Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Estou tentado a investir 1.5k neste fundo o que acham ?  http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06TTZ&tab=2   

bem essa carteira mete medo:

Portugal(Rep Of) 6.4% Portugal 10.17

Greece(Rep Of) 2% Grécia 4.97

Greece(Rep Of) 2% Grécia 3.39

Greece(Rep Of) 2% Grécia 2.73

Não sei, espera por mais comentarios

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

[table][tr][td] [/td][td]          1o trimestre[/td][td]    2o trimestre[/td][td]      3o trimestre[/td][td]    4o trimestre[/td][/tr][tr][td]2013   

[/td][td]                0.77[/td][td]          0.85[/td][td]          0.80[/td][td]            -[/td][/tr][tr][td]2012[/td][td]                1.15[/td][td]          1.08[/td][td]          1.01[/td][td]          1.10[/td][/tr][tr][td]2011[/td][td]                  -[/td][td]            -

[/td][td]            -[/td][td]          1.17

[/td][/tr][/table]

Liquidez... mesmo com tudo o que se tem passado acabou por dar mais no 3º trimestre que no 1º.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O fecho dos mercados já nos vai dar essa visão...  ;)

É para aí que aponto , amanha bOOm e o outubro começa em grande...

A ver vamos...

Confirmou-se...

Vamos a máximos novamente... Ou é agora ou não é mais...gostaria que o psi quebra-se em alta os anteriores máximos!!!  :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Confirmou-se...

Vamos a máximos novamente... Ou é agora ou não é mais...gostaria que o psi quebra-se em alta os anteriores máximos!!!  :D

Mercados...América com um shutdown e mesmo assim bolsas em alta ahha, enfim, não vale a pena compreender muito isto :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

[table][tr][td] [/td][td]          1o trimestre[/td][td]    2o trimestre[/td][td]      3o trimestre[/td][td]    4o trimestre[/td][/tr][tr][td]2013   

[/td][td]                0.77[/td][td]          0.85[/td][td]          0.80[/td][td]            -[/td][/tr][tr][td]2012[/td][td]                1.15[/td][td]          1.08[/td][td]          1.01[/td][td]          1.10[/td][/tr][tr][td]2011[/td][td]                  -[/td][td]            -

[/td][td]            -[/td][td]          1.17

[/td][/tr][/table]

Liquidez... mesmo com tudo o que se tem passado acabou por dar mais no 3º trimestre que no 1º.

LOL, entre isto e o shutdown acho que quem adora seguir as notícias e gosta de fazer filmes para sentir que controla/prevê alguma coisa levaram uma bofetada de luva branca!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros,

Sem fugir do tema que nos trás por cá gostaria de obter a vossa opinião sobre a diversificação dos nossos investimentos.

Como o mundo dos fundos está muito intermitente e é necessário alguma acalmia nos mercados para vermos para que lado sopra o vento lanço um desafio:

Qual a melhor opção para pessoas com poucos conhecimentos financeiros, e sem tempo para acompanhar a evolução dos mercados:

- Certificados

- Estruturados

- ETFs

- Seguros de Capitalização

Abraços a todos e bons investimentos!!!!!!!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros,

Sem fugir do tema que nos trás por cá gostaria de obter a vossa opinião sobre a diversificação dos nossos investimentos.

Como o mundo dos fundos está muito intermitente e é necessário alguma acalmia nos mercados para vermos para que lado sopra o vento lanço um desafio:

Qual a melhor opção para pessoas com poucos conhecimentos financeiros, e sem tempo para acompanhar a evolução dos mercados:

- Certificados

- Estruturados

- ETFs

- Seguros de Capitalização

Abraços a todos e bons investimentos!!!!!!!!!

"Qual a melhor opção para pessoas com poucos conhecimentos financeiros, e sem tempo para acompanhar a evolução dos mercados": Resposta: Fundos de Investimento  ;D ;D

[pre]Agora um pouco mais a sério, de caras que respondo Seguros de Capitalização, coloca-se lá o dinheiro durante 5/8 anos e não se chateia com nada, isto é o que faz a maioria das pessoas sem conhecimentos e tempo, isto e DPs :) mas depois falas em ETFs, CFDs e Certificados, isso já não será de certeza para quem não tem conhecimentos e tempo, pelo menos Certificados e CFds, porque ETFs ao fim ao cabo são Fundos...

Portanto, concluindo no meu raciocinio, se não há conhecimento e tempo para investir, "guarda-se" o dinheiro em DPs e Seguros, quem tem um pouco mais de conhecimento, nem falo em tempo, Fundos de Investimento, e não falo em tempo porque não é necessário ter tempo para os fundos, desde que o objectivo esteja dentro dos 3/5 anos de investimento, se é para andar a olhar todos dias e a entrar em pânico então nem aconselho investir, aconselho [/pre]mesmo o "guardar" :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha opinião os fundos de investimento já requerem conhecimentos financeiros, se não for mais o mais básico, perceber o que caracteriza cada classe de activos detida pelos fundos.

Saber constituir uma carteira de fundos coerente para ser suficientemente diversificada entre classes de activos, zonas geográficas e, mais importante, saber delinear a carteira de acordo com o nosso perfil de aversão ao risco.

Isto já ultrapassa os conhecimentos financeiros de muita gente.

Se não tiver conhecimentos para isso e não estiver interessado em investir um pouco nesta formação, basta através de leituras de artigos e também deste tópico que já fica com boas noções, acho que o melhor é mesmo ficar por seguros de capitalização com capital, e se possível, taxas garantidas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tinha feito uma modificação e ficou tudo atrofiado  >:( >:( >:(

E eu também estou atrofiado porque pareceu-me que o kanguru tinha falado em CFds  ;D ;D no entanto, acaba por ser parecido aos certificados, quanto aos estruturados há centenas deles e diferentes, cada caso é um caso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid atrofiado e bem atrofiado, como isto ficou...  :)  ( já está melhor...)

Só faço esta pergunta porque os bancos dizem para aguardar...

e sugerem que se diversifique em seguros de capitalização ou certificados..

Os seguros de capitalização, são investimentos diferentes porque há comissões de resgate a 1 Ano e a duração é de 8 anos embora possam ser movimentados antes. Ora, sendo eu um "Nabo" mas atento ao fórum, calculo que investir num fundo de acções a 8 anos consegue-se tirar mais rendimento que os 3% ano. Digo eu....

Para mim os Certificados são uma incógnita? Não percebo nada, nem consigo encontrar fóruns que ajudem

CHUPAMISTO:

eu tenho uma carteira de fundos mas não está nada a correr bem, tenho-me aguentado firme e hirto como uma barra de ferro, desde Maio, mas está tudo vermelho...

Não resgatei, não entrei em pânico, acredito no investimento que fiz e portanto só tenho que aguardar.

Gostava de ajuda para esclarecer o que devo fazer ao dinheiro que tenho parada numa conta. O D@vid já me respondeu uma vez que guarda-lo debaixo do colchão não é solução  ;D 8)

Abraços

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tinha feito uma modificação e ficou tudo atrofiado  >:( >:( >:(

E eu também estou atrofiado porque pareceu-me que o kanguru tinha falado em CFds  ;D ;D no entanto, acaba por ser parecido aos certificados, quanto aos estruturados há centenas deles e diferentes, cada caso é um caso.

Agora quem ficou baralhado fui eu  ;D  CFD´s são parecidos aos certificados?

- Kanguru não diria que guardar o dinheiro debaixo do colchão seja má ideia, em caso de bloqueio dos bancos como no chipre até poderia dar bastante jeito. Já para não falar na hipótese de Portugal deixar o euro  ::) .

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

- Kanguru não diria que guardar o dinheiro debaixo do colchão seja má ideia, em caso de bloqueio dos bancos como no chipre até poderia dar bastante jeito. Já para não falar na hipótese de Portugal deixar o euro  ::) .

Cardoso24, secalhar fiquei baralhado de novo, é que existe certificados e certificados de aforro, ás tantas o kanguru falava em certificados de aforro ahah, e ai sim nada a ver uma coisa com outra...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cardoso24 estás mesmo pessimista!!!! Vou-te responder como o D@vid me respondeu:

"Já viste se tens um azar e se a casa arde"  :) :)

Eu percebo o que dizes, mas o "Chipre é caso raro"!!! Cá era impossível acontecer, e também os meus depósitos estão longe dos 100K.

Mas acho que o melhor é mesmo pegar no dinheiro e coloca-lo num DP com taxa de 1,5% e esperar por 2014.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cardoso24 estás mesmo pessimista!!!! Vou-te responder como o D@vid me respondeu:

"Já viste se tens um azar e se a casa arde"  :) :)

Eu percebo o que dizes, mas o "Chipre é caso raro"!!! Cá era impossível acontecer, e também os meus depósitos estão longe dos 100K.

Mas acho que o melhor é mesmo pegar no dinheiro e coloca-lo num DP com taxa de 1,5% e esperar por 2014.

Para 1,5% enterre no jardim dentro de um cofre. ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para 1,5% enterre no jardim dentro de um cofre. ;D

AHAHAHAAHH

Haja boa disposição....

Pois, isso é o que eu não quero mas as alternativas que tenho neste momento não são muitas mais..

Não percebo nada ou "quase" nada de mercados. Tenho carteira de fundos que neste momento está vermelha, tenho 15k para depositar e as soluções que me apresentam são Seguros de Capitalização, Certificados ou Obrigações mercado secundário... Como percebo pouco da "poda" o melhor é mesmo enterra-lo no jardim e esperar que nasçam Notas de 500euros...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

AHAHAHAAHH

Haja boa disposição....

Pois, isso é o que eu não quero mas as alternativas que tenho neste momento não são muitas mais..

Não percebo nada ou "quase" nada de mercados. Tenho carteira de fundos que neste momento está vermelha, tenho 15k para depositar e as soluções que me apresentam são Seguros de Capitalização, Certificados ou Obrigações mercado secundário... Como percebo pouco da "poda" o melhor é mesmo enterra-lo no jardim e esperar que nasçam Notas de 500euros...

Quem te apresentou essas soluções?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

kanguru,

Eu penso mesmo que, antes de tomar qualquer decisão, deve conhecer-se a si próprio, nomeadamente o seu perfil de investidor, quais os seus objectivos e até que ponto está disposto a correr riscos.

Vejo que tem sangue frio. Algumas pessoas, com certeza, desesperavam ao ver as suas carteiras de fundos no vermelho, mas tem-se aguentado "firme e hirto", como diz. É bom sinal (ou não  ;) )

Eu já afirmei que não gostos de fundos. Gosto de controlar as minhas compras e assumir as minhas asneiras. Mas isso sou eu e, realmente, é preciso estar sempre com um olho no burro e outro no cigano  ;)

Eu acredito mesmo que, antes de tomar decisões, deve estar totalmente confortável com as mesmas e ter noção que, de acordo com o risco, poderá perder total ou parcialmente o seu capital. Com base no que acabei de dizer, na minha opinião, só deve investir o dinheiro que não lhe faz, nem fará, falta num determinado período de tempo.

A longo-prazo, e concordo consigo, teoricamente, um fundo de acções equilibrado pode ser a alternativa mais rentável, mas certezas ninguém as tem. Caso opte por essa solução, aconselho-o a não olhar com regularidade para a sua carteira porque vai ter alguma (bastante) volatilidade  ;D

Se não tem certezas de nada, faça o que diz e esqueça as críticas. Meta-os a 1,5% TANB num DP, como diz, e só volte a pensar nisso em 2014.

Esteja de consciência tranquila e seja feliz  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

kanguru,

Eu penso mesmo que, antes de tomar qualquer decisão, deve conhecer-se a si próprio, nomeadamente o seu perfil de investidor, quais os seus objectivos e até que ponto está disposto a correr riscos.

Vejo que tem sangue frio. Algumas pessoas, com certeza, desesperavam ao ver as suas carteiras de fundos no vermelho, mas tem-se aguentado "firme e hirto", como diz. É bom sinal (ou não  ;) )

Eu já afirmei que não gostos de fundos. Gosto de controlar as minhas compras e assumir as minhas asneiras. Mas isso sou eu e, realmente, é preciso estar sempre com um olho no burro e outro no cigano  ;)

Eu acredito mesmo que, antes de tomar decisões, deve estar totalmente confortável com as mesmas e ter noção que, de acordo com o risco, poderá perder total ou parcialmente o seu capital. Com base no que acabei de dizer, na minha opinião, só deve investir o dinheiro que não lhe faz, nem fará, falta num determinado período de tempo.

A longo-prazo, e concordo consigo, teoricamente, um fundo de acções equilibrado pode ser a alternativa mais rentável, mas certezas ninguém as tem. Caso opte por essa solução, aconselho-o a não olhar com regularidade para a sua carteira porque vai ter alguma (bastante) volatilidade  ;D

Se não tem certezas de nada, faça o que diz e esqueça as críticas. Meta-os a 1,5% TANB num DP, como diz, e só volte a pensar nisso em 2014.

Esteja de consciência tranquila e seja feliz  ;)

Katolo,

Todo o dinheiro faz falta, se assim não fosse ninguém estava à procura das melhores oportunidades para ver crescer o investimento, nem corria riscos.

Eu também gosto de controlar as minhas compras, e vejo nos fundos uma boa maneira de as controlar resgato e reforço quando quero. Claro que se os fundos são um investimento de médio/longo prazo não posso ao fim de 2 ou 3 meses estar desesperado com alguma perda nem entrar em delírio com mais valias.

Aguento-me firme e hirto mesmo no vermelho, mas continuo sem saber o que fazer aos 15k, pois parece-me que 1,5 num DP é nada para quem está disposto a "ser feliz" daqui a 4-5 anos!

obrigado pelos seus conselhos, um abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

kanguru,

Obviamente que investir em fundos é uma estratégia como outra qualquer. Só concluí que aguenta bem a pressão, o que lhe permite ir mais além. Por isso aceitei a sua opinião de investir em fundos de acções a longo-prazo como válida para o seu caso  :)

Quanto a mim, pessoalmente, prefiro criar o meu próprio "fundo" e gerir as participações das entidades de acordo com análises técnicas e fundamentais. Claro que, no seu caso, como diz que não percebe "quase" nada de mercados nem tem tempo para estudar algumas empresas e mercados não é, obviamente, a solução para si, mas sim através de fundos geridos por profissionais e ter confiança nestes  ;)

Quanto a ser feliz, acho que deve ser feliz já e não daqui por 4-5 anos. O que pretendi dizer é que deve, sim, preocupar-se em rentabilizar o seu capital, mas sem deixar que isso o absorva.

E não concordo que todo o dinheiro faça falta. Cada caso é um caso. Veja o caso do Warren Buffett, é um dos homens mais ricos do mundo, tem mais de 80 anos e continua a trabalhar e a investir como se tivesse necessidade disso... e se calhar tem... já pensou nisso? A Pirâmide de Maslow pode dar uma melhor percepção acerca das necessidades das pessoas. Pense nisso... Continuo a sugerir que só arrisque o que não necessite a curto/médio prazo.

Abraço,

CL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )