Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Na eventualidade de um banco ser apanhado num esquema de corrupção/branqueamento de capitais, qual a probabilidade de ter impacto para nós, investidores?

No caso, quem tem etfs na plataforma gerida pelo banco, correria algum risco? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 35 minutos, Ricardo2028 disse:

Na eventualidade de um banco ser apanhado num esquema de corrupção/branqueamento de capitais, qual a probabilidade de ter impacto para nós, investidores?

No caso, quem tem etfs na plataforma gerida pelo banco, correria algum risco? 

Se fores leigo na matéria eu até perdoo, mas se fores investidor de fundos e/ou ETFs não perdoo essa pergunta, ainda mais que tens respostas a isso na primeira página 😁

Qualquer das formas era importante saber que impacto é que isso tem mas é no banco, é o banco que está directamente envolvido? Os seus administradores? Ou é uma entidade externa que usou o banco para branqueamento? 

O Sócrates foi preso porque a CGD denunciou irregularidades nas contas, e não vi ninguém preocupado com o dinheiro que tinha na CGD...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, tiao disse:

Vi qq coisa da CNN que o Biden tinha dado indicação do Powell ficar mais 4 anos. Foi treta? Os mercados deviam estar a reagir positivamente...

E reagiram...durante algumas horas...mas o papão-covid anda por aí à solta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, 5coroas disse:

E reagiram...durante algumas horas...mas o papão-covid anda por aí à solta.

Pelo que li, houve reação mas foi curta porque após anunciarem Powell para mais 4 anos, este veio dizer que iria aumentar ou contava aumentar a taxa de juro em julho do próximo ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Se fores leigo na matéria eu até perdoo, mas se fores investidor de fundos e/ou ETFs não perdoo essa pergunta, ainda mais que tens respostas a isso na primeira página 😁

Qualquer das formas era importante saber que impacto é que isso tem mas é no banco, é o banco que está directamente envolvido? Os seus administradores? Ou é uma entidade externa que usou o banco para branqueamento? 

O Sócrates foi preso porque a CGD denunciou irregularidades nas contas, e não vi ninguém preocupado com o dinheiro que tinha na CGD...

Sei que os fundos/ETFs não são geridos nem detidos pelos bancos/plataformas e que, em caso extremo de fecharem portas os ativos podem ser transferidos para outro lado.

A minha questão quanto ao risco seria a facilidade da coisa, em caso de tal cenário - catastrófico, no mínimo.

Ou seja, sei a legalidade, mas não sei o detalhe da operacionalidade/facilidade num eventual momento desses.

E sim, obviamente que, a probabilidade de um banco se meter nestes esquemas é ínfima... Mas já ouvi qualquer coisa de um tal BES 🙄😅

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, rui_marreiros disse:

será a Big Pharma, a Biontech/Pfizer a patrocinar esta campanha ....

os tipos com batas azuis são de certeza funcionários públicos, um está a trabalhar e os outros de braços cruzados a ver. O tipo deitado deitou-se ali só para a foto e está a promover a aquisição da máquina que está  na sua frente.

Não ... é a Alemanha a pedir ajuda e a transferir doentes para Itália. Vacinem-se por só estão a f.... a economia e a vida dos outros.

Covid-19: diante de superlotação de hospitais, Alemanha transfere paciente  à Itália

Ah! A velha técnica de persuasão através da exibição de imagens que despertam fortes reações emocionais com o intuito de despertar o sentimento de culpa e a consequente mudança comportamental desejada! Estás com azar, pois estou vacinado contra esse tipo de virus manipulativo. Deixa-te de psicodramatizações e ventila mas é o cerebro com ideias mais racionalmente saudáveis.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Ricardo2028 disse:

Sei que os fundos/ETFs não são geridos nem detidos pelos bancos/plataformas e que, em caso extremo de fecharem portas os ativos podem ser transferidos para outro lado.

A minha questão quanto ao risco seria a facilidade da coisa, em caso de tal cenário - catastrófico, no mínimo.

Ou seja, sei a legalidade, mas não sei o detalhe da operacionalidade/facilidade num eventual momento desses.

E sim, obviamente que, a probabilidade de um banco se meter nestes esquemas é ínfima... Mas já ouvi qualquer coisa de um tal BES 🙄😅

Pronto já é um bom começo o que falaste ao inicio 😄 tens pelo menos essa noção que um banco é apenas um intermediário na compra dos fundos.

O caso que melhor se sabe sobre essa matéria é talvez o BPN, a gestora de fundos foi comprada por outra gestora e a vidinha continuou para os investidores, quem vendeu vendeu, quem transferiu transferiu, quem manteve manteve, mas não conheço ninguém que era cliente.

BES, Banif, BPP e sabe-se lá mais quem, mas no caso do BES a coisa anda foi  mais tranquila para os investidores, os fundos só mudaram de nome de GES para GNB.🙂

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Helder Rodrigues disse:

Ainda assim não quero nem pensar perder o que tenho em fundos..

Mais cedo ou mais tarde se estiveres em fundos de ações, hás-de perder algum dinheiro pois correções e crashes hão-de sempre continuar a aparecer (quando? ninguém sabe). Contudo, em bons fundos de bons sectores, é altamente provável que as perdas sejam apenas temporárias (houve ocasiões no passado em que já demoraram +10 anos a recuperar). Se não estás disposto a ter de suportar este facto da vida dos investimentos em ações, então tens de pensar seriamente em mudar de plano, estratégia ou de tipo de investimento. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Ao calcularmos o retorno ajustado ao risco, é efetivamente o NB Obrigações Europa que segue na liderança, com cerca de 0,95%. O seu parente NB Euro Bond não fica muito para trás, alcançando nesta métrica 0,93%. Aliás, este último veículo de investimento foi premiado recentemente nos prémios da APFIPP, levando para casa o galardão de Melhor Outros Fundos de Obrigações".

https://fundspeople.com/pt/fundos-de-obrigacoes-governamentais-o-mapa-de-retorno-e-risco-nos-ultimos-cinco-anos/

c640247249c0a7c4409848e2381ebc63-1024x91

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Francisco Martins
    43 minutes ago, D@vid said:

"Ao calcularmos o retorno ajustado ao risco, é efetivamente o NB Obrigações Europa que segue na liderança, com cerca de 0,95%. O seu parente NB Euro Bond não fica muito para trás, alcançando nesta métrica 0,93%. Aliás, este último veículo de investimento foi premiado recentemente nos prémios da APFIPP, levando para casa o galardão de Melhor Outros Fundos de Obrigações".

https://fundspeople.com/pt/fundos-de-obrigacoes-governamentais-o-mapa-de-retorno-e-risco-nos-ultimos-cinco-anos/

retorno ajustado ao risco em % (!) ?

Quem fez o artigo deve saber do que está a falar.

Editado por Francisco Martins
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Helder Rodrigues disse:

Ainda assim não quero nem pensar perder o que tenho em fundos..

Só perdes se venderes em perda. O mercado funciona em ciclos e se estás para o longo prazo tens de perceber que existirão ciclos negativos e ciclos de euforia como se vive agora. Isto não é sempre a subir. Tens que saber controlar as emoções tanto nos ciclos maus como nos bons. O que o mercado já mostrou é que no longo prazo se ganha sempre. Por isso é estabelecer um plano e segui-lo. Mas pelo que já vi da tua carteira e dos teus receios, parece-me que não tens esse plano bem definido. Deverias ler este tópico todo e também ganharias em ler o dos ETF's. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, 5coroas disse:

Deixa-te de psicodramatizações e ventila mas é o cerebro com ideias mais racionalmente saudáveis.

Aqui podes ver o perfil do meu psicodrama

https://graphics.reuters.com/world-coronavirus-tracker-and-maps/pt/regions/europe/

https://noticias.r7.com/internacional/covid-eua-alertam-sobre-viagens-para-alemanha-e-dinamarca-22112021

Existem outros como eu a viver este psicodrama, mas existem outros que sempre neguam a realidade ... mesmo que lhe apresentem os factos.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, rui_marreiros disse:

Aqui podes ver o perfil do meu psicodrama

https://graphics.reuters.com/world-coronavirus-tracker-and-maps/pt/regions/europe/

https://noticias.r7.com/internacional/covid-eua-alertam-sobre-viagens-para-alemanha-e-dinamarca-22112021

Existem outros como eu a viver este psicodrama, mas existem outros que sempre neguam a realidade ... mesmo que lhe apresentem os factos.

Se passares um dia num corredor das Urgências de um hospital de uma grande cidade vais ficar contaminado com uma perspectiva trágica da existência humana...e no entanto, lá fora, no pátio de uma escola, crianças brincam felizes. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Porreiro pá!

Deutsche Boerse announced on Wednesday that it will extend trading hours on the Frankfurt Stock Exchange until 10:00 pm CET, starting from November 29.

"By extending trading hours, investors can react to events on the US markets late in the evening, among other things, and take advantage of on-exchange trading," Deutsche Boerse stated.

Investors will be able to trade stocks, ETFs/ETPs and mutual funds on the exchange until 10:00 pm CET.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, 5coroas disse:

Porreiro pá!

Deutsche Boerse announced on Wednesday that it will extend trading hours on the Frankfurt Stock Exchange until 10:00 pm CET, starting from November 29.

"By extending trading hours, investors can react to events on the US markets late in the evening, among other things, and take advantage of on-exchange trading," Deutsche Boerse stated.

Investors will be able to trade stocks, ETFs/ETPs and mutual funds on the exchange until 10:00 pm CET.

tendo em conta que a maior parte dos fundos são do Luxemburgo, será que isso tem influência na hora da determinação da UP do dia? Pelo meu entender o FI determina a UP no fecho da sessão local, que presumo se um fundo é do LUX, será por volta das 15h00 hora do LUX, se a sessão fechar a essa hora.

Digo isto com base na informação que tenho dos unicos fundos que conheço que divulgam a hora da determinação da UP, os da CGD. É às 17h30, com cut-off (hora limite para ordens) às 16h30 hora portuguesa, o que é ótimo pois nessa altura já temos a sessão nos EUA a aberta há 2 horas. Dá para otimizar umas entradas e saídas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )