Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 3 minutos, Lezz disse:

Repara, não é possível atribuir de força 100% segura a uma morte COVID a causalidade ser negligencia própria ou negligência por outrem. 

Continuas a não responder: um vacinado transmite ou não transmite o covid?

E já agora um vacinado não fica infetado e não morre de Covid? As pessoas que presentemente estão a morrer de covid, estavam ou não estavam vacinadas?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 5 minutos, Louie disse:

Já que vais poupar tempo, recomendo-te que dediques algum a estudar políticas públicas, economia e também filosofia se conseguires.

Gostam muito de apregoar que sem saúde não há economia mas esquecem-se que sem economia não há saúde. Já não bastava andar a levar com os lunáticos do ambiente, agora também vêm os da saúde. Qualquer dia não há liberdade para fazer nada. Quanto mais tentares impor a tua visão mais libertários irás ter pela frente. Um extremo só faz crescer o outro.

Tipo que? Hume, Locke e Hayeck?

Ou estás a falar do Smith? O do contemporâneo Acemoglu?

Relativamente a políticas publicas, como disse no meu post inicial eu trabalho na área e trabalho muitíssimo de perto com o desenvolvimento de políticas publicas sendo que parte significativa do meu trabalho é em Health Economics e Outcomes Research. 

A parte engraçada de me chamares extremista é que tenho 99%  de certeza que somos do mesmo espectro politico... mas chamas-me extremista. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu acho extraordinário a ligeireza com que se fala em vacinação obrigatória e os ganhos que daí advêm quando se ignora por completo os efeitos que estas vacinas terão na saúde humana no longo prazo. 

há 2 minutos, Lezz disse:

A parte engraçada de me chamares extremista é que tenho 99%  de certeza que somos do mesmo espectro politico... mas chamas-me extremista. 

Do meu espectro ou não, para mim um extremista é alguém que me tenta impor a sua visão. Se calhar estás equivocado sobre a tua posição no espectro.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Relativamente a políticas publicas, como disse no meu post inicial eu trabalho na área e trabalho muitíssimo de perto com o desenvolvimento de políticas publicas sendo que parte significativa do meu trabalho é em Health Economics e Outcomes Research. 

Pessoalmente (profissionalmente) tiveste algum ganho financeiro com todo este aparato (vacinas, medicamentos, mascaras, desinfetantes, fornecimento de serviços, consultadoria técnica, etc)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, 5coroas disse:

Podes ser mais especifico? Que causas é que impedem essas pessoas de levarem a vacina? 

Maioritariamente historico de reação de hipersensibilidade às vacinas, hipersensibilidade a esta vacina, patologias que comprometam o sistema imunitário que é um chapéu que envolve imensas patologias como leucemias, linfomas, doenças inflamatórias imunomediadas, outras infeções.

Quando juntas estes pozinhos todos, dependendo da vacina, dá o valor 5-10%.

Se estivermos a falar de vacinas vivas pior..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, 5coroas disse:

Pessoalmente (profissionalmente) tiveste algum ganho financeiro com todo este aparato (vacinas, medicamentos, mascaras, desinfetantes, fornecimento de serviços, consultadoria técnica, etc)?

Zero.

A empresa onde estou, está na área das vacinas, doenças raras, oncologia, terapêuticas plasmáticas e celulares... mas não trabalhou com COVID.

Não temos plataforma tecnológica para o desenvolvimento de vacinas para esta família de vírus.

há 17 minutos, Louie disse:

Eu acho extraordinário a ligeireza com que se fala em vacinação obrigatória e os ganhos que daí advêm quando se ignora por completo os efeitos que estas vacinas terão na saúde humana no longo prazo. 

Do meu espectro ou não, para mim um extremista é alguém que me tenta impor a sua visão. Se calhar estás equivocado sobre a tua posição no espectro.

Só por este bocadinho dá para perceber a tua ignorância no assunto. 

Por isso compreendo que fiques chocado com a minha posição...

Dependendo da tua idade, se calhar até recebeste vacinas que "tecnicamente" são mais perigosas que esta, e eram obrigatórias.

Guess what, erradicou doenças... varias.

Editado por Lezz
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Lezz disse:

Maioritariamente historico de reação de hipersensibilidade às vacinas, hipersensibilidade a esta vacina, patologias que comprometam o sistema imunitário que é um chapéu que envolve imensas patologias como leucemias, linfomas, doenças inflamatórias imunomediadas, outras infeções.

Quando juntas estes pozinhos todos, dependendo da vacina, dá o valor 5-10%.

Se estivermos a falar de vacinas vivas pior..

Não seria então preferivel (e sobretudo para o seu próprio bem) que estas pessoas fossem confinadas e protegidas pelo Estado, em vez de retirarem a liberdade a muitas mais pessoas, inclusive a liberdade dos milhões de pessoas vacinadas pois estas também transmitem o covid, ou não transmitem?

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, Lezz disse:

Dependendo do tipo de vacina, anda volta 5-10% da população.

A taxa de vacinação em Portugal anda nos 87%, mais os teus 5 a 10% ficamos com 92-97%, menores de 12 anos são cerca de 10%......onde é que cabem os não-vacinados?

há 12 minutos, Lezz disse:

Dependendo da tua idade, se calhar até recebeste vacinas que "tecnicamente" são mais perigosas que esta, e eram obrigatórias.

...e eram eficazes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, 5coroas disse:

Não seria então preferivel (e sobretudo para o seu próprio bem) que estas pessoas fossem confinadas e protegidas pelo Estado, em vez de retirarem a liberdade a muitas mais pessoas, inclusive a liberdade dos milhões de pessoas vacinadas pois estas também transmitem o covid, ou não transmitem?

A não ser que estejas a falar de autênticos Bubble boys, é impossível reduzir a probabilidade a esse ponto.

E acredita em mim no que te digo, a pandemia "praticamente" acabou para o nosso dia a dia. Mas não para algumas destas pessoas. Neste momento estávamos em via de reativar um estudo e vamos novamente suspender. Porque? Não arranjamos doentes, porque muitos destes doentes voluntariamente voltaram a confinar-se.

As pessoas vacinadas transmitem COVID sim, embora a um racio mais baixo.

Quanto mais a taxa de vacinação menor esse racio, mas nunca será 0.

há 4 minutos, 5coroas disse:

A taxa de vacinação em Portugal anda nos 87%, mais os teus 5 a 10% ficamos com 92-97%, menores de 12 anos são cerca de 10%......onde é que cabem os não-vacinados?

...e eram eficazes.

Se calhar não fui claro, não estou a falar de Portugal.

Portugal está muito bem neste aspecto. Agora é apenas continuar nos reforços.

Não há necessidade de Vacinação obrigatória porque a aderência foi muito significativa.

Não me faz sentido nenhum um confinamente desde que se mantenha estas taxas de vacinação/reforço.

Estou a falar de países economicamente desenvolvidos de primeiro mundo com taxas ridículas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Lezz disse:

Só por este bocadinho dá para perceber a tua ignorância no assunto.

Eu nunca disse que era entendido. A verdade é que nunca vi nem ouvi nada nem ninguém garantir que a vacina é 100% segura e que não há nada a recear. Mas já que és tão sábio neste tema, explica-nos lá então porque não devemos recear efeitos nefastos um dia mais tarde.

há 11 minutos, Lezz disse:

Por isso compreendo que fiques chocado com a minha posição...

Podes estar certo e eu errado. Mas eu tenho direito a estar errado e a querer viver errado por mais estúpido que seja. 

O que me choca na tua posição é quereres impor a tua visão aos outros, por mais certo ou errado que estejas não deves fazê-lo.

Eu tenho certeza absoluta que estou certo em relação a um comunista. Mas ele tem direito a ser comunista e eu não tenho o direito de impor a minha visão sobre ele. Goste-se ou não, temos de conviver os outros.

E antes de vires dizer que estamos a falar de situações de vida ou morte, deixa-me dizer-te que desde cedo se percebeu quem são os grupos de risco. Pouco ou muito pouco se fez para proteger essas pessoas. A esmagadora maioria das restantes ficaram de cama uns dias e recuperaram. Estamos a falar de uma doença que tem uma taxa de mortalidade de 0,1%. Será motivo para tanta histeria? Eu sempre fiz a minha vida normal, com as respectivas precauções como é evidente, e até hoje escapei. E aos olhos de muitos se calhar até terei arriscado demasiado em certas situações, mas cá estou. Tranquilo, sereno, adaptando-me às circunstâncias. Toda esta histeria covidiana é boa para vender máscaras e jornais.

Isolem-se os grupos de risco e deixem viver e trabalhar os outros. Muitos deles dependem do seu trabalho para sobreviver.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, 5coroas disse:

...e eram eficazes.

Esta também é.

Da mesma forma que tens terapêuticas biológicas para doenças imunomediadas da mesma classe em que para serem eficazes: uma tens de tomar de 2 em 2 semanas, outra de 4 em 4 semanas, outra de 8 em 8 semanas.

A de 8 em 8 semanas não é mais eficaz que a de 2 em 2 semanas, tem um esquema posologico diferente porque interage  com o sistema imunitário de forma diferente.

O facto de esta vacina necessitar de reforços não faz dela uma vacina menos eficaz que uma vacina de toma única.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As pessoas vacinadas transmitem COVID sim, embora a um racio mais baixo.

Quanto mais a taxa de vacinação menor esse racio, mas nunca será 0.

A vacinação anti-gripe não é semelhante nesse aspecto? As pessoas que referiste não são também altamente vulneráveis à gripe? Achas que toda a gente deveria ser vacinada, para baixar esse risco nessas pessoas? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Louie disse:

Eu nunca disse que era entendido. A verdade é que nunca vi nem ouvi nada nem ninguém garantir que a vacina é 100% segura e que não há nada a recear. Mas já que és tão sábio neste tema, explica-nos lá então porque não devemos recear efeitos nefastos um dia mais tarde.

Podes estar certo e eu errado. Mas eu tenho direito a estar errado e a querer viver errado por mais estúpido que seja. 

O que me choca na tua posição é quereres impor a tua visão aos outros, por mais certo ou errado que estejas não deves fazê-lo.

Eu tenho certeza absoluta que estou certo em relação a um comunista. Mas ele tem direito a ser comunista e eu não tenho o direito de impor a minha visão sobre ele. Goste-se ou não, temos de conviver os outros.

E antes de vires dizer que estamos a falar de situações de vida ou morte, deixa-me dizer-te que desde cedo se percebeu quem são os grupos de risco. Pouco ou muito pouco se fez para proteger essas pessoas. A esmagadora maioria das restantes ficaram de cama uns dias e recuperaram. Estamos a falar de uma doença que tem uma taxa de mortalidade de 0,1%. Será motivo para tanta histeria? Eu sempre fiz a minha vida normal, com as respectivas precauções como é evidente, e até hoje escapei. E aos olhos de muitos se calhar até terei arriscado demasiado em certas situações, mas cá estou. Tranquilo, sereno, adaptando-me às circunstâncias. Toda esta histeria covidiana é boa para vender máscaras e jornais.

Isolem-se os grupos de risco e deixem viver e trabalhar os outros. Muitos deles dependem do seu trabalho para sobreviver.

Porque todos os componentes da vacina já foram excretados.

Dependendo da vacina que levaste pode ser entre 1 e 3 meses.

O que fica é uma célula memória chamada plasmócito que, quando contactar novamente com o vírus irá produzir anticorpos neutralizantes do vírus.

Tal como acontece com outras vacinas e com a imunidade natural no caso da Varicela.

E como cada virus interage de forma diferente com o nosso sistema imunitário, as "chicotadas" (reforços) com as vacinas que temos de dar ao nosso sistema imunitário também varia.

Quanto ao resto... iríamos estar para sempre aqui a discutir. Inclusivamente esse dado que colocaste ai dos 0.1%.

Vamos concordar em discordar.

Editado por Lezz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta também é.

Da mesma forma que tens terapêuticas biológicas para doenças imunomediadas da mesma classe em que para serem eficazes: uma tens de tomar de 2 em 2 semanas, outra de 4 em 4 semanas, outra de 8 em 8 semanas.

A de 8 em 8 semanas não é mais eficaz que a de 2 em 2 semanas, tem um esquema posologico diferente porque interage  com o sistema imunitário de forma diferente.

O facto de esta vacina necessitar de reforços não faz dela uma vacina menos eficaz que uma vacina de toma única.

Terapêuticas biológicas não é o mesmo que vacinas. Estamos a falar de uma vacina, ou seja algo que não é feito para curar mas sim para prevenir que seja contraida a doença...a do covid, nem impede a doença nem impede o contágio pelo vacinado. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, 5coroas disse:

Terapêuticas biológicas não é o mesmo que vacinas. Estamos a falar de uma vacina, ou seja algo que não é feito para curar mas sim para prevenir que seja contraida a doença...a do covid, nem impede a doença nem impede o contágio pelo vacinado. 

Eu sei que não, apenas estou a dizer que não se pode medir a eficácia de uma intervenção pela posologia dessa intervenção. 

A eficácia mede-se pelo resultado final independentemente da posologia.

Obviamente que uma posologia mais confortável está associada a uma maior adesão à terapêutica e que por isso resulta em maior efetividade.

Mas esta diferença nota-se mais em esquemas diárias vs semanais vs mensais.

Por isso, não se pode dizer que esta vacina é menos eficaz.

Editado por Lezz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Lezz disse:

Se calhar não fui claro, não estou a falar de Portugal.

Portugal está muito bem neste aspecto. Agora é apenas continuar nos reforços.

Não há necessidade de Vacinação obrigatória porque a aderência foi muito significativa.

Não me faz sentido nenhum um confinamente desde que se mantenha estas taxas de vacinação/reforço.

Vou guardar este post, e se lá mais para a frente Portugal voltar a ficar covid-lixado, sempre quero ver que nova desculpa me vais apresentar...novas estirpes, talvez.

Mas, não se pode dizer que esta vacina é menos eficaz.

Provavelmente tão pouco eficaz como a da gripe...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, 5coroas disse:

Vou guardar este post, e se lá mais para a frente Portugal voltar a ficar covid-lixado, sempre quero ver que nova desculpa me vais apresentar...novas estirpes, talvez.

Não tenho problemas em desdizer-me. 

Se a ciência muda eu mudarei com a ciência.

Para mim é absolutamente normal e é isso que faz confusão a muitas pessoas, que interpretam como hipocrisia (vira-casacas?) de quem faz ciência.

Já tive que comer muitos pratos de merda quando os dados me provaram errado. Com tempo isso passa 😄

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Lezz disse:

Não tenho problemas em desdizer-me. 

Se a ciência muda eu mudarei com a ciência.

Ou seja, reconheces que neste momento podes estar errado e que a Ciência também pode estar errada e no entanto não hesitas em defender que toda a gente fosse obrigada a servir de cobaia.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, Lezz disse:

Porque todos os componentes da vacina já foram excretados.

Dependendo da vacina que levaste pode ser entre 1 e 3 meses.

O que fica é uma célula memória chamada plasmócito que, quando contactar novamente com o vírus irá produzir anticorpos neutralizantes do vírus.

Tal como acontece com outras vacinas e com a imunidade natural no caso da Varicela.

E como cada virus interage de forma diferente com o nosso sistema imunitário, as "chicotadas" (reforços) com as vacinas que temos de dar ao nosso sistema imunitário também varia.

Dada a simplicidade que transparece da tua explicação, leva-me a pensar porque não será tão simples também de fabricar vacinas/medicamentos para outras doenças. No que à covid diz respeito, a situação continua por resolver.

há 35 minutos, Lezz disse:

Quanto ao resto... iríamos estar para sempre aqui a discutir. Inclusivamente esse dado que colocaste ai dos 0.1%.

Estás a dizer que o cálculo da taxa de mortalidade está errado? Porquê?

Antes que inflaciones a contagem, deixa-me dizer que não faltaram casos de covid decretados post mortem. Ou seja, as pessoas morreram de outras causas e no final levaram o carimbo covid, talvez para facilitar a gestão/armazenamento de cadáveres.

Também se soube das fraudes no Brasil, onde os próprios profissionais de saúde perguntavam aos familiares se queriam registar a morte por covid para poder beneficiar da compensação financeira do governo. Que depois, evidentemente, uma parte da compensação seria dada aos profissionais de saúde.

Imagina trafulhices destas a acontecer no mundo inteiro. Provavelmente a taxa será ainda muito menor.

Já a dos infectados, também sabemos bem os falsos positivos que houveram por aí. Pessoas saudáveis trancadas em casa.

Se não tens capacidade de encaixe para tudo isto, então de facto teremos de concordar em discordar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Louie disse:

Estás a dizer que o cálculo da taxa de mortalidade está errado? Porquê?

Antes que inflaciones a contagem, deixa-me dizer que não faltaram casos de covid decretados post mortem. Ou seja, as pessoas morreram de outras causas e no final levaram o carimbo covid, talvez para facilitar a gestão/armazenamento de cadáveres.

Também se soube das fraudes no Brasil, onde os próprios profissionais de saúde perguntavam aos familiares se queriam registar a morte por covid para poder beneficiar da compensação financeira do governo. Que depois, evidentemente, uma parte da compensação seria dada aos profissionais de saúde.

Imagina trafulhices destas a acontecer no mundo inteiro. Provavelmente a taxa será ainda muito menor.

Será? Por outro lado, em Chinas, Índias, Áfricas e afins deve morrer imensa gente sem se ficar saber do quê, alguns sem sequer se ficar a saber que morreram! Alguns terão provavelmente morrido devido ao covid.

Ou seja, a falta de rigor/controlo não será só no sentido de inflacionar os números.

Editado por JRJordao
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, 5coroas disse:

Ou seja, reconheces que neste momento podes estar errado e que a Ciência também pode estar errada e no entanto não hesitas em defender que toda a gente fosse obrigada a servir de cobaia.

uh.. não, não reconheço.

Dando um exemplo prático...

Um dos maiores pratos de merda que já comi foi quando foi levado a desenvolvimento uma tearapeutica que eu, a luz dos meus conhecimentos e da ciencia da altura, não achava que valeria a pena.

Esse exemplo é o Nivolumab para quem quiser pesquisar...

Qual o prato de merda?

É só uma das maiores inovações na area da imuno-oncologia dos ultimos anos. Mas a realidade é que aquilo foi uma aposta de risco de uma empresa que estava a atravessar uma fase muito má e que foi literalmente salva por esta terapeutica. 

E estou londe de ter sido o unico a comer esse prato de merda, nem de perto nem de longe.

Se me perguntasses em Janeiro deste ano: a vacinação deve ser obrigatória? A minha resposta seria um não redondinho sem hesitação.

Se me perguntasse em setembro, depois de milhares de milhoes de doses admnistradas onde todas as vacinas já estão adequadamente estratificadas para as suas respetivas populações alvo e com perfis de beneficio risco amplamente conhecidos: sim, deve ser obrigatória.

Resumindo: As perguntas e afirmações devem ser sempre adequadas ao contexto temporal do desenvolvimento e testagem de uma terapeutica, e a fase de estar errado relativamente ao perfil de beneficio risco desta vacina há muito que já foi ultrapassada tendo em conta a amostra assombrosa de dados que estão disponiveis.

Agora estamos na fase de avaliação de efetividade e custo-efetividade.

Editado por Lezz
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )