Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

@jopsilveira Acredita que quem já é investidor há largos anos e já passou por várias fases de ciclos de baixa as quedas são vistas como oportunidades de comprar mais unidades de participação por um valor mais baixo, é como comprar mais metros quadrados de uma casa por um preço mais baixo.

Desde que o dinheiro investido não seja dinheiro necessário para "comprar papas do bebê" é tranquilo, eu que tenho um fundo de emergência, um fundo que uso para acumular capital para investir ou comprar algo supérfluo, o que vou fazer com aquele capital que me sobra dos meus rendimentos? investir, se o mercado está a subir apanho as subidas, se está a cair compro mais barato, temos de estar preparados para estes ciclos, e olhando de forma geral eu diria que vai ser um ciclo longo, é que não basta acabar a guerra amanhã, mas como em média desde que invisto nunca tive dois anos seguidos de quedas olha, secalhar vou ter esperar até 2024 que hajam subidas lol, mas como não adivinho o mercado  vou acumulando, lá isso vou.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

34 minutes ago, D@vid said:

A brincar a brincar vamos com 4 meses de queda, é aquela sensação do sapo dentro da panela com água quente, geralmente é nesta altura que existe a separação do investidor de longo prazo para o que tenta especular, este ultimo como não tem um plano de investimento e como no fundo não acredita nos activos que tem porque foram comprados pelo hype ou recomendados pelo amigo que já os tinha há anos, arruma as botas e volta a comprar depósitos.

O verdadeiro investidor vai acumulando e comprando aos poucos porque sabe que os mercados são de ciclos e quando subir está dentro, foi assim em 2009, 2016, 2019 ou mesmo 2020 depois de Fev/Mar, e será sempre assim enquanto existir humanidade.

Pior está quem investiu na Netflix em Novembro, -72%.

O que dizes é óbvio e está correcto.

Correcto se estivermos em correcções ditas normais. Agora com uma 3ª Guerra Mundial iminente, não me parece de todo que faça sentido estar a ter a mesma postura. Isto seu eu. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, jopsilveira disse:

Correcto se estivermos em correcções ditas normais. Agora com uma 3ª Guerra Mundial iminente, não me parece de todo que faça sentido estar a ter a mesma postura. Isto seu eu. 

Estás a precisar de um jejum de noticiários.

E se vier de facto a 3.ª Guerra Mundial, também pouco te servirá teres o teu dinheiro debaixo do colchão no teu bunker nuclear.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Investidor Falhado

Apesar do que já foi dito, é importante irmos analisando a nossa estratégia de tempos a tempos. Eu tinha alguma acções mais especulativas de que me desfiz nas últimas semanas, por exemplo. Tenham sempre presente, de preferência por escrito, a razão pela qual têm cada um dos activos e qual o prazo de investimento que estimaram para o mesmo. (Mas não façam market timing :P)

Posto isto, o que me preocupa mesmo é que estou a ficar sem fundos para reforçar :(

Mas se alguma alma caridosa quiser contribuir para esta situação dramática, eu aceito :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, jopsilveira disse:

Mas qual é a postura a mudar? vender tudo? costumo dizer que o melhor que podemos fazer é deitar a cabeça à noite na almofada tranquilos, são decisões que cabem a cada um, ninguém decide isso por nós.

@Diogobc destaco isto: "a razão pela qual têm cada um dos activos e qual o prazo de investimento que estimaram para o mesmo"  falta um pouco isso sem dúvida.

World War II

The Dow increased 10% on the first day of trading after Hitler invaded Poland in 1939. When the attack on Pearl Harbor occurred, stocks fell 2.9% but regained those losses in one month. From 1939 until the end of the war in late 1945, the Dow saw increases of 50%, more than 7% per year.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, jopsilveira disse:

Agora com uma 3ª Guerra Mundial iminente, não me parece de todo que faça sentido estar a ter a mesma postura. Isto seu eu. 

Muitas vezes me questiono como alguém se conseguia abstrair dessa possibilidade na guerra fria... Já viste o $ que deixavas na mesa se tivesses de fora 40 anos? O S&P subiu 26.5% em 1961. Ano da Invasão da Baía dos Porcos :blink:

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma duvida no IRS:

Nos FI portugueses no anexo G Q9, posso declarar apenas onde tive menos valias (as mais valias já tiveram imposto retido), para tentar abater ás mais valias do anexo J, ou tenho de declarar todos os resgates dos Fi portugueses com mais e menos valias?

PS: neste caso é apenas 1 FI, tive resgastes com mais valias e resgates com menos valias

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, pge disse:

Uma duvida no IRS:

Nos FI portugueses no anexo G Q9, posso declarar apenas onde tive menos valias (as mais valias já tiveram imposto retido), para tentar abater ás mais valias do anexo J, ou tenho de declarar todos os resgates dos Fi portugueses com mais e menos valias?

PS: neste caso é apenas 1 FI, tive resgastes com mais valias e resgates com menos valias

Uma vez que queres declarar fundos portugueses tens de declarar todos os fundos, porque o fisco tem lá os movimentos e se faltar algum vai dar divergência, mas se dizes que só tens 1 é só esse que declaras se quiseres.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, D@vid disse:

Já agora, é G Q10, não é Q9.

Pois, bem me parecia mas o gajo do best teimou que era o Q9. Embora no Q9 o codigo G22 refira alienação de unidades de participação de fundos de investimento

Já agora sabes se para o NB Obrigações comprado no Best se os NIFs a colocar em "entidade emitente" é o da GNB e "entidade retentora" é o do Best? 

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 54 minutos, pge disse:

Pois, bem me parecia mas o gajo do best teimou que era o Q9. Embora no Q9 o codigo G22 refira alienação de unidades de participação de fundos de investimento

Já agora sabes se para o NB Obrigações comprado no Best se os NIFs a colocar em "entidade emitente" é o da GNB e "entidade retentora" é o do Best? 

Não me recordo da última vez que declarei fundos portugueses mas penso que foi isso que fiz, emitente o nif da gestora e a retentora a do banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, D@vid disse:

Não me recordo da última vez que declarei fundos portugueses mas penso que foi isso que fiz, emitente o nif da gestora e a retentora a do banco.

Isto é uma bela confusão, acho que vou é ficar quieto e não declarar este FI. A Barbara Barroso diz que é o Q9 e vendo melhor no Q15 (optar ou não pelo englobamento) não dá a hipótese de Q10, logo deduzo que no Q10 seja obrigado a englobar, o que não me interessa.

Eu não pretendo guardar as menos valias para os próximos anos, mas sim reduzir ás mais valias do anexo J já este ano. 

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Q9 vs Q10 é uma discussão antiga. Tive clientes com respostas diferentes consoante o local das finanças em que perguntaram [sinal que nem eles sabem]. Pessoalmente acho que o interessa é que se declare e se pague os impostos para não bater na barra!!

Nada como um dia bem vermelho para o fórum ganhar de novo vida como diz o @Patanisca. Depois as pessoas não percebem pk o notíciário é tão negativo. É o que pessoal gosta :D

Editado por Virtua
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

e o reembolso do IRS que nunca mais chega!

Continuo a achar que podemos estar perante algumas alterações mundiais que poderão resfriar os mercados durante algum tempo, seria difícil ter outra década como a de 2010, de todo o modo pretendo continuar a fazer os reforços particularmente em alturas de quedas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu no passado englobei saldos positivos e negativos de fundos portugueses no anexo G quadro 10, G30 e G31 e consegui fazer a jogada de deduzir menos valias às mais valias do ano seguinte. 

Editado por Patanisca
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, Virtua disse:

O Q9 vs Q10 é uma discussão antiga. Tive clientes com respostas diferentes consoante o local das finanças em que perguntaram [sinal que nem eles sabem]. Pessoalmente acho que o interessa é que se declare e se pague os impostos para não bater na barra!!

Nada como um dia bem vermelho para o fórum ganhar de novo vida como diz o @Patanisca. Depois as pessoas não percebem pk o notíciário é tão negativo. É o que pessoal gosta :D

Lendo tudo o que diz no Q15 acho que fica mais claro, se englobas preenches o Q10, se não englobas é o Q9.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, pge disse:

Isto é uma bela confusão, acho que vou é ficar quieto e não declarar este FI. A Barbara Barroso diz que é o Q9 e vendo melhor no Q15 (optar ou não pelo englobamento) não dá a hipótese de Q10, logo deduzo que no Q10 seja obrigado a englobar, o que não me interessa.

Eu não pretendo guardar as menos valias para os próximos anos, mas sim reduzir ás mais valias do anexo J já este ano. 

Em todos os guias fiscais vejo Q10, nomeadamente o que tenho na primeira página ou da proteste, mas como digo há muito tempo que não declaro fundos portugueses.

@PataniscaARK Innovation é de facto uma inovação 🤣quando se segue gurus e modas...

Já não a vejo há muito tempo na CNBC, antigamente estava sempre lá a dar as suas dicas de mercados 🙉

Editado por D@vid
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Virtua disse:

Depois as pessoas não percebem pk o notíciário é tão negativo. É o que pessoal gosta :D

Ou seja, gostam de serem mirones do sofrimento alheio, pois isso relativiza-lhes os seus próprios infortunios.

há 11 horas, dfserra disse:

e o reembolso do IRS que nunca mais chega!

Reembolso?!? Eu ainda nem obtive a validação da minha declaração submetida no inicio do mês. lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Ou seja, gostam de serem mirones do sofrimento alheio, pois isso relativiza-lhes os seus próprios infortunios.

Reembolso?!? Eu ainda nem obtive a validação da minha declaração submetida no inicio do mês. lol

Igual

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites