Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

apple até agora a perder o que ganhou hoje.

Após apresentação resultados já andou positiva, agora está bem vermelha, vamos lá ver amanha, as reações mercados apresentação resultados é sempre uma caixa de surpresas....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Virtua disse:

@David deixa lá a ark e as tech e anda investir como deve ser. Nada divertido...

image.png

Só falas em ETFs na live 😁

há 10 horas, Patanisca disse:

O equivalente ao ARK é este, a meu ver. Tive-o, não guardo saudades. :( 

https://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000011363

Se o tivesses feito em Março de 2020 estava óptimo 😁

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Patanisca disse:

O equivalente ao ARK é este, a meu ver. Tive-o, não guardo saudades. :( 

https://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000011363

Ainda lucrei bastante com ele, pois saí antes de se ter atirado para o abismo. Tal como na altura referi sobre este e outros fundos do género, as pesadas perdas que ocorreram, eram bastante previsiveis. Só não saí atempadamente foi do tech financial e nesse ainda estou a perder muito (em percentagem, pois o capital é felizmente pequeno).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Ainda lucrei bastante com ele, pois saí antes de se ter atirado para o abismo. Tal como na altura referi sobre este e outros fundos do género, as pesadas perdas que ocorreram, eram bastante previsiveis. Só não saí atempadamente foi do tech financial e nesse ainda estou a perder muito (em percentagem, pois o capital é felizmente pequeno).

Referes-te ao BGF FinTech E2 EUR Hedged? Deixei-me estar tempo a mais nele, cheguei a ter +15%. Saí com -1,5%. Estive no BGF Next Generation Technology E2 EUR H, saí com -28,79% e claro, temos que falar das coqueluches de 2020:

BNP Paribas Energy Transition N C, saí com -17% e Allianz Global Artfcl Intlgc AT H2EUR saí com -11,2%

Todas estas posições estiveram acima de +10%, depois rebentou a bolha.

Para mim foi uma lição: O tempo tratará sempre de fazer reversão para média, seja puxar um fundo batido para cima, ou mandar um high-flyier de volta à terra.

O BNP paribas em 2020 subiu +162,6%. :D Sustentável q.b.

No início de 2021, Marko Kolanovic avisava para a bolha no sector de Solar. Não se enganou, como costume.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"BNP Paribas Energy Transition N C, saí com -17%"

Quem me dera. Saí com 28%. Lição aprendida e que nunca seja esquecida. 

Fiquei com uma carteira com muito menos FIs e ETFs, onde já só me quero desfazer do https://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000X0M8 , mas estou (relativamente) confiante numa recuperação dos emergentes asiáticos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Patanisca disse:

Referes-te ao BGF FinTech E2 EUR Hedged? Deixei-me estar tempo a mais nele, cheguei a ter +15%. Saí com -1,5%. Estive no BGF Next Generation Technology E2 EUR H, saí com -28,79% e claro, temos que falar das coqueluches de 2020:

BNP Paribas Energy Transition N C, saí com -17% e Allianz Global Artfcl Intlgc AT H2EUR saí com -11,2%

Todas estas posições estiveram acima de +10%, depois rebentou a bolha.

Para mim foi uma lição: O tempo tratará sempre de fazer reversão para média, seja puxar um fundo batido para cima, ou mandar um high-flyier de volta à terra.

O BNP paribas em 2020 subiu +162,6%. :D Sustentável q.b.

No início de 2021, Marko Kolanovic avisava para a bolha no sector de Solar. Não se enganou, como costume.

BNP ainda lá tenho qq coisa.

O da Allianz mantenho para longo prazo. Aí tenho mais. Porque saíste? Achas que já não é boa aposta? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como tive oportunidade de contar aqui, há uns meses, depois dessas "aventuras" e de andar a gerir mais de 30 FI em carteira em 2020, em inicios de 2021 comecei a rotação para Value (que muito bem tem corrido) e no final de 2021 a redução de ruido na carteira, eliminando FI de aventuras, sectoriais ou de geografias fora dos EUA e passando apenas a concentrar em cerca de 10 FI que considero bons e estáveis para longo prazo. Less is more.

Acabei por fechar posições nesses FI que referi acima, fechei tudo da Ásia, fechei quase tudo Europa e concentrei em EUA e algum Global. Deixei de ter fundos sectoriais e apenas fundos de categorias Small/Large + Value/Blend/Growth. Em Q4'21 e Q1'22 inici 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Patanisca disse:

Como tive oportunidade de contar aqui, há uns meses, depois dessas "aventuras" e de andar a gerir mais de 30 FI em carteira em 2020, em inicios de 2021 comecei a rotação para Value (que muito bem tem corrido) e no final de 2021 a redução de ruido na carteira, eliminando FI de aventuras, sectoriais ou de geografias fora dos EUA e passando apenas a concentrar em cerca de 10 FI que considero bons e estáveis para longo prazo. Less is more.

Acabei por fechar posições nesses FI que referi acima, fechei tudo da Ásia, fechei quase tudo Europa e concentrei em EUA e algum Global. Deixei de ter fundos sectoriais e apenas fundos de categorias Small/Large + Value/Blend/Growth. Em Q4'21 e Q1'22 inici 

Ok. 

Eu, por acaso, continuo em vários sectores - semicondutores, robotics, AI e security. A ideia é manter mais uns anos. Se faço bem ou não...

Estou com umas rentabilidades porreiras e não me apetecia mandar uma bela fatia ao Costa. 

O da Allianz já esteve bem melhor mas estou 55% acima.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, D@vid disse:

Só falas em ETFs na live 😁

Ensino a caçar, depois usas as estratégias de caça que quiseres. Falo de ETFs pk acredito que é o melhor para a maioria das pessoas (incluindo eu) e diminui risco. Cada um pode usar os activos que bem entender. Até porque até aqui a maioria do tempo foi a discutir activos (obrigações, ouro, acções etc). Encontrar histórico de índices com 50/60 anos tb é mais simples do que de um fundo que existe há 10/20 anos.

EDIT: E quando falar dos fundos vai ser para cascar neles :D

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, vila disse:

Por curiosidade, tendo em conta a situação de inflação, a possível e eminente 3 guerra mundial e possivelmente tb uma correcção significativa do mercado accionista qual tem sido a vossa estrategia? Estou curioso🤔

Triste por não ter dinheiro em grande quantidade para fazer grandes reforços... A estratégia é comprar. Quanto mais cair, mais se compra, devagar, sem pressas

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, vila disse:

Por curiosidade, tendo em conta a situação de inflação, a possível e eminente 3 guerra mundial e possivelmente tb uma correcção significativa do mercado accionista qual tem sido a vossa estrategia? Estou curioso🤔

Podes ter vários feedbacks.

quem anda nisto há muito tempo e é de facto um investidor, vai manter o que tem e vai reforçar ainda mais, até porque já tem uma almofada significativa, há por aí boa gente com fundos com mais de 200% de rentabilidade em carteira.

Quem acha que era investidor e no inicio do investimento achava que era sempre a subir, vai ficar nervoso ( aliás já está ) pensa que o dinheiro vai desaparecer e é provável que venda com perdas significativas.

Quem é especulador vai andar à procura de activos que possa subir porque ouviu ou leu qualquer coisa, então vai sair do que tem para entrar noutras e assim sucessivamente, no final vai perder imenso dinheiro.

Warren Buffett says: "never to hold money during a war". 

A minha estratégia tem sido desde Janeiro ( antes da guerra, porque o mercado já vinha a cair de qualquer forma ) de reforçar em fundos de acções EUA e Europa, não deixando de parte um misto, deixo para já de fora as bonds, desta vez não me apanharam na curva como em Fevereiro de 2020.

@Virtuase descascas nos fundos vou encher o chat de 🤬🤬 lol.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, JCoimbra disse:

Triste por não ter dinheiro em grande quantidade para fazer grandes reforços... A estratégia é comprar. Quanto mais cair, mais se compra, devagar, sem pressas

Eu mesmo que tivesse muita quantidade não o faria, estamos num ciclo para ir entrando aos poucos, não é para despejar liquidez, com calminha se vai ao longe.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, D@vid disse:

@Virtua se descascas nos fundos vou encher o chat de 🤬🤬 lol.

Está complicado para os fundos. Nem o teu Acátis se está a safar :( mas tb o curto prazo é curto prazo. (link.portfolyou.io/8v) Eu tento acima de tudo ser neutro/quantitativo. Estou-me a marimbar na guerrinha do activo vs passivo (como sabes). Os SMART PPR são pprs de ETFs e estão a ter um comportamento algures entre o mau e o péssimo.

image.thumb.png.33840d77f10e274a6636ed65649041de.png

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Virtua disse:

Está complicado para os fundos. Nem o teu Acátis se está a safar :( mas tb o curto prazo é curto prazo. (link.portfolyou.io/8v) Eu tento acima de tudo ser neutro/quantitativo. Estou-me a marimbar na guerrinha do activo vs passivo (como sabes). Os SMART PPR são pprs de ETFs e estão a ter um comportamento algures entre o mau e o péssimo.

image.thumb.png.33840d77f10e274a6636ed65649041de.png

Somos dois 🤣

Nos PPR o que me está a surpreender é o Sixty Degrees no BB, +5,22% a 1 ano e positivo este ano, é o único da oferta positivo, não sei se há algum FPR positivo este ano por aí, tens de meter o menino no portfolyou hihi

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora, 10 maiores posições do FPR da Sixty Degrees.

CARTEIRA       PAÍS %

Redução Amundi IS S&P 500 ETF C EUR Hdg Não Classificado Luxemburgo 14,74
      Invesco QQQ Trust Não Classificado Estados Unidos 8,40
    Título incluído desde a última carteira SPDR® S&P 500 ETF Trust Não Classificado Estados Unidos 7,19
      United States Treasury Notes 0.00625% 2024-10-15 Não Classificado Estados Unidos 6,72
      Microsoft Corporation 0.02875% 2024-02-06 Não Classificado Estados Unidos 5,76
    Aumento iShares STOXX Europe 600 (DE) Não Classificado Alemanha 4,45
    Aumento UnitedHealth Group Inc Saúde Estados Unidos 2,95
      Lyxor Japan Topix DR ETF Dist EUR Não Classificado França 2,91
      Cuf S.A. 0.03875% 2027-01-22 Não Classificado Portugal 2,52
    Redução Lyxor Cmdts Rfntv/CrCmd CRB TR ETFAcc€ Não Classificado

Luxemburgo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, D@vid disse:

Fundos como o da Caixa Agrícola ou do Best, vão ser beneficiados com estas taxas de inflação, o do BB, que o ano passado rendeu 3% este ano vai para os 4,5% e com o aumento das rendas em linha com a inflação em Janeiro de 2023, acho que tem possibilidades de ir para os 5%...👀

Captura-de-ecr-2022-05-02-125923.png

As rendas de habitação vão aumentar com a inflação, mas as comerciais podem não ser bem assim. Os contratos são a vários anos, não sei se é de valor fixo, ou se possuem alguma indexação à inflação. De todo o modo, mais tarde ou mais cedo a inflação vai refletir-se nas rendas e no valor dos imóveis, se não houver uma crise!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu penso que sim, são atualizadas de acordo com o IPC de Agosto tal como nas rendas residenciais.

Exemplo desta noticia:

..."Este aumento de rendas é aplicado quer as rendas para fins habitacionais, quer às rendas para fins comerciais ou industriais, nos meios urbanos e rurais"... 

Como é um aumento facultativo por parte dos senhorios, pode existir ou alguma cláusula ou simplesmente não existir aumento, mas falando em entidades como um fundo de investimento não me parece que deem essa benesse lol.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites