Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

investidorPT
    há 8 minutos, D@vid disse:

A AT está a colocar no Anexo G rendimentos do estrangeiro que deveriam estar no anexo J?

segundo o email do Invest sim, mas não tenho stocks portugueses para confirmar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado
    A 12/05/2022 às 17:00, D@vid disse:

A AT está a colocar no Anexo G rendimentos do estrangeiro que deveriam estar no anexo J?

Confirmo. Mas apenas no caso de quando abrem o preenchimento do IRS escolherem para ele pré-preencher. Escolhendo essa hipótese, a mim apareceram-me operações no anexo G que deveriam estar no anexo J.

Como só tenho de preencher o anexo J, fui só eliminar o que estava no G e eliminei o anexo totalmente. Agora quem tem operações nos dois anexos, que veja bem o que deve estar num e noutro... É só complicações estes gajos da AT...

Editado por Investidor Falhado
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, dfserra disse:

No meu caso as ações eram Americanas, comunicadas pelo BancoInvest.

Então estão a colocar no anexo G pelo broker ser Português e não pelos activos serem estrangeiros...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso apareceu automaticamente, no anexo G as OTRV. Tinham sido compradas em 2017 e 2018.

Quanto a fundos tive que preencher todos os campos, no J.

Quanto a ações ou outros produtos financeiros, não fiz quaisquer resgates

Editado por USD
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como estão as vossas carteiras de FI, YTD?

Aqui -14% YTD. Devia ter seguido as recomendações do meu guru favorito do seeking alpha (Fear & Greed Trader), já andava a avisar há muitas semanas atrás. Fui soft a rebalancear a carteira para reduzir exposição a tech e growth. Ainda assim podia ter sido pior. Tem-me safado o peso em Value.

(Tenho 100% em FI de acções)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 38 minutos, Patanisca disse:

Aqui -14% YTD. Devia ter seguido as recomendações do meu guru favorito do seeking alpha (Fear & Greed Trader), já andava a avisar há muitas semanas atrás. Fui soft a rebalancear a carteira para reduzir exposição a tech e growth. Ainda assim podia ter sido pior. Tem-me safado o peso em Value.

Eu estou parecido -12% YTD....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Patanisca disse:

Segundo o Best: -12,31%

Editado por JCoimbra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pessoal, na minha carteira tenho este fundo: LU0125951151 MFS Meridian Funds - European Value Fund A1 EUR

Reparei que havia este: 

IE00BYX5MD61 

Fidelity MSCI Europe Index Fund EUR P Acc

Considerações?! Sei que o fidelity tem uma comissão de 2% á entrada e estou á vontade com isso.

A Comissão de gestão de um e outro é de 1% atual vs 0,10% Fidelity, é este o motivo que me leva a ponderar trocar um pelo outro.

Está-me a escapar alguma coisa?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JCoimbra disse:

Pessoal, na minha carteira tenho este fundo: LU0125951151 MFS Meridian Funds - European Value Fund A1 EUR

Reparei que havia este: 

IE00BYX5MD61 

Fidelity MSCI Europe Index Fund EUR P Acc

Considerações?! Sei que o fidelity tem uma comissão de 2% á entrada e estou á vontade com isso.

A Comissão de gestão de um e outro é de 1% atual vs 0,10% Fidelity, é este o motivo que me leva a ponderar trocar um pelo outro.

Está-me a escapar alguma coisa?

Cumprimentos

Além dos 2%, para mim os minimos de compra são demasiado altos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, atlas disse:

Ytd não faço ideia. Devem ter descido, pois claro.

Mas nem quero saber.

Só sei que, após estes vários anos, e depois de ter reforçado no dia 19/03/2020 (uma das melhores decisões que tomei), há dias estava tudo muito muito muito verdinho. E assim vão continuar. O mais fracote ainda era o nordea st return (o único com uma valorização inferior a dois digitos).

Quando receber o reembolso do IRS já tem destino.

Excelente decisão !

-8,81% YTD.

O Nordea Stable Return, que viagem imediata ao passado! Há uns 5 anos atrás, era a coqueluche dos mistos. Por curiosidade fui ver os returns e, bom, é triste. 

10 anos anualiz: 2,73% !

Editado por Otimizado
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 38 minutos, Otimizado disse:

Excelente decisão !

-8,81% YTD.

O Nordea Stable Return, que viagem imediata ao passado! Há uns 5 anos atrás, era a coqueluche dos mistos. Por curiosidade fui ver os returns e, bom, é triste. 

10 anos anualiz: 2,73% !

O Nordea continua a fazer o que sempre se propôs, a ser um fundo estável, nunca foi fundo de dar grande rentabilidade, teve alterações na gestão há uns anos e parece ter perdido algum gás, mas não deixou de ser um fundo interessante para quem quer alguma estabilidade.

nordea.jpg

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, JCoimbra disse:

Nesse caso, qual é a tua opinião?

Se não fossem os 2% de comissão, teria os fidelity index em vez dos ETFs. Se baixassem para 1% ficariam mais ou menos equivalentes em termos de custos. Mas mesmo assim não acho que sejam más opções.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, D@vid disse:

O Nordea continua a fazer o que sempre se propôs, a ser um fundo estável, nunca foi fundo de dar grande rentabilidade, teve alterações na gestão há uns anos e parece ter perdido algum gás, mas não deixou de ser um fundo interessante para quem quer alguma estabilidade.

nordea.jpg

Em teoria concordo, mas 2,37%? a 10 anos/anualiz? cmon...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado

Reparem numa coisa engraçada. Com a desvalorização do EUR/USD de cerca de 12% - 1.20 há um ano para 1.04 hoje - e com a inflacção média em Portugal de 7.2% em Abril, se os nosso portfólios de activos em USD estiverem a cair 15%, tecnicamente ainda estamos positivos cerca de 4% se compararmos com a hipótese de termos esse dinheiro em cash.

Portanto animem-se e reforçem :D

Editado por Investidor Falhado
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 56 minutos, Diogobc disse:

Reparem numa coisa engraçada. Com a desvalorização do EUR/USD de cerca de 12% - 1.20 há um ano para 1.04 hoje - e com a inflacção média em Portugal de 7.2% em Abril, se os nosso portfólios de activos em USD estiverem a cair 15%, tecnicamente ainda estamos positivos cerca de 4% se compararmos com a hipótese de termos esse dinheiro em cash.

Portanto animem-se e reforçem :D

Já agora, o meu portfólio neste momento está mais coisa menos coisa em:
    20% cash / 30% acções / 50% IWDA

E está cerca de -14% desde o início do ano.

Não concordo com esta perspetiva.
    Quando estanos a falar de perdas de 12% e 14% é já em euros, em USD seria bem pior. Se em cash as perdas eram de 0%, 12% negativos é pior. A inflação é irrelevante para isto, em ambos os casos perdemos 7%.

Eu defendo sempre investir e reforçar, já que não se sabe o futuro. De todo o modo, olhando para este ano, ter tudo em cash teria sido melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites