Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 3 minutos, 5coroas disse:

Esse é para meninos; para homens de barba rija tens o LQQ.💪

Estou a brincar, o LQQ é altamente arriscado e não recomendado para investidores com comorbilidades financeiras e emocionais...mas sim, tenho lá algum capital, contudo não recomendo nem não-recomendo.:D

O VVSM ?

PHLX 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

:)

a minha ideia em etf é ir sempre para o básico :)

a vantagem etf na minha opinião é essa podermos gerir a entrada, cotação.

Alem disso acho que em momentos de queda caem menos do que fundos semelhantes, por exemplo na tecnologia por possivelmente fundos terem uma parte carteira em empresas mais especulativas.

O que mais não gosto nos etf é o custo de negociação.

A melhor solução é usar ambos :)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, superkinas disse:

:)

a minha ideia em etf é ir sempre para o básico :)

a vantagem etf na minha opinião é essa podermos gerir a entrada, cotação.

Alem disso acho que em momentos de queda caem menos do que fundos semelhantes, por exemplo na tecnologia por possivelmente fundos terem uma parte carteira em empresas mais especulativas.

O que mais não gosto nos etf é o custo de negociação.

A melhor solução é usar ambos :)

Há já algum tempo que procuro um fundo com exposição digna desse nome a semi condutores. Contudo ainda não encontrei nenhum (mea culpa por certo).

ps. Etc vs fundos - fico nos fundos porque compram sempre na saída. Mas o carácter imediato dos etfs faz me ponderar de quando em vez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho andado a pensar no seguinte:

Os paises mais importantes da UE estão fartinhos de serem dependentes energéticamente dos rufiões russos e por causa disso não conseguem pô-los na linha; também já chegaram à conclusão que não é com eólicas e paineis solares que se vão livrar dessa dependência. Daí:

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/ue-devera-investir-500-mil-milhoes-no-nuclear-de-nova-geracao

https://www.dn.pt/sociedade/comissao-europeia-prepara-se-para-considerar-energia-nuclear-e-a-gas-como-verdes-14454779.html

Obviamente os politicos desses paises não vão querer espicaçar os ninhos de vespas progressistas-esquerdístas e como tal vão financiar o Nuclear mas não nos seus paises mas sim nos paises menos ecologicamente correctos e mais pobretanas, ou seja os de Leste: já o estão a fazer na Republica Checa, Polonia, etc, talvez mais tarde até usem a Ucrania (se calhar é por isso que os Russos andam ferrados na Ucrania).

Resumindo e concluindo...estou a ponderar investir em uranium. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vocês têm algum fundo ou etf para small caps?

Na vossa opinião, não faz sentido entrar num produto desses?

Small ou medium caps, não tenho nada agora. Já tive os etfs da ishares mas foi dos que vendi no final do ano passado.

A maior parte dos fundos q tenho é large caps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, tiao disse:

Vocês têm algum fundo ou etf para small caps?

Tenho fundos e tenho etfs small e mid caps USA e da Europa. A 10 anos as large cap ganharam às small e às med...pode ser que nos próximos 10 anos haja uma troca de vencedores/vencidos: Large caps usa (16,4%), mid caps (13,9%) small caps (14,4%).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, 5coroas disse:

Tenho fundos e tenho etfs small e mid caps USA e da Europa. A 10 anos as large cap ganharam às small e às med...pode ser que nos próximos 10 anos haja uma troca de vencedores/vencidos: Large caps usa (16,4%), mid caps (13,9%) small caps (14,4%).

Ok. Até pensava que a diferença seria maior.

Large caps é para manter e para longo prazo. Small ou medium estava a pensar numa entrada daqui a um tempo.

Se calhar, ainda volto para os mesmos q tinha da ishares...

Qualquer dia, estou-me a queixar novamente de ter muitos fundos/etfs 😂😂

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 50 minutos, tiao disse:

Ok. Até pensava que a diferença seria maior.

Large caps é para manter e para longo prazo. Small ou medium estava a pensar numa entrada daqui a um tempo.

Se calhar, ainda volto para os mesmos q tinha da ishares...

Qualquer dia, estou-me a queixar novamente de ter muitos fundos/etfs 😂😂

Aproveita os descontos. O Russel 2000 já vai com -20% desde o seu ath (all time high).

Amanhã às 19h00 vai haver muita gente a puxar os cabelos, ou porque não compraram hoje, ou porque compraram hoje! :D

Eu vou estar sossegado, já queimei muita nota este ano escusadamente!

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Patanisca disse:

Aproveita os descontos. O Russel 2000 já vai com -20% desde o seu ath (all time high).

Amanhã às 19h00 vai haver muita gente a puxar os cabelos, ou porque não compraram hoje, ou porque compraram hoje! :D

Eu vou estar sossegado, já queimei muita nota este ano escusadamente!

A ser, acho que vou ser dos que puxaram o cabelo por não comprarem. 😁

Prefiro que o senhor fale primeiro. 😁

Também fiz umas compras na semana passada, vou aguardar mais um pouco.

Já estou é a olhar para algumas opções

Tens alguma dica de algum fundo/etf de Russel 2000 que se destaque?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, tiao disse:

A ser, acho que vou ser dos que puxaram o cabelo por não comprarem. 😁

Prefiro que o senhor fale primeiro. 😁

Também fiz umas compras na semana passada, vou aguardar mais um pouco.

Já estou é a olhar para algumas opções

Tens alguma dica de algum fundo/etf de Russel 2000 que se destaque?

Sim, tenho este:
    https://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000Q3SH

há 9 minutos, Virtua disse:

Para o pessoal perceber a loucura de 2008:

Fiz agora mais a sério com range em percentagem (é a percentagem que interessa como sabem, não os números absolutos) desde 1970 no S&P.

Dias com maior range:

image.png.a0824ddd477fb785fb610252f101a47c.png

O "Yesterday close - Today's Low (%)" diz-nos quanto o S&P esteve a cair no ponto mínimo da sessão.

E agora para reversals a sério, dias que esteve a cair mais de 3% e acabou positivo:

image.png.e660936114b54b1db56c5c9a46549a8d.png

O domínio de 2008 em ambos os quadros mostra como foi aqueles tempos. Só quem viveu. Parecia o fim do mundo... Tipo, o dia de ontem era "normal" em 2008 e o dia com mais volatilidade (como medido em range de 2008) foi mais de 3 vezes o de ontem LOL

Permite-me ilustrar e acrescentar que em Março 2020 não foi muito diferente, embora num período mais curto de tempo. Aqui com o índice de volatilidade ao mês:

2022-01-25-15h39-54.png

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Virtua disse:

Isto faz toda a diferença.

Levar um soco e levar 5 é um cadinho diferente. Acredita. 2020 assustou mas 2008 meteu medo :unsure: (acho que ainda é a razão pela qual sou conservador)

Só vivo isto desde 2013. Passei a birra chinesa no verão 2015, flash crash de Q4 2018, o brexit, a depressão dasa criptomoedas em 2018, e mais recentemente a covid, mas foi tudo suportado por muito QE e política monetária expansionista, pelo que a dor foi sempre breve. Mas assim meses seguidos de ver o VIX acima de 30, isso não sei o que é. Mas não deve ser agradável.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Virtua disse:

Para o pessoal perceber a loucura de 2008:

Fiz agora mais a sério com range em percentagem (é a percentagem que interessa como sabem, não os números absolutos) desde 1970 no S&P.

Dias com maior range:

image.png.a0824ddd477fb785fb610252f101a47c.png

O "Yesterday close - Today's Low (%)" diz-nos quanto o S&P esteve a cair no ponto mínimo da sessão.

E agora para reversals a sério, dias que esteve a cair mais de 3% e acabou positivo:

image.png.e660936114b54b1db56c5c9a46549a8d.png

O domínio de 2008 em ambos os quadros mostra como foi aqueles tempos. Só quem viveu. Parecia o fim do mundo... Tipo, o dia de ontem era "normal" em 2008 e o dia com mais volatilidade (como medido em range de 2008) foi mais de 3 vezes o de ontem LOL

Presente  lol. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora, fala-se em 2008, mas os mercados começaram a cair ainda em 2007, por volta de Outubro e prolongou-se até Março de 2009, por isso não pensem que foram só 12 meses a levar porrada lol, aliás nota-se pela foto haha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 54 minutos, tiao disse:

O @Patanisca se está em pausa nos fundos, mais ainda estará nas criptos, digo eu... Eu estou 😁

Lembro-me de 2008 mas na altura era melhor a gastar do que a investir 😂

Fazem bem, adivinhar o BTC é mais fácil que adivinhar o S&P 500, BTC é dois anos a cair e dois anos a subir, sempre igual, aproveitem que até sexta feira sobe mais 15%,  não digam que não sou vosso amigo lol.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 24/01/2022 às 17:08, Helder Rodrigues disse:

Ainda à um mês estava com um "ganho" de 9% hoje já estou a negativo.. 😔😔

Devia ter resgatado... Não percebo nada disto.. 😔😔

Um especulador/jogador fica triste quando surgem grandes quedas...um investidor para LP só ficará triste se nessas ocasiões não tiver cash disponivel para reforçar. Qual dos dois és tu afinal?-_-

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, 5coroas disse:

Um especulador/jogador fica triste quando surgem grandes quedas...um investidor para LP só ficará triste se nessas ocasiões não tiver cash disponivel para reforçar. Qual dos dois és tu afinal?-_-

Estou com aprox 40% de cash. A questão é mesmo definir timings de entrada e não gastar os cartuchos todos demasiado rápido. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Helder Rodrigues
    há 2 minutos, 5coroas disse:

Considero o segundo.. mas ainda um "menino" neste mundo..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )