Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 4 minutos, D@vid disse:

@Helder Rodrigues Tens de ter uma estratégia definida.

A melhor estratégia para quem investe para longo prazo ( desde que tenha uma carteira minimamente equilibrada e bem definida para o seu objetivo ), é reforçar todos os meses a carteira, se o mercado estiver a subir apanhas as subidas, se estiver a cair compras mais barato, o melhor de dois mundos.

Não podendo ter esta estratégia, uma vez que nem todos os meses podemos ter o capital suficiente para reforçar, até porque há fundos com mínimos de reforço altos tipo 1.000€, podemos ir juntando e reforçar de 3 em 3 meses, ou 6 em 6 meses ou anualmente.

Outra das estratégias é só reforçar quando efetivamente o mercado cai, nessa estratégia terás de ser tu a definir que percentagem de saldos estás disposto a comprar, se a TUA carteira ( não é a dos outros ou o mercado ) cair 5%, 10% ou mais de 20%.

Ter em atenção que pode demorar anos para reforçar se colocares uma percentagem alta, até porque não é fácil uma carteira cair +20%, a não ser que a carteira seja efetivamente agressiva, mas és tu que terás de definir a percentagem.

Estas estratégias é para quem tem carteiras de longo prazo e equilibradas, se fores daqueles que anda a trocar de fundos constantemente já é mais complicado, porque, e isto respondendo às perguntas que fizeste, os mercados podem cair mais como podem na segunda feira subir 10%, e como os fundos não têm liquidez imediata e demoram 1 ou 2 dias a liquidar, podes perder um trading desses, deixa o trading para os gestores dos fundos, são eles que têm de estar atentos ao mercado, não nós, senão em vez de fundos mais vale comprar diretamente ações..

Obrigado!

A minha ideia passava por hoje visto que o mercado está em queda reforçar com o valor que me era possível, para aproveitar a queda.. 

Ao mesmo tempo pensei que estava a ser precipitado.. 

Acabei por não reforçar e visto que já passa das 11h já não vale a pena..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 47 minutos, Vidolz disse:

Secalhar devia de ter mais dinheiro em caixa para aproveitar estas dádivas...

Eu também concordo com parte dessa frase.
    Só isto:

Citação

devia de ter mais dinheiro em caixa

nunca ouvi ninguém a dizer:
    "Fogo estava bem era sem este dinheiro todo a mais que tenho". :D

@5coroas não é fácil, mas estou a aguentar!

btw, sobre estas quedas de hoje. A mim ainda não me chamam para reforços. I'm good.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, Patanisca disse:

btw, sobre estas quedas de hoje. A mim ainda não me chamam para reforços. I'm good.

A mim também não, mas já meti algum no PPR pois ainda não coloquei o necessário para obter o máximo de beneficios fiscais deste ano. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, 5coroas disse:

O crude a descer 12%...na próxima semana devemos ter 2 centimos de desconto na gasolina.:rolleyes:

Eu não quero estar a dizer uma asneira, mas em tempos recordo de um empresário amigo de um amigo ( é mesmo assim não é clichê lol ) ligado ao sector de dizer que às quartas feiras já sabia se aumentava ou desciam os combustíveis, deduzi que a média seria calculada de quarta a quarta será? se assim fosse o dia de hoje só iria entrar nos cálculos mais à frente...mas se aqui souber mais sobre isto que diga 😃

Se for assim, e olhando para o mercado de derivados, eu diria que a gasolina pode descer mais ou menos isso ou 1 cêntimo, e o gasóleo mantêm ou sobe...

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Helder Rodrigues disse:

Até ao fim do ano quanto é que deve de cair mais? Em média com outros anos?

Não existe bola de cristal. :D

Editado por Rick Lusitano
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

image.png.c30b45abdb17d61dbc6da3dc15d37ba8.png

Can we know if it will fall further?

Unfortunately not. We can't even be sure if this bull-run that started in March 2020 is over.

What can we expect then?

Even if we can't say if the market will fall further (or rise even higher) due to the nature of volatility we can expect volatile days ahead, both negative and positive. That is, the absolute value of returns is expected to increase in the near future. VIX, which measures implied volatility of the S&P 500, increased by more than 50%. The corresponding volatility index of other developed equity markets rose a similar amount.

http://ds4f.com/how-many-times-fall-iwda

A minha carteira caiu 1% na Sexta...uma loucura...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, 5coroas disse:

Tens a maioria do capital  em fundos de tesouraria? :P

O único fundo de tesouraria que tenho faz de fundo de emergência e está num dossier à parte, não entra nas contas..

Mas tenho de fazer mea culpa, um fundo só atualizou agora no investing, afinal a minha carteira caiu 1,21% 😁

há 33 minutos, pge disse:

Foi o NB Obrigações que te amparou, quanto tens de % nele?

Esse, um misto e o Real Estate.

Amanhã a minha carteira sobe menos que as vossas 😉

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )