Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 hora, 5coroas disse:

Além disto, tendo em conta que quando começarmos a resgatar os ETFs vamos ter ainda que pagar a taxa correspondente às saídas e no Fidelity já não teremos que pagar mais nenhuma taxa pelo resgate, logo, os custos entre os ETFs e o Fidelitys ainda ficam mais aproximados. Sendo que os fidelity ainda têm a "vantagem" permitir entrar com baixissimos montantes, ou seja, não é necessário como nos etfs, estar a "perder" eventuais provaveis ganhos, aguardando (não estando investido) que se junte uma quantia suficiente para compensar os custos das entradas dos etfs.

Essa é a perspetiva de quem investe através de um banco.

Quem investe através de uma corretora não paga taxas à saída e recebe o valor da venda em bruto, declarando em IRS no ano seguinte e podendo ainda fazer o englobamento caso compense e ter uma taxa inferior a 28%. E como também não paga entradas, entra quando quer/pode.

Nos Fidelity começas logo a perder na subscrição e à saída perdes logo 28% e eventualmente só verás algum valor taxado no ano seguinte em IRS.

Custo de oportunidade 😃

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 7 minutos, 5coroas disse:

Deves estar a fazer confusão com os fundos de ações nacionais, pois os outros são sempre taxados em irs no ano seguinte ou seja, tal como os etfs.

Ok, apesar disso nesta perspetiva continua a não ser o mais vantajoso.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Louie disse:

Ok, apesar disso nesta perspetiva continua a não ser o mais vantajoso.  

Nas corretoras que tu falas, deixam-te entrar com qualquer valor ou o minimo exigido é uma unidade de cada ETF ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tens para todos os gostos...

Degiro: 1 unidade

XTB: mínimo 100€

Trading212: qualquer valor

há 1 minuto, D@vid disse:

Em que nome fica as nossas contas numa correctora? tipo quando faço uma transferência para uma Degiro aparece o meu nome como titular da conta?

A Degiro pertence ao Flatexbank, tens um IBAN alemão (garantia de depósito até 100k)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Louie disse:

Tens para todos os gostos...

Degiro: 1 unidade

XTB: mínimo 100€

Trading212: qualquer valor

A Degiro pertence ao Flatexbank, tens um IBAN alemão (garantia de depósito até 100k)

Mas nessas plataformas não vou ter depósitos, vou ter activos...  a conta está em meu nome ou da Degiro ou da Flatexbank?

Este comentário que vi tem algum fundamento?

IMG-20220526-114701.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, D@vid disse:

Mas nessas plataformas não vou ter depósitos, vou ter activos...  a conta está em meu nome ou da Degiro ou da Flatexbank?

IMG-20220526-114701.jpg

Deixo-te as fa

há 9 minutos, D@vid disse:

IMG-20220526-114701.jpg

Na Degiro tens depósito para o capital não investido no Flatexbank.

Vê por ti:

https://www.degiro.pt/helpdesk/acerca-da-degiro/seguranca-e-protecao/quem-supervisiona-degiro

https://www.degiro.pt/helpdesk/acerca-da-degiro/seguranca-e-protecao/os-meus-investimentos-estao-seguros-com-degiro

https://www.degiro.pt/helpdesk/acerca-da-degiro/seguranca-e-protecao/se-algo-ocorrer-com-degiro-os-meus-investimentos-estao

https://www.degiro.pt/helpdesk/acerca-da-degiro/seguranca-e-protecao/esta-degiro-abrangida-por-algum-tipo-de-esquema-de-protecao

https://www.degiro.pt/helpdesk/acerca-da-degiro/seguranca-e-protecao/como-o-meu-dinheiro-e-retido-com-degiro

há 8 minutos, 5coroas disse:

Nenhuma delas tem comissão de custódia?

Não. Só a Degiro cobra um custo de conectividade anual de 2,50€ por cada bolsa em que invistas, com a exceção da tua bolsa doméstica (assumindo que vives em PT será o PSI20). 

https://www.degiro.pt/helpdesk/comissoes/custos-de-negociacao/o-que-e-o-custo-de-conectividade

Se quiseres investir por exemplo no IWDA, bolsa de Amesterdão, pagas 2,50€/ano. Podes fazer uma transação gratuita todos os meses no valor mínimo da unidade, e podes fazer mais transações gratuitas durante esse mês desde que sejam de valor superior a 1000€ e sejam na mesma direção. Ex: compraste IWDA, podes continuar a comprar gratuitamente desde seja superior a 1000€, se quiseres vender já pagas a transação.

A transação gratuita aplica-se por ETF. Se ao IWDA quiseres juntar por exemplo o EIMI que também está em Amesterdão, também o poderás comprar gratuitamente. Eles têm uma lista de ETF's gratuitos. Se quiseres investir por exemplo num de obrigações na bolsa de Paris já terás de pagar mais 2,50€ anualmente. Ou seja, podes ter uma carteira de stocks/bonds com transações gratuitas e um custo anual de 5€.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qualquer das formas eu como sou mais conservador de ideias lol, passa também pelo factor psicológico, continuo a preferir pagar ( embora não invista em ETFs ) numa correctora de um banco que numa correctora dessas, mas é só a minha opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, D@vid disse:

, mas é só a minha opinião.

...e a minha. Mesmo na plataforma do BTP já não "confio" e vou tirar de lá tudo quando os ventos forem favoráveis, muito menos confio numa dessas corretoras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

IMG-20220526-114701.jpg

Quando se transfere fundos para a Degiro é para um iban com o nosso nome.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Patanisca disse:

Portanto a Degiro é como uma Mintos, ou outras P2P. Manda-se para lá o dinheiro e é um "seja o que Deus quiser". :D

Exato, se correr tudo bem, ótimo, pouparam-se uns trocos em valores de aquisição e de custódia de títulos. Se estoirar será uma batalha legal engraçada .. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 53 minutos, Louie disse:

Se quiseres investir por exemplo no IWDA, bolsa de Amesterdão, pagas 2,50€/ano. Podes fazer uma transação gratuita todos os meses no valor mínimo da unidade, e podes fazer mais transações gratuitas durante esse mês desde que sejam de valor superior a 1000€ e sejam na mesma direção. Ex: compraste IWDA, podes continuar a comprar gratuitamente desde seja superior a 1000€, se quiseres vender já pagas a transação.

Portanto, a relação com a Degiro é como uma com uma esposa. A gente quer fazer, mas não pode, a não ser que lhes compremos coisas que brilham e se metem nas orelhas ou ao pescoço. :D

E ainda estou para descobrir o motivo do fascícinio pelo IWDA. Há tanto FI com sharpe melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, 5coroas disse:

...e a minha. Mesmo na plataforma do BTP já não "confio" e vou tirar de lá tudo quando os ventos forem favoráveis, muito menos confio numa dessas corretoras.

Eu a comprar ETFs ou outros títulos, mudava da conta digital para a conta trading só para pagar menos 1€ de comissão de custódia lol, mas não abria na BTP também, prefiro mesmo a conta do banco.

há 11 minutos, Patanisca disse:

Portanto, a relação com a Degiro é como uma com uma esposa. A gente quer fazer, mas não pode, a não ser que lhes compremos coisas que brilham e se metem nas orelhas ou ao pescoço. :D

E ainda estou para descobrir o motivo do fascícinio pelo IWDA. Há tanto FI com sharpe melhor.

🤫🤫

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Patanisca disse:

O que não faltam é experts americanos a dizerem que historicamente o melhor é América Grande growth e Europa small value (ou o contrário, grande value e small growth).

E sharps melhores do que isto também não faltam.

Mas está aqui um bom teste, considerar 2022 o ano zero e daqui a 5 e 10 anos comparar os index com os FI Growth que falas. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, pge disse:

Mas está aqui um bom teste, considerar 2022 o ano zero e daqui a 5 e 10 anos comparar os index com os FI Growth que falas. 

Que falo? Eu alguma vez mencionei Growth? Só disse que não percebo o fascínio por um etf de global large cap blend, quando há FI que o igualam e uns até o batem, nesta mesma categoria. E posto isto, com essas complicações e limitações que a Degiro coloca na hora de manobrar esse veículo de investimento, não vejo a vantagem face a um FI da mesma categoria do IWDA. 

Mas reconheço o valor da simplicidade de apenas estar investido no mercado accionista global, pela via do IWDA. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Patanisca disse:

Que falo? Eu alguma vez mencionei Growth? Só disse que não percebo o fascínio por um etf de global large cap blend, quando há FI que o igualam e uns até o batem, nesta mesma categoria. E posto isto, com essas complicações e limitações que a Degiro coloca na hora de manobrar esse veículo de investimento, não vejo a vantagem face a um FI da mesma categoria do IWDA. 

Mas reconheço o valor da simplicidade de apenas estar investido no mercado accionista global, pela via do IWDA. 

Qual é o fundo blend world que bate o iwda a 10 anos? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em Portugal falando, conheço os exemplos das gestoras de activos do BPN e do Banif, ninguém perdeu 1 cêntimo em fundos de investimento, nem vale a pena falar no BES, já correctoras estrangeiras não sei como será.

O IWDA é provavelmente um dos melhores ETFs para quem quer investir no mercado global, mas só o S&P 500 rende mais e com mesma volatilidade praticamente, para quê investir no IWDA? até a minha carteira core tadinha que ninguém dá nada por ela e que pago 1.50% de comissão de gestão que me custa tanto ( ironia ) bate o IWDA que só cobra 0.20%.

Porque haveria eu, que padeço de home bias, abrir conta numa correctora estrangeira, para não pagar comissões e investir num produto que me rende menos que a minha carteira de fundos mesmo pagando mais? 

Os fundos de investimento a pouco a pouco também têm baixado os seus custos, sou do tempo que cobravam mais gestão, de subscrição e resgate.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só para esclarecer que o IWDA é um ETF de mercados desenvolvidos, não inclui emergentes. O verdadeiro global é o VWCE.

Cerca de 60% do IWDA são EUA. Mais de metade. Como se sabe, a diversificação é o único almoço grátis nos mercados. Isto para dizer o quê? Para dizer que entre 2000 e 2010 o S&P500 foi batido pelos desenvolvidos. Estamos a falar de uma década. Daqui para a frente ninguém sabe, daí o almoço grátis ser ter um pouco de cada coisa para equilibrar o geral. Há quem prefira deixar os EM de lado devido à volatilidade e riscos políticos (veja-se a Rússia agora) e há quem queira ter essa exposição porque a India e a China serão a próxima vaga de grandes consumidores. Como estarão os EUA daqui a 20 anos? Será que o dólar ainda será a moeda reserva?

Sobre a tua carteira já anteriormente nessa "discussão" disse que não se pode comparar uma carteira com n fundos contra 1 fundo. Mas experimenta construir uma carteira de ETF's que replique a tua e faz a comparação. Reconheço que poderás ter vantagem nas obrigações porque o NBOE tem sido um outlier e que o fundo imobiliário não terá réplica porque é direto, mas ainda assim talvez consigas encontrar algo aproximado.

há 15 minutos, D@vid disse:

Porque haveria eu, que padeço de home bias, abrir conta numa correctora estrangeira, para não pagar comissões

Se calhar pelo mesmo motivo que qualquer um tenta pagar o mínimo possível de impostos: para não alimentar chulos que te cobram mais de 30€ por um pedaço de plástico e mais não sei quanto para utilizares uma aplicação para transferires dinheiro. Fora outras coisas que te fazem pagar.

Engraçado que só bateram na Degiro. Na XTB que tem escritórios em Portugal e anda por cá há muitos anos ninguém bateu. 

Editado por Louie
    .
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT
    há 2 minutos, Louie disse:

Só para esclarecer que o IWDA é um ETF de mercados desenvolvidos, não inclui emergentes. O verdadeiro global é o VWCE.

Cerca de 60% do IWDA são EUA. Mais de metade. Como se sabe, a diversificação é o único almoço grátis nos mercados. Isto para dizer o quê? Para dizer que entre 2000 e 2010 o S&P500 foi batido pelos desenvolvidos. Estamos a falar de uma década. Daqui para a frente ninguém sabe, daí o almoço grátis ser ter um pouco de cada coisa para equilibrar o geral. Há quem prefira deixar os EM de lado devido à volatilidade e riscos políticos (veja-se a Rússia agora) e há quem queira ter essa exposição porque a India e a China serão a próxima vaga de grandes consumidores. Como estarão os EUA daqui a 20 anos? Será que o dólar ainda será a moeda reserva?

Sobre a tua carteira já anteriormente nessa "discussão" disse que não se pode comparar uma carteira com n fundos contra 1 fundo. Mas experimenta construir uma carteira de ETF's que replique a tua e faz a comparação. Reconheço que poderás ter vantagem nas obrigações porque o NBOE tem sido um outlier e que o fundo imobiliário não terá réplica porque é direto, mas ainda assim talvez consigas encontrar algo aproximado.

Se calhar pelo mesmo motivo que qualquer um tenta pagar o mínimo possível de impostos: para não alimentar chulos que te cobram mais de 30€ por um pedaço de plástico e mais não sei quanto para utilizares uma aplicação para transferires dinheiro. Fora outras coisas que te fazem pagar.

por isso tenho em carteira os 2 ETF's, mais exposição ao IWDA

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, pge disse:

Qual é o fundo blend world que bate o iwda a 10 anos? 

Eu pessoalmente mais depressa fazia um MS INVF Global Brands A USD LU0119620416 que o IWDA , mas isto sou eu que procuro sempre a menor volatilidade.

@Louieeu comparo sempre a minha carteira porque é o meu activo, é normal, a mim interessa-me ver o que o meu activo está a se comportar em relação a outros, o meu fundo de imobiliário não faz parte da minha carteira core que tem 6 fundos, em relação à Degiro a minha opinião é a uma XTB ou outra qualquer, não uso essas plataformas e não tenho muito interesse.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, D@vid disse:

eu comparo sempre a minha carteira porque é o meu activo, é normal, a mim interessa-me ver o que o meu activo está a se comportar em relação a outros,

Certo, mas deves fazer em igualdade de circunstâncias. Estares a comparar dessa forma é como comparar um jipe com um ferrari no rally dakar. O ferrari ganha no asfalto e o jipe ganha nos troços mais sinuosos, sendo que o jipe irá mais depressa no asfalto do que o ferrari nos montes e dunas. Não podes comparar a tua carteira todo o terreno com um ativo que só vai brilhar em bull market.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites