Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Para discussão:

Como devem ter dado conta nas últimas semanas (muito devido ao shutdown nos EUA) os fundos de acções têm perdido a intensidade que vinham a ter de subidas, temos fundos a cair entre 1% e 3% nas últimas duas semanas, ao invés, temos a yields das treasuries a cair, se há 1 mês estavam á volta dos 2.95 hoje estão na linha dos 2.65, o que se tem traduzido numa recuperação mais forte nos fundos de obrigações, e principalmente nos PIMCO, o RR subiu 3,16% a 1 mês...

Devido a isto, e acreditando que tudo se vai resolver nos EUA, aliás como sempre, nem que seja no último minuto, concordam, e falo principalmente para aqueles que têm uma exposição muito ou algo reduzida a acções nas carteiras, em reforçar fundos de acções? mesmo não havendo capital novo o que dizem em reduzir exposições a certos PIMCOS e alocar nos de acções para se ter uma carteira digamos ao nivel de 80/20 70/30 60/40?  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta semana faria parte do meu plano reforçar os fundos de ações Americanas, e pelo que leio David também és da opinião que é uma altura apropriada para os reforços em ações USA.

E mesmo as Europeias, só na semana das eleições na Alemana é que valorizaram, desde aí foi sempre a cair, hoje inclusive, e quanto a essas penso que vou aguardar o reforço...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta semana faria parte do meu plano reforçar os fundos de ações Americanas, e pelo que leio David também és da opinião que é uma altura apropriada para os reforços em ações USA.

E mesmo as Europeias, só na semana das eleições na Alemana é que valorizaram, desde aí foi sempre a cair, hoje inclusive, e quanto a essas penso que vou aguardar o reforço...

Numa resolução Americana as acções dos EUA serão as que irão ter á partida mais impacto, mas eu continuo na opinião que nas europeias ainda existe muito para dar, e também irão ao sabor do vento claro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu vou fazer o rebalanceamento da carteira na última semana do ano, independentemente do que achar que vai acontecer.

Lembro-me perfeitamente de no ano passado nesta altura se lerem cobras e lagartos dos fundos de acções americanas, que ia haver um crash, que iam cair 30% a 50%, enfim, tivesse ficado à espera para investir e nesta altura nos 2 fundos de acções americanas que tenho não teria uma boa valorização. Até pode vir a acontecer, não digo que não, faz parte do ciclo, o meu ponto é quase impossível de prever quando vai acontecer alguma correcção no curto prazo, mas que vai acontecer vai.

Naturalmente que se tivesse acontecido o contrário estaria contente por ter ficado fora mas tento-me abstrair ao máximo das notícias e continuar com os investimentos conforme programado seja nos reforços seja na alocação que defini.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para discussão:

Como devem ter dado conta nas últimas semanas (muito devido ao shutdown nos EUA) os fundos de acções têm perdido a intensidade que vinham a ter de subidas, temos fundos a cair entre 1% e 3% nas últimas duas semanas, ao invés, temos a yields das treasuries a cair, se há 1 mês estavam á volta dos 2.95 hoje estão na linha dos 2.65, o que se tem traduzido numa recuperação mais forte nos fundos de obrigações, e principalmente nos PIMCO, o RR subiu 3,16% a 1 mês...

Devido a isto, e acreditando que tudo se vai resolver nos EUA, aliás como sempre, nem que seja no último minuto, concordam, e falo principalmente para aqueles que têm uma exposição muito ou algo reduzida a acções nas carteiras, em reforçar fundos de acções? mesmo não havendo capital novo o que dizem em reduzir exposições a certos PIMCOS e alocar nos de acções para se ter uma carteira digamos ao nivel de 80/20 70/30 60/40?  ;)

Pois.... Parece-me uma opção a ter em conta! No meu caso 13% de ações e 63 em obrigações!!!

Provavelmente será mesmo por ai que vou seguir!!

Mas já agora esse CLN que o DP refere como se processa a compra. Imaginemos que quero comprar 4 Notes de 1000 cada. São-me atribuídas as 4 que pretendo não há rateios certo?

Outra questão: Qual o valor mínimo de Notes acham que se deve investir?

1 Note= 1000

5 anos = 60 meses

TANB 6% = 5 euros p/ mês parece-me muito pouco para um risco tão elevado não acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois.... Parece-me uma opção a ter em conta! No meu caso 13% de ações e 63 em obrigações!!!

Provavelmente será mesmo por ai que vou seguir!!

Mas já agora esse CLN que o DP refere como se processa a compra. Imaginemos que quero comprar 4 Notes de 1000 cada. São-me atribuídas as 4 que pretendo não há rateios certo?

1 Note= 1000

5 anos = 60 meses

TANB 6% = 5 euros p/ mês parece-me muito pouco para um risco tão elevado não acham?

Começando plo fim, são 5€ ou 6€ por trimestre, ou seja, 20€/ano ou 24€/ano....

Sim cada note são 1000€, e podes no futuro vender á note por exemplo.

Rateio...não havia antigamente, mas parece que nos últimos, como a procura tem sido cada vez maior, parece que das duas uma, ou não se consegue mesmo fazer ou consegue-se por valores mais baixos, por isso é que a maioria dos gestores do Best assim que sabem que pode sair algo começam logo a avisar os clientes para se fazer reserva.

Rectificação, parecia que falavas na comissao de custódia na parte dos 5€...quanto ao risco, a pergunta que tens de fazer é esta: achas que a British pode abrir falência nos próximos 5 anos? achas que o BESI pode abrir falência nos próximos 5 anos? ou que facam uma reetruturação da dívida? respondido a isto vê se a taxa de 6%, que são 4,32% liquidos ao ano e 0.36%/mês, uma vez que pagam juro ao mês, é pouco ou não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1 Note= 1000

5 anos = 60 meses

Não há rateio mas como o plafond é limitado convém não deixar para o último dia de subscrição.

Eu acho que neste tipo de produtos se deve investir pelo menos 10k por causa das comissões de custódia. A menos que já se tenha outros títulos em carteira, caso em que a comissão se diluí uma vez que são os mesmos €5 ou €6 para o conjunto dos títulos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rectificação, parecia que falavas na comissao de custódia na parte dos 5€...quanto ao risco, a pergunta que tens de fazer é esta: achas que a British pode abrir falência nos próximos 5 anos? achas que o BESI pode abrir falência nos próximos 5 anos? ou que facam uma reetruturação da dívida? respondido a isto vê se a taxa de 6%, que são 4,32% liquidos ao ano e 0.36%/mês, uma vez que pagam juro ao mês, é pouco ou não.

A minha resposta as questões é NÃO!

O que me parece é que 6% TANB ou 4.32% Líquidos, menos 28% de imposto de IRS menos 6 euros trimestrais dá uma taxa efetiva inferior, e assim sendo parece-me um risco elevado (porque há sempre) para uma taxa reduzida.

Partindo do pressuposto que dividir os ovos por vários cestos é a melhor forma de diversificar, parece-me claro que é investimento para não entrar!!

Já agora se a minha opção for carteira de fundos na linha que tenho aconselhava-me reforçar ou aquisição de novos fundos com exposições diferentes?

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se não acredita no produto, mais vale não investir porque vai estar sempre a pensar que vai correr mal e vai andar sempre em stress.

Passando então aos fundos, acho que pode fazer um misto das duas opções: reforçar e aplicar noutros.

Tem 13,79% em ações e acho que podia aumentar a exposição para 20%. Reforçava no Allianz e aplicava no Fidelity Global Consumer Industries.

O remanescente do 15k distribuía por:

Blackrock Euro Short Duration

Nordea European Cross Credit

F&C Emerging Markets Bond

Admitindo que quer manter os investimentos nos próximos 3 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se não acredita no produto, mais vale não investir porque vai estar sempre a pensar que vai correr mal e vai andar sempre em stress.

Passando então aos fundos, acho que pode fazer um misto das duas opções: reforçar e aplicar noutros.

Tem 13,79% em ações e acho que podia aumentar a exposição para 20%. Reforçava no Allianz e aplicava no Fidelity Global Consumer Industries.

Esse F&C até gosto dele, está no top, mas confesso que me anda a dar umas certas "comichões" ahah, desde que distribuiu dividendo que tem vindo a baixar, e depois para ajudar á festa veio o mês de Maio...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim de facto não por não acreditar, mas por não ter conhecimento suficiente para entrar.

Parafraseando o D@vid : "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett, eu não quero esse risco.

A ideia de reforçar e aplicar noutros parece-me boa.

Desde já agradeço a tua disponibilidade e pragmatismo nas soluções apresentadas. Assim consigo entender-me facilmente ;)

Vou analisar os fundos propostos e colocarei dúvidas caso surjam na certeza porem que estarão desse lado a tentar ajudar.

Já agora gostava que o nosso amigo KATOLO se pronunciasse em relação à carteira (inicial), pois foi ele que iniciou estas minhas dúvidas.

Tenho também a questão do ES Liquidez para resolver. Mas vou esperar que o meu PFA me oriente nesse dossier.

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim de facto não por não acreditar, mas por não ter conhecimento suficiente para entrar.

Parafraseando o D@vid : "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett, eu não quero esse risco.

A ideia de reforçar e aplicar noutros parece-me boa.

Desde já agradeço a tua disponibilidade e pragmatismo nas soluções apresentadas. Assim consigo entender-me facilmente ;)

Vou analisar os fundos propostos e colocarei dúvidas caso surjam na certeza porem que estarão desse lado a tentar ajudar.

Já agora gostava que o nosso amigo KATOLO se pronunciasse em relação à carteira (inicial), pois foi ele que iniciou estas minhas dúvidas.

Tenho também a questão do ES Liquidez para resolver. Mas vou esperar que o meu PFA me oriente nesse dossier.

Abraço

Acho que o conhecimento que falas será em relação á "saúde" financeira das duas entidades...porque de resto já se falou tanto em CLNs, aliás existe mesmo um tópico a explicar o que são...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Abraço

Caro Kanguru,

Agradeço a consideração, mas acredito não ser a pessoa ideal para lhe poder fazer uma análise à sua carteira inicial de fundos, dado que os meus conhecimentos de fundos são muito residuais.

Penso que há pessoas melhor preparadas para lhe dar essa resposta, tal como o D@vid ou o DP, que estão muito mais especializados nessa matéria.

Cumprimentos,

CL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este nosso tópico fez ontem um ano  ;D ;D vamos ver a rentabilidade de cada fundo a 1 ano, nos fundos portugueses vou colocar rentabilidade bruta.

FUNDOS DE OBRIGAÇÕES:

E.S. Obrigações Europa FI Acc    +20.28

PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc  -4.17

PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc  -2.89

PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc  -1.15

PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg-2.24

E.S. Rendimento Plus FEI +13.56

PIMCO GIS Global Hi Yld  Bd E Eur Hdgd +5.67

AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR +7.46

Nordea-1 European Cross Credit E +4.83 

F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg -6.97  Distribui dividendo anual

AXA WF Euro 5-7 EC EUR +3.62  

PF(LUX)-Global Emerging Debt HR EUR Acc -5.70

Henderson Horizon Euro Corp Bond A Acc +5.09

FUNDOS DE TESOURARIA/MONETÁRIO:

E.S. LIQUIDEZ +4.90

Dunas Banco BIC Tesouraria - FI MA A  +5.51

E.S. Monetário FI Acc +4.40

E.S. Rendimento FEIA +4.53

FUNDOS MISTOS:

E.S. Plano Prudente FIF A +4.71

Invesco Balanced-Risk Alloc E  +0.36

Schroder ISF Glbl Multi-Asset Inc B Hg € +4.21

MS INVF Global Balanced Risk Control B +6.88

FUNDOS DE ACÇÕES:

EEF Equity Consumer Staples R Acc +4.23

Vontobel Fund Global Value Equity C +1.81

Vontobel Fund - Emerging Markets Equity C -7.74

Pictet Water-R EUR +9.60 

Allianz Europe Equity Growth CT EUR +10.32 

Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc +16.17  

Franklin European Growth N Acc +25.10

F&C European Small Cap A +28.03

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND +8.16

JPMorgan Funds - JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR  +3.25

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )