Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 19 minutos, Virtua disse:

Vamos ter aqui uma pequena competição amigável entre mim e o @D@vid para os próximos 3/5 anos:

image.thumb.png.096d62e4c7457098ffa8a5f1a3542e1e.png

Últimos anos a carteira "D@vid" a bombar:

image.thumb.png.d7fecf69a8c103b623c1d0c4f36d0824.png

Mas como disse, tem de ser out-of-sample. Começamos já no início deste ano D@vid?

image.thumb.png.c7150edcfc09de2c156cd7cd003f4563.png

Link para o backtest: (Podem alterar a data em cima para colocar desde o início, caso tirem a data, ou coloquem 2021-12-31 para o período em que a "competição" começa). Acho que vou perder por causa do acátis. Esse fundo é demasiado bom...

link.portfolyou.io/6w

Têm de se registar antes na PortfolYou (para quem ainda não fez)

https://app.portfolyou.io/register

Ou então vão vendo aqui como as coisas se portam.

Neste caso são carteiras agressivas. Mas depois tb podemos ver como se portam carteiras moderadas alterando um pouco as alocações 😉

Mas isso é um exercicio teórico, não é a tua carteira pois não? Pelo menos do que tenho apanhado do que escreves aqui.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Basicamente o que se quer "provar" ou não lol, é que bastam 4 fundos para se estar diversificado, embora possam sempre dizer que diversificação seria com fundos globais, no entanto aquilo que se viu com a minha carteira real vs IWDA é que se consegue mesmo assim bater um dos ETFs mais queridos dos investidores.

Fica já aqui dito, que sim, estes quatro fundos fazem parte da minha carteira core real ( de 8 fundos que tenho ) Legg e Jupiter e NB há mais de 10 anos, Acatis infelizmente há cerca de 3 anos, só começou a ser comercializado por cá em Dezembro de 2017, entrei mais tarde.

@Virtua é para começar este ano sim :)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu queria tb perceber como é que as pessoas veem o risco.

Para quem não lhe apetece ir à Portfolyou este são os outputs. Acham uma comparação justa? Carteiras semelhantes em termos de risco? Até onde devo ajustar a carteira "Virtua"? Estas perguntas tb são para o D@vid.

image.thumb.png.5b7c8e9e85f024840fbe6b801095ef15.png

image.thumb.png.4cc0bea9be944a575fc7631089ed3465.png

image.png.abeacc408de6b74025825dccec1d36af.png

há 1 hora, D@vid disse:

explica lá à audiência porque é que a tua carteira é 80/20 e a minha 60/40 

Pensei que quando enviaste era para comparar. Eu não escolhi nada. Por acaso até acho o risco semelhante (por isso é que assumi que era a tua carteira de comparação 😁). Ao dizeres que a tua é 60/40 é como? Estas a assumir que o Acatis é obrigações? O fundo tem 70 de acções...

Achas mesmo que a carteira "Virtua 60/40" tem um risco mais parecido com a "D@vid"?

image.png.3e992b90778d5ecd776c1c032e86fea9.png

Como te disse nem tinha pensado em alterar nenhuma das duas, uma vez que me enviaste aquela. Mas no limite a carteira "Virtua" pode ir para 75/25 na minha opinião. Quer o desvio padrão, quer o Max Drawdown são semelhantes!!

image.png.1b876d86b7223523ee67721da37ee639.png

link.portfolyou.io/71

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, D@vid disse:

Por acaso segundo o xray do BB essa alocação 30/30/20/20 dá cerca de 75%/25%  na carteira D@vid.

tás a ver... olhar para o risco de forma quantitativa é a melhor forma :D Nem precisava de ir ver a alocação do acatis para chegar à conclusão do 75/25. Fica a "Virtua" 75/25 então ;)

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 36 minutos, JM_ disse:

Obrigado. O site ainda não é mobile friendly, certo? Algumas coisas aparecem fora do sítio. Parabéns pelo projeto. 

Não, não está mobile friendly. Não é que seja muito complicado mas não foi algo em que me foquei muito 😉 Nem está no topo da to-do list. Se bem que é erro meu de não ser programador de sites. Nos dias de hoje a arquitetura deveria ser mobile first 😉 Mas pronto... para mim ter os botões a funcionar e ver os gráficos/outputs já é um espetáculo LOL

Sou suspeito mas acho que até está bonito :D

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, pge disse:

Acho que era o portfolio visualizer.

O Portfolio Visualizer é o gold standard. Pena só ser americano. Mas é muito bom. Cá na Europa levamos com a m€rda do backtest.curvo (este sim, já pensei em contactar). Porque noto que os gajos tentam, e parece que têm super boas intenções... Só não percebem nada de programação (quer dizer mais que o financeiro comum mas mesmo assim...). De qualquer das formas não sou fã de alguns pressupostos que eles fazem, mesmo em termos de finanças.

Portfolio Visualizer sim. Para já é o topo...

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Virtua disse:

O Portfolio Visualizer é o gold standard. Pena só ser americano. Mas é muito bom. Cá na Europa levamos com a m€rda do backtest.curvo (este sim, já pensei em contactar). Porque noto que os gajos tentam, e parece que têm super boas intenções... Só não percebem nada de programação (quer dizer mais que o financeiro comum mas mesmo assim...). De qualquer das formas não sou fã de alguns pressupostos que eles fazem, mesmo em termos de finanças.

Portfolio Visualizer sim. Para já é o topo...

Tens de meter os 400 e tal K e tens a reforma garantida :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )