Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 3 horas, jopsilveira disse:

Obrigado. Parece-me um excelente fundo. Vou espetar 25k euros nele. Obrigado.

Do pouco que vi, acho que por exemplo o CGD líderes globais é melhor. Tem um risco um pouco superior, mas bastante mais rentabilidade.
    Se o objectivo for ter dividendos mensais, basta fazer resgates parciais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

1 hour ago, dfserra said:

Do pouco que vi, acho que por exemplo o CGD líderes globais é melhor. Tem um risco um pouco superior, mas bastante mais rentabilidade.
    Se o objectivo for ter dividendos mensais, basta fazer resgates parciais.

Não tenho acesso a fundos da CGD, nem quero ter. Valente treta de Banco, em que inclusivé trabalhei.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, jopsilveira disse:

Não tenho acesso a fundos da CGD, nem quero ter. Valente treta de Banco, em que inclusivé trabalhei.

Eu dei exemplo deste fundo por gostar dele, mas haverá outros.
    achei é que este fundo tinha pouca rentabilidade para o risco que tem.
    se o objetivo for a distribuição, realmente há poucos, mas por isso o melhor é escolher um bom fundo, e se não fizer distribuição, fazemos nós.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Louie disse:

Ui... acabas de abrir a caixa de pandora.

O problema é quando se generaliza, até eu já provei aqui que a minha carteira tem batido o IWDA e tem uma fee global de 1,55% vs IWDA 0,2% 🙄

Ambos são bons instrumentos de investimento que se podem complementar, dizer de caras que um é melhor que o outro é muito redutor.

Respondendo também ao @jopsilveira, está-me a ser um pouco difícil encontrar um fundo que pague dividendos tão bom quanto o Acatis Gané C...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, D@vid disse:

O problema é quando se generaliza, até eu já provei aqui que a minha carteira tem batido o IWDA e tem uma fee global de 1,55% vs IWDA 0,2% 🙄

Ambos são bons instrumentos de investimento que se podem complementar, dizer de caras que um é melhor que o outro é muito redutor.

Respondendo também ao @jopsilveira, está-me a ser um pouco difícil encontrar um fundo que pague dividendos tão bom quanto o Acatis Gané C...

Por aqui vejo falarem muito bem desse Acatis Gané Value Fonds :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, D@vid disse:

Não querendo ser radical nem começar grande discussão.

Bater o IWDA é fácil, basta teres um ETF do S&P 500 e já bates de longe o IWDA e com uma fee muito menor. Por isso bater o IWDA é relativo como indicador.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 46 minutos, D@vid disse:

Concordo. A questão nem é o bater ou o não bater. Sabemos que há FIGA's a bater ETF's. A questão é que são poucos a fazê-lo e ainda menos de forma consistente. A tua carteira tem batido mas daqui a 20/30 anos o resultado pode ser outro.

Eu também acho que ter uma garagem só com Ferraris é redutor, quando se podem ter também Lamborghinis 🙂

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Se com quedas de 12,45% que tivemos este ano no S&P500 há quem fique nervoso então é porque talvez investir num ETF que replique este índice não seja o ideal para esse tipo de investidor ( tal como não é para mim ), porque volto a dizer, é redutor se falar apenas em comissões ou rentabilidades  etc, para fazer comparações, cada um sente as quedas de forma diferente, é por muitas vezes termos um discurso simplista do ( faz um etf X que ganhas mais e tens menos comissões ) que depois muitos se lixam e saem por aí a desatar a dizer mal dos investimentos.

O que eu tinha entendido da tua comparação com o IWDA é que a tua carteira tinha tido um desempenho melhor com os dois fundos growth do que se tivesses o IWDA a substitui-los.

Não se pode comparar uma carteira com uma alocação a várias classes de activos a uma 100% acções. Podes muito bem montar uma carteira equilibrada só com ETF's e se a comparação for feita com outra contendo FIGA's que seguem os mesmos índices, aí os custos dos ETF's ou o desempenho dos gestores dos FIGA's farão toda a diferença. A questão é que há poucos FIGA's com um desempenho superior aos índices, principalmente de forma sustentada. No longo prazo o peso dos maiores custos dos FIGA's comem muita da rentabilidade do investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, Louie disse:

O que eu tinha entendido da tua comparação com o IWDA é que a tua carteira tinha tido um desempenho melhor com os dois fundos growth do que se tivesses o IWDA a substitui-los.

Não se pode comparar uma carteira com uma alocação a várias classes de activos a uma 100% acções. Podes muito bem montar uma carteira equilibrada só com ETF's e se a comparação for feita com outra contendo FIGA's que seguem os mesmos índices, aí os custos dos ETF's ou o desempenho dos gestores dos FIGA's farão toda a diferença. A questão é que há poucos FIGA's com um desempenho superior aos índices, principalmente de forma sustentada. No longo prazo o peso dos maiores custos dos FIGA's comem muita da rentabilidade do investimento.

A questão para mim principal é que com uma carteira de 8 fundos equilibrada estou a ter menos volatilidade e maior retorno que o IWDA, foi essa a comparação que fiz já há uns tempos, e fiz porque tive curiosidade aproveitando a aplicação fantástica da futureproof do @Virtua ( já agora recomendo irem ver os vídeos no youtube 🙂) , porque como disse não me interessa assim tanto fazer comparações, eu só quero olhar para daqui a uns 15/20 anos e chegar à idade da reforma e olhar para trás e ver que obtive em cerca de 35 anos uma rentabilidade média acima dos 10% e com metade de volatiilidade.

Neste momento ( dados de 31/01 no x-ray do BB) estou com:

Média de rentabilidade anualizada a 5 anos de +15% com DP de 10,25

Alfa 5 anos: 6,19%

Sharpe 5 anos: 1,45

Comissão de gestão: 1,5%

E para mim está optimoooooo 🙏🙏🙏

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, D@vid disse:

A questão para mim principal é que com uma carteira de 8 fundos equilibrada estou a ter menos volatilidade e maior retorno que o IWDA, foi essa a comparação que fiz já há uns tempos,

8? Se bem me lembro tinhas falado em 4 numa alocação 75%-25%(5% imobiliário). Alocação essa que não foi estática e que tens vindo a desenvolver ao longo do tempo. Como eu disse, não me parece adequado ou justo comparar uma carteira alocada a várias classes de activos com uma alocada a uma única classe.

há 12 minutos, D@vid disse:

eu só quero olhar para daqui a uns 15/20 anos e chegar à idade da reforma e olhar para trás e ver que obtive em cerca de 35 anos uma rentabilidade média acima dos 10% e com metade de volatiilidade.

Cada um é como cada qual. O importante é definir um objectivo, estar confortável com as flutuações e esperar um determinado resultado. Para uns será arriscado, para outros bom e provavelmente para outros pouco ambicioso. 

Como disse antes, acho que para se fazerem comparações justas tem que se partir dos mesmos pressupostos. Parece evidente que assumindo a mesma rentabilidade para dois investimentos, terá mais retorno aquele que tiver os menores custos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, D@vid disse:

A questão para mim principal é que com uma carteira de 8 fundos equilibrada estou a ter menos volatilidade e maior retorno que o IWDA, foi essa a comparação que fiz já há uns tempos, e fiz porque tive curiosidade aproveitando a aplicação fantástica da futureproof do @Virtua ( já agora recomendo irem ver os vídeos no youtube 🙂) , porque como disse não me interessa assim tanto fazer comparações, eu só quero olhar para daqui a uns 15/20 anos e chegar à idade da reforma e olhar para trás e ver que obtive em cerca de 35 anos uma rentabilidade média acima dos 10% e com metade de volatiilidade.

Porque nome devo pesquisar no youtube?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

depende, nem tanto ao mar e nem tanto á terra. se for para andar em cidade maior parte das vezes, sim mota é ideal :D

não é preciso ser extremista e gritar "thou shalt not speak about ETF on a Funds thread !"

Editado por N.Rocha
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, ManuelD disse:

"É como dizer fechem este tópico porque não vale a pena investir em fundos, vamos todos para ETFs"

o Engraçado é haver um topico para ETFs.. mas acham piada é vir para outro tópico fazer sugestoes um pouco fora de contexto...tipo, olhem lá, eu quero comprar um carro e tal que marca sugerem.. e depois vêm estes gajos..."epá,, de mota é que é.. chegas la num instante e ainda gastas menos...."

E eu sei que a mota é mais barata, secalhar gasta menos, tem maior mobilidade, mas eu não quero uma mota, quero um carro, por isso sou mais burro em querer um carro? hehe.

@N.Rocha este tópico deve ser o tópico neste fórum onde já se falou mais de outros investimentos, até porque é só o maior, e temos de compreender esse facto, como disse as coisas acabam por serem transversais, outra coisa diferente é ir para o tópico dos depósitos dizer ao pessoal para não fazerem depósitos se há a bitcoin que rende XX.XXX%, não faz sentido, tal como acho na minha opinião não fazer sentido o que se disse, agora virem falar aqui de ETFs? quantas vezes? até eu já falei, é normal, não vou é dizer a ninguém para não fazer ETFs por este ou aquele motivo. 

Eu acho que o FED não precisa de criar um crash, a Russia vai fazer esse favor ao FED e aos EUA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Tal como não será justo vir a um tópico de mutual funds dizer a um participante que mais vale fazer um ETF, todos sabemos que os fundos têm mais comissão, todos sabemos que alguns não batem os índices, todos sabemos isso, no entanto cada um escolhe o caminho que quer fazer, eu também não vou ao tópico dos ETFs dizer ao pessoal porque é que fazem o IWDA se com uma carteira de fundos eu estou a bater esse, não é uma questão de não se poder falar e isso fazemos todos, os investimentos acabam por serem transversais, eu só não acho é correto dizer algo como:

"Sinceramente qual é a razão de um investimento tão grande num fundo mutual/investimento quando tens ETF's? A gestão do fundo por ano vai te "roubar" 2.64% da performance quando tens ETF's que pagas 0.07% de fee?
    A gestão ativa no longo prazo perde para a gestão passiva".

É como dizer fechem este tópico porque não vale a pena investir em fundos, vamos todos para ETFs 🤣

Por isso é que eu disse que ele tinha aberto a caixa de pandora.

Porque era previsível que os activos fossem rasgar as vestes e chutar os passivos para a taberna do lado 😂

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, D@vid disse:

Impressionante, fui testar 70% pictet usa index, 30% NB obrigações e ficou bem abaixo.

Talvez o bom ciclo de growth faça a diferença. Mesmo que um etf sp500 faça subir 1 a 1,5% o retorno não chega a 15%.

image.png.d9caed04c80052d9705bc933dccbb817.png

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, Patanisca disse:

Até de culinária há uns meses se falou aqui com o nosso amigo Bedrock!

que saudades desses tempos :)

alem de vinagre, teorias de fluxos etc....

no que diz respeito investimentos era para apostar tudo na china, no de ecologia  etc...

:)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, pge disse:

Impressionante, fui testar 70% pictet usa index, 30% NB obrigações e ficou bem abaixo.

Talvez o bom ciclo de growth faça a diferença. Mesmo que um etf sp500 faça subir 1 a 1,5% o retorno não chega a 15%.

image.png.d9caed04c80052d9705bc933dccbb817.png

Pode-se testar isso no portfolyou para mais tempo mas 12,49% a 5 anos até me parece muito bom, e apenas com dois fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites