Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 2 minutos, N.Rocha disse:

eu diria que a parte que faz a diferença em bater o iwda é o fundo de ações da europa.

Isoladamente o fundo europa rendeu menos cerca de 40% para o período que fiz...já o de USA dá uma abada de 100%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

este backtest só vai até setembro de 2013, o portfoyou está programado de uma forma que deveria ser alterado lol

Isso é porque um dos fundos que colocaste no backtest só começou a ser comercializado em 2013. Umas das atualizações que pretendo fazer é mesmo essa de colocar qual o fundo que começou mais tarde e que está a limitar o histórico do backtest.

No teu caso diria algo do estilo: "Análise começou em 2013 pk o fundo IEXXXXXXXX só começou a ser comercializado nessa altura!". Aí tens a opção de retirar o fundo da análise e fazer o backtest mais para trás.

Seria algo deste estilo: 

image.png.c6560a974aba8cb2072eb3dea1719e3b.png

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Virtua disse:

Isso é porque um dos fundos que colocaste no backtest só começou a ser comercializado em 2013. Umas das atualizações que pretendo fazer é mesmo essa de colocar qual o fundo que começou mais tarde e que está a limitar o histórico do backtest.

No teu caso diria algo do estilo: "Análise começou em 2013 pk o fundo IEXXXXXXXX só começou a ser comercializado nessa altura!". Aí tens a opção de retirar o fundo da análise e fazer o backtest mais para trás.

Seria algo deste estilo: 

image.png.c6560a974aba8cb2072eb3dea1719e3b.png

Sim é isso, já me tinhas explicado, vais ajustando à medida, também podia fazer para 5 anos mas para 10 eu gostava mais, idealmente 15 anos para apanhar o 2008 hehe.

Podia fazer no site do BB, mas o que eu não gosto muito neles é não dar para fazer com dados diários, vai sempre fazer com o último dia do mês anterior, acho que falham nisso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só realçar uma nota: O backtest pega no portfolio no estado atual, fundos e seus pesos e aplica a simulação dos retornos com precisamente essa composição nos periodos de tempo anteriores.

Ou seja, permite ver:
    "Se eu tivesse este portfolio assim desde há 8 anos atrás, teria tido este desempenho".

É diferente da performance real da carteira, que tem em conta as entradas e saídas de fundos, alterações de pesos. Por exemplo estar overweight num sector que sofreu uma grande queda e depois rebalancear à posteriori, faz com que o portfolio nesse periodo tenha tido uma performance real diferente do que se não tivesse mexido nada.

No portfolio manager da morningstar eles chamam estes dois tipos de performance de:
    - Total Return (o tal retorno simulando backtest)
    - Personal Return (o retorno real ajustado com as trades feitas no período)

E chegam a ser bastante diferentes.

Por exemplo no meu caso:

2022-01-28-15h57-19.png

em 2021, as trades que fiz (compras e vendas) foram benéficas para o resultado real, face a não ter feito quaisquer alterações (13,81% Vs 12,95%) e de igual modo, ainda que quase negligenciável, as trades que já fiz em 2022 foram positivas.

Quando é que uma trade é positiva, por exemplo: Imaginemos que tenho 5 fundos a pesar 20% na carteira. Vendo um deles mesmo antes de ele sofrer uma queda. Ao fazer isto evitei perder dinheiro e isso faz com que a minha "performance pessoal" seja superior à "acumulada". O inverso acontece se vender um desses 5 fundos e ele a seguir valorizar acima da média dos restantes 4, pelo que como não tenho exposição a ele, não me vai ajudar a puxar a média de rendimento da carteira.

Não sei se muita gente tem esta noção presente e o Morningstar ajuda a perceber quão boas ou más foram as nossas operações de compra/venda.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, D@vid disse:

É isso mesmo @Patanisca, um backtest é uma fotografia actual de uma carteira extrapolada para trás, basta alterar um pouco de percentagem de peso de um fundo que já vai ficar diferente, neste caso tentei ser o mais rigoroso apoiando no site do BB onde diz lá a percentagem de cada fundo ( por exemplo no backtest do portfyou não dá para meter um fundo com 25,33% de peso, tive de meter tipo 25% ), mas há sempre entradas ou saídas nos fundos, a ideia é, a actual carteira se a tivesse igualzinha desde 2013 tinha rendido 179%, se tivesse comprado o IWDA em 2013 com a sua actual carteira tinha rendido menos 10%, and so on..

exacto e o valor do backtest serve para perceber quão bem calibrada está a nossa carteira actualmente para as nossas pretensões.

Eu costumo usar o backtest do Best para ir fazendo a mim mesmo a pergunta: 
    "Será que compensou este trabalho todo de análise e andar a gerir 35 fundos, ou valia mais ter tudo no Caixa Lideres Globais?"

E muitas vezes a resposta era a segunda... LOL :D 
    Grandes investidores da treta que somos!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Patanisca disse:

exacto e o valor do backtest serve para perceber quão bem calibrada está a nossa carteira actualmente para as nossas pretensões.

Eu costumo usar o backtest do Best para ir fazendo a mim mesmo a pergunta: 
    "Será que compensou este trabalho todo de análise e andar a gerir 35 fundos, ou valia mais ter tudo no Caixa Lideres Globais?"

E muitas vezes a resposta era a segunda... LOL :D 
    Grandes investidores da treta que somos!

Mas a minha carteira bateu aos pontos o Caixa Lideres lol...isto é, backtest claro haha

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@David Quando crias um backtest na PortfolYou partilha tb o link 😉 (é só clicar em criar link e vai para a área de copy/paste )

há 7 horas, N.Rocha disse:

eu diria que a parte que faz a diferença em bater o iwda é o fundo de ações da europa.

um fundo de europa ( 20 % ) + um us (80 %) bate o iwda, ex

eu-us_vs_iwda.png

Não acredito muito neste backtest... Vou ter de analisar. Sempre que vejo coisas do backtest.io são muito suspeitas. Quais as rentabilidade e ETFs usados?

há 2 minutos, Virtua disse:

@David Quando crias um backtest na PortfolYou partilha tb o link 😉 (é só clicar em criar link e vai para a área de copy/paste )

Não acredito muito neste backtest... Vou ter de analisar. Sempre que vejo coisas do curvo.eu são muito suspeitas. Quais as rentabilidade e ETFs usados?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, Virtua disse:

Não acredito muito neste backtest... Vou ter de analisar. Sempre que vejo coisas do backtest.io são muito suspeitas. Quais as rentabilidade e ETFs usados?

Eu nem perdi muito tempo, lembro-me que o David tinha dito que tinha um fundo de growth Europa e deduzi que fosse por aí ... o IWDA tem muito pouco Europa.

O que usei á pressa foi

https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?isin=IE00B60SX170#overview

https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?isin=LU1681042435#overview

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, JM_ disse:

Já aqui vi N comentários do David a falar dos fundos que tem.

Arrisco dizer que consigo acertar em 75% da carteira dele.😁

Ou mais 🤣 Não mudou assim tanto desde que fiz este tópico em 2012, acho que só tirei o bonds global que troquei por outro bonds, um outro misto que tinha que troquei por outro, um real estate que só tenho há 1 ano e pouco...de resto a mesma pasmaceira de fundos, sem fundos energy, sem fundos Turquia, sem fundos Índia, nem um value 😭 nem 10% de vocês faziam a minha carteira 🤣

A seguir vou comparar com a careira 4 fundos do @Virtua, embora eu ache que essa carteira bate a minha 🤣 onde a vou ver que já não me lembro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, D@vid disse:

Ou mais 🤣 Não mudou assim tanto desde que fiz este tópico em 2012, acho que só tirei o bonds global que troquei por outro bonds, um outro misto que tinha que troquei por outro, um real estate que só tenho há 1 ano e pouco...de resto a mesma pasmaceira de fundos, sem fundos energy, sem fundos Turquia, sem fundos Índia, nem um value 😭 nem 10% de vocês faziam a minha carteira 🤣

Nestas alturas de down, deve saber bem ter uma carteira assim. 😉

Eu não consigo 😁 Há temáticas que acho que têm um potencial tão grande que acabo sempre por ter meia dúzia deles. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

A seguir vou comparar com a careira 4 fundos do @Virtua, embora eu ache que essa carteira bate a minha 🤣 onde a vou ver que já não me lembro?

Aqui está a 4Fundos Agressiva:

link.portfolyou.io/6r

image.thumb.png.17806680b851542a6f3648d4d6dfc663.png

image.png.3a28ed8d7c5e409bc07a0d39917eb336.png

P.S. Coloquei a agressiva porque agora se quiseres ir para a moderada é mais simples. 25% em cada 😉 Não quero comparações com backtests. Temos de comparar com forward test/Out-of-Sample. Quando foi a tua última compra? Podemos testar a partir daí!! ^_^ Olha que não sei se bate a tua. Mete aí e vê. Não te esqueças de alinhar o risco.  Grava depois o link (mesmo que não partilhes podemos depois ir vendo com o tempo as performances sem andares sempre a preencher de novo).

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fui fazer desde 13/09/2013 para ser igual, os 4 fundos rendeu 111,15%...

Mas eu tenho uma nova versão de 4 fundos...a render 139% 🤪 e se for desde 15/12/2008 419% 

Tarda nada estou a fazer vídeos no youtube a vender cursos...

Descobri outra sigla do pessoal que tira certificados, é a CFEI ( Educador Financeiro ), se isto desse para fazer aconselhamento financeiro e ganhar comissão ainda me metia nisso, uma que reparei que é CFEI é o canal de youtube da Ariana Nunes Renda Maior e a Bárbara Barroso ( que tenho um vídeo na primeira página ), mas como vocês são todos uns fuinhas sempre â procura de não pagar comissões melhor deixar essa ideia de lado 🤣

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Virtua disse:

Esquece, eu nunca vou conseguir fazer essa análise porque não existia nenhum índice/ETF em euros em 1980 🤦‍♂️

A minha perceção é que eles antes de 1999 usam o ECU para transformar o MSCI Europe em USD para MSCI Europe em EUR (O ECU começou em 1979, exactamente quando começou o backtest). Há aqui demasiadas coisas que vão contra cenas que acredito e acrescentam demasiados pressupostos para o meu gosto.

Um backtest mais realista dá nisto:image.thumb.png.42f5f356e69f37073e84dc2fac91ca49.png

De qualquer das formas parece-me que o 80/20 bate por ter um tilt para os USA (se agora é pequeno em 1980 era gigante porque em 1980 USA deveria ser para aí 30 ou 40% do MSCI World). Resumindo com o backtest 80/20 estás já a ter conhecimento que o maior mercado accionista  em 1980 (o Japonês) teve uma underperformance brutal nos 30/40 anos seguintes.

Este é o problema de backtests. Introduzimos conhecimento "futuro"... Quais os fundos que se portaram melhor, quais as regiões que bombaram etc etc. Tivéssemos a fazer isto em 1900 o pessoal estava a apostar na Argentina como está agora a apostar na China, e todos sabemos que agora a argentina é um dos países mais desenvolvidos do mundo certo? certo?

P.S. Artigo interessante: https://www.economist.com/finance-and-economics/2017/04/08/americas-disproportionate-weight-in-global-stockmarket-indices

Com este gráfico:

image.png.3ef5ab5b7e36482d5c73e320e0269f89.png

Muito interessante. Muito obrigado!

O Japão no seu pico fazia 44% do indíce e pelo gráfico parece que perfazia +/- 15% do PIB mundial. Os EUA parecem estar numa situação semelhante à que o Japão se encontrava há mais de 30 anos atrás.

Não sou de apostar contra os EUA, mas pergunto-me se a diferença se manterá durante muitos anos/décadas. Irei analisar mais tarde, mas por agora :

- Para os EUA terem tal diferença é porque há outras economias que contribuem bem mais para o PIB mundial que o peso que a MSCI lhes atribui no All Country World Index. O artigo fala também do mercado de capitais de Xangai e Shenzhen. Diz o artigo que estas ações estavam excluídas (em Abril de 2017) dos seus indíces, mas como sabemos em Junho de 2017 a Morgan Stanley Capital International anunciou um plano para incluir essas ações (as ações A). A partir de 2018 começaram a fazer parte do indíce dos mercados emergentes (https://www.msci.com/msci-china-a-inclusion) Quando estarão 100% incluídas ? ninguém sabe. Quando serão as próximas inclusões ? a MSCI não informa.

Não deixa de ser notável que em caso duma inclusão completa e da Coreia do Sul e de Taiwan passarem a ser considerados mercados desenvolvidos a China passa a 50%, ou mais, do indíce.

Com a inclusão de novas ações e outros mercados, os existentes perdem espaço. Será interessante seguir a tendência mundial.

Fui então ver os dados mais recentes ou seja até 2021. O mais recente que encontrei data de 30/09/2021, onde os EUA ainda aumentaram mais a sua percentagem no MSCI All Country World Index para 60%, sendo que a China correspondia a cerca de 4% (ou seja 15 vezes mais). Já baseando no PIB os valores são de 28% para EUA e 16% para a China (ou seja 1.75 vezes mais). Japão como denota o economist ou outros como alemanha, india  são também exemplos de uma grande discrepância, mas nada que se compare à China, pois é a segunda economia do mundo e continua a crescer mais rapidamente que outras.

Um último caso também interessante nesse segmento é o novo «Star Market» muito pouco correlacionado com o MSCI ACWI (0.16) e mesmo com o MSCI China (0.3). Em termos de diversificação pode ser interessante, mas o que pode ser mais interessante é quando cumprirem com a metodologia MSCI GIMI, pois aí suas ações passam a ser incluidas nos indices da MSCI.

Tudo isto para dizer que jamais apostarei contra os EUA, contudo para diversificar dos mercados desenvolvidos penso que seja interessante olhar para outros mercados. E comparando os países 1900 vs 2022 penso que a atual segunda economia mundial teve uma performance positiva . Mas para mim não me interessa tanto se é a China, Argentina, Portugal ou Vietname, pois uma pessoa tem é que se sentir confortável nos seus investimentos e convém investir em mercados/países onde conheça bem as empresas, política, cultura etc... para determinar se a longo prazo irá ganhar dinheiro, porque o problema em investir não acho que seja ganhar muito ou pouco o problema está é em perder e diversificando o risco de perder dinheiro acaba por diminuir.

Abraço e muito obrigado pela partilha.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )