Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 5 minutos, pge disse:

Vou não, já tive e já foi. No excel do Best vem tudo descriminado, só se houver outro excel. E no Invest e no Big igual. 

Sim vem discriminado por fundo, o que queria dizer é que esse excel acaba por ser facilitador porque tem lá tudo incluindo as datas de compra.

Melhor que isso era aparecer tudo já no anexo, há coisas que já aparecem no anexo G, talvez daqui a uns anos apareça tudo 🙈

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 8 minutos, D@vid disse:

Sim vem discriminado por fundo, o que queria dizer é que esse excel acaba por ser facilitador porque tem lá tudo incluindo as datas de compra.

Melhor que isso era aparecer tudo já no anexo, há coisas que já aparecem no anexo G, talvez daqui a uns anos apareça tudo 🙈

Não sabia que dava, tinha facilitado bastante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, pge disse:

Só não resgato pq não me apetece meter outra vez mais de 100 linhas no anexo J pro ano 🤣

Partilho a tua dor; decidi também este ano fazer bastante menos transações pois preencher os anexos dá um trabalhão desgraçado. Coitado do inspector tributário que lhe calhe fiscalizar os meus movimentos. lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, tiao disse:

Essa porcaria é uma vergonha. Devia ser tudo comunicado pelo banco e automático. Vão chatear outro! 😛

Mas isso era tornar o sistema eficiente. E depois, como era? 

Eu agrupei tudo por isin do país, mas não liguei às datas, acho que meti tudo 31 de Dezembro 😂 o que importa é que o somatório dos in e outs bata certo com o que eles têm lá. Penso eu de que. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, dfserra disse:

Estas quedas não são agradáveis, não gosto de olhar para montante "perdido" desde o início do ano. Contudo, creio que o SP 500 perdeu "apenas" 14% desde o máximo, e até temos o câmbio eur/USD a nosso favor, pelo que as perdas reais são menores.

Já desisti de prever o futuro, mas com a guerra, a inflação, as taxas de juro e o covid na China, não me surpreenderia se as quedas continuarem mais um bocado.

Não vou resgatar nada, ainda tenho algumas munições, a dúvida é se meto já tudo ou se vou metendo. No longo prazo esta decisão é pouco relevante, é mais uma questão psicológica.

Eu , resgatei agora umas de energia q tinha. Uma a par e outra a perder. Ficou para abater nas mais valias que fiz em janeiro. 

Felizmente em novembro, resgatei o que tinha de ações mais especulativas, small caps, medium caps.

Mas depois fui entrando em alguns fundos que achava mais seguros nesta fase. Claro que nessas entradas, estou a levar no pêlo!  Melhores dias virão.

Estava a contar ter mais liquidez caso uma coisa destas surgisse mas depois como me meti noutro apartamento, a coisa não saiu como pensava. Mas mesmo assim, ainda tenho balas de fora. Mas para já, não estou muito activo.

Prefiro aguardar mais um pouco. No segundo semestre devo começar novamente a comprar. Sinceramente, nao vejo a coisa com grandes olhos para os próximos tempos 😥

Não há nada que não esteja a baixar...

O que tenho mais em vista é NASDAQ. Apontar para um fundo ou dois bons e daqui a um tempo, começar a carregar.

E claro, Bitcoin! 😁💪

Essa do psicológico é bonito dizer e daqui a uns anos pode realmente ser igual ao litro mas entretanto, sofremos um bocadito. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, dfserra disse:

Estas quedas não são agradáveis, não gosto de olhar para montante "perdido" desde o início do ano. Contudo, creio que o SP 500 perdeu "apenas" 14% desde o máximo, e até temos o câmbio eur/USD a nosso favor, pelo que as perdas reais são menores.

Já desisti de prever o futuro, mas com a guerra, a inflação, as taxas de juro e o covid na China, não me surpreenderia se as quedas continuarem mais um bocado.

Não vou resgatar nada, ainda tenho algumas munições, a dúvida é se meto já tudo ou se vou metendo. No longo prazo esta decisão é pouco relevante, é mais uma questão psicológica.

Não sei se é assim tão psicológico, se eu entrar hoje com elevada liquidez e ficar sem nenhum para mais tarde reforçar, acabo por comprar um número de UPs por X€, mas se for comprando aos poucos, posso vir a comprar mais UPs por um valor mais baixo depois, claro que é sempre uma incógnita e a coisa pode começar a subir, mas olhando para a conjuntura actual, a reversão ainda virá lá muito longe, por isso acho que o melhor, pelo menos é o que faço, é ir comprando aos poucos, se gastar já tudo de uma vez fico sem liquidez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essa teoria de "é para longo prazo pouco importa", não é bem assim. Ter um ano com -10% em vez de -5% tem um efeito bastante significativo no juro composto. Um buy and hold cego não é o santo graal como alguns dizem. Ter liquidez e despejar tudo de uma só vez, num mercado tão volátil como este que temos agora, para mim é uma má opção. Está tanta indefinição no ar que eu não me atreveria a fazer isso e faria Dollar Cost Averaging. 

Convém também andar atento e fazer ajustes. Este dump de tech/especulativo era mais do que previsível, até um leigo olhava para o gráfico do nasdaq e via que se estava a afastar muito da média, eventualmente com o fim do easy money teria que reverter para a média. Também era óbvia uma rotação de Growth para Value, quando começaram a surgir os sinais de alarme da subida da inflação no final do ano passado. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/05/2022 às 00:59, Patanisca disse:

Mas isso era tornar o sistema eficiente. E depois, como era? 

Eu agrupei tudo por isin do país, mas não liguei às datas, acho que meti tudo 31 de Dezembro 😂 o que importa é que o somatório dos in e outs bata certo com o que eles têm lá. Penso eu de que. 

Eu comecei a fazer uma linha por cada dividendo (de cada acção) e no fim recebo um erro de validação porque estava a repetir linhas....eram todos dividendos de acções US. Resumidamente, acabei por agrupar todos os dividendos US numa única linha. Erro de principiante.

Na venda de acções não liguei à data de compra. Como comprei tudo no mesmo ano, apesar de, em algumas acções, ter feito várias compras no mesmo ano, também agrupei pelo total, por cada acção, tal como vem no resumo da Degiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, tiao disse:

Eu , resgatei agora umas de energia q tinha. Uma a par e outra a perder. Ficou para abater nas mais valias que fiz em janeiro. 

Resgatar energia com menos-valias, só se foi renováveis/especulativo, porque o sector de energia vai com cerca de +50% YTD (https://www.investing.com/etfs/spdr-energy-select-sector-fund) e não se vê fim à vista desta subida com a guerra na Europa para continuar e o embargo da UE à Rússia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Resgatar energia com menos-valias, só se foi renováveis/especulativo, porque o sector de energia vai com cerca de +50% YTD (https://www.investing.com/etfs/spdr-energy-select-sector-fund) e não se vê fim à vista desta subida com a guerra na Europa para continuar e o embargo da UE à Rússia.

Pois, tens razão. Faltou-me escrever essa parte- renováveis. Antes estivesse nas outras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/05/2022 às 00:59, Patanisca disse:

😂 o que importa é que o somatório dos in e outs bata certo com o que eles têm lá. Penso eu de que. 

No meu caso não bateu...e eu sei lá o que é que os bancos lhes enviaram. Agora vou ter que justificar as divergências, não sabendo quais. Não estou para me chatear outra vez no futuro com isto, pelo que vou acabar com o trading, ações, etc, e ficar apenas com os investimentos de LP. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, 5coroas disse:

No meu caso não bateu...e eu sei lá o que é que os bancos lhes enviaram. Agora vou ter que justificar as divergências, não sabendo quais. Não estou para me chatear outra vez no futuro com isto, pelo que vou acabar com o trading, ações, etc, e ficar apenas com os investimentos de LP. 

Eu tb ando a fazer alguns movimentos. Quero ver isso...

O sistema não faz sentido 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, 5coroas disse:

O meu desde hoje que aparece reembolso, venha ele, acções? trading? gabo a vossa resiliência lol 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, 5coroas said:

A informação que os bancos enviam fica disponível no homebanking na secção de documentos fiscais.

O que fiz este ano foi pegar nesses documentos e gerar o relatório de mais-valias do anexo J pelo site onefinance.pt. Poupou-me umas valentes horas. Dá para inserir manualmente todas as transações e exportar o relatório de mais-valias do anexo J para Excel.

Mas o melhor é que o site permite também importar as transações a partir do google sheets, gerar o anexo J e exportar o resultado para um ficheiro XML****, que depois é possível importar no site da AT.

Como estavam a referir aí atrás, também permite ver as transações agrupadas por país ou de forma detalhada. Ainda perdi um bom tempo a validar os valores e se o software tinha seguido o FIFO corretamente na alocação dos meses e não encontrei falhas. Veremos qual é o veredicto da AT...

****se forem fundos de investimento, é preciso abrir o ficheiro XML no notepad, fazer um CTRL+H e substituir o código G01 por G20. É uma melhoria que têm de fazer. Atualmente só suporta ações.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, JM_ disse:

Mas o melhor é que o site permite também importar as transações a partir do google sheets, gerar o anexo J e exportar o resultado para um ficheiro XML****, que depois é possível importar no site da AT.

Então também deve dar para importar a partir do excel do investing... Pro ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, JM_ disse:

A informação que os bancos enviam fica disponível no homebanking na secção de documentos fiscais.

Em relação ao Banco Best, de facto posso lá encontrar essa informação, no entanto só sobre os fundos de investimento; já sobre ações e etfs, népia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, D@vid disse:

O meu desde hoje que aparece reembolso, venha ele, acções? trading? gabo a vossa resiliência lol 

A minha resiliência esgotou-se; embora a minha recente e curta experiência com ações até tenha sido lucrativa, cheguei agora à conclusão que a mim não me compensa a trabalheira que dá. Não sou daqueles para quem é divertido lidar com as questões tributárias. Gosto de viver sem chatices, e isto está a deixar-me chateado.:angry: Falta livrar-me apenas de duas ações que estão negativas.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, 5coroas disse:

A minha resiliência esgotou-se; embora a minha recente e curta experiência com ações até tenha sido lucrativa, cheguei agora à conclusão que a mim não me compensa a trabalheira que dá. Não sou daqueles para quem é divertido lidar com as questões tributárias. Gosto de viver sem chatices, e isto está a deixar-me chateado.:angry: Falta livrar-me apenas de duas ações que estão negativas.

Eu olho para trás e chego à conclusão que não invisto em acções há 20 anos... 🙈

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 05/05/2022 às 19:01, D@vid disse:

Por acaso não é de todo verdade, eu disse salvo erro em meados de Março de 2020 que o DIP tinha sido a 21 de Março e foi mesmo ahahah, há provas basta irem a essa data!!!, e quando for o DIP desta vez também darei essa informação em breaking news.

BOLA-CRISTAL-COM-SOM-E-LUZ-EM-PLASTICO-1

Estava a pensar comprar qualquer coisa esta semana, o que é que a tua bola de cristal diz ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 minutos, Otimizado disse:

Estava a pensar comprar qualquer coisa esta semana, o que é que a tua bola de cristal diz ?

Eu comprava umas pipocas à espera do S&P 500 chegar aos 3.800 😜

há 25 minutos, Patanisca disse:

mas vais comprar antes do @D@vid anunciar o dip? Tonto! :)

Realmente 😁

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites