Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

A 23/03/2022 às 14:49, Virtua disse:

Já temos segunda live agendada (no fundo é todas as Quintas ás 22h)

EDIT: Adiada para sexta porque a Liliana está adoentada 😞

Logo hoje que estava preparado a horas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 3 horas, D@vid disse:

Logo hoje que estava preparado a horas.

Às vezes nem sei se estás a falar a sério ou no gozo 🤣

Por acaso fiquei um pouco desiludido porque a primeira tem sido um sucesso no canal e um gajo fica motivado (sucesso em termos relativos uma vez que foi o vídeo mais visto no canal, de longe).  A ver se dá para fazer amanhã ;) ou se saltamos uma semana se a Liliana não estiver melhor!!

Tenho tido algum feedback positivo, incluindo pessoal que diz que ficou a perceber melhor a relação entre o cupão e yield nas obrigações!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Virtua disse:

Às vezes nem sei se estás a falar a sério ou no gozo 🤣

Por acaso fiquei um pouco desiludido porque a primeira tem sido um sucesso no canal e um gajo fica motivado (sucesso em termos relativos uma vez que foi o vídeo mais visto no canal, de longe).  A ver se dá para fazer amanhã ;) ou se saltamos uma semana se a Liliana não estiver melhor!!

Tenho tido algum feedback positivo, incluindo pessoal que diz que ficou a perceber melhor a relação entre o cupão e yield nas obrigações!!

Falo a sério, eram 22h05 estava no youtube lol, mas depois não achava a live, e vim aqui e vi o teu edit.

Talvez para manter o critério de ser às quintas feiras talvez melhor saltar uma semana.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Talvez para manter o critério de ser às quintas feiras talvez melhor saltar uma semana.

feedback tomado em consideração. Acho quer vamos fazer por aí. Partilho dessa opinião!!  (ainda por cima ela não está a 100% e curto fazer as cenas bem disposto, sem stress e preocupação )

P.S. Peço desculpa a atribulação mas inícios de projetos às vezes é mais complicado do que o pretendido!

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos.

declaração inicial: sou investidor longo termo com portfólio 65/35 (ações e bonds).

uma questão/início de discussão:

Li há dias que estamos num sell off de obrigações (por parte de gestores de fundos, etc. - era assim o artigo)

questão: prende-se única e exclusivamente com a inflação (não estou a falar de tips) e o baixo rendimento face a esta?

É que, creio, com inflação alta o crescimento das empresas é à custa (grande parte) de crédito e assim sendo, entendo que seria uma boa oportunidade entrar agora em corporate high yield até em governamentais com a subida das taxas directoras. 

O que acham?

cumprimentos e desde já muito obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Ricardo Dores disse:

Olá a todos.

declaração inicial: sou investidor longo termo com portfólio 65/35 (ações e bonds).

uma questão/início de discussão:

Li há dias que estamos num sell off de obrigações (por parte de gestores de fundos, etc. - era assim o artigo)

questão: prende-se única e exclusivamente com a inflação (não estou a falar de tips) e o baixo rendimento face a esta?

É que, creio, com inflação alta o crescimento das empresas é à custa (grande parte) de crédito e assim sendo, entendo que seria uma boa oportunidade entrar agora em corporate high yield até em governamentais com a subida das taxas directoras. 

O que acham?

cumprimentos e desde já muito obrigado 

Obrigações tem uma coisa fantástica na minha opinião. Sabes qual a taxa de juro média do fundo e rentabilidade provável em determinado período (por exemplo a 5 anos). https://www.forumfinancas.pt/topic/18622-etf-exchange-traded-fund-tópico-geral-e-wiki-faq/?page=3&tab=comments#comment-183488 

Só tens que saber se estás disposto a emprestar dinheiro durante aquele determinado período por aquele determinado retorno potencial! A que taxas emprestarias para high yield para um período de 5 a 7 anos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Virtua disse:

Obrigações tem uma coisa fantástica na minha opinião. Sabes qual a taxa de juro média do fundo e rentabilidade provável em determinado período (por exemplo a 5 anos). https://www.forumfinancas.pt/topic/18622-etf-exchange-traded-fund-tópico-geral-e-wiki-faq/?page=3&tab=comments#comment-183488 

Só tens que saber se estás disposto a emprestar dinheiro durante aquele determinado período por aquele determinado retorno potencial! A que taxas emprestarias para high yield para um período de 5 a 7 anos?

Agradeço desde logo as partilhas: 

taxa para bonds gov 2-4.

taxa para corporate high yield 4-8 (mínimo).

há 2 horas, D@vid disse:

Obrigado pelo artigo. Muito bom. Um detalhe que me “salvaguarda” nos bonds é que em caso de perda acentuada ou default pagam primeiro aos bonds e depois a quem tem stocks. Daí o meu portfólio ser mais value e os bonds de high yield algo extemporâneo 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Ricardo Dores disse:

taxa para bonds gov 2-4.

neste momento a 10 anos tens 0.5% anualizado como valor esperado (anualizado)

há 16 horas, Ricardo Dores disse:

taxa para corporate high yield 4-8 (mínimo).

4.3% anualizado a 4.5 anos

Zona euro! Valores esperados não são garantidos mas costuma bater +/- certo. Em High yield tirava cerca de 10% para falências e desvios + 0.4 p.p. devido a custos do ETF (o que eu vi). Por isso provavelmente 3.3/3.4% está mais em linha com um valor esperado realista!

Editado por Virtua
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

neste momento a 10 anos tens 0.5% anualizado como valor esperado (anualizado)

4.3% anualizado a 4.5 anos

Zona euro! Valores esperados não são garantidos mas costuma bater +/- certo. Em High yield tirava cerca de 10% para falências e desvios + 0.4 p.p. devido a custos do ETF (o que eu vi). Por isso provavelmente 3.3/3.4% está mais em linha com um valor esperado realista!

Bem abaixo da inflação. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, Otimizado disse:

A exposição à Asia continua a matar o retorno da minha carteira .. cada dia com mais vontade de passar tudo para o IWDA e só abrir a app do Best em 2030. 

As próximas futuras boas subidas da Asia só estão à espera que tu resgates para acontecerem.:lol:

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

+2,26% graças aos reforços efetuados nas recentes quedas. 

Estou curioso para saber por alto a tua carteira, em termos de geos e sectores/categorias.

Muito Energy e Value? Pouco Growth e Tech?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Por isso, despacha-te. Quanto mais depressa resgatares mais depressa trocas um sofrimento por outro.😁

e por falar nisso, alguma sugestão para um FI que possa servir de alternativa ao IWDA? Para montantes mais pequenos (1k€ ou menos) não me faz sentido pagar os 12eur de valor de compra. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Otimizado disse:

e por falar nisso, alguma sugestão para um FI que possa servir de alternativa ao IWDA? Para montantes mais pequenos (1k€ ou menos) não me faz sentido pagar os 12eur de valor de compra. 

Degiro, uma compra mensal gratuita do IWDA :D (entre outros,...)

Editado por Moneymaker
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Moneymaker disse:

Degiro, uma compra mensal gratuita do IWDA :D (entre outros,...)

Acima de um determinado valor, não me sinto confortável em trabalhar com plataformas de trading. o trade off entre menores custos de compra a manutenção vs "oh meu deus a plataforma deixou de existir, now what" não me faz sentido.  😅

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites