Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 13 horas, dfserra disse:

O fundo fundimo da CGD tem um pré-aviso de 6 meses, e só resgata 1 vez por ano. Assim o resgate pode demorar de 6 a 18 meses, foi um dos motivos para não o ter subscrito

O fundimo so pode ser subscrito na CGD não é? E depois levam 2.5% das entregas semestrais que o fundo faz? Estava interessado nele mas parece estar cheio de comissões ao seu redor

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Depois disto fui verificar se as datas de resgate do Property e do CA coincidiam e curiosamente são desfazadas, o que para quem tiver os dois permite uma muito maior flexibilidade de liquidez.

Datas do CA:

Bimestral (de dois em dois meses) – para as unidades de participação da classe B, detidas por investidores não profissionais, tendo como datas de referência as datas de 31 de Janeiro, 31 de Março, 31 de Maio, 31 de Julho, 30 de Setembro e 30 de Novembro de cada ano civil, e desde que cumpridos os prazos estabelecidos para os pedidos de resgate.

Ainda peço é para anular o resgate se der.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, baga disse:

O fundimo so pode ser subscrito na CGD não é? E depois levam 2.5% das entregas semestrais que o fundo faz? Estava interessado nele mas parece estar cheio de comissões ao seu redor

Quanto ao fundimo, parece que também se pode subscrever no BEST
    o fundimo tem realmente várias comissões, de subscrição (variável, máximo 1,75%), resgate (2%).
    Faz distribuição semestral de rendimentos, não sei se tem comissões para além da retenção do IRS.

Tem tido recentemente boa rentabilidade, mas o CA é mais estável.

Contudo para mim os períudos de resgate é que foram a gota final para não o subscrever.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para fundo de emergência continuo a gostar dos certificados de aforro, após os primeiros 3 meses podem ser levantados, e se ficarem por lá a rentabilidade pode chegar aos 1%. É pouco mas no panorama atual...
    Mas para quem não tiver ainda conta no IGCP pode não valer a pena o trabalho se o objectivo for ter apenas o fundo de emergência.
    Mas para coisas mesmo urgentes, convem ter sempre um pequeno depósito a prazo é imediato e simples.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, 5coroas disse:

0,14% - os 28%  que vão para os não-privilegiados, que te ficarão eternamente gratos por partilhares com eles a tua riqueza vilmente adquirida.:D

E apresenta uma desvalorização nos últimos 6 meses.. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, dfserra disse:

Para fundo de emergência continuo a gostar dos certificados de aforro, após os primeiros 3 meses podem ser levantados, e se ficarem por lá a rentabilidade pode chegar aos 1%. É pouco mas no panorama atual...
    Mas para quem não tiver ainda conta no IGCP pode não valer a pena o trabalho se o objectivo for ter apenas o fundo de emergência.
    Mas para coisas mesmo urgentes, convem ter sempre um pequeno depósito a prazo é imediato e simples.

Se subscrever cert. Aforro com cartões cashback 1 ou2% consegue_se 1-2% mês. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, 5coroas disse:

Então Patanisca, quando é que me agradeces pelo meu palpite que o sector energia iria voltar a bombar em 2022?B)

https://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000VHNV&tab=1
    https://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000T8D0&tab=1

tenho estes dois. Só me posso queixar da baixa exposição! Estão a render mais que as bitcoins! :D

Mas o muito peso de US Growth está a arrastar-me a carteira para a lama neste arranque de ano. :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguem conhece este fundo - DWS Invest CROCI US USD LC - ?

Está disponivel no Activo com com ISIN LU1769939361, mas não aparece na pesquisa do Best. Ou melhor, aparece, mas com outro ISIN e no banco Activo, não tem quaisquer tipo de custos associados, provavelmente um erro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 15/01/2022 às 17:38, N.Rocha disse:

Alguem conhece este fundo - DWS Invest CROCI US USD LC - ?

Está disponivel no Activo com com ISIN LU1769939361, mas não aparece na pesquisa do Best. Ou melhor, aparece, mas com outro ISIN e no banco Activo, não tem quaisquer tipo de custos associados, provavelmente um erro.

No Best tens este que é melhor HSBC Economic Scale US Equity EC LU0165081018.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, D@vid disse:

Thanks )
    O fundo afinal já nem sequer está a ser comercializado no Activo, consta na BD, mas não dá para comprar.
    Quando dizer melhor, quais são as métricas que definem esse estatuto ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, N.Rocha disse:

Thanks )
    O fundo afinal já nem sequer está a ser comercializado no Activo, consta na BD, mas não dá para comprar.
    Quando dizer melhor, quais são as métricas que definem esse estatuto ?

Rentabilidade, volatilidade, sharpe, alfa, beta...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda no seguimento do value e da dica do @patanisca em relação ao Invesco US Value Equity E EUR Acc LU0607514394  ( penso que era este a que se referia ), qual a diferença que apontam para o Invesco Sust US Struct Eq E EUR Acc LU0149505165 ? parece que este último tem menos volatilidade e consequentemente menos rentabilidade...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No entanto, em qualquar das entidades financeiras que tenho conta, esse fundo não está disponivel :D
    Todos eles têm alphas pauperrimos, excepto o fundo da HSBC e o invesco Sustainable

Editado por N.Rocha
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, N.Rocha disse:

No entanto, em qualquar das entidades financeiras que tenho conta, esse fundo não está disponivel :D

Querer investir em fundos em Portugal e não ter conta no BB é como ir a Roma e não ver o Papa 🤣

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já que falam de US Value, recomendam algum fundo para além desse Invesco? E para Utilities?

Gostei da carteira desse US Value, até porque inclui algumas financeiras, onde também gostaria de colocar algum.

Tenho sobretudo ETF (IWDA, ESPO, SMH), mas gostaria de aumentar o número de FI. Neste momento só tenho o Nordea Global Climate and Environment e o BGF Global Mining.

Obrigado pela V/ajuda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, D@vid disse:

Este é porreiro, mas é em USD, não se pode comparar diretamente a performance dele com outros fundos em EUR.

Eu esta manhã subscrevi mais um de US Value:
    Amundi Fds Pio US Eq Rsrch Val C EUR C

Vão fazer companhia ao:

Nordea 1 - North American Value E EUR 

Invesco Funds - Invesco US Value Equity Fund E Accumulation EUR

No meu cabaz de Value tenho ainda:
    * BlackRock Global Funds - World Energy Fund E2 (EUR)
    * Goldman Sachs North America Energy & Energy Infrastructure Equity Portfolio E Acc EUR
    * Fidelity Funds - Global Financial Services Fund E-Acc-EUR

Esses dois de energia vou reforçar quando tiverem um pullback. O caso para 2022 em energia é super bullish.

Aproveito para perguntar: No caso de ter um portfolio com FI exclusivamente em EUR, o que acontece quando se adiciona um FI em USD? Como é que o Best contabiliza do total do portfolio? Faz a conversão USD/EUR em tempo real quando consultamos o total do portfolio? Ou obriga a criar um portfolio em USD separadamente? E depois no IRS temos que andar a fazer conversões à data para EUR? 
    Eu sempre evitei ter FI em USD por causa destas questões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

Este é porreiro, mas é em USD, não se pode comparar diretamente a performance dele com outros fundos em EUR.

Vão fazer companhia ao:

* Goldman Sachs North America Energy & Energy Infrastructure Equity Portfolio E Acc EUR

Esses dois de energia vou reforçar quando tiverem um pullback. O caso para 2022 em energia é super bullish.

Aproveito para perguntar: No caso de ter um portfolio com FI exclusivamente em EUR, o que acontece quando se adiciona um FI em USD? Como é que o Best contabiliza do total do portfolio? Faz a conversão USD/EUR em tempo real quando consultamos o total do portfolio? Ou obriga a criar um portfolio em USD separadamente? E depois no IRS temos que andar a fazer conversões à data para EUR? 

Eu sei que é USD, mesmo por isso é que o comparei com o que o @N.Rocha falou por ser também USD.

Se bem me recordo, já não tenho fundos em USD há muitos anos, quando vais ao património aparece o valor em EUR por defeito e por baixo o valor convertido em USD, assim como a mais/menos valias é em USD, no total da carteira aparece tudo convertido em EUR, no IRS é igual, aparece o valor em USD e o valor em EUR ( obviamente é este que se coloca na declaração ).

Para especificar melhor, acho que é algo assim no património:

FUNDO X..........Xup´s..................XXXUSD+/-Valias..................X%Rentabilidade..........XXXX€

(XXXX$)

No total da carteira tudo em EUR

Editado por D@vid
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, Patanisca said:

Vão fazer companhia ao:

O que te levou a subscrever o https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000002FC5&tab=1 com os índices tao esticados?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, jopsilveira disse:

O que te levou a subscrever o https://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000002FC5&tab=1 com os índices tao esticados?

Muitas razões, mas a fundamental é concentrar mais a carteira em US Value para 2022, portanto havendo liquidez para reforçar, é para este sector. Sobre ser esse fundo e não outro do mesmo sector, é porque tem melhor performance que o Nordea que já tenho (e que provavelmente irei rodar para este) e complementa o do Invesco que tenho gostado.

Além disso, o cabaz dele está com um PE de 13,36, são stocks baratas, com potencial de subida, quando comparados com outros sectores como Growth.

Sobre os índices estarem esticados. Eu não sei o dia de amanhã, e se algo que aprendi nos últimos 9 anos de investimentos é que a melhor altura para investir é "ontem" e não "amanhã". Eu referi que ia aumentar a exposição nos dois FI de energia quando houvesse um pullback, mas esses são FI muitos específicos de um sector volátil, pelo que convém ter alguma atenção aos pontos de entrada/saída, mas num FI abrangente como estes de uma categoria, que engloba várias subcategorias, é menos importante estar à espera de um dip, que pode nunca aparecer.

há 1 hora, D@vid disse:

Eu sei que é USD, mesmo por isso é que o comparei com o que o @N.Rocha falou por ser também USD.

Se bem me recordo, já não tenho fundos em USD há muitos anos, quando vais ao património aparece o valor em EUR por defeito e por baixo o valor convertido em USD, assim como a mais/menos valias é em USD, no total da carteira aparece tudo convertido em EUR, no IRS é igual, aparece o valor em USD e o valor em EUR ( obviamente é este que se coloca na declaração ).

Para especificar melhor, acho que é algo assim no património:

FUNDO X..........Xup´s..................XXXUSD+/-Valias..................X%Rentabilidade..........XXXX€

(XXXX$)

No total da carteira tudo em EUR

Então para todos os efeitos acaba por ser igual ao litro ter lá uns FI de USD misturados. Obrigado!

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )