Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

A 08/05/2022 às 12:07, 5coroas disse:

No meu caso não bateu...e eu sei lá o que é que os bancos lhes enviaram. Agora vou ter que justificar as divergências, não sabendo quais. Não estou para me chatear outra vez no futuro com isto, pelo que vou acabar com o trading, ações, etc, e ficar apenas com os investimentos de LP. 

Consegui descobrir onde estava a divergência: esqueci-me de colocar um dos movimentos. A situação está resolvida e já deu para verificar que os cálculos realizados através do programa da Onefinance bateram certos com os dados enviados pelos bancos. Fiquei com a ideia que, desde que o valor iliquido total enviado pelos bancos e o valor iliquido enviado por mim batam certos, a ATA fica satisfeita.:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Investidor Falhado
    há 28 minutos, dfserra disse:

Não concordo com esta perspetiva.
    Quando estanos a falar de perdas de 12% e 14% é já em euros, em USD seria bem pior. Se em cash as perdas eram de 0%, 12% negativos é pior. A inflação é irrelevante para isto, em ambos os casos perdemos 7%.

Eu defendo sempre investir e reforçar, já que não se sabe o futuro. De todo o modo, olhando para este ano, ter tudo em cash teria sido melhor.

O meu post era mais na brincadeira do que outra coisa. No entanto discordo quando dizes que em cash as perdas eram de 0% e que a inflacção é irrelevante em qualquer caso. Isso sim acho uma perspectiva errada. Compreendo que a generalidade das pessoas pense dessa forma mas nós aqui que já lemos umas coisas e temos a mania que percebemos disto (eu percebo pouco :P ) sabemos que ter cash ou activos são apenas formas diferentes de organizar o nosso património. E ter cash é uma má opção no geral e é muito pior em tempos de grande inflacção.

Portanto ter acções ou FI/ETF nestas condições é algo que devemos ver como positivo para as nossas finanças e não como indiferente. Mesmo com o mercado a cair. (Claro que para os traders a conversa é diferente)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Visitante invest
    há 45 minutos, 5coroas disse:

Consegui descobrir onde estava a divergência: esqueci-me de colocar um dos movimentos. A situação está resolvida e já deu para verificar que os cálculos realizados através do programa da Onefinance bateram certos com os dados enviados pelos bancos. Fiquei com a ideia que, desde que o valor iliquido total enviado pelos bancos e o valor iliquido enviado por mim batam certos, a ATA fica satisfeita.:)

Boas 5coroas,

A divergência apareceu em que fase do processo.

A declaração já tinha sido validada com certa ou foi antes ou depois de teres declaração certa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Diogobc disse:

sabemos que ter cash ou activos são apenas formas diferentes de organizar o nosso património. E ter cash é uma má opção no geral e é muito pior em tempos de grande inflacção.

Portanto ter acções ou FI/ETF nestas condições é algo que devemos ver como positivo para as nossas finanças e não como indiferente. Mesmo com o mercado a cair. (Claro que para os traders a conversa é diferente)

Concordo que, historicamente, estar investido é melhor que estar fora do mercado. Penso que é um facto com o qual todos concordarão aqui.

Contudo, percebo o que o @dfserra quer dizer. A inflação afeta o cash e os investimentos da mesma forma. Retira-lhes sempre o correspondente à respetiva taxa.

Ter cash só é uma má opção se o retorno de estar investido for positivo. Com as desvalorizações que se têm verificado desde o início do ano, não foi claramente uma má opção ter cash (se devemos procurar prever esses acontecimentos, e se o conseguimos sequer, é que já é outra história).

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Alguém sabe se no Banco Invest relativamente aos PPRs e aos ETFs, existe no site deles alguma funcionalidade que permita saber a performance da nossa carteira? 

Neste momento, não tenho ETF's no Invest. Mas tenho o AR PPR.

Consegues ver a valorização/desvalorização do total investido, em euros e em percentagem. Também consegues ver a mesma coisa relativamente a cada entrega que tenhas feito para o PPR.

Em relação à carteira na totalidade (ETFs + PPR + fundos, etc), não encontro nada que permita ter uma visão integrada do investimento. Mas pode ser falha minha.

Editado por Ducas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, 5coroas disse:

Alguém sabe se no Banco Invest relativamente aos PPRs e aos ETFs, existe no site deles alguma funcionalidade que permita saber a performance da nossa carteira? 

Suponho que seja parecida com a do Best!! Agora com gráfico e isso nao há banco que te dê isso. Até queria implementar umas coisas na PortfolYou mas está complicado de tempo!!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, Otimizado disse:

O Nordea Stable Return, que viagem imediata ao passado! Há uns 5 anos atrás, era a coqueluche dos mistos. Por curiosidade fui ver os returns e, bom, é triste. 

10 anos anualiz: 2,73% !

É a vida. Não se acerta sempre. Eu tinha quase amor por esse fundo. E ainda hoje nem sei explicar porque é que mantenho esta aposta.  Como só representa cerca de 10% do total vai ficando…

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Virtua disse:

Suponho que seja parecida com a do Best!!

Oxalá fosse. Só tem aquilo que o Ducas referiu pelo menos em relação aos PPRs e ETFs; quanto aos fundos, desconheço, pois não tenho ali fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Não percebo esta maneira de pensar. Eu periodicamente avalio se tenho bad performers. É quando tenho, troco-os por outros melhores da mesma categoria ou de outra categoria. Estar agarrado a um fundo só por pena, quando existem tantos mais alternativos, não me parece fazer sentido. Porque não procuras um alternativo? Não tenhas pena de abandonar uma posição. Eu já tive essa postura e dei-me mal, agora sempre que vejo um a anhar mas de forma recorrente, ou seja é pior que a média tanto nas subidas como nas descidas, meto-o logo a andar. 

Tens razão. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    22 hours ago, 5coroas said:

Diria que sim, porque se fossem fundamentalistas, o número de divergências seria incomparavelmente maior. Da forma como o anexo está, é preciso agrupar por país, mês da venda, mês da compra. Se tiveres vários títulos do mesmo ou de países diferentes, com resgates parciais, etc, conjugar tudo pode ser difícil e facilmente se comete um erro, por exemplo, de datas na alocação FIFO.

Por acaso gostava de ver o template do modelo que é utilizado pelos bancos para comunicar os valores à AT.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, 5coroas disse:

Oxalá fosse. Só tem aquilo que o Ducas referiu pelo menos em relação aos PPRs e ETFs; quanto aos fundos, desconheço, pois não tenho ali fundos.

A informação nos fundos é igual à que se tem nos ETF e PPR. Dá para ver o montante investido, cada entrada ou saída, e a valorização do mesmo. Em nenhum lugar descobri a valorização completa do portfolio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, pge disse:

Como é que se guarda o portfólio? Guardamos o link e de cada vez que entramos carregamos o link é isso?

Já agora, não queres adicionar este  PTFP00000200  :) ?

Não tem ser de cada vez que entras. Guarda o link nos favoritos e já está. Entras logo pelo link. É o que eu faço. Não tenho muito interesse em gravar os portfolios no servidor, se bem que um dia sou capaz de acrescentar isso por conveniência 😉

Sempre que fizeres um portfolio novo aconselho começares de raiz. Os gravados ainda não dão para modificar muito bem. Fiz umas "batotas" e perdi um pouco no user experience mas um dia corrijo isso.

Vou ver se acrescento o PPR Vintage. Abr

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Virtua disse:

Não tem ser de cada vez que entras. Guarda o link nos favoritos e já está. Entras logo pelo link. É o que eu faço. Não tenho muito interesse em gravar os portfolios no servidor, se bem que um dia sou capaz de acrescentar isso por conveniência 😉

Sempre que fizeres um portfolio novo aconselho começares de raiz. Os gravados ainda não dão para modificar muito bem. Fiz umas "batotas" e perdi um pouco no user experience mas um dia corrijo isso.

Vou ver se acrescento o PPR Vintage. Abr

E já agora este PTSXYBHM0009 😜

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Diogobc disse:

@D@vid  Não me digas que o dip do mercado já foi na semana passada e não vieste aqui dizer nada 😱

Não posso decretar o DIP no dia do DIP, preciso de um estudo mais aprofundado técnico e fundamental da coisa com pelo menos uma semana de atraso 🤣

Grande máquina @Virtua, olha e o property real estate desapareceu de lá?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, D@vid disse:

olha e o property real estate desapareceu de lá?

Outra vez? Estou lixado com esse fundo. Qual era o ISIN mesmo?

Aproveito para avisar que a LIVE desta semana é na Sexta. Por razões...

Andas a faltar aos treinos @D@vid

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites