Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 3 minutos, 5coroas disse:

Não entraste com algum nesta ultima correção?

Sim, estava com aprox 48% do meu património em ETFs e FIs. 

Reforços: 

- IWDA;

- MS INVF Global Opportunity A (LU0552385295)  que com a exposição a Índia e China + Tech US corrigiu quase 20% nos últimos 3 meses. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, 5coroas disse:

Deves esforçar-te por aprender que nesta matéria a unica coisa que consegues controlar é o teu comportamento (mas não é fácil de controlar)...quanto ao andamento das bolsas/investimentos, não te iludas, não é com conhecimentos técnicos sofisticados que vais conseguir adivinhar o futuro nem obter maior garantia de melhores resultados. Traça um bom e simples plano para LP e agarra-te a ele com unhas e dentes. 

É isto. E é surpreendente difícil (pelo menos para mim) manter a disciplina mental para seguir o plano.  

Noutro tema, opiniões sobre o espancamento que os FIs de clean energy estão a levar? Para além da natural correção ao exagero que foram as valorizações em 2020, há muito mais razões para? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Otimizado disse:

Reforços: 

- IWDA;

- MS INVF Global Opportunity A (LU0552385295)  que com a exposição a Índia e China + Tech US corrigiu quase 20% nos últimos 3 meses. 

Acho que deverias ter metido mais...temos neste momento muitos bons indices com valores de Julho de 2021. Fico contente de ter essa oportunidade de comprar a esses preços. Sou a favor de mantermos algum cash quando os indices andam nos topos, mas quando aparecem correções (que não são muito frequentes) acho que devemos fechar os olhos e saltar. Esperar pelo grande crash (que é ainda muito mais raro) pode ser, com elevada probabilidade, uma grande asneira.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Helder Rodrigues
    há 16 minutos, 5coroas disse:

Deves esforçar-te por aprender que nesta matéria a unica coisa que consegues controlar é o teu comportamento (mas não é fácil de controlar)...quanto ao andamento das bolsas/investimentos, não te iludas, não é com conhecimentos técnicos sofisticados que vais conseguir adivinhar o futuro nem obter maior garantia de melhores resultados. Traça um bom e simples plano para LP e agarra-te a ele com unhas e dentes. 

Pois.. 

Por exemplo.. Uma dúvida que tenho..

Indo aos fundos disponíveis no banco (neste caso activobank) como escolher um bom fundo para longo prazo? Para onde olhar.. 

Para uma carteira de 20k (sei que não é muito, mas é o que tenho)

Que fundos escolheriam? Para criar uma carteira equilibrada.. 

Eu sei que depende sempre de cada um.. Mas deve haver meia dúzia de fundos que são comuns a muita gente.. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Otimizado disse:

É isto. E é surpreendente difícil (pelo menos para mim) manter a disciplina mental para seguir o plano.  

Noutro tema, opiniões sobre o espancamento que os FIs de clean energy estão a levar? Para além da natural correção ao exagero que foram as valorizações em 2020, há muito mais razões para? 

Na minha opinião, penso que além de ter sido o natural esvaziamento da bolha especulativa nesse sector, as clean não vão crescer para já de forma acentuada, por um lado porque o sector dos automoveis eletricos apesar das fortes pressões politicas e das campanhas publicitarias ainda não consegue cativar as grandes massas de consumidores porque simplesmente a tecnologia ainda não é prática/barata para ser usada de forma normal na vida das pessoas. Quanto ao solar...já existem questões sobre se é viável (eu penso que não) "empatarmos" grandes àreas de terreno para colocar milhares de paineis solares, os quais continuam sem capacidade de armazenagem de energia. Colocar os paineis em lagos...não me parece ecologicamente correcto. Quanto às eólicas...fornecem energia insuficiente e não tardará a faltarem novos bons locais para serem colocados. Colocá-los no mar? Caro e com constantes gastos em manutenção. 

Podemos ter a tendência a pensar com a melhor das intenções que as clean energy são o futuro, mas talvez o sejam apenas num futuro ainda distante, pois o enorme consumo energético atual tem exigências que só um ignorante iludido é que poderia acreditar que as fontes tradicionais poluentes iriam acabar num instante.

Muitas empresas clean energy sobrevivem graças aos apoios estaduais mas que no final de contas pouco ou nada de util/prático têm para vender. A maioria falhará.

Editado por 5coroas
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Helder Rodrigues disse:

Pois.. 

Indo aos fundos disponíveis no banco (neste caso activobank) como escolher um bom fundo para longo prazo? Para onde olhar.. 

Eu sei que depende sempre de cada um.. Mas deve haver meia dúzia de fundos que são comuns a muita gente.. 

O activo não tem um gráfico matriz como o BB? se tiver essa é a melhor ferramenta na escolha de um fundo, em menos de 5 minutos tens uma ideia geral da oferta num determinado sector e os fundos que se comportaram melhor em vários horizontes temporais com desvios padrão, sharpe etc, é basicamente escolher o "melhor", se o Activo não tem disso está na hora de mudares de banco lol.

20k há muito bom português que trabalha uma vida inteira e não tem isso, não desconsideres, o importante é os 20k não serem a totalidade do teu património, senão vais andar sempre de coração na mão, primeiro ter 12 meses de despesas fixas como fundo de emergência, depois sim investir.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, Helder Rodrigues disse:

Pois.. 

Analisa alguns dos melhores fundos (melhores em performance a 10 anos) existentes no activobank e alguns dos que existem no Best. Depois colocas aqui aqueles que achas que são provavelmente as melhores apostas e que melhor "correspondem" às tuas caracteristicas pessoais concretas, ou seja situação financeira-resistencia emocional-objectivos-estabilidade profissional-horizonte temporal-estratégia, etc e a partir daí poderemos dar-te a nossa opinião. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, D@vid disse:

O problema podem ser os mínimos nos fundos, terão de ver bem a coisa, senão fazem o mesmo plano num Unit Linked ( o BB deve ter dos melhores do mercado com mínimos de reforço de 50€ e rentabilidades de 7%/8% ao ano, e ainda com a vantagem das mais valias serem tributadas em 11,2% em vez dos 28% ),  nessa altura se tivermos a sorte de sermos governados pelos Liberais nem se paga nada e ainda é o Estado que nos oferece um bónus .

Pois..acho que é desta que vou meter reforços mensais no United linked. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, Otimizado said:

Reforços: 

- IWDA;

E porquê meteeste no Global Opportunity A na versão em USD e não em EUR ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Otimizado disse:

Uns a entrar agora e eu há umas semanas a ver-me livre desse cancro. Ideias.

há 3 horas, Otimizado disse:

Aquilo que o @5coroas disse e eu acrescento: "tesão do mijo". O impulso green foi político e não industrial. a capacidade de produção de energia verde é abismal comparando com as outras fontes de energia. A transição energética está a ser apressada e mal amanhada por motivos políticos e por simpatia do "go green" movement e as medidas que temos são:
    palhinas de plastico banidas.
    carros a combustão banidos.
    Mas depois temos navios de cruzeiro e mega porta contentores a queimar Nafta e Crude Oil, que emitem mais emissões nocivas do que os carros todos do mundo combinados. Chama-se hipocrisia, vinda de quem, já disse? Políticos, claro.

há 3 horas, Helder Rodrigues disse:

Pois.. 

Se não queres complicar, a minha experiência ensinou-me que menos é mais. Há umas páginas atrás falou-se de um excelente misto, o Acatis Gané, ou eu referi um de acções blend muito bom o CGD Lideres Globais. E tens sempre fundos de índice. Não compliques.

há 3 horas, 5coroas disse:

Na minha opinião, penso que além de ter sido o natural esvaziamento da bolha especulativa nesse sector, as clean não vão crescer para já de forma acentuada, por um lado porque o sector dos automoveis eletricos apesar das fortes pressões politicas e das campanhas publicitarias ainda não consegue cativar as grandes massas de consumidores porque simplesmente a tecnologia ainda não é prática/barata para ser usada de forma normal na vida das pessoas. Quanto ao solar...já existem questões sobre se é viável (eu penso que não) "empatarmos" grandes àreas de terreno para colocar milhares de paineis solares, os quais continuam sem capacidade de armazenagem de energia. Colocar os paineis em lagos...não me parece ecologicamente correcto. Quanto às eólicas...fornecem energia insuficiente e não tardará a faltarem novos bons locais para serem colocados. Colocá-los no mar? Caro e com constantes gastos em manutenção. 

Podemos ter a tendência a pensar com a melhor das intenções que as clean energy são o futuro, mas talvez o sejam apenas num futuro ainda distante, pois o enorme consumo energético atual tem exigências que só um ignorante iludido é que poderia acreditar que as fontes tradicionais poluentes iriam acabar num instante.

Muitas empresas clean energy sobrevivem graças aos apoios estaduais mas que no final de contas pouco ou nada de util/prático têm para vender. A maioria falhará.

Exatamente, é tudo muito bonito, mas para a papinha que os Americanos comem no seu dia a dia aparecer, têm que atracar aqueles mega navios da MAERSK nos dois mega portos da costa leste dos EUA carregadinhos de cereais, e eles não andam a paineis solares.

há 49 minutos, Otimizado disse:

Como tenho a maior parte dos FI em EUR, porque não ter alguma exposição ao USD, right? 

Ai jesus senhor... Até me benzo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Otimizado disse:

Um fundo com rating de 5 estrelas na Morningstar e com uma rentabilidade anual de 17,39% nos últimos dez nos. Tens razão, que cancro. 

Rendibilidades passadas não são garantias de rendibilidades futuras. Os últimos anos foram anos muito diferentes do que aí vêm. Foi excelente quando havia QE, agora com QT a caminho, o que menos quero é ter um fundo alavancado em tech especulativa que não vende, só promete que um dia venderá e que faz com que o fundo tenha um P/E de 41,70. Risco por risco prefiro a bitcoin.  Realmente nos úlitmos tempos tem estado espetacular. "Está barato", pode-se argumentar. Sim, está "mais barato" do que o que esteve há uns anos. Estará barato para um futuro com subidas de taxas de juro que se avizinha e com um massivo de-leveraging que está a acontecer, sob o qual estas empresas especulativas se sustentavam? Tenho dúvidas.

2022-01-26-16h21-26.png

Mas as opiniões todos temos as nossas, obviamente. Não estou a dizer que é um facto adquirido que é um cancro e isso torna-se uma verdade universal. Eu quis dizer que, como eu já tive a versão hedged em carteira e foi um cancro, tem tudo para começar a ter metástases.

E mais, analisar fundos hoje em dia é muito mais difícil do que antes da pandemia, porque as médias a 3, 5 e 10 anos estão completamente deturpadas pelos eventos causados pela pandemia. Há uns tempos atrás também se podia dizer que a Peloton era um caso de sucesso, mas a culpa foi do covid. Agora é isto que se vê:

2022-01-26-16h28-45.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Patanisca disse:

Rendibilidades passadas não são garantias de rendibilidades futuras. Os últimos anos foram anos muito diferentes do que aí vêm. Foi excelente quando havia QE, agora com QT a caminho, o que menos quero é ter um fundo alavancado em tech especulativa que não vende, só promete que um dia venderá e que faz com que o fundo tenha um P/E de 41,70. Risco por risco prefiro a bitcoin.  Realmente nos úlitmos tempos tem estado espetacular. "Está barato", pode-se argumentar. Sim, está "mais barato" do que o que esteve há uns anos. Estará barato para um futuro com subidas de taxas de juro que se avizinha e com um massivo de-leveraging que está a acontecer, sob o qual estas empresas especulativas se sustentavam? Tenho dúvidas.

2022-01-26-16h21-26.png

Mas as opiniões todos temos as nossas, obviamente. Não estou a dizer que é um facto adquirido que é um cancro e isso torna-se uma verdade universal. Eu quis dizer que, como eu já tive a versão hedged em carteira e foi um cancro, tem tudo para começar a ter metástases.

E mais, analisar fundos hoje em dia é muito mais difícil do que antes da pandemia, porque as médias a 3, 5 e 10 anos estão completamente deturpadas pelos eventos causados pela pandemia. Há uns tempos atrás também se podia dizer que a Peloton era um caso de sucesso, mas a culpa foi do covid. Agora é isto que se vê:

2022-01-26-16h28-45.png

Até concordo com tudo o que disseste. Mas tenho uma dúvida: porque é que assumes que o fundo não pode mudar de estratégia de investimento e adaptar-se ao que será o mundo nos próximos anos? 

É um fundo de ações globais, na sua génese pode mutar para o que fizer sentido aos gestores do mesmo. Aliás, para terem tido sucesso num período de 10 anos, quantas alterações à estratégia de investimento não terão feito? 

Não vou comentar a comparação entre o FI em questão e uma stock individual porque, honestamente, não consigo entender o teu raciocínio nesse caso. 

Editado por Otimizado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Otimizado disse:

Até concordo com tudo o que disseste. Mas tenho uma dúvida: porque é que assumes que o fundo não pode mudar de estratégia de investimento e adaptar-se ao que será o mundo nos próximos anos? 

É um fundo de ações globais, na sua génese pode mutar para o que fizer sentido aos gestores do mesmo. Aliás, para terem tido sucesso num período de 10 anos, quantas alterações à estratégia de investimento não terão feito? 

Não vou comentar a comparação entre o FI em questão e uma stock individual porque, honestmanete, não consigo entender o teu raciocínio nesse caso. 

Se assim fosse, porque não mudaram nos últimos 12m, que fez com que a performance do fundo fosse 18.1% ( !! ) inferior à Média da sua categoria? 

A comparação que fiz com a Peloton foi para ilustrar que o boom que esse fundo teve durante a fase da pandemia também se esvaziou rapidamente com esta mudança de paradigma imposta pela subida da inflação. Basicamente quis dizer que esse fundo é um "cabaz de Pelotons", stocks altamente especulativas que funcionaram muito bem num determinado conjunto de variáveis que entretanto foram alteradas, entendes?

Acaba por me trazer à memória este exemplo, exagerado, do BNP Paribas Energy Transition:
    https://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000PXH2&tab=1

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É perfeitamente normal que haja pessoas que não acreditam num dado produto de investimento, e que haja outros que acreditam e comprem. 

Se não fosse este o caso, não haveria compradores nem vendedores. Não haveria mercado.

Enquanto o Patanisca se queimou com o fundo, haverá outros que aproveitam as quedas para entrar, por acreditarem. Também eu entrei nesta semana no MS INVF Global Opportunity A. Porque acredito.

Editado por jopsilveira
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )