Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 52 minutos, Otimizado disse:

e por falar nisso, alguma sugestão para um FI que possa servir de alternativa ao IWDA? Para montantes mais pequenos (1k€ ou menos) não me faz sentido pagar os 12eur de valor de compra. 

https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000O3UJ
    ou
    https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000QEDH&tab=1

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 hora, Patanisca disse:

Estou curioso para saber por alto a tua carteira, em termos de geos e sectores/categorias.

Muito Energy e Value? Pouco Growth e Tech?

Fora os PPRs, predominantemente SP500 (fundos e etfs), depois Tech (Nasdaq e world tech), depois com igual distribuição SP500 equal weight, small, med, value, ESG, momentum, Health e materials. Depois emergentes. Depois small Europe. Por ultimo semicondutores, uranium e um cheirinho de bitcoins (etfs). Energia e ouro por enquanto fico de fora.

E já me esquecia do melhor: 300 euritos de Russia bloqueados.🤐

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, 5coroas disse:

Fora os PPRs, predominantemente SP500 (fundos e etfs), depois Tech (Nasdaq e world tech), depois com igual distribuição SP500 equal weight, small, med, value, ESG, momentum, Health e materials. Depois emergentes. Depois small Europe. Por ultimo semicondutores, uranium e um cheirinho de bitcoins (etfs). Energia e ouro por enquanto fico de fora.

E já me esquecia do melhor: 300 euritos de Russia bloqueados.🤐

Porquê small caps na Europa e não large/flex? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 42 minutos, Otimizado disse:

Porquê small caps na Europa e não large/flex? 

Os PPRs já têm muitas large e além disso palpita-me que as small têm maiores hipoteses de crescimento.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, superman disse:

1.2x4 ao ano? para um fundo que começa de zero é bom!

Não será tão linear assim mas acredito com o investimento que já foi feito este ano é provável que o fundo acabe bem acima dos 3% do ano passado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, D@vid disse:

Não será tão linear assim mas acredito com o investimento que já foi feito este ano é provável que o fundo acabe bem acima dos 3% do ano passado.

Tens uma posição no fundo do Best? os resgates é que, pelo que me lembro, são meio complexos e com várias regras. Creio que demoram meses a creditar o valor na conta. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Otimizado disse:

Tens uma posição no fundo do Best? os resgates é que, pelo que me lembro, são meio complexos e com várias regras. Creio que demoram meses a creditar o valor na conta. 

Tenho sim, desde Setembro de 2020 que foi quando ele começou.

Quero que seja um investimento de longo prazo, aliás como são todos os meus investimentos, também não pretendo uma exposição demasiada exatamente por esse facto dos resgates, infelizmente a lei é assim, e compreende-se, estamos a falar em imóveis e não em acções ou obrigações, aqui neste fundo o resgate pode demorar até 4 meses dependendo da data em que deste a ordem, é a única complexidade, de resto é igual aos outros, também tem comissão de resgate mas leva-se bem.

há 2 minutos, tiao disse:

Bem Nice!

Podia lá ter colocado mais qq coisa 😁

Estou curioso para ver a rentabilidade do próximo trimestre, é que o ano passado foi de 1,30%...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, D@vid disse:

Tenho sim, desde Setembro de 2020 que foi quando ele começou.

Quero que seja um investimento de longo prazo, aliás como são todos os meus investimentos, também não pretendo uma exposição demasiada exatamente por esse facto dos resgates, infelizmente a lei é assim, e compreende-se, estamos a falar em imóveis e não em acções ou obrigações, aqui neste fundo o resgate pode demorar até 4 meses dependendo da data em que deste a ordem, é a única complexidade, de resto é igual aos outros, também tem comissão de resgate mas leva-se bem.

eu tenho o do CA há uns anos valentes e estou bastante satisfeito. considero que é um óptimo diversificador/estabilizador da carteira. no essencial creio que este do BEST é idêntico ao do CA, inclusivamente gerido pela mesma equipa. confirmas @D@vid?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, superman disse:

eu tenho o do CA há uns anos valentes e estou bastante satisfeito. considero que é um óptimo diversificador/estabilizador da carteira. no essencial creio que este do BEST é idêntico ao do CA, inclusivamente gerido pela mesma equipa. confirmas @D@vid?

Se tens o da CA deixa-te estar 😁 eu só não o fiz há anos atrás porque havia o Espirito Santo Liquidez e também porque não me apetecia abrir conta na CA.

A mesma equipa não, a gestora é a mesma mas o gestor pelo que sei é outro.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Fundos imobiliários do Crédito Agrícola e do Best com a mesma rentabilidade este trimestre, 1,20% 🤪

Também reparei ontem que o do Best deu um salto jeitoso. Deve ser devido aquelas avaliações periódicas. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, pge disse:

Também reparei ontem que o do Best deu um salto jeitoso. Deve ser devido aquelas avaliações periódicas. 

Sim, ou isso ou compraram mais alguma coisa, mas deve ter sido avaliação, quanto mais imóveis mais avaliações, se forem positivas o fundo dá um bom ressalto, o que vejo é que o fundo estagnou em novo capital, é normal, está ali nos 23M€, também já não devem ter muita liquidez para comprar mais, em comparação com os mais de 800M€ do CA...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 58 minutos, Virtua disse:

@D@vidposso contar contigo logo à noite na live? LOL

A primeira live bateu todos os records de visualização do canal 🙂

Fazem logo as lives à hora do Eixo do Mal pah 😁 vou lá meter um like vou👍

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Virtua disse:

😞 Vês o eixo do mal amanhã pá, que é gravado e não dá para interagir com eles. Tens de criar prioridades na vida :D 

Já para não dizer que com o Eixo do Mal não se aprende nada de jeito enquanto que com o Virtua...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá!

@Virtua, desde já congratulo e agradeço a iniciativa!

Ainda só tive oportunidade de ver parcialmente uma live e não sei se até já fazes isto, mas era interessante que disponibilizasses um canal de comunicação, por exemplo uma caixa de email, para onde pudéssemos enviar questões mais pormenorizadamente e depois, em lives subsequentes, reservasses um período para respondê-las!

Fica a sugestão.

Continuação de um bom trabalho!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, 5coroas disse:

Já para não dizer que com o Eixo do Mal não se aprende nada de jeito enquanto que com o Virtua...

"Aprende-se" coisas diferentes lol

há 8 minutos, 00ba disse:

Olá!

@Virtua, desde já congratulo e agradeço a iniciativa!

Ainda só tive oportunidade de ver parcialmente uma live e não sei se até já fazes isto, mas era interessante que disponibilizasses um canal de comunicação, por exemplo uma caixa de email, para onde pudéssemos enviar questões mais pormenorizadamente e depois, em lives subsequentes, reservasses um período para respondê-las!

Fica a sugestão.

Continuação de um bom trabalho!

Acho que na anterior live deixaram a sugestão de fazer perguntas nos comentários...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, D@vid disse:

"Aprende-se" coisas diferentes lol

Acho que na anterior live deixaram a sugestão de fazer perguntas nos comentários...

Pois, já calculava que ocorresse alguma interação através das comentários.

A minha sugestão era mais no sentido de se conseguir elaborar alguma questão ou até caso de estudo, que permitisse o Virtua preparar uma resposta para depois responder num período específico.

Isto para que, perguntas mais "chatas" ou off-topic (em relação ao que se está a falar na live concreta) não atrapalhassem o programa e fluência da live.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 00ba disse:

Pois, já calculava que ocorresse alguma interação através das comentários.

A minha sugestão era mais no sentido de se conseguir elaborar alguma questão ou até caso de estudo, que permitisse o Virtua preparar uma resposta para depois responder num período específico.

Isto para que, perguntas mais "chatas" ou off-topic (em relação ao que se está a falar na live concreta) não atrapalhassem o programa e fluência da live.

Há comentários na live e comentários depois no youtube, são dois tipo de comentários. Penso que te estás a referir aos primeiros enquanto o D@vid se está a referir aos segundos. Mas sim, já discuti com a Liliana algo do género. Deixar um link para um mail com esse objetivo (tenho que criar um mail para a academia). Seja questões ou feedback. Penso que implementaremos isso em breve (assim que sentirmos necessidade) mas de qualquer das formas comentários do youtube, não live, ainda deixa fazer questões alargadas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites