Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Realmente vivemos tempos bastante peculiares. O que é certo é que os resultados das empresas US não foram nada maus....e a malta continua a colocar lá dinheiro. Estou a pensar vender algumas acções e um ETF de Goverment bonds para reforçar os ETF de LP:

- AMD (+85%)

- Airbnb (+45%), apesar de achar que esta deverá ser boa a LP

- Pfizer (+40%)

Ou então deixo-me estar quieto....com estas valorizações deverei conseguir suportar uma eventual queda....a não ser que caia o Carmo e a Trindade....

Mesmo nos ETF estou confortável no IWDA, ESPO, VVSM e Xetragold. 

Tempos de incerteza...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A 16/11/2021 às 09:31, 5coroas disse:

Há muita gente que crê na ideia (errada) que o ouro é uma boa proteção contra a inflação. Vou apenas aproveitar os efeitos dessa crença e depois saio (quando estiver com cerca de +20%).

Essa crença é generalizada e, à primeira e comigo incluído, olharia para o ouro como safekeeping de momentos atribulados.

contudo acredito que empresas value com implementação no mercado nas infra-estruturas e ou agricultura são, talvez, portos “seguros” a ter em conta. Ou a banca também. 

qual a sua perspectiva sobre o perfil durante inflação alta?

obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Patanisca disse:

As moedas vão cá andar e vão fazer parte das nossas vidas.

Quanto à maior ferramenta de combate à inflação galopante (mas ainda longe de hyperinflation que tanto se gosta de falar), a subida das rates, é uma faca de dois gumes. A manta é curta, ou cobres a cabeça ou os pés. Aí sinceramente não sei como vai ser. Mas estou cá para agir de acordo e tentar ganhar dinheiro com isso!

A questão é mesmo a manta ser curta. Eu acho que os BC's já não têm muito mais margem de manobra para segurar isto. E já começam a aparecer vozes a alertar que se está a subestimar o valor da inflação e a sua duração. Estas valorizações são consequência das injecções de liquidez, que por sua vez não chegaram à economia real. Portanto existe um claro desfasamento entre a economia e os mercados financeiros. E mais cedo ou mais tarde terá que haver um ajuste e não estou a ver como é que poderá ser amortecido. Mas é como dizes, temos ver como é que se pode continuar a ganhar dinheiro. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Otimizado disse:

Ainda assim, parabéns meu caro !

No meu caso optei por pagar antecipadamente o crédito à habitação. Sei perfeitamente que, analisando o tema de forma 100% racional, seria financeiramente mais proveitoso ter investido o capital em FIs e ETFs mas, honestamente, ter a casa paga dá-me um conforto psicológico meio priceless. 

Se no futuro as taxas de juro ultrapassarem os 5%, também irei optar por pagar tudo o que faltar ou então ir amortizando com maior frequência. Para já sinto-me bem aos saber que já poderia liquidar tudo se o quisesse fazer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Otimizado disse:

Ainda assim, parabéns meu caro !

No meu caso optei por pagar antecipadamente o crédito à habitação. Sei perfeitamente que, analisando o tema de forma 100% racional, seria financeiramente mais proveitoso ter investido o capital em FIs e ETFs mas, honestamente, ter a casa paga dá-me um conforto psicológico meio priceless. 

Pois eu acho que sempre que for  possível o ideal é mesmo pagar o CH, não só dá esse conforto psicológico, como acaba-se por ter um activo no qual se a vidinha correr para o torto se pode sempre hipotecar parte ou na totalidade para obter liquidez.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Otimizado disse:

Aí já não concordo tanto. Olhando friamente para os números, faria mais sentido ter investido esse capital. E tb podes usar uma carteira de FIs como colateral para obteres liquidez. 

Mas lá está, é um conforto psicológico enorme. Sinto isso na minha vida profissional, o ter esta estabilidade deixa-me muito mais tranquilo relativamente a stresses que acontecem no trabalho. 

Colateral pode ser arriscado na medida em que se já estás na m** ainda veres as margens caírem por quedas do mercado, bem sei que só emprestam uma parte do património detido mas podes vir a ter que colocar mais capital ou simplesmente eles liquidam o empréstimo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, 5coroas disse:

Como assim tax free?

Penso que o Louie se estará a referir à possibilidade de resgatar os valores aplicados em PPR para pagamento de prestações do crédito a habitação.

Nesse caso, e cumpridos os requisitos legais, poderás beneficiar do benefício fiscal aquando da subscrição e resgatar o PPR sem penalização fiscal passados mais de 5 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, Ducas disse:

Penso que o Louie se estará a referir à possibilidade de resgatar os valores aplicados em PPR para pagamento de prestações do crédito a habitação.

Nesse caso, e cumpridos os requisitos legais, poderás beneficiar do benefício fiscal aquando da subscrição e resgatar o PPR sem penalização fiscal passados mais de 5 anos.

Sim, mas a taxação das mais valias do PPR, mesmo para uso no pagamento de prestações, é sempre realizada (embora a uma taxa mais baixa que os 28%). Para mim free tem de ser mesmo free, o que não é o caso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, 5coroas disse:

Sim, mas a taxação das mais valias do PPR, mesmo para uso no pagamento de prestações, é sempre realizada (embora a uma taxa mais baixa que os 28%). Para mim free tem de ser mesmo free, o que não é o caso.

Sim, claro.

No caso dos PPR, pode haver benefício fiscal à entrada (subscrição) e à saída (resgate).

Estás a referir-te à questão da taxa reduzida aquando do resgate.

O que o Louie estava a dizer, parece-me, está relacionado com o benefício fiscal à entrada (possibilidade de deduzir os valores no IRS) - que, cumpridas as condições legais, pode ser obtido e não devolvido se os valores aplicados no PPR vierem a ser alocados ao pagamento de prestações do CH. Isto acaba por ser uma borla fiscal.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Louie disse:

A questão é mesmo a manta ser curta. Eu acho que os BC's já não têm muito mais margem de manobra para segurar isto. E já começam a aparecer vozes a alertar que se está a subestimar o valor da inflação e a sua duração. Estas valorizações são consequência das injecções de liquidez, que por sua vez não chegaram à economia real. Portanto existe um claro desfasamento entre a economia e os mercados financeiros. E mais cedo ou mais tarde terá que haver um ajuste e não estou a ver como é que poderá ser amortecido. Mas é como dizes, temos ver como é que se pode continuar a ganhar dinheiro. 

Eu não concordo com o "tem que haver um ajuste". Eu vejo coisa mais como evolucionária. A sociedade evolui, os comportamentos de há 40 anos atrás são distintos dos comportamentos de agora, porque é que nos mercados as coisas não se podem transformar? A pandemia veio colocar a nu as fragilidades do sistema financeiro tal qual foi desenhado. Se antigamente haviam 2 pessoas em 10 a investir em ativos de risco e agora existem 5 em 10, a nível global isto tem que se fazer sentir em valorizações fora do normal. Em Portugal toda a vida a sociedade dependeu dos seus queridos depósitos a prazo e certificados de aforro, pensar sequer em investimentos com riscos de perda de capital era criminoso há uns anos atrás! Hoje em dia temos programas como o Contas Poupança a incentivar as pessoas a meter-se em P2P, FI, Cryptomoedas e outros ativos de risco, porque a realidade mudou. Num clima de 0% de taxas de juro, a sociedade tem que se ajustar, porque para comprar a tal casa que graças aos 0% de taxa de juro em vez de lhe custar 200k€ agora custa 400k€, não vai ser com os aumentos parcos dos salários que o vão conseguir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )