Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 3 minutos, Otimizado disse:

Se acreditares que com os atuais valores do imobiliário em Lisboa ainda existe espaço para apreciação, sim aí concordaria. 

Já para não falar na eventual (e altamente provavel) subida dos juros do CH que fará inevitavelmente com que os valores do imobiliário baixem pela diminuição da procura.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 6 minutos, 5coroas disse:

Já para não falar na eventual (e altamente provavel) subida dos juros do CH que fará inevitavelmente com que os valores do imobiliário baixem pela diminuição da procura.

Completamente. Quando vês a classe média a discutir a compra de imóveis de 500K€ com a maior tranquilidade, diria que é tranquilo assumirmos que existe uma real bolha no imobiliário. 

Editado por Otimizado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Patanisca disse:

isso agora... :) acredito mais que descontassem isso à UP.

Eu ponderei esse FI, mas não gostei do facto de ter uma comissão de resgate de 1%, afastaram-me logo. Mas aproveitei para fazer um excerício que pode ajudar a explicar que ter uma taxa de resgate de 1% em cima de uma rendibilidadade de 3%, não significa obrigatoriamente que a rendibilidade líquida será 3-1 = 2%.

Deixo aqui esta simulação com 1000€ para que se perceba o que acontece ao longo de 20 anos e quanto é.

image.thumb.png.a825491d55fcb38cab65736e2cf5b1f8.png

*Comissão de resgate mínima de 0,5% (se realizado após 3 anos da data de subscrição). Nos eventuais resgates ocorridos durante os primeiros 1094 dias (menos de 3 anos) será aplicada uma comissão de resgate de 1,0%.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

A ideia é essa. Porém, tu se comprares um imóvel, retiras o valor da renda e ainda tens a apreciação do imóvel em cima disso. Neste FI, faz de conta que só tens a renda.

Esperemos que sim! 🙏

Acabo de reforçar a parte imobiliária com um imóvel...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Otimizado disse:

A comissão de resgate de 1% é caso o faças durante o primeiro ano. 

Completamente. Quando vês a classe média a discutir a compra de imóveis de 500K€ com a maior tranquilidade, diria que é tranquilo assumirmos que existe uma real bolha no imobiliário. 

Andam a comprar casas com valores semelhantes às dos nossos vizinhos alemães, franceses, nórdicos, etc...mas através de rendimentos muito abaixo daqueles que estes ganham. Quando os juros cavalgarem por aí acima, será mais uma tragédia nacional. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, 5coroas disse:

Andam a comprar casas com valores semelhantes às dos nossos vizinhos alemães, franceses, nórdicos, etc...mas através de rendimentos muito abaixo daqueles que estes ganham. Quando os juros cavalgarem por aí acima, será mais uma tragédia nacional. 

Tragédia? Basta ligar novamente à Troika. Aliás, ainda devem ter o número em speed dial. ;)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu também tenho o Property, tendo em conta que ainda tem 1/3 em liquidez é provável que futuramente possa aproximar-se do seu irmão que tem ganhos acima de 4%.
    Não é muito, com imobiliário direto deve-se conseguir mais mas com mais trabalho, chatices e risco.
    2 a 4 meses para o resgate pode ser um problema, mas ter um imóvel pode demorar mais.
    Considero uma boa opção para diversificação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, dfserra disse:

Eu também tenho o Property, tendo em conta que ainda tem 1/3 em liquidez é provável que futuramente possa aproximar-se do seu irmão que tem ganhos acima de 4%.
    Não é muito, com imobiliário direto deve-se conseguir mais mas com mais trabalho, chatices e risco.
    2 a 4 meses para o resgate pode ser um problema, mas ter um imóvel pode demorar mais.
    Considero uma boa opção para diversificação.

2 a 4 meses..? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, Otimizado disse:

2 a 4 meses..? 

Os fundos imobiliários tem limitações nos resgates, já que não se pode vender um imóvel de um dia para o outro.
    No caso deste fundo o resgate é o mínimo legal em Portugal. No mínimo o pré aviso é de 2 meses, e os resgates são efetivados de 2 em 2 meses, por exemplo os resgates efetuados em janeiro e fevereiro são efetivados no fim de abril.
    Este prazo já foi de 6 meses.
    O fundo fundimo da CGD tem um pré-aviso de 6 meses, e só resgata 1 vez por ano. Assim o resgate pode demorar de 6 a 18 meses, foi um dos motivos para não o ter subscrito.
    O prazo poderia ser menor, muitas vezes as gestoras teriam condições, mas é o que temos.
    Os fundos da Corum seguem a lei francesa. Neste caso os resgates são normalmente efetuados em poucos dias, contudo em casos excepcionais o fundo pode demorar até 1 ano.
    Para termos prazos mais curtos as gestoras teriam de ter mais em liquidez o que reduziria a rentabilidade.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, dfserra disse:

Os fundos imobiliários tem limitações nos resgates, já que não se pode vender um imóvel de um dia para o outro.
    No caso deste fundo o resgate é o mínimo legal em Portugal. No mínimo o pré aviso é de 2 meses, e os resgates são efetivados de 2 em 2 meses, por exemplo os resgates efetuados em janeiro e fevereiro são efetivados no fim de abril.
    Este prazo já foi de 6 meses.
    O fundo fundimo da CGD tem um pré-aviso de 6 meses, e só resgata 1 vez por ano. Assim o resgate pode demorar de 6 a 18 meses, foi um dos motivos para não o ter subscrito.
    O prazo poderia ser menor, muitas vezes as gestoras teriam condições, mas é o que temos.
    Os fundos da Corum seguem a lei francesa. Neste caso os resgates são normalmente efetuados em poucos dias, contudo em casos excepcionais o fundo pode demorar até 1 ano.
    Para termos prazos mais curtos as gestoras teriam de ter mais em liquidez o que reduziria a rentabilidade.

Não sei quando me liquidam a posição mas a cotação é de 5 dias após o pedido. Poderá ser um problema de liquidez mas não de cotações.

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/01/2022 às 17:30, jopsilveira disse:

Qual o fundo que recomendam de ouro?

Penso que não exista nenhum fundo que replique o ouro, mas o melhor fundo que replique de certa forma o ouro, tendo em conta as empresas mineiras de ouro.

A nível de replicação do ouro propriamente dito, eu pessoalmente uso o Xetra Gold https://www.xetra-gold.com/en/ https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?isin=DE000A0S9GB0#overview um ETC domiciliado na Alemanha, totalmente backed por reserva física de ouro, e que tem TER de 0%!

Podes ter acesso a ele, por exemplo, através da Degiro e da Trading212.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Patanisca disse:

isso agora... :) acredito mais que descontassem isso à UP.

Eu ponderei esse FI, mas não gostei do facto de ter uma comissão de resgate de 1%, afastaram-me logo. Mas aproveitei para fazer um excerício que pode ajudar a explicar que ter uma taxa de resgate de 1% em cima de uma rendibilidadade de 3%, não significa obrigatoriamente que a rendibilidade líquida será 3-1 = 2%.

Deixo aqui esta simulação com 1000€ para que se perceba o que acontece ao longo de 20 anos e quanto é.

image.thumb.png.a825491d55fcb38cab65736e2cf5b1f8.png

Após 3 anos a comissão é de 0,5%.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só chamava a atenção que o Property não investe em imobiliário residencial, apenas comercial, retalho, escritórios, serviços etc.

E sim, tal como tinha dado conta, e está nas condições, existem janelas de resgate e o mesmo pode só liquidar ao fim de 4 meses, por exemplo, alguém que pediu resgate a 1 de Setembro o resgate só foi processado a 31 de Dezembro, e uma vez que demora D+5 dias só caiu na conta a 6 ou 7 de Janeiro, curioso é que como são janelas de resgate fazer a 1 de Setembro ou a 31 de Outubro seria igual https://www.squaream.pt/pdfs/IFI_PC_25102021.pdf

Qualquer das formas gosto do fundo e talvez um dia reforce, o que eu gostava mesmo era de o ter como fundo de emergência...

@pge só meti um exemplo lol, não ia meter todas as subscrições que efectuei :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, pge disse:

Por acaso tinha a ideia que ficávamos com a cotação do dia do pedido + 5 dias, a liquidação depois é que era feita na tal janela temporal. 

A cotação vai ser a do último dia útil do processamento, no exemplo que dei a cotação será do dia 31 de Dezembro, no teu caso se deste ordem na semana passada, o processamento vai ser feito no dia 30 de Abril, como calha a um sábado deve ser feito a 29, e vai ser a cotação desse dia que conta, e só te vai cair na conta a 6 ou a 9 de Maio...

Pediste resgate num dia mas o fundo continua a valorizar até ao processamento, porque efetivamente só deste a ordem mas ela fica em stand by até ao dia efectivo de processamento.

Resumindo, teres dado ordem na semana passada ou a 28 de Fevereiro teria sido igual.

Editado por D@vid
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Qualquer das formas gosto do fundo e talvez um dia reforce, o que eu gostava mesmo era de o ter como fundo de emergência...

Então mas se tem esse atraso todo entre o pedido de resgate e a liquidação, qual é a lógica de ter isso como fundo de emergência? É como estares a ter uma dor aguda e pra chamares o INEM mandas uma carta. :D

A ideia do fundo de emergência não é ser completamente líquido, para num espaço de menos de 5 dias se ter o dinheiro disponivel para responder à emergência?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então mas se tem esse atraso todo entre o pedido de resgate e a liquidação, qual é a lógica de ter isso como fundo de emergência? É como estares a ter uma dor aguda e pra chamares o INEM mandas uma carta. :D

A ideia do fundo de emergência não é ser completamente líquido, para num espaço de menos de 5 dias se ter o dinheiro disponivel para responder à emergência?

😅😅 Nunca tiveste daquelas emergências mesmo sérias em precisas de cash num apertadíssimo prazo de até 6 meses?

Bom, eu já pensei em várias alternativas para o fundo de emergência e acabei por escolher um depósito mensal com uma taxa de aprox zero só para não ter o dinheiro na DO porque tenho um cartão de crédito associado à conta o que me torna mais exposto a ataques cibernéticos (como já me aconteceu no passado).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    11 hours ago, joao267 said:

A nível de replicação do ouro propriamente dito, eu pessoalmente uso o Xetra Gold https://www.xetra-gold.com/en/ https://www.justetf.com/en/etf-profile.html?isin=DE000A0S9GB0#overview um ETC domiciliado na Alemanha, totalmente backed por reserva física de ouro, e que tem TER de 0%!

Podes ter acesso a ele, por exemplo, através da Degiro e da Trading212.

Mas isso não é um fundo de investimento...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por isso eu dizer "que gostava"  lol, não que o faça, porque um fundo com este risco a render 3%/ano era como voltar ao meu velhinho ES Liquidez lol, mas obviamente não pode ser um fundo de emergência, um dia talvez se a lei mudar, mas também não pode mudar muito porque imóveis não são acções e tem-se de proteger os actuais investidores, senão se tudo desatasse a resgatar o fundo e se tivesse liquidez igual aos outros o fundo colapsava.

O meu fundo de emergência está a render uns fantásticos 0,14% ao ano nos últimos 3 🤣 Eurobic Tesouraria.

Editado por D@vid
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pronto lá está. Eu vejo esse fundo mais como uma boa preservação de valor, para longo prazo. Para alguém que está numa fase da vida com algum capital que até há uns anos atrás teria ido para Certificados de Tesouro por 7-10 anos, e que pretende uma (quase) garantia de capital. Não vejo utilidade nisto para um fundo de emergência.

Se se pretender mais flexibilidade, há sempre os de imobiliário indireto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )