Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Na primeira página mesmo assim estão 3 😁, e de todos só tive o Pioneer, a maioria vem agora da "moda" da sustentabilidade e energias limpas, como sou da velha guarda só tenho fundos "velhos" 😆

@JM_partilha aí o bicho.

@Vasco Silva é uma questão de pesquisar, era mais fácil se tivessem os ISIN, mas no Best tens pelo menos uns 12 ou 13.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Era giro, só por curiosidade, fazer um exercício de compilar todos estes fundos sugeridos pelas gestoras e juntar um índice US ou um índice global e, em Dezembro do próximo ano íamos avaliar o desempenho.

Podia ficar na primeira página com atualização trimestral por exemplo. 

Deixo o desafio 😬

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os investimentos de fundos feitos no banco BEST ou noutro banco depois o banco emite automaticamente para as finanças? Ou temos de ser nós um a um a declarar no IRS?

Só quando existe venda é que é declarado no IRS, certo ? Se tiver o fundo durante uns anos não o preço de declarar nos primeiros anos? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, Vasco Silva disse:

Os investimentos de fundos feitos no banco BEST ou noutro banco depois o banco emite automaticamente para as finanças? Ou temos de ser nós um a um a declarar no IRS?

Só quando existe venda é que é declarado no IRS, certo ? Se tiver o fundo durante uns anos não o preço de declarar nos primeiros anos? 

Quanto aos fundos temos de ser nós a declarar um a um. Se forem PPR é o banco que envia para as finanças.

Só declaramos quando vendemos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Vasco Silva disse:

Isso é complicado? Ou só penoso? 

Depende da quantidade de banco que usas e se tiveres o mesmo fundo em vários banco pode ser complicado. Ou seja é tão complicado quanto queres que seja. Se não complicares não há razão para ser muito chato.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, JM_ disse:

Por acaso já se falou nele aqui, a AB é uma excelente gestora.

No geral há alguns e muito bons fundos de EUA Capital Grande Crescimento, todos os que falaram aqui é quase tirar à sorte que se fica bem servido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Vasco Silva disse:

Os bancos mandam para as finanças todos os movimentos mobiliários feitos no ano, e recebes em casa a declaração desses mesmos movimentos.

Só declaras quando vendes, para facilitar, pelo menos o Best, envia depois um ficheiro excel com os fundos ( e outros activos se for o caso) que tiveram venda nesse ano, praticamente é copiar na declaração ( ver na primeira página o Guia Fiscal para ajudar ), se existirem muitos movimentos basta colocar tudo só numa linha desde que os países de domiciliação dos fundos sejam os mesmos, colocando a data mais antiga de compra e a data mais recente da venda, no limite sempre há os contabilistas para fazer esse trabalho lol, já que os bancos não fazem consultoria fiscal e por isso não te vão ensinar a fazer nada ( a maioria nem sabe lool ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    46 minutes ago, D@vid said:

No geral há alguns e muito bons fundos de EUA Capital Grande Crescimento, todos os que falaram aqui é quase tirar à sorte que se fica bem servido.

Ok, pela caixa de pesquisa do fórum não encontrei. Também só vi os resultados na diagonal.

Há muitos bons fundos nessa temática. Se fosse para entrar agora, ponderaria duas vezes. Os retornos do mercado estão muito alavancados em meia dúzia de grandes empresas, que são sempre as que figuram nas maiores 10 posições desses fundos.

Nasdaq (sp500 idem):

nasdaq-year-to-date-minus-big-tech.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 59 minutos, D@vid disse:

No que diz respeito ao mercado dos E. unidos no que diz respeito a crescimento tenho

Alger American Asset Growth Fund Class A EU

e ainda o flexivel

Franklin U.S. Opportunities Fund N(acc)EUR

no que diz respeito mistos tenho o da amaudi pioneer.

As rentabilidades de todos os fundos referidos variam pouco dentro da sua classe.

O que me levou a escolher estes foi o baixo minimo de subscrição

este ano foi ano AB, maioria fundos estão top anual, para 2022 logo se verá....

Tenho ainda ETF CSPX.

Estou pensar ir para Trowe pequenas emp.

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Só declaras quando vendes, para facilitar, pelo menos o Best, envia depois um ficheiro excel com os fundos ( e outros activos se for o caso) que tiveram venda nesse ano

venda com mais valia ou todo o tipo de venda, quer tenha gerado mais valias ou perdas ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, JM_ disse:

Ok, pela caixa de pesquisa do fórum não encontrei. Também só vi os resultados na diagonal.

Há muitos bons fundos nessa temática. Se fosse para entrar agora, ponderaria duas vezes. Os retornos do mercado estão muito alavancados em meia dúzia de grandes empresas, que são sempre as que figuram nas maiores 10 posições desses fundos.

Nasdaq (sp500 idem):

nasdaq-year-to-date-minus-big-tech.png

Recordo bem ter falado com um forista ( que anda desaparecido lol ) desse fundo e também do AB Sustainable US Thematic C Acc EUR, porque este tinha deixado de estar disponível no Best ( agora acho que já está de novo ) e eu tinha um amigo que o trocou pelo AB American Growth, mas não foi especificamente esse que falas mas o que tem hedge, LU0511403544 por isso essa conversa tem de andar por aí :) , recordo porque não foi assim há tanto tempo, mas com a velocidade que isto costuma levar secalhar já foi há 50 páginas atrás lol.

há 8 minutos, N.Rocha disse:

venda com mais valia ou todo o tipo de venda, quer tenha gerado mais valias ou perdas ?

Venda, seja com mais ou menos valia.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    17 minutes ago, Virtua said:

"Nasdaq without 5 biggest stocks deeply negative"

Tb conhecido por:

"Eu sem uma perna sou coxo"

Se tirarmos as 5 maiores stocks as outras teriam de compensar em termos relativos. Embora eu nem me vá dar ao trabalho de fazer um nasdaq minus 5 biggest stock podemos ver o gráfico de um ETF onde as empresas com 5 maiores capitalizações tÊm o mesmo peso que as outras. Nasdaq equal weight

image.png.4a403d6cd246eea2e773fea46729e8f2.png

qqq  nasdaq 100 e qqew o equal weight.

No caso do S&P 500 o equal weight e o market cap estão praticamente iguais YTD. 

Mas não deixa de ser significativo que os retornos estejam tão dependentes e concentrados nessa meia dúzia.

Editado por JM_
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No que toca Europa vou trocar LU0119124864 Fidelity Funds - European Dynamic Growth Fund E-Acc-EUR Acc pelo LU1387591305 Fidelity Fd.European Dyn.Gr.Fd.E Acc EUR - apesar de não ser fundo mau, tem estado mal em relação concorrência neste ano mas em especial no ultimo ano. Devido a 2020 todas rentabilidades caíram fortemente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, superkinas disse:

No que toca Europa vou trocar LU0119124864 Fidelity Funds - European Dynamic Growth Fund E-Acc-EUR Acc pelo LU1387591305 Fidelity Fd.European Dyn.Gr.Fd.E Acc EUR - apesar de não ser fundo mau, tem estado mal em relação concorrência neste ano mas em especial no ultimo ano. Devido a 2020 todas rentabilidades caíram fortemente.

Andei a acompanhar o Morgan Stanley Europa Opp nestas quedas recentes e portou-se muito bem até para surpresa minha, com quedas inferiores aos mais falados por aqui.

há 6 horas, D@vid disse:

Recordo bem ter falado com um forista ( que anda desaparecido lol ) desse fundo e também do AB Sustainable US Thematic C Acc EUR, porque este tinha deixado de estar disponível no Best ( agora acho que já está de novo ) e eu tinha um amigo que o trocou pelo AB American Growth, mas não foi especificamente esse que falas mas o que tem hedge, LU0511403544 por isso essa conversa tem de andar por aí :) , recordo porque não foi assim há tanto tempo, mas com a velocidade que isto costuma levar secalhar já foi há 50 páginas atrás lol.

Há cerca de 1 ano falou-se porque cheguei a comprá-lo. O AB Health Care também é bastante interessante.

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 hours ago, pge said:

Andei a acompanhar o Morgan Stanley Europa Opp nestas quedas recentes e portou-se muito bem até para surpresa minha, com quedas inferiores aos mais falados por aqui.

Tenho o bgf continental european flex. Também se tem portado bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, superkinas disse:

Nunca percebi quando o Best trocou o Jupiter European Growth ( para mim continua a ser o melhor fundo Europa ) dos recomendados nas carteiras modelo pelo Fidelity...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, JM_ disse:

Tenho o bgf continental european flex. Também se tem portado bem.

Por acaso agora q falas, estou na duvida se era o MS ou Blackrock Strategic Opp que estava a referir, tenho-os juntos na lista e já nao tenho a certeza. Pelos valores a 1 semana e 1 mes até acho que é o Blackrock.

Eu de momento tenho o Candriam Innovation.

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )