Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

1 hour ago, Virtua said:

Ouro e empresas mineiras não é bem a mesma coisa...

Pois não. Mas em termos de fundos não há nenhum fundo indexado ao ouro e o mais próximo que de pode ter são empresas mineiras, em que claramente se o ouro sobre, as cotação das mineiras também sobe

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 8 horas, pge disse:

O meu PPR Vintage capital "garantido" (entre aspas puritanos), acho que é um stress test ao "NB". Entrei em Setembro e ainda não o vi no verde, daqui a "2,5" anos vou-lhes dar um prejuízo jeitoso.

80% em obrigações querias o quê?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, pge disse:

O meu PPR Vintage capital "garantido" (entre aspas puritanos), acho que é um stress test ao "NB". Entrei em Setembro e ainda não o vi no verde, daqui a "2,5" anos vou-lhes dar um prejuízo jeitoso.

O meu neste momento está a -0,08%

Como assim daqui a 2.5 anos dar prejuizo?!

Editado por Andalm
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 48 minutos, D@vid disse:

E qual foi mesmo o teu objectivo de investir nesse PPR? resgatar ao fim de 3 anos e dar prejuízo à gestora? 🤣

Foi ligeiramente mais nobre a intenção 😁... Ter bonds no portfólio com menos risco de perda de capital. 

Além de que passado 3 anos pode servir de fundo emergência. 

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 46 minutos, pge disse:

Foi ligeiramente mais nobre a intenção 😁... Ter bonds no portfólio com menos risco de perda de capital. 

Além de que passado 3 anos pode servir de fundo emergência

Tens a noção que não deixa de ser um PPR e por isso o resgate pode demorar até uns 15 dias úteis?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Durante o dia todo tenho estado impossibilitado de comprar fundos de investimento, devido à Vodafone estar com falhas. Desde as 9:00 que não recebo nenhum SMS de confirmação da Vodafone para confirmar a operação de compra de fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Os fundos PPR estão todos negativos este ano, o PPR Vintage deve ser o que mesmo assim está a cair menos, graças imagine-se aos 80% de obrigações 😁

O AR PPR já está em valores de há dois anos atrás...ou seja, nestes dois anos aproveitam-se os 700 euros que o PPR foi recuperar do Costa no irs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em Março de 2020 recuou 3 anos...

Mas tanto assim? 

há 11 minutos, 5coroas disse:

O AR PPR já está em valores de há dois anos atrás...ou seja, nestes dois anos aproveitam-se os 700 euros que o PPR foi recuperar do Costa no irs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, Nmen disse:

Bom para quem esteja a planear entrar agora... Ou mesmo para quem vá reforçando.

Uma dúvida existencial. Já resgataram fundos (mesmo a perder algum valor) para reforçarem a liquidez para aproveitar quedas noutros fundos/ sectores?

Sim, já várias vezes...nomeadamente de fundos para curto prazo para fundos/etfs para LP que estejam mais baratos.

há 1 hora, D@vid disse:

Em Março de 2020 recuou 3 anos...

Mas tanto assim? 

É verdade, as obrigações estão a ser um autentico peso morto. Estou a ponderar transferir o AR PPR que me resta para o Smart dinamico.🤔

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Nmen disse:

já resgataram fundos (mesmo a perder algum valor) para reforçarem a liquidez para aproveitar quedas noutros fundos/ sectores?

Precisamente pelo motivo a sublinhado. Se tenho fundos que me fazem perder dinheiro e não vejo futuro neles, não vou ficar impávido à espera que recuperem e que dêem ganhos, quando ao lado se encontram best performers.

Eu quando faço rebalanceamentos da carteira vendo os "laggards" para ter liquidez para rodar para outros fundos.

Outra ocasião em que faço vendas com perdas é para abater nas vendas que fiz com mais-valias durante o ano. Ainda agora no final de 2021 fiz umas vendas estratégias de modo a abater as mais-valias todas que realizei no ano, de modo a não ter de pagar IRS. A liquidez da venda dessas UPs de FI perdedores foi realocado a FI que considero apropriados para reforçar, seja por serem fundos com boas prestações e que eu avalio como "a manter" ou sectores que eu vejo com horizontes positivos, como foi o caso da rotação para Value que fiz em Q1 e Q2 de 2021 e mais recentemente em Q4 2021 para energia, vendendo UPs de tech especulativa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Sim, já várias vezes...nomeadamente de fundos para curto prazo para fundos/etfs para LP que estejam mais baratos.

É verdade, as obrigações estão a ser um autentico peso morto. Estou a ponderar transferir o AR PPR que me resta para o Smart dinamico.🤔

Fiz isso no ano passado.

Agora tenho tudo o que é PPR no Smart Dinamico.

Tenho 31 anos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Precisamente pelo motivo a sublinhado. Se tenho fundos que me fazem perder dinheiro e não vejo futuro neles, não vou ficar impávido à espera que recuperem e que dêem ganhos, quando ao lado se encontram best performers.

Eu quando faço rebalanceamentos da carteira vendo os "laggards" para ter liquidez para rodar para outros fundos.

Outra ocasião em que faço vendas com perdas é para abater nas vendas que fiz com mais-valias durante o ano. Ainda agora no final de 2021 fiz umas vendas estratégias de modo a abater as mais-valias todas que realizei no ano, de modo a não ter de pagar IRS. A liquidez da venda dessas UPs de FI perdedores foi realocado a FI que considero apropriados para reforçar, seja por serem fundos com boas prestações e que eu avalio como "a manter" ou sectores que eu vejo com horizontes positivos, como foi o caso da rotação para Value que fiz em Q1 e Q2 de 2021 e mais recentemente em Q4 2021 para energia, vendendo UPs de tech especulativa.

Patanisca, quem te lê depois de estares tanto tempo com os fundos da Caixa! 🙂 Englobas? Energia parece-me uma excelente aposta para o que aí vem!

No final do ano, também tive a alterar (simplificar) a estratégia. Resgatei fundos e entrei num ETF. Mas por estupidez, deixei este. Já o era para ter resgatado antes, para sair de obrigações, e investir (quase de cabeça) em 100% acções. Ainda mantenho algumas obrigações (não em fundo) até abril.

Há uns 3 anos, depois de um rebalanceamento em que me sobraram uns trocos, coloquei os em dois fundos de acções. Na altura, achei que seriam boas apostas e confesso que foi mais por "brincadeira". Um teve uma valorização de 78,71% e outro de 54,76% de lá para cá. (continuam na carteira). Cada vez que penso na valorização que a carteira poderia ter se não tivesse em obrigações...

há 2 horas, 5coroas disse:

Gabo-te o empenho em procurar países/ sectores para entrar a curto prazo. Honestamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites