Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 hora, Patanisca disse:

Se for, estou lixado com F. 

Não sei se vai lá como é lógico. Mas se entrarmos definitivamente num Bear (se é que já não estamos...) acho que os 35$ são bem prováveis e até facilmente atingíveis, penso eu.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

Compraste? :huh:

não tenho ETFs, mas tenho alguma exposição a tech, que tem levado sarda desde YTD. Em particular o "BlackRock Global Funds - World Technology Fund E2". O que quis dizer foi que se o ARK Innovation for a esses valores de $35 é porque no geral a coisa já está bem feia e eu a sofrer com isso! 
    Eu tenho 85% do património financeiro alocado em FI de ações. :)

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Patanisca disse:

não tenho ETFs, mas tenho alguma exposição a tech, que tem levado sarda desde YTD. Em particular o "BlackRock Global Funds - World Technology Fund E2". O que quis dizer foi que se o ARK Innovation for a esses valores de $35 é porque no geral a coisa já está bem feia e eu a sofrer com isso! Eu tenho 85% do património financeiro alocado em FI de ações. :)

E ainda há pessoal que diz que quer é o mercado a cair para comprar mais barato, mas quando realmente cai mais de 20% ficam a tremer, para mim o verde é sempre mais bonito nas carteiras 😁

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Patanisca disse:

não tenho ETFs, mas tenho alguma exposição a tech, que tem levado sarda desde YTD. Em particular o "BlackRock Global Funds - World Technology Fund E2". O que quis dizer foi que se o ARK Innovation for a esses valores de $35 é porque no geral a coisa já está bem feia e eu a sofrer com isso! 
    Eu tenho 85% do património financeiro alocado em FI de ações. :)

Eu também tinha o fundo tecnológico da "BlackRock, contudo por sugestão de um forista, troquei-o no ano passado pelo da Fedility, tem um P/E bem mais baixo e tem caido bem menos, penso  que o YTD ande em cerca de 9%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, dfserra disse:

Eu também tinha o fundo tecnológico da "BlackRock, contudo por sugestão de um forista, troquei-o no ano passado pelo da Fedility, tem um P/E bem mais baixo e tem caido bem menos, penso  que o YTD ande em cerca de 9%.

queria dizer YTD de -9%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, dfserra disse:

eu tenho os dois e o Fidelity tem tido melhor desempenho nas quedas, mas mantenho o black rock em igual peso na carteira porque o que já perdi com ele, sei que num rebound, subirá mais violentamente que o fidelity. Mas a escolher um de entre os dois, ficaria só com o Fidelity. Nas rendiblidados a longo prazo são muito parecidos. A diferença é que o BlackRock especulou mais no pós-pandemia e ficou muito sobrevalorizado, agora está a corrigir para a média, pelo que as descidas são mais dificeis de suportar que o fidelity.

LU0115773425
    LU0171310955

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Patanisca disse:

eu tenho os dois e o Fidelity tem tido melhor desempenho nas quedas, mas mantenho o black rock em igual peso na carteira porque o que já perdi com ele, sei que num rebound, subirá mais violentamente que o fidelity. Mas a escolher um de entre os dois, ficaria só com o Fidelity. Nas rendiblidados a longo prazo são muito parecidos. A diferença é que o BlackRock especulou mais no pós-pandemia e ficou muito sobrevalorizado, agora está a corrigir para a média, pelo que as descidas são mais dificeis de suportar que o fidelity.

LU0115773425
    LU0171310955

Não esquecer que o BlackRock exige apenas 100 euros por subscrição e o Fidelity 1000 euros. Para compras frequentes, prefiro por isso o Blackrock ( e a 5 anos continua à frente do Fidelity).

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, 5coroas disse:

Não esquecer que o BlackRock exige apenas 100 euros por subscrição e o Fidelity 1000 euros. Para compras frequentes, prefiro por isso o Blackrock ( e a 5 anos continua à frente do Fidelity).

Nunca costumo bater nesses limites, os meus mínimos de transação normalmente são de 4 dígitos. Só bati uma vez no num da Vanguard que ia todo satisfeito a subscrever e depois é que vi que o mínimo era 1M€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, dfserra disse:

queria dizer YTD de -9%.

Em fundos semelhantes haverá, mais cedo ou mais tarde, uma regressão para a média de qualquer um deles. Por isso, nestes casos, será preferivel quanto a mim, escolher/reforçar o que se encontra mais atrasado nesse momento. 

há 7 minutos, Patanisca disse:

Nunca costumo bater nesses limites, os meus mínimos de transação normalmente são de 4 dígitos.

Patanisca, 1000 euros não são 4 digitos ?!??:blink:

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Patanisca disse:

Nunca costumo bater nesses limites, os meus mínimos de transação normalmente são de 4 dígitos. Só bati uma vez no num da Vanguard que ia todo satisfeito a subscrever e depois é que vi que o mínimo era 1M€.

aconteceu-me exatamente o mesmo. Achei que tinha, finalmente, encontrado uma alternativa FI ao IWDA mas ao fazer a compra percebi que tinha 999.000,00€ em falta.   

Na minha carteira estou com um dilema relativamente ao EEM. Por um lado já tenho aprox 20% da mesma neste ETF (o que até acho um bocadinho mais) mas, por outro, é o FI/ETF que mais negativo está. E acho razoável assumir que o segundo semestre seja de recuperação para os emergentes. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, Patanisca disse:

LU0115773425
    LU0171310955

Concordo Patanisca, a ter só um, prefiro o da Fedelity. No longo praso o da blackrock deverá ter um melhor desempenho, mas numa relação risco benefício prefiro o da Fedelity. Na fase atual de subidas de taxas de juro, o da Fedility deverá comportar-se melhor. O que me chateia um pouco é mesmo o limite de 1000 euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Em fundos semelhantes haverá, mais cedo ou mais tarde, uma regressão para a média de qualquer um deles. Por isso, nestes casos, será preferivel quanto a mim, escolher/reforçar o que se encontra mais atrasado nesse momento. 

Patanisca, 1000 euros não são 4 digitos ?!??:blink:

Concordo com esta observação. São ambos bons fundos com personalidades diferentes, acho que se complementam bem, daí os manter e com iguais pesos.

Sobre os 4 dígitos, exato! O que eu quis dizer é que normalmente as compras/vendas que faço são de 4 dígitos, pelo que nem me tinha apercebido do limite mínimo, é coisa que nunca olho quando escolho um FI. Curiosidade, este ano o ano passado tenho 73 compras registadas, das quais 65 são de 4 digitos. E já agora, 24 vendas das quais 22 são de 4 dígitos.

Editado por Patanisca
    corrigi o ano
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Patanisca disse:

Concordo com esta observação. São ambos bons fundos com personalidades diferentes, acho que se complementam bem, daí os manter e com iguais pesos.

Sobre os 4 dígitos, exato! O que eu quis dizer é que normalmente as compras/vendas que faço são de 4 dígitos, pelo que nem me tinha apercebido do limite mínimo, é coisa que nunca olho quando escolho um FI. Curiosidade, este ano tenho 73 compras registadas, das quais 65 são de 4 digitos.

Eu, por acaso, já me tinha lembrado do bgf.

Acho que seria um bom fundo para entrar daqui a pouco...

O da fidelity não conheço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites