máximo foi de 20.000USD em Dez/2017...

Só acho que o BTC caiu foi mais depressa devido a factores externos tal como aconteceu no Covid.

Dei-me bem com o último ciclo que me permitiu ganhar € para reforçar nos fundos, e parece-me que está numa boa altura para voltar aos poucos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, 5coroas disse:

Ou seja, não fazes distinções entre por exemplo, o movimento de um fundo com 500 ações das melhores empresas americanas, com o movimento de uma moeda digital que é quase exclusivamente um produto especulativo? Oh, boy!:rolleyes:

Claro que faço.

Mas não era isso que se falava. 

Falávamos da sangria que elas estavam a ter. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, 5coroas disse:

Até tu, David-o-Prudente? 

Imagem

Isso ahah, aquilo que a BTC e a ETH me proporcionou num curto espaço de tempo permitiu-me agora reforçar os fundos desde Janeiro, não foi uma coisa à maluca mas sim com algum estudo para perceber melhor como as coisas funcionam, já tive a oportunidade de dizer que bom que era o mercado de acções ser tão previsível quanto a BTC, mas é indo com calma e sempre com algum gerenciamento de risco, deixar lá só os lucros a renderem nada de capital é sempre o objectivo principal 👍

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, tiao disse:

Claro que faço.

Mas não era isso que se falava. 

Falávamos da sangria que elas estavam a ter. 

Não estavas tu a dizer que, como é habitualmente recomendado para as ações/fundos aguentar e não resgatar nas quedas, pois mais tarde ou mais cedo, voltarão a subir; também faria sentido fazer o mesmo nas quedas das bitcoins...?ora, como ações/fundos são ações/fundos e bitcoins são bitcoins...recomendar o mesmo conselho para coisas tão diferentes, só porque sim, fará realmente algum sentido? A sangria de uma ação individual é uma coisa, a sangria das bitcoins é outra coisa e a sangria de um fundo de investimento é ainda outra coisa distinta. O buy and hold e o just keep buying não é o curativo a usar receitado para todo o tipo de investimentos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, 5coroas disse:

Não estavas tu a dizer que, como é habitualmente recomendado para as ações/fundos aguentar e não resgatar nas quedas, pois mais tarde ou mais cedo, voltarão a subir; também faria sentido fazer o mesmo nas quedas das bitcoins...?ora, como ações/fundos são ações/fundos e bitcoins são bitcoins...recomendar o mesmo conselho para coisas tão diferentes, só porque sim, fará realmente algum sentido? A sangria de uma ação individual é uma coisa, a sangria das bitcoins é outra coisa e a sangria de um fundo de investimento é ainda outra coisa distinta. O buy and hold e o just keep buying não é o curativo a usar receitado para todo o tipo de investimentos. 

A única coisa que disse é que se se  considera normal ciclos nas ações, nos outros assets, tb poderão ser. Mais ainda no caso do Bitcoin por causa dos halvings.

O gerenciamento da coisa- buy and hold, comprar/vender,..., já cada um faz da maneira que acha melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

O bom disto é que vou deixar de parecer um alien quando falava em 2008 ao pessoal que não passou por isso lol, embora ainda estejamos numa amostra.

O curioso das crypto é que elas iam cair de qualquer das maneiras, o BTC começa sempre um ciclo de baixa a cerca de 800 dias do Halving e isso já foi em Dezembro, o mais curioso é que também costuma cair até ao ultimo máximo histórico do último ciclo de alta, o último máximo foi de 20.000USD em Dez/2017...

Só acho que o BTC caiu foi mais depressa devido a factores externos tal como aconteceu no Covid.

Dei-me bem com o último ciclo que me permitiu ganhar € para reforçar nos fundos, e parece-me que está numa boa altura para voltar aos poucos.

Em 2008 o filme das taxas de juro foi parecido a este? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, pge disse:

Em 2008 o filme das taxas de juro foi parecido a este? 

As taxas estavam altíssimas nessa altura, FED e BCE começaram a reduzir devido à crise financeira, o que foi bom para obrigações e fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, D@vid disse:

As taxas estavam altíssimas nessa altura, FED e BCE começaram a reduzir devido à crise financeira, o que foi bom para obrigações e fundos.

Então é um bocado ao contrário do que se passa hoje e pq tanto se ouve dizer que nunca tivemos uma situação idêntica a esta. 

Uma curiosidade, como é q com taxas tão altas houve tanto empréstimo pra habitação na altura? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não quero puxar temas passados nem julgar ninguém, mas não consigo deixar de rir ao ver tantos user's por aqui a colocar dinheiro em shitcoins e P2P e depois serem ultra conservadores e cautelosos em relação a corretoras para investir em stocks e ETF's 🤣

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, pge disse:

Então é um bocado ao contrário do que se passa hoje e pq tanto se ouve dizer que nunca tivemos uma situação idêntica a esta. 

Uma curiosidade, como é q com taxas tão altas houve tanto empréstimo pra habitação na altura? 

As obrigações tiveram a maior queda dos últimos 40 anos, de facto nem em 2008 aconteceu tal coisa, estamos numa espécie de 2008 mas por motivos diferentes, porque aos mercados a única coisa que interessa é estabilidade e previsibilidade, quando isso não existe não interessa muito a causa para caírem.

Não sei se houve assim tanto mas havia por acaso uma guerra de spreads a 0% para compensar as euribor, também estávamos numa altura em que o preço dos imóveis começou a cair, mas em termos de crédito o que me lembro é que houve um bom corte, os bancos estavam sem capital.

há 17 minutos, Louie disse:

Não quero puxar temas passados nem julgar ninguém, mas não consigo deixar de rir ao ver tantos user's por aqui a colocar dinheiro em shitcoins e P2P e depois serem ultra conservadores e cautelosos em relação a corretoras para investir em stocks e ETF's 🤣

Acho que quem investe em P2P não deve ter medo nenhum em investir em correctoras e em Shiba lol.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, D@vid disse:

Não sei se houve assim tanto mas havia por acaso uma guerra de spreads a 0% para compensar as euribor, também estávamos numa altura em que o preço dos imóveis começou a cair, mas em termos de crédito o que me lembro é que houve um bom corte, os bancos estavam sem capital.

Também ocorreu um alargamento significativo dos prazos dos empréstimos e o surgimento de outros engodos como o diferimento do capital para o final do prazo. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, D@vid disse:

Não sei se houve assim tanto

Há uma cena no filme big short numa casa de strip durante uma table dance, um dos gajos pergunta à gaja quantas casas tem, ela diz 2 ou 3. Ele pergunta como? Ela responde que tinha ido ao banco pedir dinheiro só pra uma e quase a obrigaram a pedir dinheiro para mais. 😂

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 38 minutos, pge disse:

"We can put light where there's darkness, and hope where there's despondency in this country. And part of it is working together as a nation to encourage folks to own their own home." - President George W. Bush, Oct. 15, 2002

Nos EUA foi assim o pontapé de saída. Depois vieram as orgias financeiras com os derivados que colapsaram o mercado.

Na Europa a introdução do euro trouxe alguma estabilidade e facilidade em obter crédito. Ainda se devem lembrar cá em Portugal que na altura da compra de uma casa o banco ainda disponibilizava mais um pouco para obras, móveis, eletrodomésticos, carros e férias.

há 25 minutos, Virtua disse:

Suponho que estejam a falar de montantes diferentes!!

Ainda assim, deverão ser montantes de play money semelhantes aos que se poem naquele fundo tech e/ou das energias verdes limpas e sustentáveis (whatever that means), IA's e afins ou para surfar a onda do crude, a pagar TERs superiores a 1,5% e 2%, quando poderiam simplesmente aplicar nos ETF's temáticos (btw também há ETF's de crypto). Ao contrário das bolsas de crypto e das plataformas P2P, existe regulação para as corretoras e até estão (imagine-se!) abrangidas pelos fundos de protecção ao investidor (no caso dos ativos) e pelo fundo de garantia de depósitos (no caso do dinheiro depositado) que abrangem a banca nacional e internacional. Mas lá está, não estou a julgar, apenas a constatar uma certa incoerência na minha opinião.

há 35 minutos, D@vid disse:

Acho que quem investe em P2P não deve ter medo nenhum em investir em correctoras e em Shiba lol.

Mas olha que eles andem aí 😂

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, pge disse:

Há uma cena no filme big short numa casa de strip durante uma table dance, um dos gajos pergunta à gaja quantas casas tem, ela diz 2 ou 3. Ele pergunta como? Ela responde que tinha ido ao banco pedir dinheiro só pra uma e quase a obrigaram a pedir dinheiro para mais. 😂

Mas nos Estates era assim mesmo, não tinham lá grande rigor na concessão de créditos para casa, até que estoirou.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Virtua disse:

É sempre diferente... mas sempre idêntico!! 

Suponho que estejam a falar de montantes diferentes!!

Como o meu caso, os Big Bucks estão em bancos nacionais: Best, Invest e Activobank.

Fun money estão nos restantes: Degiro, Binance e afins.

Quanto às Criptos sigo uma estratégia similar à do David (se a entendi bem), tenho sempre à volta de 5% do meu portfólio lá.

Neste Bull estes 5% engordaram generosamente 2x.

Sempre que isso acontecia, alocava o excedente para os fundos.

Agora o novo €€€ que vai entrando vai sempre uma fatiazinha para a Binance para fazer DCA todos os dias em BTC e ETH (Isto porque obviamente acredito no valor destas duas tecnologias a longo prazo).

BTW, @Virtua, tu és o VirtuaGod que andava aqui há uns anos valentes no Forum Contraposta?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, D@vid disse:

Não estou sempre investido, estava investido desde Maio de 2020 em BTC e ETH, em Dezembro do ano passado vendi tudo, entrei hoje em BTC e vou aportando todos os meses o mesmo valor talvez durante 12 meses, depois fico investido até os indicadores dizerem que já estamos quase num novo pico.

É uma estratégia mais sensata que a minha de HODL.

Então e apostas para logo à tarde? 0.5 ou 0.75? Eu acho impossível de prever o resultado dos mercados. Se por um lado já temos priced in os 0.75, se eles anunciam 0.5 tanto se pode ver como dovish ou behind the curve face à inflação, tanto pode ser bom ou maus para stocks. Se anunciam 0.75 acredito que os preços desçam um bocado mas estabilizem. Falo da decisão da FED claro.

Se forem muito agressivos  agora, para o ano têm que fazer QE quando e se, as supply chains voltarem ao normal e se tiver mais ou menos delineado o futuro dos fornecimentos de energia fora da Rússia. Esta inflação, eu acredito que mais de metade do seu peso é mesmo transitório por causa da guerra e dos lockdowns na china. Mas nos EUA a política dos democratas face à energia está a ter impacto também e não se vê grandes jeitos de abrirem os olhos, portanto isso ainda vai ficar a fazer mossa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Patanisca disse:

É uma estratégia mais sensata que a minha de HODL.

Então e apostas para logo à tarde? 0.5 ou 0.75? Eu acho impossível de prever o resultado dos mercados. Se por um lado já temos priced in os 0.75, se eles anunciam 0.5 tanto se pode ver como dovish ou behind the curve face à inflação, tanto pode ser bom ou maus para stocks. Se anunciam 0.75 acredito que os preços desçam um bocado mas estabilizem. Falo da decisão da FED claro.

Se forem muito agressivos  agora, para o ano têm que fazer QE quando e se, as supply chains voltarem ao normal e se tiver mais ou menos delineado o futuro dos fornecimentos de energia fora da Rússia. Esta inflação, eu acredito que mais de metade do seu peso é mesmo transitório por causa da guerra e dos lockdowns na china. Mas nos EUA a política dos democratas face à energia está a ter impacto também e não se vê grandes jeitos de abrirem os olhos, portanto isso ainda vai ficar a fazer mossa.

Guerra ----»Petróleo----»Inflação

A inflação não baixa enquanto o Petróleo não baixar, o Petróleo não baixa enquanto a guerra não acabar ou estabilizar ( o que isso queira dizer ) aumentar os juros em 0.50 ou 0.75 vai dar ao mesmo 😁

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites