Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Percebo que ETF e fundos  tem as suas diferenças e terem tópicos diferentes, mas se fosse só um tópico estaria muito bem. São filosofias de investimento diferentes embora com os mesmos objectivos e tipos de ativos.

Percebo a comparação do D@vid da sua carteira com o iwda. Para mim o IWDA é um bom comparativo, de desempenho e risco de uma carteira, contudo é fácil olhar para trás. Estes últimos 10 anos tivemos um excelente desempenho das obrigações e das ações nomeadamente grout, o futuro ninguém sabe.
    Podia-se compararar com o SP500, mas a carteira do d@Vid é global pelo que não seria uma boa comparação. É fácil escolher à posteriori um índice que tenha crescido mais.
    De todo o modo a meu ver a comparação com o iwda tem apenas um problema, ter 1 fundo ou vários é diferente. Com vários fundos devemos fazer o rebalanciamento entre eles, o que em princípio faz com que o desempenho da carteira seja superior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

@pge fiz no portfolyou, vai buscar dados até 06/2011

Rentabilidade média de +13,86%

DP de 13.78%

Sharpe 1.01

Apenas 1 ano negativo de -0,18% em 2018, este ano está com -5,57%

Dados até 03/02

Se trocarmos o Pictet pelo Legg Mason Growth a diferença é de mais 1% ao ano no Legg.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, dfserra disse:

Percebo que ETF e fundos  tem as suas diferenças e terem tópicos diferentes, mas se fosse só um tópico estaria muito bem. São filosofias de investimento diferentes embora com os mesmos objectivos e tipos de ativos.

Percebo a comparação do D@vid da sua carteira com o iwda. Para mim o IWDA é um bom comparativo, de desempenho e risco de uma carteira, contudo é fácil olhar para trás. Estes últimos 10 anos tivemos um excelente desempenho das obrigações e das ações nomeadamente grout, o futuro ninguém sabe.
    Podia-se compararar com o SP500, mas a carteira do d@Vid é global pelo que não seria uma boa comparação. É fácil escolher à posteriori um índice que tenha crescido mais.
    De todo o modo a meu ver a comparação com o iwda tem apenas um problema, ter 1 fundo ou vários é diferente. Com vários fundos devemos fazer o rebalanciamento entre eles, o que em princípio faz com que o desempenho da carteira seja superior.

Não acho que deveria haver um só tópico, porque uma coisa é um produto de asset management outro é de trading, acho que não casam no mesmo cesto.

Concordo no que dizes, basicamente na minha opinião estamos a falar num carro sem condutor ( ETFs ) ou num carro com condutor ( Fundos ), em que eu prefiro ter um condutor que meta mudanças e trave e acelere quando é necessário ( gestor do fundo ) ao invés do ETFs, mas é só a minha opinião pessoal, continuo a pensar que um ETF só me faz sentido se me trazer algo de novo e exclusivo ao meu portfolio, como por exemplo, ouro, que só posso replicar o valor do ouro com ETF, fundos não dá, ou petróleo, só posso replicar com ETF, fundos não dá, é só isto.

Mas se o problema é estarmos a comparar uma carteira com um índice, então podemos comparar um fundo acções globais por exemplo o Capital Group com o IWDA? se podermos então o Capital Group está com cerca de +1% de rentabilidade anual que o IWDA desde 2016...e isso a mim particularmente interessa-me? não, nem tenho um nem outro, o busilis veio apenas de achar que não se devia de dizer a um forista qual é a razão de um investimento tão grande num fundo mutual/investimento quando tens ETF's?  foram estas palavras usadas, se o investimento é grande ou não ele lá saberá, a discussão não tem nada a ver com a cena do activo vs passivo, era igual se dissessem porque vais meter esse dinheiro num fundo se tens NFT lol, não faz sentido para mim isso.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 50 minutos, Virtua disse:

ah. desculpa. Na próxima actualização este fim de semana. Quais eram mesmo?

Eu é que agradeço :) aqui vai

IE00B5BMR087 

IE00BM67HT60 

Já agora aproveito, não verifiquei se já lá está algum deles:

LU0248173006 

LU0344046312 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, pge disse:

IE00B5BMR087 

IE00BM67HT60 

LU0248173006 

LU0344046312 

já tenho aqui na lista para adicionar os 4 (dois fundos e dois ETFs)

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, pge disse:

IE00B5BMR087 

IE00BM67HT60 

LU0248173006 

LU0344046312 

O primeiro vai ser bom para comparar com a minha carteira 👹

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto de fundos versus ETF é mais um gosto pessoal do que outra coisa já que ninguém pode afirmar com certeza qual será melhor no futuro.
    É certo que os ETF tem um custo inferior, mas podem ter custos de transação. É certo que estatisticamente falando no édio prazoOS ETF tem mais rentabilidade que a maior parte dos fundos comparáveis, mas também parece ser possível com cuidado e alguma sorte acertar nos fundos que tem maiores rentabilidades. E também é certo que por vezes é difícil comparar fundos passivos com ativos, visto que supostamente os ativos não seguem índices.

Na minha humilde opinião para que uma estratégia de fundos ativos seja superior a uma estratégia de fundos passivos, tem de se ter um pouco mais de conhecimento para escolher os melhores fundos, e tem de periodicamente se avaliar se os fundos escolhidos continuam a ser os melhores. Se isto não for feito, é provável que uma estratégia passiva tenha melhor rentabilidade.
    Por isso para quem não se quer preocupar em escolher fundos, e em estar preocupado se os fundos continuam a ser bons fundos, os ETF podem ser melhor opção.
    Para quem quizer bater o índice, então é melhor uma escolha de bons fundos ativos.

Algo que também poderá ter interesse levar em conta, é que a mudança de estratégia e de fundos pode dar lugar a mais valias e consequente pagamento de imposto. em princípio tal deve ocorrer menos vezes numa estratégia passiva.

Pessoalmente utilizo uma estratégia mista.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Alguém tem experiência de fundos no Bankinter? Vale a pena, face ao que existe no Best? Já tenho carteira no Best mas estou a ser “engatado” pelo Bankinter para os fundos enquanto trato de outros negócios com esse banco. Não consigo identificar nenhuma vantagem específica em abrir carteira de fundos.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/02/2022 às 09:42, D@vid disse:

@pge fiz no portfolyou, vai buscar dados até 06/2011

Rentabilidade média de +13,86%

DP de 13.78%

Sharpe 1.01

Apenas 1 ano negativo de -0,18% em 2018, este ano está com -5,57%

Dados até 03/02

Se trocarmos o Pictet pelo Legg Mason Growth a diferença é de mais 1% ao ano no Legg.

o pictet não é misto e o legg de crescimento ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, superkinas disse:

o pictet não é misto e o legg de crescimento ?

É, mas quando olhas para as carteiras da maior parte dos fundos EUA vais ver nas primeiras posições:

Apple

Microsoft

Amazon

Meta

Nvidia

Entre outros, vais ver que a correlação não é assim tão pouca, o que tens no Pictet é uma maior diversificação uma vez que tem mais de 500 acções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, Otimizado disse:

qual é o equivalente ao "treinador de bancada" para alguém que vem perguntar num fórum o que vai acontecer aos mercados num futuro próximo"? 

Qual é que é exactamente o problema de procurar opiniões num forum sobre o que poderá acontecer?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, 5coroas disse:

The Russian army’s intimidating presence on the border with Ukraine is the latest macro event that has investors concerned about equity markets. It is also the latest macro event that most investors would do well to ignore.  We worry about specific, prominent issues because we want to protect against the losses that may occur if our worst fears are realised. The irony is the most sure-fire way for investors to make consistent and substantial losses is by lurching from one high profile risk to the next, making consistently poor decisions along the way. 

Sinceramente estava a contar com grande tombo hoje. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites