Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 2 minutos, Ricardo2028 disse:

Sobe? 🙄😂

A Omicron continua a dar cartas!

Sim sobe hoje pelas cotações de ontem, ainda falta alguns atualizar, o Acatis é sempre o último e só atualiza ao final da tarde, logo coloco o que a carteira subiu.

Quanto mais agressiva é uma carteira mais ela cai quando o mercado cai e mais ela sobe quando o mercado sobe, é a lógica da batata, uma carteira 70/30 sempre cai menos ( a não ser que haja também um descalabro nas obrigações ) do que uma carteira 100% acções.

Cada um tem a sua estratégia, eu continuo a não abdicar de fundos de obrigações na minha carteira core.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 30 minutos, pge disse:

A inflação não afeta diretamente as bonds, só quando as taxas de juro subirem, certo? Ou tou a ver mal a coisa?

Estás a ver mal a coisa.

Temos aqui dois pontos.

1 -> O que o @N.Rocha referiu, que é a rentabilidade REAL das obrigações. Isto é a rentabilidade retirando a inflação. Isso tem impacto logo. Mesmo que a obrigação se mantenha a 100% e o cupão se mantenha a 2%.

1. -> Se a inflação estiver a 0% ganhas 2% do cupão (nominal e real) mas...
    2. -> Se a inflação estiver a 5% ganhas 2% nominal mas perdes 3% real (2-5).

Isto sem qualquer variação de preço nas obrigações. Mas isso leva-nos ao segundo ponto.

2 -> O mercado funciona com base em expectativas, não com base na "realidade". Ou seja se a inflação continuar alta o mercado vai começar a descontar que a FED vai ter de subir as taxas de juro mais cedo que o esperado e os preços das obrigações vão descer ANTES da FED subir as taxas de juro.

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Virtua disse:

Estás a ver mal a coisa.

Temos aqui dois pontos.

1 -> O que o @N.Rocha referiu, que é a rentabilidade REAL das obrigações. Isto é a rentabilidade retirando a inflação. Isso tem impacto logo. Mesmo que a obrigação se mantenha a 100% e o cupão se mantenha a 2%.

1. -> Se a inflação estiver a 0% ganhas 2% do cupão (nominal e real) mas...
    2. -> Se a inflação estiver a 5% ganhas 2% nominal mas perdes 3% real (2-5).

Isto sem qualquer variação de preço nas obrigações. Mas isso leva-nos ao segundo ponto.

2 -> O mercado funciona com base em expectativas, não com base na "realidade". Ou seja se a inflação continuar alta o mercado vai começar a descontar que a FED vai ter de subir as taxas de juro mais cedo que o esperado e os preços das obrigações vão descer ANTES da FED subir as taxas de juro.

Ok, mas o ponto 1 afeta tudo, bonds, açoes, ouro.

Relativamente ao ponto 2, dá para ter uma ideia de quanto já está descontado? em quanto está a expectativa da subida dos juros? 

Isto pq queria reforçar as bonds mas estava á espera das tão faladas subidas dos juros. Será agora uma boa altura?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, pge disse:

Ok, mas o ponto 1 afeta tudo, bonds, açoes, ouro.

Relativamente ao ponto 2, dá para ter uma ideia de quanto já está descontado? em quanto está a expectativa da subida dos juros? 

Isto pq queria reforçar as bonds mas estava á espera das tão faladas subidas dos juros. Será agora uma boa altura?

Não, se já tens manténs, se não tens não compras, esperar é uma virtude.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado @Virtua pela trabalheira.

Sim é em Fundos de obrigações, não é diretamente em obrigações.

Uma pergunta, nesses gráficos da previsão de yield é sem fazer "trading"  de obrigações ou os etfs têm regras já conhecidas á partida para compra e venda de obrigações?

Editado por pge
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, pge disse:

nesses gráficos da previsão de yield é sem fazer "trading"  de obrigações ou os etfs têm regras já conhecidas á partida para compra e venda de obrigações?

Sem qualquer trading, apenas compras de obrigações novas para manter a maturidade média estável. Aliás, isto só funciona sem trading.

Quando compras uma obrigação já sabes, à partida quanto a obrigação vai render certo? (se nada extraordinário acontecer como falência etc etc).

O que são os ETFs/fundos senão um conjunto de bonds? Naturalmente a rentabilidade esperada do ETF/fundo é a média da rentabilidade das bonds naquele momento (yield) para o período igual à maturidade média. Tem cerca de 90% de "precisão". Claro que depois crises e tendências de subidas ou quedas das taxas de juro influenciam os outros 10%. No gráfico está visível momentos de stress em que a rentabilidade está claramente abaixo do esperado (esses 10% de tempo) mas quando as coisas normalizam não há muito por onde ir, a menos que muitas empresas entrem em falência.

P.S. Na realidade tens de fazer mais pequenos ajustes como os custos do fundo/ETF e a probabilidade de falência histórica (de high yield é de cerca de 4%) para obter uma previsão mais realista. O valor previsto não é exatamente a yield bruta. Acho que 85% da yield se me recordo correctamente, para incluir custos e falência.

Editado por Virtua
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, Nmen disse:

Pessoalmente, estou mais na expectativa. Mantenho-me a fazer DCA, mas com valores mais pequenos. Fico com mais fundo de maneio para eventualidades.

(Não posso é dizer isso em casa...) 

Eu estou a fazer o mesmo. Apesar desta correcção, mais 90% terminaram Novembro positivos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, D@vid disse:

Saldos fraquinhos diga-se de passagem, anda tudo é a comprar o bacalhau e o perú para a ceia de Natal.

Calma, que os gringos ainda têm para vender muitas ações ao desbarato, antes do fim do ano, para ganharem nos impostos.

...mas as small caps USA já estão com preços de Janeiro de 2021.

Editado por 5coroas
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )