Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 12 minutos, 5coroas disse:

As carteiras e as esposas não se partilham, muito embora, quanto às esposas, se partilhem muitas vezes sem consentimento do titular.:D

Na parte da esposa, concordo. 😁

A carteira, não vejo porque não. É opinião pessoal. Percebo quem não goste de dizer mas também não vejo mal algum em dizer. 

Montantes já é outra questao. Acho que não tem interesse aos outros.

Mas como não tenho uma carteira modelo bonitinha como a que falavam, é melhor estar calado. 😁 Eu disperso-me muito. Não é defeito, é feitio! 😁

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 4 horas, Helder Rodrigues disse:

Eu neste momento tenho conta no NB e no ActivoBank.. Vejo muitos a falar no best.. 

Que banco vocês aconselham.. (que não tenha comissões).. O best para fundos é melhor? 

O Best, para além da quantidade (3444 FI) , tem um óptimo motor de pesquisa integrado (Morningstar - que na verdade nem precisas de ser cliente para usar):

https://www.bancobest.pt/ptg/PesquisaMorningstar

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 38 minutos, Moneymaker disse:

O Best, para além da quantidade (3444 FI) , tem um óptimo motor de pesquisa integrado (Morningstar - que na verdade nem precisas de ser cliente para usar):

https://www.bancobest.pt/ptg/PesquisaMorningstar

E o gráfico interativo com todas aquelas matrizes de comparação entre a oferta, brutal e que não conheço em mais nenhum banco.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

E o gráfico interativo com todas aquelas matrizes de comparação entre a oferta, brutal e que não conheço em mais nenhum banco.

Sabes que seria uma cena porreira de fazer na PortfoYou e aí já inclua fundos e ETFs. Vou pensar nisso!!

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Helder Rodrigues disse:

como fizeste essa avaliação?

Porque é um fundo de derivados de commodities e como tal sofre de contango o que a longo prazo vai fazer com que ele perca dinheiro.

http://ds4f.com/o-que-e-contango

Vê o retorno dele desde 2011. Não é porque o gás e petróleo estão mais baratos em 2022 que ele perdeu 20%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Helder Rodrigues
    há 17 minutos, Virtua disse:

Porque é um fundo de derivados de commodities e como tal sofre de contango o que a longo prazo vai fazer com que ele perca dinheiro.

http://ds4f.com/o-que-e-contango

Vê o retorno dele desde 2011. Não é porque o gás e petróleo estão mais baratos em 2022 que ele perdeu 20%

Obrigado pela explicação! 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, D@vid disse:

@Helder Rodrigues tens também sobretudo de partir de um principio de ter um objectivo.

Eu quando iniciei também andei à deriva, andava em acções, alguns fundos aleatórios do BPI etc, só assentei quando abri conta no BiG, e aí tive um maior apoio aliado também às minhas pesquisas, e cheguei à conclusão nessa altura que queria e não abdicava de ter na minha carteira:

1 Fundo de acções Europa de Growth

1 Fundo de acções EUA de Growth

1 Fundo de obrigações globais

1 Fundo Misto todo o terreno.

Para mim isto era o mínimo.

Se tenho os mesmos fundos dessa altura? estamos a falar por aí em 2005/2006, não, podemos sempre ir vendo alguns fundos mais interessantes das mesmas categorias ou que estejam mais alinhados com a nossa perspectiva, mas dentro desta carteira só abdiquei do fundo de obrigações globais mais tarde, acabei por apostar num fundo de obrigações apenas Europa, uma vez que também terei alguma exposição a obrigações globais no misto.

Como já disse uma vez, se fores a comprar todos os fundos que se vão falando vais ficar com carteiras de 100 fundos, e depois não dás à conta e a correlação vai ser enorme, dou um exemplo, provavelmente 90% dos fundos EUA Growth devem ter atualmente acções da Apple, Microsoft, Google..por isso não vale a pena ter em carteira dois ou três fundos assim, é importante dar uma olhadela pela carteira para minimizar ao máximo as correlações.

Mas sobretudo tens de ter um objectivo inicial, acho que é o ideal, mas também podes não o ter, cada um é que sabe, há quem olhe para os fundos como uma acção que é para comprar e vender, eu olho mais como um depósito a prazo para longo prazo com juro de +10% ao ano lol. 

Olá,

Consegues dar um ex de um fundo por cada uma das categorias? ;)

por ex que tenha no best.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, blueray disse:

Olá,

Consegues dar um ex de um fundo por cada uma das categorias? ;)

por ex que tenha no best.

Na primeira páginas tens os que já aqui falei, nas páginas do BB por exemplo nas carteiras modelo https://www.bancobest.pt/ptg/best_portfolio-selector também tens alguns, melhor seres tu a fazer comparações entre eles para escolheres o que melhor se adapta a ti.

@VirtuaThanks.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 24/01/2022 às 12:23, D@vid disse:

Tem mas de 1%...

E agora até acabei por descobrir que existe uma versão de distribuição, 4%/ano trimestral, ( 15€ por unidade de participação ) não é que seja adepto muito destes tipos de fundos, mas um fundo que tem média de rentabilidade de 8% ao ano e que distribui metade na conta pode ser para alguns uma alternativa interessante.

Bom dia

Este fundo tem minimo de subscrição?

Não tenho nenhum fundo de distribuição, mas até seria interessante :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Andalm disse:

Bom dia

Este fundo tem minimo de subscrição?

Não tenho nenhum fundo de distribuição, mas até seria interessante :)

Há sempre um mínimo de subscrição 🙂, ou já pré definido ou pelo menos uma unidade de participação, acho que no caso que vi era uma unidade de participação, mas o fundo está a cotar acima dos 1400€ salvo erro, menos do que isso não consegues comprar, reforços não estive a ver.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@D@vid ,

Para que não hajam mal entendidos, quando te desafiei a partilhar a carteira, referia-me aos Fundos/ETFs que compõem a mesma e respetivas %. Nunca os valores (isso não faria qualquer sentido).

Estás a bater o IWDA? Agora sim, estou mesmo curioso 😉

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, D@vid disse:

Nos últimos 8 anos e pouco ( @Virtua só falta conseguir ir buscar mais para trás, 10 anos 😁) a minha carteira core teve em determinados momentos 4 correções ( quedas acima dos 10% ) e um bear market ( quedas acima dos 20% ) em 2020 quando a minha carteira recuou praticamente 2 anos.

No entanto só por um ano fechou negativo, em 2018, que nem chegou em nenhum momento a ter correções.

Tem um retorno acumulado de 179%, volatilidade de 12,8%, sharpe de 1.02.

A carteira está atualmente em cerca de 70% ações, 25% obrigações 5% real estate.

Se um determinado serviço de gestão de patrimónios premium xpto que se paga bem de um grande banco vos apresentasse este resultado iriam ficar felizes ou nem por isso? 🤪

Curiosidades:

Se tivesse apenas um ETF global tipo IWDA o mesmo estava a render menos 10% acumulados.

Se tivesse um ETF S&P 500 tipo CSPX o mesmo estava a render mais 19% acumulados.

portfolio1.png

potfolio2.png

returns.png

Esse resultado foi sempre com 25% em obrigações e 5% em real estate??  

Ainda te convoco para meu gestor 😁

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, Otimizado disse:

@D@vid ,

Para que não hajam mal entendidos, quando te desafiei a partilhar a carteira, referia-me aos Fundos/ETFs que compõem a mesma e respetivas %. Nunca os valores (isso não faria qualquer sentido).

Estás a bater o IWDA? Agora sim, estou mesmo curioso 😉

Valores nunca iria meter, isso nem faria sentido, já os fundos como disse tenho para mim como criador do tópico também essa permissa, no entanto quem me acompanha aqui há tanto tempo, e basta ir ver o que tenho falado, já devo ter dito a minha carteira core toda, mas ela está na 1a página, e não tem nada de espetacular, se fosse a colocar aqui a maioria dizia, "xiii para quê fundo de obrigações", "xiii tens este fundo de ações que rende mais", "xiii para quê esse de real estate que só rende 3%", "xiii como não tens aquele fundo fixe de energia, da índia, do Zimbábue" 🤣

Meu objetivo sempre foi incorrer na menor volatilidade possível aliado a um retorno mínimo de +10%/ano, há quem esteja disposto a incorrer numa volatilidade maior para obter retornos maiores, há quem esteja disposto a vender um fundo que esteja a render menos para comprar outro que está a render mais, quem prefira ir para países, sectores moda para aproveitar tendências, eu não, sou muito sem graça como dizem os brasileiros, se os fundos que tenho estão a fazer aquilo a que me propus não vou alterar só por alterar, se tivesse entrado no BNP Paribas Energy em 2020 só esse fundo tinha batido num ano o que a minha carteira está a render em 8... é assim a vida lol.

Claro que estou a bater o IWDA lolol, isto vindo de um tipo que não tem nenhum curso superior da área das finanças e nem aqueles certificados xpto tipo CESGA, CEFA etc. que os bancos e gestoras exigem, eu deveria estar a gerir um fundo com o @Virtua  isso sim haha.

Olha aí o IWDA, fracote lol

iwda.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 40 minutos, tiao disse:

Esse resultado foi sempre com 25% em obrigações e 5% em real estate??  

Ainda te convoco para meu gestor 😁

Isto é um backtest, eu só tenho real estate há 1 ano e pouco, já tive muito mais obrigações no inicio, este backtest só vai até setembro de 2013, o portfoyou está programado de uma forma que deveria ser alterado lol, eu até queria fazer desde 2012 para apanhar 10 anos inteiros mas não permite com os fundos que tenho, mas olha, há só um fundo de obrigações que tem uma média de 6,5% de rentabilidade anual desde 1994!!, nos últimos 8 do backtest teve 66% de rentabilidade acumulada, qual o espanto? nos últimos 3 com taxas negativas no mercado obteve 21%, e não o vendi só porque o ano passado caiu 2 % e este ano também pode vir a cair.

Não tenho perfil para gerir nada lol, não tinha paciência...sabes que os gestores de bancos de investimento e outros mais profissionais da área adoram pessoal como os que estão aqui que andam a comprar e a vender a toda a hora, ganham mais comissões com as compras e vendas do que um cliente que mantenha a carteira, por isso é que andam constantemente a chatear para fazerem este fundo, ou o etf tal e coiso, eu era despedido em menos de nada, já agora, hoje vou reforçar mais uns pozinhos na carteira, é a segunda vez este mês, e nem foi preciso nenhum gestor ou financial advisor xpto me telefonar haha  🤣 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )