Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 4 minutos, pge disse:

Muitos destes desfazamentos tem a ver com a hora de fecho da cotação. Amanha o SP500 e Tech vão abrir a cair.

Ainda por cima este:

LU0266117414  MSIF US Growth Fd AH EUR C    
    Last NAV 10/02/2022 135.01 EUR  +5.05  % variationPositive.gif

Vai levar um malho quando actualizar que nem vai ser bom 🤪

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Virtua disse:

Ainda por cima este:

LU0266117414  MSIF US Growth Fd AH EUR C    
    Last NAV 10/02/2022 135.01 EUR  +5.05  % variationPositive.gif

Vai levar um malho quando actualizar que nem vai ser bom 🤪

É a prova de que nem todo o Growth é igual.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

É a prova de que nem todo o Growth é igual.

há growth em tempo real (ETFs) e growth atrasado (fundos que demoram a actualizar) :D

há 11 horas, pge disse:

Agora para uma coisa totalmente diferente este blackrock europeu BSF European Opps Extension E2 EUR bate o cspx a 10A. Tenho de deixar de olhar pra isto todos os dias 😁

Uso fundos para a Europa há muitos anos. Mas penso que já estão a perder a força que tinham face aos benchmarks. Antigamente era certinho direitinho. Agora é mais hit or miss

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, Virtua disse:

há growth em tempo real (ETFs) e growth atrasado (fundos que demoram a actualizar) :D

Sim, mas o que eu quero dizer, e apanhando a dica,  é que nem todos os fundos growth são iguais, esse fundo rendeu mais de 100% em 2020 enquanto outros fundos "normais" de growth renderam 20%, em 2021 esse fundo não rendeu nada enquanto outros growth renderam 30%.

Quando se fala muito na rotação entre value e growth há que ter a noção que nem todo o growth e value é igual.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

na minha opinião a parte substancial das quedas já acontgeceu, agora pode continuar a haver quedas mas muitas são compensadas com subidas.

Hoje estava tudo a corrigir de ontem mas o bastou dizerem que na próxima semana  haverá guerra para tudo voltar a cair. Aproveitei para reforçar algumas posições em acções :)

claro que o MS Growth tem alta volatilidade, quer nas subidas quer nas descidas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, dfserra disse:

Palpites.
    Acham que isto da ucrânia vai dar em guerra? e qual o impacto a nível mundial?

Provavelmente a Russia irá conquistar mais uns territórios ucranianos pró-russos...ninguém irá interferir diretamente...muitos paises irão impor mais sanções irrelevantes à Russia. Muitas negociações pela frente. Muitas ameaças, blá, blá, etc 

O sector energia e os metais são bem capazes de nos próximos tempos continuarem a subir. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 08/02/2022 às 19:17, Patanisca disse:

Outra ocasião em que faço vendas com perdas é para abater nas vendas que fiz com mais-valias durante o ano. 

Tens a certeza que isso funciona assim? A mim parece-me que para as Finanças só interessam as mais valias declaradas, a não ser que optes pelo englobamento. Já alguém conseguiu fazer uma simulação da declaração do IRS com e sem as menos valias?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O FED ainda não começou a subir a taxa de juro e o pessoal acha que as quedas já acabaram.

é o problema da "guerra" - faz esquecer o Afganistao, os 7.5% de inflação, o preço galopante do petroleo ( e as economias ainda não abriram todas, esperem até o turismo e as supply lines começarem a bulir normalmente e verão para que preços o petroleo vai atirar ), os lideres do UK, Canada e US no seu pior momento politico ... mas felizmente existe uma guerra para ocupar a cabeça das pessoas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A subida dos juros já não estará descontada nas recentes quedas ?

Acham que vamos ter todos meses quedas de 10-20% ?

A inflação só por si, seja ela mais ou menos passageira explica todas as quedas de Janeiro?

Vamos a ver como vamos estar no final do ano mas muitos destes movimentos de curto prazo baseiam-se em notícias e em movimentações de grandes fundos.

Mas isto sou eu que penso que não percebo nada disto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu que não pesco nada disto diria que as quedas de Janeiro foram apenas a antecipação da mais que previsível subida de juros em Março (que a FED entretanto veio confirmar).

Sobre a inflação pouco ou nada se sabe sobre a sua trajectória. Penso que enquanto permanecer a incerteza sobre a tendência da inflação e qual a proporção da resposta do BC's, as bolsas vão andar ao sabor das expectativas do momento.

Duvido que o OIL esteja a caminho da Lua e penso que as crises políticas e as guerras terão mais impacto nas audiências da comunicação social do que nos mercados. Mas posso estar enganado. 

As subidas súbitas de última hora é apenas o smart money no buy the dip.

O melhor a fazer é acalmar as emoções, não inventar e seguir o plano. A minha bola de cristal diz-me que daqui a 20 anos quando olharmos para o gráfico veremos um percalço no caminho, nada mais. Mas lá está, posso estar enganado enquanto caminhamos calmamente para a idade da pedra.

Editado por Louie
    EDIT
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, 5coroas disse:

Tens a certeza que isso funciona assim? A mim parece-me que para as Finanças só interessam as mais valias declaradas, a não ser que optes pelo englobamento. Já alguém conseguiu fazer uma simulação da declaração do IRS com e sem as menos valias?

Para dizer a verdade não tenho 100% certeza disto. Porque no simulador não dá para ver o efeito das tributações das mais-valias, só entregando a declaração e aguardar pela emissão do valor. Eu o ano passado tenho ideia que declarei mais-valias e menos-valias, mas não tenho maneira de saber se a tributação aconteceu só nas mais-valias ou não. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 42 minutos, jopsilveira disse:

o IRS incede sobre o bolo total de transações efectuadas, incluindo mais e menos valias. Por exemplo, se tiver efectuado uma operação de venda, com mais-valia de 500 euros, e outra operação de venda, com uma menos-valia de 490 Euros, então o IRS vai incidir sobre 10 Euros.

Pois é a ideia que tenho. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Citação

Quem escolher a tributação autónoma pagará atualmente ao fisco 28% do saldo global das mais-valias e menos-valias realizadas nesse ano, independentemente dos restantes rendimentos.

fonte: https://www.deco.proteste.pt/investe/investimentos/acoes/dossie/fiscalidade-acoes/mais-valias

O artigo refere-se a ações, mas a lógica deverá ser semelhante para os restantes valores mobiliários.

há 10 horas, Patanisca disse:

Porque no simulador não dá para ver o efeito das tributações das mais-valias, só entregando a declaração e aguardar pela emissão do valor.

Com o anexo J não dá para simular, mas preenchendo o quadro 9 do anexo G deves obter o mesmo resultado.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Patanisca disse:

Pois é a ideia que tenho. 

Eu continuo a achar que não; vê o que diz o Código do IRS:

SECÇÃO VIII
    Dedução de perdas

Artigo 55.º
    Dedução de perdas

1 - Relativamente a cada titular de rendimentos, o resultado líquido negativo apurado em qualquer categoria só é dedutível aos seus resultados líquidos positivos da mesma categoria, nos seguintes termos:

d) O saldo negativo apurado num determinado ano, relativo às operações previstas nas alíneas b), c), e), f), g) e h) do n.º 1 do artigo 10.º, pode ser reportado para os cinco anos seguintes quando o sujeito passivo opte pelo englobamento.

Artigo 10.º
    Mais-valias

1 - Constituem mais-valias os ganhos obtidos que, não sendo considerados rendimentos empresariais e profissionais, de capitais ou prediais, resultem de:

a) Alienação onerosa de direitos reais sobre bens imóveis; (Redação da Lei n.º 75-B/2020, de 31 de dezembro)

b) Alienação onerosa de partes sociais e de outros valores mobiliários, incluindo:

1) A remição e amortização com redução de capital de partes sociais;

2) A extinção ou entrega de partes sociais das sociedades fundidas, cindidas ou adquiridas no âmbito de operações de fusão, cisão ou permuta de partes sociais;

3) O valor atribuído em resultado da partilha, bem como em resultado da liquidação, revogação ou extinção de estruturas fiduciárias aos sujeitos passivos que as constituíram, nos termos dos artigos 81.º e 82.º do Código do IRC;

4) O reembolso de obrigações e outros títulos de dívida;

5) O resgate de unidades de participação em fundos de investimento e a liquidação destes fundos;

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JRJordao disse:

fonte: https://www.deco.proteste.pt/investe/investimentos/acoes/dossie/fiscalidade-acoes/mais-valias

O artigo refere-se a ações, mas a lógica deverá ser semelhante para os restantes valores mobiliários.

Em lugar algum no CIRS se menciona algo correspondente ao que a Deco escreveu:  "A tributação ocorrerá apenas se o valor dos negócios em que houve mais-valias exceder o valor dos que registaram prejuízo".

Na  proposta orçamental apresentada nos ultimos tempos da geringonça estalinista é que surgia algo referente ao saldo entre as mais-valias e menos-valias mas apenas nestas circunstancias especiais...

"O saldo entre as mais-valias e menos-valias, resultante das operações previstas na alínea b) do n.º 1 do artigo 10.º [alienação onerosa de partes sociais e de outros valores mobiliários], incluindo os rendimentos referidos nas alíneas b) e c) do n.º 18, são obrigatoriamente englobados quando resultem de ativos detidos por um período inferior a 365 dias e o sujeito passivo tenha um rendimento coletável, incluindo este saldo, igual ou superior ao valor do último escalão do n.º 1 do artigo 68.º"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, JRJordao disse:

Este "resultado líquido" já corresponde à diferença entre as mais-valias e as menos-valias de uma dada categoria. Se esse resultado for negativo (mais-valias < menos-valias), então para o conseguirmos abater há que englobar. Se for positivo (mais-valias > menos-valias), é feita a tributação sobre esse resultado e não sobre a totalidade das mais-valias.

Experimentei no simulador do portal das finanças, preenchendo o quadro 9 do anexo G com 1000€ de mais-valias numa linha e 500€ de menos-valias noutra. Deu como imposto a pagar 140€, ou seja (1000€ - 500€) x 28%.

Ok, percebido.:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites