Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Fixe, @D@vid já que estás no palco, diz aí umas piadas, tipo que a bitcoin vai pros 500.000USD no final deste ano e tal, como dizia a Cathy Wood, também uma excelente artista de standup comedy. Embora ela fosse mais sitdown, porque nos lives dela estava sempre sentada durante a pandemia, na mansão dela.

Falando mais a sério, eu esta noite antes de me deitar vendi alguns FI de growth e comprei energia, US value e healthcare. São orders que vão valer à UP de hoje no final da tarde, portanto já deverão levar os descontos das descidas de hoje, a prever pelos US futures a baixar na ordem dos ~2%. Ainda deixei pólvora para mais compras nestes 3 items o resto da semana.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 22 minutos, Patanisca disse:

Fixe, @D@vid já que estás no palco, diz aí umas piadas, tipo que a bitcoin vai pros 500.000USD no final deste ano e tal, como dizia a Cathy Wood, também uma excelente artista de standup comedy. Embora ela fosse mais sitdown, porque nos lives dela estava sempre sentada durante a pandemia, na mansão dela.

Não sejas mauzinho. 😁 Acho que a previsão dos 500k é para 2025.

Mesmo assim, acredito mais na previsão dela para o btc do que para Tesla, teladoc, zoom, entre outras.

A coisa para os lados dela não está fácil. Uma coisa é certa! É mulher de convicções! 💪😁

Btc é aposta ou nem por isso? Se a coisa for bem regulada, entrando agora nos 401k da fidelity e aparecendo um spot etf, acredito que daqui a uns anos, ande por esse valor. Ou sou maluco como ela? 😂

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, L.g disse:

Alguém sabe o porquê desta onda vermelha a nível planetário? Será só pela guerra inflação ou há mais algum motivo?

nevermind the spooky title ... começa por volta dos 7:00

Editado por N.Rocha
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, L.g disse:

Alguém sabe o porquê desta onda vermelha a nível planetário? Será só pela guerra inflação ou há mais algum motivo?

Boas, não faço ideia. Mas já comprei qualquer coisa hoje.

Se o SP500 for aos 3750-3800pts lá voltarei a fazer mais um reforço.

Nota: não acredito que o SP500 caia mais que o topo anterior, antes do Covid: 3400pts.

Mas por favor, não se fiem em mim

Pessoal, aqui há uns meses falou-se na possibilidade de dar a carteira de investimento como garantia para pedir dinheiro emprestado para investir. Alguém sabe mais sobre o assunto?

Nota: só consideraria uma coisa destas, se o SP 500 leva-se um tombo de no minimo 50%. Mas gosto de ser uma pessoa informada, por isso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 47 minutos, JCoimbra disse:

Boas, não faço ideia. Mas já comprei qualquer coisa hoje.

Se o SP500 for aos 3750-3800pts lá voltarei a fazer mais um reforço.

Nota: não acredito que o SP500 caia mais que o topo anterior, antes do Covid: 3400pts.

Mas por favor, não se fiem em mim

Pessoal, aqui há uns meses falou-se na possibilidade de dar a carteira de investimento como garantia para pedir dinheiro emprestado para investir. Alguém sabe mais sobre o assunto?

Nota: só consideraria uma coisa destas, se o SP 500 leva-se um tombo de no minimo 50%. Mas gosto de ser uma pessoa informada, por isso...

Se for só para investir são as chamadas contas margem, eu faria uma mas só se os mercados caissem 90%  lol, até porque investires 3x ou 5x é um risco que nos pode levar à falência, no BB também há outra mas não alavancam, sempre é uma alternativa melhor para quem é mais conservador e não quer entrar em loucuras. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, D@vid disse:

Se for só para investir são as chamadas contas margem, eu faria uma mas só se os mercados caíssem 90%  lol, até porque investires 3x ou 5x é um risco que nos pode levar à falência, no BB também há outra mas não alavancam, sempre é uma alternativa melhor para quem é mais conservador e não quer entrar em loucuras. 

Nunca alavancaria com mais de 100% e o ideal seria uns 50%. Seria só para dar um boost

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, JCoimbra disse:

Nunca alavancaria com mais de 100% e o ideal seria uns 50%. Seria só para dar um boost

As contas margem também só permitem salvo erro, usar fundos/ETFs pré definidos por eles que podes não ter em carteira.

Eu não faria nem com 10% 😁

S&P500 nos 3.980....

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JCoimbra disse:

Há pessoal que é fã de comprar ETFs alavancados com parte da carteira. Dificilmente faria uma ou outra coisa, mas a escolher (com pistola apontada à cabeça :D ) preferia os ETFs alavancados a crédito!!

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, Virtua disse:

Há pessoal que é fã de comprar ETFs alavancados com parte da carteira. Dificilmente faria uma ou outra coisa, mas a escolher (com pistola apontada à cabeça :D ) preferia os ETFs alavancados a crédito!!

Ainda há poucos dias, um gestor do banco falou-me nessa possibilidade de pedir dinheiro emprestado ( crédito) para entrar com mais dinheiro no mercado. Também me disse que grande parte dos clientes dele estão nessa situação...

(nem vou olhar para a desgraça de hoje 😥)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Se for só para investir são as chamadas contas margem, eu faria uma mas só se os mercados caissem 90%  lol, até porque investires 3x ou 5x é um risco que nos pode levar à falência, no BB também há outra mas não alavancam, sempre é uma alternativa melhor para quem é mais conservador e não quer entrar em loucuras. 

Referes-te ao crédito com colateral? Usas a carteira atual como garantia e recebes uma %da mesma para fazeres o que quiseres. Investir, gastar, qq coisa. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Otimizado disse:

Referes-te ao crédito com colateral? Usas a carteira atual como garantia e recebes uma %da mesma para fazeres o que quiseres. Investir, gastar, qq coisa. 

Se o SP começar a cair abaixo dos 3700/3800pts vou pensar a sério nessa possibilidade. Mas não me meto em loucuras, no máximo usaria mais 50%. E tudo depende das condições... Obviamente que se por acaso optasse por isso, não quero estar restringido a investir em fundos que eles querem...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, JCoimbra disse:

Se o SP começar a cair abaixo dos 3700/3800pts vou pensar a sério nessa possibilidade. Mas não me meto em loucuras, no máximo usaria mais 50%. E tudo depende das condições... Obviamente que se por acaso optasse por isso, não quero estar restringido a investir em fundos que eles querem...

Fui entretanto ao site do BB e nas contas margem pelo que vi só alguns fundos e ETFs são elegíveis, já no que o @Otimizado fala é a tua carteira ou parte dela.

Ter em atenção os custos e a euribor que vai upa upa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia a todos

Comprei em dezembro 2021 um apartamento para investimento com recurso a crédito. Está alugado com a renda a pagar empréstimo e ainda sobra. Mas neste momento tenho 5k para investir. A dúvida é: amortizar o empréstimo ou investir na bolsa? O argumento é sempre investir onde a taxa de retorno for superior. Neste momento de queda de mercados e subida de taxa de juros surge a dúvida. Qual seria a vossa opcao?

Obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se investires os 5k € e o tiveres uma perda de 10% ou 20%, ou mais, consegues lidar com isso?

Se não conseguires, então paga o empréstimo. Faz mais sentido pagar o empréstimo que ter uma potencial perda elevada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sobra agora mas pode não sobrar após subidas das taxas de juro. Depois há sempre o risco do inquilino se armar em esperto e achar que não tem que pagar e termos que aturar isso uns meses.

Há muitas variáveis.

Eu também tenho alguma coisa para arrendamento e tem corrido bem mas corremos sempre o risco.

Criar uma almofada para eventuais acontecimentos não é mau. Se tiveres essa almofada, podes pensar noutras coisas. Não havendo, não colocaria esse dinheiro no mercado agora. Era preferível abater.

O abatimento não tem qualquer custo? Por acaso nunca olhei para isso

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, tiao disse:

Sobra agora mas pode não sobrar após subidas das taxas de juro. Depois há sempre o risco do inquilino se armar em esperto e achar que não tem que pagar e termos que aturar isso uns meses.

Há muitas variáveis.

Eu também tenho alguma coisa para arrendamento e tem corrido bem mas corremos sempre o risco.

Criar uma almofada para eventuais acontecimentos não é mau. Se tiveres essa almofada, podes pensar noutras coisas. Não havendo, não colocaria esse dinheiro no mercado agora. Era preferível abater.

O abatimento não tem qualquer custo? Por acaso nunca olhei para isso

tem um custo sim, eu paguei 0.5% do valor total em dívida quando amortizei antecipadamente o meu crédito à habitação. Foi uma decisão não racional, financeiramente fazia muito mais sentido ter aplicado esse capital no mercado, mas saber que tenho a casa paga dá-me um descanso mental enorme.

Uma questão : quando se referem à vossa carteira, consideram (à falta de uma expressão melhor) todo o dinheiro que têm? Ou a carteira é uma parte do vosso dinheiro que vocês alocam para investimentos, mesmo que uma parte da mesma fique em cash? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 42 minutos, Otimizado disse:

Uma questão : quando se referem à vossa carteira, consideram (à falta de uma expressão melhor) todo o dinheiro que têm? Ou a carteira é uma parte do vosso dinheiro que vocês alocam para investimentos, mesmo que uma parte da mesma fique em cash? 

Da minha parte, é tudo.

E o imobiliário? Faz parte?

A minha casa não conto como parte integrante do que falamos. Ela não me gera dinheiro! Só me leva guito 😁

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Otimizado eu por exemplo quando falo em carteira falo na carteira core que tenho em fundos, depois tenho um fundo de emergência, tenho mais um fundo que eu chamo de acumulação que serve para despesas supérfluas ou investir na carteira core, e tenho mais um fundo de imobiliário à parte, também tenho um apartamento arrendado, a tudo isto chamo de património e não carteira lol, carteira é só a Core.

@tiao Abater um CH tem custo de 0,5% se for taxa variável e de 2% se for taxa fixa.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites