Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 21 minutos, Francisco Martins disse:

Convém referir, pelo menos, a alocação entre acções/obrigações.

No meu caso, estive e estou a 75% acções / 25% obrigações.

Estrategia só com fundos/ETF passivos neutros e gerais: +20,33%

Durante 2021 só fiz reforços mensais sem nenhum criterio a não ser o dia em que recebo o ordenado.

Exato. Durante Q1 e Q2 2021 tive 40% alocado em bonds, que me prejudicaram bastante. Depois troquei por stocks e Q2 e Q3 foram 100% FI stocks. Porém, fiz más entradas em sectores muito especulativos (tech e renewables) e sofri em Q4 quando estes reverteram para a média.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Francisco Martins disse:

Este fundo não segue um índice passivamente. É na realidade um fundo com gestão activa*.

Para comparação, qualquer fundo que siga passivamente o MSCI World (EUR) fez um pouco acima de 33%.

*Política de investimento resumida:

Jeremy Podger (e o Gestor da Carteira Associado, Jamie Harvey) utiliza uma abordagem orientada para a avaliação para identificar as empresas com o potencial de valorização significativa dos preços das ações. Isto pode acontecer porque a avaliação é muito baixa ou porque o mercado não reconhece as perspetivas de crescimento futuras da empresa, ou ambos. Procuram três categorias de empresa: mudança, valor e franchise, tendo cada impulsionadores de desempenho diferenciados. Isto permite um equilíbrio estilístico que visa fornecer retornos relativos fortes em ambientes de mercado variados. As considerações ESG estão integradas no processo de investimento.

Obrigado, vou ver isso bem se depois o retiro da lista.

@TiagoFAo entrares em qualquer fundo e depois no separador Rendibilidade mais abaixo tens essa matriz de comparação, para mim a ferramenta mais poderosa de comparação de fundos no mercado em Portugal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, Francisco Martins said:

Convém referir, pelo menos, a alocação entre acções/obrigações.

No meu caso, estive e estou a 75% acções / 25% obrigações.

Estrategia só com fundos/ETF passivos neutros e gerais: +20,33%

Durante 2021 só fiz reforços mensais sem nenhum criterio a não ser o dia em que recebo o ordenado.

Podias partilhar os fundos/ETF em questão?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O IWDA teve 31% ano, por exemplo pictet usa ou amaudi misto usa tiveram 35-37%.

Todos fundos com maior exposição china e tecnológicas mais especulativas ficaram para trás.

Mas isto foi ano passado. 2022 vai ser tb dominada pela inflação e conflitos geopolíticos. Possivelmente os fundos mistos irão prevalecer outra vez sobre os de crescimento. Não será boa altura para reforçar nos de crescimento ?

Este tb foi ano de aprendizagem, um dos fundos globais que tive quase a despachar  LU0201159711 acabou com 32%

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    46 minutes ago, Francisco Martins said:

Sim, nesta lista.

Parte das acções é basicamente qualquer coisa que siga o MSCI World / FTSE All World. Obrigações é o índice geral de obrigações europeias. Depois tenho é uma muito pequena parte no PPR Smart Conservador (até ao máximo do tecto no IRS, que é mesmo muito pouco...só para não deixar escapar a dedução) e uma pequena parte que está neste momento em certificados de aforro.

Amanhã tenho de ver qual a rentabilidade que conseguiria com os fundos que tenho a reforçar passivamente todos os meses em comparação com os 2 etfs que referes. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Juntamente com o MFS Prudent Wealth, estou a pensar entrar em grande no fundo "Man AHL TargetRisk Fund Class D H EUR - IE00BRJT7613", que me parece muito bom: https://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000XOVG

Mais info: Man AHL TargetRisk: filosofía y estrategia de este buque insignia de Man en España - FundsPeople España

Alguém o tem em carteira ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Francisco Martins disse:

Sim, nesta lista.

Parte das acções é basicamente qualquer coisa que siga o MSCI World / FTSE All World. Obrigações é o índice geral de obrigações europeias. Depois tenho é uma muito pequena parte no PPR Smart Conservador (até ao máximo do tecto no IRS, que é mesmo muito pouco...só para não deixar escapar a dedução) e uma pequena parte que está neste momento em certificados de aforro.

Boa noite Francisco. Como se comportou o Vanguard lifestrategy 80 em comparação com com esse portfólio? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    40 minutes ago, Smaug said:

Boa noite Francisco. Como se comportou o Vanguard lifestrategy 80 em comparação com esse portfólio? 

Quase igual, com ligeira vantagem de umas décimas para o Lifestrategy 80.  Basicamente porque tem 80% acções / 20 % obrigações, mas também tem um pouco mais de emergentes que não tiveram um 2021 famoso (a minha mistura entre desenvolvidos/emergentes não é de todo rigorosa, tem mais peso de ETFs MSCI World que ETF FTSE All World porque já vem de trás com esse peso relativo devido à idade dos produtos e dinheiro que foi sendo aplicado).

Editado por Francisco Martins
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    15 hours ago, Francisco Martins said:

Sim, nesta lista.

Tentei simular no investing.com a rentabilidade de 2 ETFs (MSCI World 75% + Obrigações Europeias 25%) comprando todos os meses de 2021 no último dia do mês e obtive +9,33% de rentabilidade:

image-2022-01-03-124137.png

A minha carteira compara mal, tendo em conta que tenho 100% ações😐

Compra mensal no último dia do mês. Assumi a seguinte distribuição geográfica para ficar parecido com o MSCI World (não tenho a certeza quais são as % exactas, mas não deve andar longe disto).

73% US

15% Europa

10 % Asia

image-2022-01-03-125044.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 02/01/2022 às 22:47, jopsilveira disse:

Juntamente com o MFS Prudent Wealth, estou a pensar entrar em grande no fundo "Man AHL TargetRisk Fund Class D H EUR - IE00BRJT7613", que me parece muito bom: https://www.morningstar.es/es/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000XOVG

Mais info: Man AHL TargetRisk: filosofía y estrategia de este buque insignia de Man en España - FundsPeople España

Alguém o tem em carteira ?

Não, e tinha descartado bonds para os próximos anos. Mas este fundo fez-me repensar a estratégia toda. Como é que um produto com zero stocks consegue estas rentabilidades? Impressionante. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Otimizado disse:

Não, e tinha descartado bonds para os próximos anos. Mas este fundo fez-me repensar a estratégia toda. Como é que um produto com zero stocks consegue estas rentabilidades? Impressionante. 

Benjamin Graham no "The Inteligent Investor" refere essa possibilidade nos idos anos de 60's 70's quando aborda a questão da inflação e o seu poder nos stocks versus uma carteira apenas com bonds, com ou sem TIPS. Fiquei impressionado também. 

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Ricardo Dores disse:

Benjamin Graham no "The Inteligent Investor" refere essa possibilidade nos idos anos de 60's 70's quando aborda a questão da inflação e o seu poder nos stocks versus uma carteira apenas com bonds, com ou sem TIPS. Fiquei impressionado também. 

Precisamente !

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Achei interessante o fundo que o david indicou
    Allianz Dynamic Multi Asset Strategy 75 A EUR +30,82%
    Apesar de ter apenas 75% de acções teve rentabilidade semelhante a fundos de 100% acções.
    Creio que tem uma componente de matérias primas o que deve ter ajudado este ano.
    Penso ser um fundo a acompanhar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 36 minutos, Ricardo Dores disse:

E o que é que o Benjamim disse :) ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 hours ago, Otimizado said:

É gerido pela sucursal AHL, dentro do grupo MAN, que aplica estratégias sistemáticas baseadas em estudos científico-tecnológicos.

O fundo não emprega uma estratégia comum. É um multiativos misto que busca uma gestão dinâmica de riscos, independente do ciclo econômico em que nos encontramos.

Para tal, assenta em três pilares: momentum, correlação e volatilidade, que gere em quatro tipos de ativos: ações, obrigações indexadas à inflação, obrigações e crédito.

É um fundo long only, mas possui certas peculiaridades que não o tornam adequado para qualquer investidor.

A exposição a ações (índices) e títulos do governo é feito por meio de futuros, e o crédito e commodities é por meio de swaps de índice. CDS (credit default swaps) são seguros contra defaults. Eles fazem isso para mitigar riscos, em troca do pagamento de um prémio.

É um fundo com uma estratégia que é revisada diariamente e que é complexa. A realidade é que é um produto que tem funcionado muito bem, capturando um bom upside e um downside baixo. 

Vou espetar 25k € nesse fundo.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, jopsilveira disse:

É gerido pela sucursal AHL, dentro do grupo MAN, que aplica estratégias sistemáticas baseadas em estudos científico-tecnológicos.

O fundo não emprega uma estratégia comum. É um multiativos misto que busca uma gestão dinâmica de riscos, independente do ciclo econômico em que nos encontramos.

Para tal, assenta em três pilares: momentum, correlação e volatilidade, que gere em quatro tipos de ativos: ações, obrigações indexadas à inflação, obrigações e crédito.

É um fundo long only, mas possui certas peculiaridades que não o tornam adequado para qualquer investidor.

A exposição a ações (índices) e títulos do governo é feito por meio de futuros, e o crédito e commodities é por meio de swaps de índice. CDS (credit default swaps) são seguros contra defaults. Eles fazem isso para mitigar riscos, em troca do pagamento de um prémio.

É um fundo com uma estratégia que é revisada diariamente e que é complexa. A realidade é que é um produto que tem funcionado muito bem, capturando um bom upside e um downside baixo. 

Vou espetar 25k € nesse fundo.

É um fundo interessante para quem procura menos volatilidade. Tem uma sharpe ratio de 1.60 e uma volatilidade de 8%, o que é excelente.

Ao que parece, em Novembro de 2021 estavam sem alocação a stocks. Praticamente 50/50 bonds e liquidez. Ou está a falhar-me alguma coisa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Patanisca disse:

É um fundo interessante para quem procura menos volatilidade. Tem uma sharpe ratio de 1.60 e uma volatilidade de 8%, o que é excelente.

Ao que parece, em Novembro de 2021 estavam sem alocação a stocks. Praticamente 50/50 bonds e liquidez. Ou está a falhar-me alguma coisa?

qual fundo ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, pge disse:

E o que é que o Benjamim disse :) ?

Entre outras coisas e, grosso modo, que à data não podia aconselhar uma carteira só de binds ainda que o yield fosse óptimo porque o retorno de stocks com inflação em alta poderia ser melhor. Alocação do investidor vs especulador, etc. 😁

Gosto bastante da obra.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, dfserra disse:

Quanto ao fundo que falaram da man
    o fundo
    IE00BRJT7498
    parece ser a versão em USD e sem Edge
    Gostava que me explicassem porquê que nomeadamente a 1 ano a rentabilidade em euros é tão diferente entre os 2 fundos.

Precisamente por um reflectir a variação cambial do EUR/USD. Em 2021 o par EUR/USD perdeu cerca de 7%. E em 2020 ganhou cerca de 10%. Daí em 2020 a versão hedged e EUR ter tido um desempenho superior em +7% face à versão USD sem hedge.

Quando se comparam fundos EUR Vs USD temos sempre que refletir a variação do par EUR/USD. Se for hedged ainda há os mecanismos de proteção de variação cambial que custam dinheiro ao fundo. Eu vejo FI Hedged como FI com um extra que é um amortecedor (caro), que protege de alguma volatilidade cambial. Não aprecio.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Patanisca eu percebo isso. Mas eu falei as rentabilidades medida em euros. O fundo em euros teve uma rentabilidade semelhante ao fundo em usd, mas no BEST dá para ver a rentabilidade em euros, e em euros, a rentabilidade do fundo em USD foi muito superior, 11 e 22%. A 5 anos a rentabilidade é semelhante, com vantagem para o fundo em USD eventualmente devido ao custo de edje, mas a 1 e 3 anos a diferença é muito grande.
    Estou interessado neste fundo, mas não gosto muito de fundos com edje, pelo que encontrei este no BEST em USD. Na realidade o que prefiro é ter fundos sem edje as em euros. Fiquei assim na dúvida em qual dos 2 subscrever.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )