Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 8 minutos, Patanisca disse:

Tens aqui este, que é vendido pelo banco conservador da aldeia alentejana de 1973, que nos últimos 7 anos foi assim:

image.png

Pk a 7 anos? Desde o seu nascimento (cerca de 9 anos)

link.portfolyou.io/ax

image.png

há 3 minutos, D@vid disse:

por achar que há algum certo fascínio pelo IWDA que eu corroboro

Isso é porque é gratuito na DeGiro!! Até para MSCI World já há ETFs melhores!!

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Virtua disse:

link.portfolyou.io/ax

image.png

Nas fichas da morningstar só aparece desde 2015 e não incluí 2022 porque a MS tem sempre 1 ou 2 dias de atraso na cotação da UP, por exemplo hoje está a mostrar 11,77€ quando na verdade ontem fechou a 11,91€ (+1,18%) e isso deturpa a comparação. O Fundo acho que foi criado em 2013. Mas vendo por esse gráfico, 2014 foi prós pardais e é a causa desse desfasamento. Não muda a minha opinião aqui proferida há anos de que o CLG é um grande FI nacional e um dos meus favoritos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Virtua disse:

link.portfolyou.io/ax

image.png

Isso é porque é gratuito na DeGiro!! Até para MSCI World já há ETFs melhores!!

Eu percebo a cena da gratuitidade, mas eu o que vejo muitas vezes, faz-me lembrar aqueles que esperneiam porque o gasóleo aumentou uns cêntimos mas depois pagam 100€ por ano em comissões nos bancos e nem piam, eu conheço um tipo que sei que ganha à volta do ordenado mínimo, que também adora a Degiro porque é grátis e no BiG pagava não sei quanto para comprar ETfs, mas tem um iPhone pro max que lhe deve ter custado mais de 1.350€, ora fazendo contas rápidas, esse iPhone custou-lhe cerca de 337 horas de trabalho...são mais de 7 semanas de trabalho, mas o que interessa é pagar zero na Degiro...

*Eu tenho um xiaomi há 3 anos que me custou na altura 180€, secalhar é porque ando a pagar muito nos fundos 😁

há 8 minutos, Patanisca disse:

Nas fichas da morningstar só aparece desde 2015 e não incluí 2022 porque a MS tem sempre 1 ou 2 dias de atraso na cotação da UP, por exemplo hoje está a mostrar 11,77€ quando na verdade ontem fechou a 11,91€ (+1,18%) e isso deturpa a comparação. O Fundo acho que foi criado em 2013. Mas vendo por esse gráfico, 2014 foi prós pardais e é a causa desse desfasamento. Não muda a minha opinião aqui proferida há anos de que o CLG é um grande FI nacional e um dos meus favoritos.

Faz com este 

LU0119620416
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, D@vid disse:

Pessoa A: tenho um ETF que não paguei comissão de compra nem de venda com uma TER de 0.20% que me está a render 10% ano nos últimos 5 anos.

A Pessoa A também tem Bond's, RE, Commodities, Temáticos, Growth, Value e outros fatores que queiras sem pagar comissões de compra/venda. 

MS INVF Global Brands A USD vs IWDA

10 anos                  12,04                  12,40

5 anos                    10,23                  10,06

3 anos                         9,41                12,31

https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=0P00000SLB&tab=1

https://www.morningstar.pt/pt/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000MLIH&tab=1&InvestmentType=FE

há 23 minutos, D@vid disse:

dei um exemplo de um fundo, MS INVF Global Brands A USD, que também não se paga comissões de compra nem de venda e que rende tanto ou mais que o IWDA,

Rende? Ou tem vindo a render? E irá continuar a render? Os números e as estatísticas dão sempre para apresentar ao nosso gosto, basta que coloquemos os pressupostos da forma mais favorável. A questão que o pge colocou: Qual é o fundo blend world que bate o iwda a 10 anos? parece que continua por responder. E caso encontrem, lembrem-se que resultados passados não são garantia de resultados futuros.

há 29 minutos, Virtua disse:

Até para MSCI World já há ETFs melhores!!

Melhores em que aspeto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Louie disse:

A Pessoa A também tem Bond's, RE, Commodities, Temáticos, Growth, Value e outros fatores que queiras sem pagar comissões de compra/venda. 

MS INVF Global Brands A USD vs IWDA

10 anos                  12,04                  12,40

5 anos                    10,23                  10,06

3 anos                         9,41                12,31

https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=0P00000SLB&tab=1

https://www.morningstar.pt/pt/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000MLIH&tab=1&InvestmentType=FE

Rende? Ou tem vindo a render? E irá continuar a render? Os números e as estatísticas dão sempre para apresentar ao nosso gosto, basta que coloquemos os pressupostos da forma mais favorável. A questão que o pge colocou: Qual é o fundo blend world que bate o iwda a 10 anos? parece que continua por responder. E caso encontrem, lembrem-se que resultados passados não são garantia de resultados futuros.

A pessoa A é fictícia lol.

Eu não invisto directamente em Blend, meus fundos são Growth, penso que o Misto tem ali alguma coisa de Value e Growth, sim claro está a render, o futuro não sei.

O Vanguard Global Stock está com 12,15%, está lá quase, mas é preciso 1M€ lol,  agora tenho de procurar no BiG, no Invest, no Carregosa, etc se há algum fundo que dê mais um bocadinho.

Conclusão, o IWDA está a render mais 3,6% efectivos em 10 anos que o melhor fundo blend da oferta do BB...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, D@vid disse:

Eu percebo a cena da gratuitidade

Mas é com base nisso que o mundo financeiro funciona. Sabes perfeitamente. Dão-te uma cena "gratuita" para atrair. É emocional. Estás a tentar juntar lógica à coisa. Boa sorte :D

há 32 minutos, Patanisca disse:

Não muda a minha opinião aqui proferida há anos de que o CLG é um grande FI nacional e um dos meus favoritos.

Sem dúvida que é um fundo muito bom. Sou da tua opinião.

há 16 minutos, Louie disse:

Melhores em que aspeto?

Performance. Tendo tudo o resto (físico, volume suficiente, AUMs maiores que 1B). Analisa o IE00BFY0GT14. Podemos discutir mais no tópico dos ETFs se quiseres.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não entendo as comparação com o IWDA quando estão a comparar alhos com bugalhos.

Para isso também vou dizer que o S&P 500 bate facilmente o IWDA, mas é estúpida esta comparação. Tem que se comparar ETF's ou Fundos que replicam este índice.

Se não daqui a pouco estamos a dizer que investir na TESLA é melhor que o MSCI World

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, Patanisca disse:

Foi prós pardais em 2014 e provavelmente irá em 2022 por ser mais concentrado. Este deve ser o fascínio pelo IWDA que era tua pergunta :)E eu nem o tenho...E também gosto do CLG. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, D@vid disse:

O Vanguard Global Stock está com 12,15%, está lá quase, mas é preciso 1M€ lol,  agora tenho de procurar no BiG, no Invest, no Carregosa, etc se há algum fundo que dê mais um bocadinho.

Conclusão, o IWDA está a render mais 3,6% efectivos em 10 anos que o melhor fundo blend da oferta do BB...

Voltamos portanto à minha ideia inicial: quanto a FIs, nos bancos portugueses, igual ao IWDA em custos/performance, o mais acessivel é o Fidelity index World. Só ganha o IWDA se não tiver custos como na Degiro; mas nesse caso pode ser desvantajoso noutros aspectos, tal como já foi referido. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Virtua disse:

Performance. Tendo tudo o resto (físico, volume suficiente, AUMs maiores que 1B). Analisa o IE00BFY0GT14. Podemos discutir mais no tópico dos ETFs se quiseres.

Ah sim, esse acho que está disponível na T212.

há 10 minutos, xgoldpt disse:

Não entendo as comparação com o IWDA quando estão a comparar alhos com bugalhos.

As comparações vêm dos próprios gestores dos fundos, porque só comparando-se ao mercado é que conseguem ver a sua performance e qualidade. E o que "vende" é poderem dizer que bateram o mercado, ou seja, foram superiores à média. E assim atrair mais capital para o fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, xgoldpt disse:

Por acaso, ao contrário de muitas comparações passadas estas são relativamente boas porque têm o mesmo benchmark. Assumo que no limite podem ter o ALL Country (VWCE em ETF) em vez do MSCI World "normal" (IWDA em ETF) mas vai dar mais ou menos ao mesmo.

Já vi no passado comparação de growth com o blend etc etc. Estas foram mais acertadas. O pessoal está a evoluir :D

há 5 minutos, Louie disse:

Ah sim, esse acho que está disponível na T212.

No invest tb.

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tenho os dois tipo, tenho ETF na degiro, na minha opiniao só compensa ter ETF em bancos se pretender reforçar só 1-2 vezes ano. Reforçar varias vezes e com baixo montante dá asneira.

estou aqui a observar fundos globais de growth ou flexiveis e sempre tive em mente T. Rowe Price Funds SICAV - Global Focused Growth Equity Fund A EUR, todavia tem 1000 euros de reforço, valor alto para reforço neste momento.

Em alternativa etou tb a obervar Allianz Global Investors Fund - Allianz Thematica AT EUR.

Que fundos tem ou recomendam para esta categoria ?

não será esta uma boa altura para ir reforçando growth ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, superkinas disse:

Eu tenho os dois tipo, tenho ETF na degiro, na minha opiniao só compensa ter ETF em bancos se pretender reforçar só 1-2 vezes ano. Reforçar varias vezes e com baixo montante dá asneira.

estou aqui a observar fundos globais de growth ou flexiveis e sempre tive em mente T. Rowe Price Funds SICAV - Global Focused Growth Equity Fund A EUR, todavia tem 1000 euros de reforço, valor alto para reforço neste momento.

Em alternativa etou tb a obervar Allianz Global Investors Fund - Allianz Thematica AT EUR.

eu tenho ess fundo da T. Rowe Price. Na altura que o subscrivi tinha a ideia de serem 1000 euros iniciais e 500 de reforço.
    Apesar de ter visto que o reforço era de 1000 euros, reforcei-o há dias com 500 euros, e tinha feito o mesmo umas 2 semanas antes. De todo o modo se lá diz 1000, devemos estar preparados para que seja assim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, superkinas disse:

Se a volatilidade não te chatiasse e os mínimos elevados, este Fidelity Active Strategy - FAST - Global Fund E-ACC-EUR LU0966156399 é dos melhores em termos de rentabilidade na oferta do BB na categoria de flexiveis.

Eu como só tenho Growth sou "obrigado" a reforçar growth 🙂

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A Bitcoin tem ciclos quase "previsíveis", mesmo se o mercado não estivesse nesta correção a BTC estaria na mesma a cair, aliás tenho a ideia que começou a cair ainda em finais de Outubro, é activo para meter lá 50 paus na loucura mas só em 2023 🤣 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Patanisca disse:

"100% dos inquiridos não sabem, ou não respondem"

:D

Eu felizmente tive um feeling e consegui sair atempadamente sem grandes perdas. Bitcoins e afins... não volto a meter-me nestas tretas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, 5coroas disse:

Eu felizmente tive um feeling e consegui sair atempadamente sem grandes perdas. Bitcoins e afins... não volto a meter-me nestas tretas.

Como em qualquer tipo de activo temos de estudar, se formos a fazer só por fazer ou que está na moda pode dar barraca, neste caso estamos a falar de algo que sai da caixa, mas se estudarmos os ciclos ( que ainda não são muitos ), datas do halving, entre outros indicadores, quase que consegues ter uma fotografia do que pode acontecer, quem me dera ter a mesma fotografia em relação ao mercado bolsista lol, mas lá está, tudo pode ser diferente no futuro, basta de alguma forma os estados proibirem e caput bitcoin e afins lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites