Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 10 minutos, 5coroas disse:

Por momentos julguei que eras um capitalista-investidor-snob que só aprecia os paises abastados.:D

Esse sou euuuu haha, e dá-me uma certa urticária o Acatis Gané ter ali 10% em Asia Emergente 🤣mas a esses até lhes perdoo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos.

Após  uma pesquisa extensa mas não exaustiva no Best assumo que não encontrei nenhum fundo de TIPS. Alguém na mesma situação.

Outro ponto: bonds e a inflação. As taxas de juro directoras vão subir mas a inflação continua a comer grande parte dos yields. Para além de Value (empresas - já agora qual o fundo que estão expostos?) e tips, arriscariam nas commodities? A minha perspectiva é longo prazo com pouca flexibilidade de mutação entre fundos, por isso excluo commodities.

ps. Estou no Nb obrigações também.

Tópico para discussão caso concordem.

muito obrigado a todos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Ricardo Dores disse:

arriscariam nas commodities? A minha perspectiva é longo prazo com pouca flexibilidade de mutação entre fundos, por isso excluo commodities.

Para longo prazo não. As commodities têm vindo a alternar ciclos de longos periodos de preços baixos com longos periodos de preços altos, ciclos esses que podem durar anos ou até décadas...ou seja podem ser boas apostas se entrares durante os ciclos de preços muito baixos (embora possam durar muitos anos até subirem) mas também podem ser péssimas apostas se entrares em momentos como os de agora. A guerra na Ucrania ainda pode fazer com que os preços continuem a subir por mais algum tempo, mas chegará uma altura em que atingirão um topo que será insustentável manter por muito tempo e a partir daí ocorrerá uma forte queda. 

Editado por 5coroas
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, D@vid disse:

Eu só sei que estas quedas estão-me a dar cabo da vidinha toda lol, queria liquidez para outras coisas e tenho de canalizar para reforçar a carteira, a ver se isto acaba rápido 🤣🤣

@Ricardo Dores tens ETFs.

Estive a ver os etfs mas fico-me pelos fi, para já. Partilho a mesma aflição pela liquidez 🤣.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, D@vid disse:

Eu só sei que estas quedas estão-me a dar cabo da vidinha toda lol, queria liquidez para outras coisas e tenho de canalizar para reforçar a carteira, a ver se isto acaba rápido 🤣🤣

Parece que alguém hoje ouviu as tuas lamentações e decidiu travar as quedas. A Alemanha a subir 7%...o receio da guerra generalizada já acabou??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, 5coroas disse:

Parece que alguém hoje ouviu as tuas lamentações e decidiu travar as quedas. A Alemanha a subir 7%...o receio da guerra generalizada já acabou??

Há sempre aquele dia em que o pessoal está farto de vender e decide comprar tudo, não me esqueço o dia em que Trump está a anunciar o estado de emergência em Março e os mercados nos EUA a subirem 10%, prefiro 5 dias a subir 1% do que 1 dia com estas altas, mas já agora podiam subir igual mais uns 5 dias eu não me chateio 🤣

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, USD disse:

Estava, estava... 😁😁.

Hoje: 7.89%

Ainda está a 14.3% de distância do seu all time high. Para pôr em perspectiva. Tem que subir 17% para lá voltar.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Pegando no que falou o @Virtua, onde para mim um ETFs pode trazer uma mais valia que os fundos não trazem:

Investimento directo em:

Ouro

Commodities

TIPS

REITS

...mais?...

outra mais-valia que vejo nos ETFs é poder fazer trading e ser mais fácil para comprar dips e vender ganhos na hora, colocando ordens de compra a valores target para aquele efeito de "se chegar lá, pica", mesmo em intraday. Com FI é sempre uma incógnita saber a que preço vai ser feita a compra/venda das UPs, mesmo jogando com as cutoff times. Eu tenho uns fundos que espelham os ganhos/perdas do dia, depois das 19h do próprio dia, outros só as espelham 1 dia depois, outros 2 dias depois. 

Este exemplo do DAX hoje, com um ETF que replicasse o DAX, um investidor podia chegar às 15h30 e dar ordem de venda e ia encaixar os ganhos do dia. Ao passo que um FI, se a ordem de venda fosse dada às 15h30, ela só ia entrar amanhã e iria apanhar a UP do dia de amanhã, e se amanhã descer -8%, a venda acaba por não dar ganho nenhum. Assim falando de grosso modo. Não tenho ETFs, e conheço pouco, mas penso que é assim que funciona.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, D@vid disse:

É isso @Patanisca, é a vantagem de ser um produto de trading, mas para um investidor de longo prazo não olha para esse tipo de vantagem, olha mais para onde um ETF lhe pode trazer mais valias no seu portfólio como os exemplos que dei acima.

há 6 horas, Virtua disse:

pk? o que te faz ter essa posição?

Para informação: Estou a preparar uma série de vídeos educacionais de investimento e gostaria de perceber alguma dúvidas mais recorrentes. Costumo ver essa dificuldade de várias pessoas passarem de FI para ETFs mas nunca percebi bem pk e eu compreender isso serviria para uma melhor explicação em certas partes dos vídeos!!

Como o @D@viddisse, para algo tão específico ETFs é mesmo o ideal. Aqui discussão recente sobre esse tema das Inflation protected bonds: 

Obr

Muito obrigado a ambos.

vou espreitar a discussão nos etfs.

a opção pelos fi prende-se com o meu, ainda, parco conhecimento no trading e encaro os etfs exactamente como os descreveram.

sou investidor de longo prazo com carteira praticamente 60/40 ações bonds e faço ligeiros ajustes trimestrais e, no máximo, um ou dois sectoriais com pouco peso.

a vantagem nos fi, para mim, é que a casa compra sempre. Tem pontos negativos e positivos mas encaro maioritariamente como positivo.

não digo que não aos etfs mas preciso consolidar conhecimento. 
    PS. A ideia dos vídeos é impecável! 👍

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

outra mais-valia que vejo nos ETFs é poder fazer trading e ser mais fácil para comprar dips e vender ganhos na hora, colocando ordens de compra a valores target para aquele efeito de "se chegar lá, pica", mesmo em intraday.

Acho que era precisamente isto que levava o Bogle a odiar os ETFs...ele dizia que os mesmos deveriam ser usados para o longo prazo, contudo essas carateristicas que mencionaste impulsionavam o trading frequente, o que segundo ele, só prejudicava o investidor. Concordo cada vez mais com ele.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, 5coroas disse:

mas chegará uma altura em que atingirão um topo que será insustentável manter por muito tempo e a partir daí ocorrerá uma forte queda. 

Hoje o petroleo caiu 12%...sei que sou bom, mas não estava à espera de ter razão tão depressa.B) 

Just kidding...pois amanhã é bem capaz de voltar a subir outra vez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, 5coroas disse:

Acho que era precisamente isto que levava o Bogle a odiar os ETFs...ele dizia que os mesmos deveriam ser usados para o longo prazo, contudo essas carateristicas que mencionaste impulsionavam o trading frequente, o que segundo ele, só prejudicava o investidor. Concordo cada vez mais com ele.

Por acaso comigo acontece precisamente o contrário, mexo muito menos nos etfs que nos FI, o facto de pagar os movimentos é uma barreira psicológica. Embora claro haja opções gratuitas para facilitar o trading.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Patanisca disse:

Este exemplo do DAX hoje, com um ETF que replicasse o DAX, um investidor podia chegar às 15h30 e dar ordem de venda e ia encaixar os ganhos do dia. 

Ontem á noite meti uns trocos na europa num FI, azar do caraças, se fosse num etf tinha esperado para ver o que acontecia hoje.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, D@vid disse:

Não bastando o stress que existe normalmente nas quedas, vocês ainda vos colocam em cima ainda mais stress na tentativa de adivinhar o mercado ou os sectores que podem subir, gabo a vossa resiliência 🤣.

Investidor:

Compra um montado de sobro sabendo que esse terreno vai levar com calores, chuvas torrenciais, granizo, mas sabe que ao fim de 8/9 anos já pode tirar cortiça e ganhar uma pipa de massa ( 30€ a arroba?  ).

Especulador:

Compra o mesmo terreno mas depois das primeiras chuvas acha que o melhor é alterar para uma produção de regadio, mas depois dá conta que afinal está no meio do alentejo com 40.º e o melhor é fazer uma estufa de frutas, entretanto de vez enquanto aparece aqueles fenômenos de ventos fortes e leva a estufa ao ar e decide arrumar as botas e conclui que mais valia estar quieto porque perdeu muito € com os investimentos lol.

Não foi adivinhar nada, reforcei o q tava com queda forte, mas não deixa de ser azar calhar no dia em a up vai subir 5 a 7%. Ainda nem sei quanto subiu o FI, mas pela amostra do stoxx vai ser uma péssima entrada. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites