Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 3 minutos, Virtua disse:

Outra vez? Estou lixado com esse fundo. Qual era o ISIN mesmo?

Aproveito para avisar que a LIVE desta semana é na Sexta. Por razões...

Andas a faltar aos treinos @D@vid

Vejo sempre as lives...no dia a seguir 🙈 para mim ou eram às 9 da manhã ou às 11 da noite haha.

PTSQUGHM0007

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 22 minutos, D@vid disse:

Vejo sempre as lives...no dia a seguir 🙈 para mim ou eram às 9 da manhã ou às 11 da noite haha.

PTSQUGHM0007

Vou incluir o fundo. A ver se à terceira é de vez 🙂

Aproveito para avisar que a LIVE desta semana é na Sexta. Por razões...

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, D@vid disse:

Não posso decretar o DIP no dia do DIP, preciso de um estudo mais aprofundado técnico e fundamental da coisa com pelo menos uma semana de atraso 🤣

Ainda está para chegar essa semana...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ainda para complicar a situação pandemia, depois guerra associada inflação, imposições estado chinês surge ainda a ideia tb na china do covid 0, onde algum tempo estão a fechar cidades inteiras, o problema é que cidades, pequim, xangay entre outras são tamanho Portugal. China é só um dos maiores produtores de tudo no mundo e é por exemplo o maior consumidor de petróleo do mundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superkinas disse:

ainda para complicar a situação pandemia, depois guerra associada inflação, imposições estado chinês surge ainda a ideia tb na china do covid 0, onde algum tempo estão a fechar cidades inteiras, o problema é que cidades, pequim, xangay entre outras são tamanho Portugal. China é só um dos maiores produtores de tudo no mundo e é por exemplo o maior consumidor de petróleo do mundo.

Bem, se os combustíveis baixarem de preço por causa disso, já fico satisfeito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 5/15/2022 at 11:58 AM, D@vid said:

E já agora este PTSXYBHM0009 😜

nao acham curioso que este fundo tenha este metódo para investir, por numero de açoes.

510 do que seja... custe 1 euro ou 100..curiosa maneira de calcular o peso de cada stock..

image.thumb.png.2a59fbfd027ed3fcf2ce65bb481bee68.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    4 hours ago, ManuelD said:

nao acham curioso que este fundo tenha este metódo para investir, por numero de açoes.

510 do que seja... custe 1 euro ou 100..curiosa maneira de calcular o peso de cada stock..

image.thumb.png.2a59fbfd027ed3fcf2ce65bb481bee68.png

É uma replicação directa do Dow Jones Industrial Average*, indexado e passivo. Basicamente estão a pagar ~2% de comissões para que o fundo opere em modo de replicação.

*é um price-weighted index muito simples e primitivo, ao invés da metodologia baseada em market-capitalization weighted que é muito mais indicada para quem queira indexar um mercado e implementar isso num fundo de investimento (exemplos disso são os índices mais utilizados da MSCI, S&P, etc).

Editado por Francisco Martins
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Visitante Sapo disse:

Então David.. apagaste a tua curiosidade!?!

Boa tarde visitante, apaguei porque entretanto ia responder colocando o relatório da gestora de 2021 https://sixty-degrees.com/app/uploads/2022/04/frc15283615870000020211231.pdf, e passou-me.

Comparando com a carteira de acções de Março deste ano, existem diferenças em algumas acções, seja nas empresas seja nas quantidades, atendendo a ser um fundo flexivel a carteira de Abril até pode já nem ser igual, mas partilhei da curiosidade do Manuel, mas também não ando a ver as carteiras minuciosamente dos fundos às tantas muitos fazem isso por ser mais fácil.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, D@vid disse:

Boa tarde visitante, apaguei porque entretanto ia responder colocando o relatório da gestora de 2021 https://sixty-degrees.com/app/uploads/2022/04/frc15283615870000020211231.pdf, e passou-me.

Comparando com a carteira de acções de Março deste ano, existem diferenças em algumas acções, seja nas empresas seja nas quantidades, atendendo a ser um fundo flexivel a carteira de Abril até pode já nem ser igual, mas partilhei da curiosidade do Manuel, mas também não ando a ver as carteiras minuciosamente dos fundos às tantas muitos fazem isso por ser mais fácil.

Nesse relatório é preciso fazer contas para calcular as quantidades? Ou é direto?

Ja tinha questionado o banco Best sobre esta curiosidade a meio do ano passado.. exactamente por te reparado nesta forma de alocação do fundo na página da cmvm..

Está alocação não é de agora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

pós época de IRS estou a rebalancear o portfólio.

nesse sentido estou de olho num fundo de obrigações (corporate e/ou gov, EU, US ou world) para investir durante os próximos anos.

o Nb obrigações é um dos eleitos mas gostaria de avaliar outros.

também pondero high yield.

posso solicitar a vossa opinião, se possível?

perfil de investimento: buy and hold, long termo.

desde já muito obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Visitante Sapo disse:

Nesse relatório é preciso fazer contas para calcular as quantidades? Ou é direto?

Ja tinha questionado o banco Best sobre esta curiosidade a meio do ano passado.. exactamente por te reparado nesta forma de alocação do fundo na página da cmvm..

Está alocação não é de agora.

Bem a questionar seria sempre à gestora e não aos intermediários financeiros que comercializam o PPR, o BB respondeu o quê?

apercebi-me que eles têm uma forma de gestão muito activa e flexível, como na comparação reparei que as acções não eram todas iguais deduzo que estão sempre a mudar e não seja assim tanto uma replicação do dow nas acções, mas até pode ser um critério instituído por eles para até ser de mais fácil controlo, comprar sempre a mesma quantidade de acções 😁

O que vejo é que é dos poucos PPR que se mantém á tona da água, há PPRs com -20% este ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins

O fundo começou por comprar algumas obrigações de empresas, algumas obrigações USD e depois ETF que replicam o SP500 e NASDAQ (com e sem hedge cambial incorporado no ETF). Basicamente esteve assim uns tempos no inicio com uma posição enorme em cash (~50%).

Depois, ao que já estava de anteriormente, adicionou a replicação do DJIA com o esquema que referi e tem mantido isso. Tem umas posições residuais em outros ETF que seguem indices como o mercado o urânio e do ouro, por exemplo. Fora isso anda entre 5-10% de cash.

Ultimamente, tem estado a jogar muito com opções e futuros para fazer o hedge à posição de acções. Basta olhar para o que eles andam a fazer com futuros sobre os indices DJIA, SP500 e NASDAQ.

De qualquer forma, desde o inicio a 1/10/2019 até 19/05/2022 o fundo consegui um retorno acumulado total de 5,89%. Para comparação, o IWDA que segue o MSCI World acumulou nesse mesmo periodo 32,73%.

image.thumb.png.d23ff8e443f59d01f9021a9d2470be49.png

image.png.8b1fa316749c9aaa5fb36457c34a9cb8.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Francisco Martins disse:

O fundo começou por comprar algumas obrigações de empresas, algumas obrigações USD e depois ETF que replicavam o SP500 e NASDAQ. Basicamente esteve assim uns tempos no inicio com uma posição enorme em cash (~50%).

Depois, ao que já estava de anteriormente, adicionou a replicação do DJIA com o esquema que referi e tem mantido isso.

Ultimamente, tem estado a jogar muito com opções e futuros para fazer o hedge à posição de acções. Basta olhar para o que eles andam a fazer com futuros sobre os indices DJIA, SP500 e NASDAQ.

De qualquer forma, desde o inicio a 1/10/2019 até 19/05/2022 o fundo consegui um retorno acumulado total de 5,89%. Para comparação, o IWDA que segue o MSCI World acumulou nesse mesmo periodo 32,73%.

image.thumb.png.d23ff8e443f59d01f9021a9d2470be49.png

Mas desde 3/10/2019 o IWDA teve um drawdown de 33% e o sixty teve 5% (Dados do portfolyou) :)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    5 minutes ago, pge said:

Mas desde 3/10/2019 o IWDA teve um drawdown de 33% e o sixty teve 5% (Dados do portfolyou) :)

A explicação é em parte a posição de cash com grande volume que mantiveram durante bastante tempo e, ultimamente, como disse acima, jogar muito com opções e futuros para fazer o hedge à posição de acções. Basta olhar para o que eles andam a fazer com futuros sobre os indices DJIA, SP500 e NASDAQ.

Compara antes com uma alocação passiva entre acções e obrigações, estilo 60% / 40% ou 50 % / 50%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Francisco Martins disse:

jogar muito com opções e futuros para fazer o hedge à posição de acções.

Isso é uma critica ou um mérito?

Comparar com 50/50 ou 60/40 tambem não me parece muito correcto. Do que li eles podem ir de 100/0 a 0/100

Parece-me uma estratégia diferente, desde que mantenham o risco baixo.

Editado por pge
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    3 minutes ago, pge said:

Isso é uma critica ou um mérito?

Comparar com 50/50 ou 60/40 tambem não me parece muito correcto. Do que li eles podem ir de 100/0 a 0/100

Parece-me uma estratégia diferente, desde que mantenham o risco baixo.

Nem uma nem outra, é só uma constatação.

Comparar estratégias é o que mais interessante, porque assim vemos o que compensa ou não (cada um tem o seu ponto de vista, não estou, mais uma vez, a criticar o melhor ou pior).

Em todo o caso, risco não é volatilidade ou drawdowns, principalmente quando fazem posições com futuros de ~30% do valor do fundo ou similar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Francisco Martins disse:

principalmente quando fazem posições com futuros de ~30% do valor do fundo ou similar.

Pois desses riscos não percebo nada, por isso é que perguntei se era uma critica ou um mérito :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Patanisca disse:

Ainda não se falou aqui do desempenho do PSI20 que está em contraciclo com o resto do mundo!

+8,50% YTD

Alguém a beneficiar da nossa geografia simpática?

Olhem aqui o BPI Portugal
    https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05805&tab=1

+9,45% YTD
    +17,40% 1 ano

Um índice pequenino com grande peso da energia, ao menos estamos a ser os melhores em alguma coisa 😁

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, Patanisca disse:

Ainda não se falou aqui do desempenho do PSI20 que está em contraciclo com o resto do mundo!

+8,50% YTD

Alguém a beneficiar da nossa geografia simpática?

Olhem aqui o BPI Portugal
    https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05805&tab=1

+9,45% YTD
    +17,40% 1 ano

Não falou?!? Então eu não vos tinha dito para resgatarem tudo e meterem tudo no PSI20 ?!?-_-

Tenho no BPI uns trocos desde há alguns meses para aproveitar os eventuais efeitos positivos do PRR e está neste momento com +8%. 

há 21 minutos, D@vid disse:

Um índice pequenino com grande peso da energia, ao menos estamos a ser os melhores em alguma coisa 😁

Calma, pois estamos quase a ser os melhores no maior numero de infectados com a varíola do macaco Adriano.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites