Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Claramente o fundo que pior se tem portado na minha aposta na ásia tem sido o Morgan Stanley Investment Funds - Asia Opportunity Fund AH (EUR)(LU1378879248). Este ano tem sido uma desgraça... quando o subscrevi tinha noção de que seria o mais sensível à volatilidade dos mercados - para o bem e para o mal. Bem sei que não há bolas de cristal, mas na vossa opinião, será um fundo para continuar a afundar nos próximos tempos ou acham que poderá começar a recuperar?

Relativamente a fundos de banca/sector financeiro quais tem sido as vossas escolhas? Queria entrar (já o devia ter feito) para aproveitar a tendência de valorização por via da subida das taxas de juro. 

Relativamente aos fundos de tecnologia, e tendo em conta a questão das taxas de juro, é previsível que passem um mau bocado nos próximos tempos... mas no médio longo prazo continua a ser um sector a manter, na minha opinião. O que vos parece? 

Feliz Ano Novo a todos e bons investimentos! 

há 19 horas, jopsilveira disse:

Qual o fundo que recomendam de ouro?

Penso que não exista nenhum fundo que replique o ouro, mas o melhor fundo que replique de certa forma o ouro, tendo em conta as empresas mineiras de ouro.

Não directamente em ouro, mas em empresas mineiras de ouro e outros, cuja valorização bolsista normalmente está correlacionada com a cotação do ouro tens por exemplo o BLACKROCK GLOBAL FUNDS - WORLD GOLD FUND E2 EUR

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda este mês andei procure mensagens desse tempo e desse utilizador. Foram alguns meses um pouco agitados. Desse tempo existem muito mais pérolas sobre investimento, para quem se intitula a supra sumo investimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Patanisca disse:

Carregaste no Invesco US Value (LU0607514394)? :P

Carreguei tudo, só deixei o Property e o NB Europa de lado 🤣 e para o mês que vem se continuar a cair carrego outra vez, é até ao DIP 😄

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não reforcei nada neste dip. Só tenho 9% de liquidez, que o patrão paga pouco. Pensei em rebalancear (rodar Tech para este Invesco US Value), mas isso ia realizar mais-valias e enfim, não me pareceu dip suficiente para estar com esse trabalho. Acredito que a coisa tenha estabilizado no selloff de growth, particularmente tech: Nasdaq encontrou suporte na 50 week MA, fez ligeiro bounce. Mas parece-me que os próximos tempos serão de grande volatilidade e andaremos aqui a lateralizar um bocado até a FED confirmar os 4 aumentos pra 2022.

Mas reforçar em Tech/Growth já deviam ter saído das ordens de compra no domingo à noite. As que sairem hoje (depois da cutoff time), já só vão apanhar o preço de amanhã. Este dip do Nasdaq parece ficar por aqui, como tem acontecido nos últimos anos, a maior parte foram desta magnitude.

2022-01-11-15h52-01.png

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Patanisca disse:

Eu não reforcei nada neste dip. Só tenho 9% de liquidez, que o patrão paga pouco. Pensei em rebalancear (rodar Tech para este Invesco US Value), mas isso ia realizar mais-valias e enfim, não me pareceu dip suficiente para estar com esse trabalho. Acredito que a coisa tenha estabilizado no selloff de growth, particularmente tech: Nasdaq encontrou suporte na 50 week MA, fez ligeiro bounce. Mas parece-me que os próximos tempos serão de grande volatilidade e andaremos aqui a lateralizar um bocado até a FED confirmar os 4 aumentos pra 2022.

Mas reforçar em Tech/Growth já deviam ter saído das ordens de compra no domingo à noite. As que sairem hoje (depois da cutoff time), já só vão apanhar o preço de amanhã. Este dip do Nasdaq parece ficar por aqui, como tem acontecido nos últimos anos, a maior parte foram desta magnitude.

2022-01-11-15h52-01.png

Eu fui acumulando, não gastei nas férias de Verão e não dei prendas a ninguém no Natal 😄

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 51 minutos, D@vid disse:

Carreguei tudo, só deixei o Property e o NB Europa de lado 🤣 e para o mês que vem se continuar a cair carrego outra vez, é até ao DIP 😄

Por acaso até estou a considerar reforçar o Property. 3,24% num FI de real estate com aprox. um ano de vida é só excelente. Considero-o não como fundo de investimento per se mas como alternativa a comprar um apartamento. Sem me andar a chatear com impostos, com inquilinos que não pagam, com infiltrações na casa de banho, etc. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Otimizado disse:

Por acaso até estou a considerar reforçar o Property. 3,24% num FI de real estate com aprox. um ano de vida é só excelente. Considero-o não como fundo de investimento per se mas como alternativa a comprar um apartamento. Sem me andar a chatear com impostos, com inquilinos que não pagam, com infiltrações na casa de banho, etc. 

A ideia é essa. Porém, tu se comprares um imóvel, retiras o valor da renda e ainda tens a apreciação do imóvel em cima disso. Neste FI, faz de conta que só tens a renda.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Patanisca disse:

A ideia é essa. Porém, tu se comprares um imóvel, retiras o valor da renda e ainda tens a apreciação do imóvel em cima disso. Neste FI, faz de conta que só tens a renda.

... ou a depreciação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Otimizado disse:

Sim tens razão, mas eu para já não pretendo reforçar, até porque embora à partida só uma grande catástrofe na minha vida iria fazer com que vendesse tudo, até porque tenho capital considerável no fundo de emergência, mas a verdade é que nunca se sabe, e esse fundo pode levar até 4 meses a ser resgatado, infelizmente é tempo de mais e a lei actual para os fundos imob é rigorosa de mais nesse sentido, é um fundo que tem de ser muito bem ponderado e para quem tenha realmente muito capital à parte.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 47 minutos, Patanisca disse:

Se acreditares que com os atuais valores do imobiliário em Lisboa ainda existe espaço para apreciação, sim aí concordaria. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, 5coroas disse:

... ou a depreciação.

isso agora... :) acredito mais que descontassem isso à UP.

há 3 minutos, D@vid disse:

Sim tens razão, mas eu para já não pretendo reforçar, até porque embora à partida só uma grande catástrofe na minha vida iria fazer com que vendesse tudo, até porque tenho capital considerável no fundo de emergência, mas a verdade é que nunca se sabe, e esse fundo pode levar até 4 meses a ser resgatado, infelizmente é tempo de mais e a lei actual para os fundos imob é rigorosa de mais nesse sentido, é um fundo que tem de ser muito bem ponderado e para quem tenha realmente muito capital à parte.

Eu ponderei esse FI, mas não gostei do facto de ter uma comissão de resgate de 1%, afastaram-me logo. Mas aproveitei para fazer um excerício que pode ajudar a explicar que ter uma taxa de resgate de 1% em cima de uma rendibilidadade de 3%, não significa obrigatoriamente que a rendibilidade líquida será 3-1 = 2%.

Deixo aqui esta simulação com 1000€ para que se perceba o que acontece ao longo de 20 anos e quanto é.

image.thumb.png.a825491d55fcb38cab65736e2cf5b1f8.png

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )