Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

siarom boa estratégia.  ;)

Atenção a esses valores com "k" 400k = 400.000€ é só para ter a certeza que não vais comprar todos os fundos, é que 400.000€ por mês, deve dar  :P

Para nao falar nos 100 000K haha, mas nos entendemos, deve querer dizer 100k e 400Euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

30% em fundo de accoes, sem contar com o IBRA que tambem tem algumas ate nao e muito, no entanto estar tao concentrado so num fundo acho demasiado, de facto fizeste um tiro certeiro nesse fundo haha, tem tido nos ultimos anos rentabilidades brutais, dentro de uma area onde todos os fundos valorizaram muito, esse em particular se for o que estou a pensar o ano passado deu 45% e este ano vai em 49%, para nao falar que tem uma media a 3 anos de 29% e de 5 anos de 25%...no entanto, e uma vez que ate tens uma mais valia grande, sou da opiniao que podias baixar para metade da alocacao nesse fundo, para 15%, e os restantes 15% diversifica por America e Europa, e se o valor for significativo ainda da para meteres uns pozinhos noutros fundos de obrigacoes.

obrigado pela prontidão na resposta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Noite

Cardoso24… Sem querer, estava a tornar-me o Bill Fundos com tantos KKK, estava já a sonhar com os rendimentos. Obrigado pela correcção.

David… a respeito da Sugestão/Consideração/Ideia dos unit linkeds que te referes é isto:https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWEMethod=GotoContainerView&SWECmd=InvokeMethod&_sn=f.Y35Dfg6uM07lbwwTv6F9XM.vHfmD0bp.ddyyQObc3c.m.N0INX7gzlwAKosnO5&CodDoc=ULWIDE010&SWEService=BEST+Product+Context&SWEHo=www.bancobest.pt&SWETS=1379108486

Se sim, e analisando o 1º produto a % é garantida, é sobre o total investido ou sobre o valor que ira estar a valer os fundos nessa altura, mais essa % ? E já agora vale a pena estes 3 produtos comercializados?

O terceiro produto garante uma carteira mais arrojada e diversificada.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa Noite

Cardoso24… Sem querer, estava a tornar-me o Bill Fundos com tantos KKK, estava já a sonhar com os rendimentos. Obrigado pela correcção.

David… a respeito da Sugestão/Consideração/Ideia dos unit linkeds que te referes é isto:https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWEMethod=GotoContainerView&SWECmd=InvokeMethod&_sn=f.Y35Dfg6uM07lbwwTv6F9XM.vHfmD0bp.ddyyQObc3c.m.N0INX7gzlwAKosnO5&CodDoc=ULWIDE010&SWEService=BEST+Product+Context&SWEHo=www.bancobest.pt&SWETS=1379108486

Se sim, e analisando o 1º produto a % é garantida, é sobre o total investido ou sobre o valor que ira estar a valer os fundos nessa altura, mais essa % ? E já agora vale a pena estes 3 produtos comercializados?

O terceiro produto garante uma carteira mais arrojada e diversificada.

Obrigado

Falo no numero 3, porque tens liberdade de escolher a tua carteira com os cerca de 100 fundos que colocam em disposicao, nao tens horizonte temporal definido e pode-se fazer reforcos etc etc, os outros sao diferentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá

Recentemente reforcei um pouco um de acções consumer e menos num japones.

Reparei que ja tenho as seguintes partes:

25% acções

25% obrigacoes

50% liquidez

Lembrei-me que pela leitura k tenho tido provavelmente deveria ter mais obrigações 20/80, 40/60

Sei que de momento obrigações US longo prazo é para esquecer, k o melhor será:

- consider tranches of shorter debt that you can more easily sell as interest rates rise over time.

- higher yield

Já tenho

AXA WF Global High Yield Bonds E(H)C EUR

e

E.S. Rendimento FEI

Estes seriam a escolha segura, mas como já estão a verde no portfolio estava a pensar no:

-E.S. Rendimento Plus FEI

A única desvantagem é ter comissão de resgate

Outro que vi agora:

JPM Income Opportunity D Acc EUR Hdg LU0289473059

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000JS5

Agradecia sugestões.

Quais os de obrigações que não deverão desvalorizar no futuro (no US Notes ...) ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://economico.sapo.pt/noticias/bolsas-europeias-em-alta-com-desistencia-de-summers_177222.html

Esta semana sera marcada pela reuniao da FED amanha e Quarta, para ja com esta noticia da desistencia de um defensor da retirada dos estimulos ja no curto prazo, podera fazer cair as treasuries hoje.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ESAF tem de realocar €1,7 mil milhões

Expresso | 14-09-2013

ESAF tem de realocar €1,7 mil milhões 

Fundos têm servido, em alguns casos, para financiar os grupos que os detêm. Espírito Santo Liquidez é o caso mais evidente. As regras mudaram e a situação tem de ser resolvida até novembro. Reguladores atentos 

ANABELA CAMPOS | acampos@expresso.impresa.pt 

ISABEL VICENTE 

JOÃO SILVESTRE 

JOÃO VIEIRA PEREIRA 

A partir de novembro, os fundos de investimento estarão limitados na subscrição dos ativos relacionados com os grupos a que pertencem: obrigações, papel comercial e até mesmo depósitos. As novas regras, vertidas da legislação comunitária, impedem que o peso das sociedades detidas pelos acionistas da gestora de património ultrapasse os 20% nas carteiras dos Fundos Especiais de Investimento (FEI), quando até agora podia ir até aos 100%. 

O objetivo é acabar com os conflitos de interesse entre as sociedades gestoras e os seus acionistas, reduzir o risco e proteger os investidores. A mudança é tão e radical que mereceu alguma contestação da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Património (APFIPP). As gestoras de fundos têm até ao início de novembro para resolver a situação. 

Nos últimos anos, os fundos, detidos sobretudo por gestoras de património controladas por bancos, têm servido por vezes para financiar as próprias instituições e em alguns casos as empresas relacionadas com o grupo a que pertencem. Podem, em certos casos, ter sido inclusive importantes para a capitalização dos bancos, e basta olhar para a quantidade de emissões de obrigações em carteira de alguns dos fundos para o perceber. Bruxelas teve necessidade de avançar com as alterações porque detetou que muitos fundos estavam a ser instrumentalizados. 

Reguladores atentos a Espírito Santo Liquidez 

O caso mais relevante de potenciais conflitos de interesse é o da gestora de fundos do Grupo Espírito Santo (GES), a ESAF. Trata-se da maior gestora do mercado português, com uma quota de 24,3%, e gere vários fundos com uma concentração excessiva de ativos do grupo. Um dos fundos, o Espírito Santo Liquidez (ES Liquidez), com €2.2 mil milhões de ativos sob gestão, e uma exposição a empresas do GES que ronda os 90%, está a ser acompanhado de perto pelos supervisores. O caso do ES Liquidez, sabe o Expresso, foi abordado esta semana na reunião do Conselho Nacional de Supervisores, onde se sentam os presidentes dos três reguladores financeiros: Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Banco de Portugal (BdP) e Instituto de Seguros de Portugal. 

Havia fundos geridos por outras gestoras com excesso de concentração em ativos ligados aos respetivos grupos, mas a generalidade já terá resolvido a situação, até porque foram alertadas para as alterações às regras pela CMVM no início do ano. O BdP, contactado pelo Expresso, concorda com as mudanças e diz estar a acompanhar o ajustamento das carteiras às novas regras. Já a CMVM diz que os limites à concentração pretendem "assegurar o princípio de diversificação do risco dos organismos de investimento coletivo". E garantir "uma gestão eficiente e centrada no interesse exclusivo dos participantes, com maior independência face ao grupo económico em que a entidade gestora se insere". O regulador esclarece ainda que se o prazo para adaptação das carteiras dos fundos aos limites não for cumprido a entidade gestora incorre numa coima. 

O ES Liquidez tem sido uma das estrelas nos últimos anos no seu segmento e recebido várias distinções pela sua rendibilidade e volume de ativos sob gestão. Embora seja um FEI, pertence à categoria de fundo do mercado monetário, segundo a classificação da consultora especializada em fundos Morning Star, onde se tem destacado. O ES Liquidez é de longe o fundo com maior volume de ativos sob gestão — dos €6,9 mil milhões aplicados em FEI em Portugal, 2,8 milhões estão na ESAF e desses 79% estão naquele fundo. 

Este ano, o ES Liquidez lidera a tabela de rentabilidades, com um retorno de 2,93% (até quarta-feira), e deixa a grande distância a maior parte dos seus concorrentes diretos. No ranking da Morning Star apenas mais três fundos (o ES Monetário Euro, também da ESAF, e dois do Millennium) estão a ganhar mais de 2% em 2013. 

Desde que foi criado, em 2011, o ES Liquidez teve um crescimento exponencial no volume de ativos sob gestão e proporcionou um retorno anual sempre superior a 4%. A carteira do fundo engordou de forma fulgurante em menos de dois anos. Em dezembro de 2011, os ativos valiam €477 milhões, um ano mais tarde já ascendiam a €913 milhões e só nos primeiros oito meses deste ano já cresceram para €2,2 mil milhões, de acordo com os últimos dados disponíveis. 

Trata-se de um fundo especial de investimento, com aplicações de curto prazo que permitem entradas e saídas rápidas dos investidores. O prospeto sublinha o facto de poder investir em ativos — dívida de curto prazo — de empresas do grupo ou associadas e de isso poder configurar um conflito de interesses. E, na verdade, isso acontece, em particular a partir do quarto trimestre de 2012. 

Financiar o grupo 

A Espírito Santo International, holding do GES com sede no Luxemburgo — empresa que gere as participações na Espírito Santo Financial Group (acionista do BES) e na Rio Forte (Opway, Espírito Santo Saúde, Tivoli, Zon, Herdade da Comporta) — tem sido uma das grandes beneficiárias dos investimentos do ES Liquidez. Em agosto, o fundo, que investe basicamente em papel comercial de empresas e uma pequena parte em depósitos, detinha em carteira €985 milhões em dívida da ES International. Um valor que cresceu rapidamente ao longo dos últimos meses, o que coincide com o programa de emissão de papel comercial da holding que começou em setembro de 2012. Nessa altura, o peso da dívida da ES International no fundo era reduzido. 

Mas há outras 'participações' de peso do grupo no ES Liquidez. A carteira tem €365 milhões cm papel comercial da Rio Forte, €135 da ES Industrial e €123 milhões da ES Irmãos. Tem ainda €35 milhões em dívida da ES Saúde. No saldo global, mais de 90% do fundo está em dívida de empresas do grupo e é esse o problema que terá que ser resolvido à luz da nova legislação já em vigor. O BES não respondeu às questões colocadas pelo Expresso: para que foi criado o fundo, como vai resolver o problema e se o financiamento às empresas do grupo serviram para financiar o banco. 

Contas feitas pelo Expresso, para respeitar o limite de 20% imposto pelas novas regras, o ES Liquidez será obrigado a desfazer-se de €1,7 mil milhões de dívida de empresas do grupo, podendo ficar com apenas €424 milhões. 

A realidade das gestoras de património e dos fundos de investimento coletivo mudou com a transposição para a ordem jurídica portuguesa de várias diretivas comunitárias. As alterações mais profundas verificam-se ao nível dos conflitos de interesse e da gestão de risco — os fundos deixam, por exemplo, de poder subscrever obrigações emitidas por acionistas ou dívida sobre títulos da casa mãe. Há também novos fundos próprios mínimos exigidos às gestoras. O objetivo é proteger os investidores e promover uma gestão mais independente e transparente. 

Operações entre partes relacionadas proibidas Proibição de operações entre partes relacionadas suscetíveis de gerar conflitos de interesses extensíveis à gestão de qualquer Organismo de Investimento Coletivo (OIC). Em exceção à regra, o regime permite a aquisição e a alienação de ativos a entidades relacionadas apenas quando autorizadas pela CMVM e demonstrada a atuação no interesse dos participantes. 

Ativos do grupo limitados a 20% Proibição de os fundos de investimento alternativos deterem ativos emitidos ou garantidos por entidades relacionadas com a entidade gestora acima de 20% do valor líquido global, em linha com o limite fixado para os fundos harmonizados quanto a ativos do grupo. Administradores independentes Exigência de um número mínimo de administradores independentes no conselho de administração da entidade gestora e uma maioria de membros independentes no órgão de fiscalização.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A consequência será apenas na descida da rentabilidade líquida do dito fundo. Não deverá atingir o capital investido, certo?

Como assim? um fundo nao tem capital garantido ahah, eu percebi a pergunta, sim, nao vai afectar, aquela linha recta sempre a subir nao sera tao acentuada, apenas isso, mas eles terao de comecara  comprar papel de outras empresas, por isso nada nos garante se no futuro nao teremos rentabilidades mais interessantes, por agora vai ser a descer ate uns 1,5%2% penso eu, na linha da maior parte dos fundos de tesouraria de menor risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://www.bancoinvest.pt/Publico/Ideias/LearningCentre/Investimento/AlocacaoActivos.aspx

Gostei destas explicações no site do Banco Invest, podem ir clicando no lado esquerdo nos diferentes intens, resalvo:

"Anos de bons desempenhos são sistematicamente seguidos de anos de fracas (ou negativas) rendibilidades, facto que, conjugado com a tendência para os mercados valorizarem ao longo do tempo, sustenta a relevância de uma correcta Alocação de Activos na prossecução dos objectivos de investimento. Com efeito, a construção de uma carteira diversificada é condição fundamental para a optimização do binómio risco-retorno, na medida em que torna a carteira menos vulnerável ao desempenho diferenciado, ao longo dos vários ciclos económicos, das diferentes classes de activos"

"a contribuição de cada um dos títulos para o risco total da carteira não é tão linear. Conforme analisado, as diferentes classes de activos não se comportam todas da mesma forma – nem todas sobem ou caem simultaneamente. Desta diferença de ritmo e/ou direcção das taxas de rendibilidade das várias classes de activos – designada por correlação – resultam benefícios de diversificação"

"quanto maior for o horizonte temporal planeado, maior poderá ser o peso dos activos com risco, sem comprometer os objectivos traçados. Esta realidade, largamente explorada na literatura financeira, tende, no entanto, a ser esquecida, sobretudo, em períodos de turbulência nos mercados financeiros. De facto, nestas alturas, os investidores tendem a sobrepor a emoção à razão, tomando decisões que mais tarde se revelam precipitadas, como por exemplo, “sair do mercado”.

"Numa óptica de médio-longo prazo, o investimento numa carteira diversificada reduz significativamente a probabilidade de perda de capital, diluindo o efeito dos ciclos económicos menos favoráveis e do risco específico dos títulos detidos".

"a história ensina-nos que rendibilidades significativamente negativas no primeiro ano de investimento são excepções (cerca de 4% para perdas superiores a 20%), donde se poder afirmar que, numa óptica de investimento (diversificado) a médio prazo, um mau timing de entrada não determina necessariamente a rendibilidade potencial da carteira, num prazo de investimento ajustado ao risco assumido"

"O ‘efeito de capitalização’, em finanças, refere-se à geração de rendibilidade sobre a própria rendibilidade. Por exemplo, considere-se um investimento de Eur 10.000 com uma taxa de rendibilidade de 5% no final do primeiro ano. O valor deste investimento no final do ano seria, pois, Eur 10.500. Se o reinvestimento deste montante no segundo ano gerar novamente uma taxa de rendibilidade de 5%, o respectivo valor final seria Eur 11.025. Ou seja, no segundo ano, os juros gerados ascenderam a Eur 525, mais Eur 25 do que no primeiro ano. Estes Eur 25 adicionais resultam do facto de, no segundo ano, os juros incidirem sobre Eur 10.500 e não sobre os Eur 10.000 iniciais".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém que me tire aqui esta duvida que me anda a moer o juízo já há uns dias :o

Quero fazer um investimento de 5k no fundo de investimento

es rendimento plus que tem uma comissão de gestão de 0.75%

1- Esta comissão é anual certo?

2- Esta comissão é sobre o investimento ou sobre o lucro?

Peço desculpa se estou a dizer asneiras mas nunca andei nisto de fundos

e queria diversificar um pouco as minhas poupanças

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém que me tire aqui esta duvida que me anda a moer o juízo já há uns dias :o

Quero fazer um investimento de 5k no fundo de investimento

es rendimento plus que tem uma comissão de gestão de 0.75%

1- Esta comissão é anual certo?

2- Esta comissão é sobre o investimento ou sobre o lucro?

Peço desculpa se estou a dizer asneiras mas nunca andei nisto de fundos

e queria diversificar um pouco as minhas poupanças

As comissoes de gestao ja estao diluidas nos valores das unidades de participacao, quando olhas para as rentabilidades ja sao liquidas dessa comissao, esse fundo tem tambem comissao de resgate ate 1 ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Allianz Renminbi Currency A (H2-EUR) EUR

The investment policy is geared towards generating a return based on the offshore Chinese Renminbi (so-called “CNH”; “CNH” represents the exchange rate of Chinese Renminbi (CNY) that trades offshore in Hong Kong or markets outside the People’s Republic of China) market.

Não sou expert, mas acho que se compara o ES Liquidez com isto, logo no risco de moeda :|

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá

Recentemente reforcei um pouco um de acções consumer e menos num japones.

Reparei que ja tenho as seguintes partes:

25% acções

25% obrigacoes

50% liquidez

Lembrei-me que pela leitura k tenho tido provavelmente deveria ter mais obrigações 20/80, 40/60

Sei que de momento obrigações US longo prazo é para esquecer, k o melhor será:

- consider tranches of shorter debt that you can more easily sell as interest rates rise over time.

- higher yield

Já tenho

AXA WF Global High Yield Bonds E(H)C EUR

e

E.S. Rendimento FEI

Estes seriam a escolha segura, mas como já estão a verde no portfolio estava a pensar no:

-E.S. Rendimento Plus FEI

A única desvantagem é ter comissão de resgate

Outro que vi agora:

JPM Income Opportunity D Acc EUR Hdg LU0289473059

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F000000JS5

Agradecia sugestões.

Quais os de obrigações que não deverão desvalorizar no futuro (no US Notes ...) ?

Mais tirei do liquidez pus 60% do k tinha no Monetario e restante no Rendimento (dá dividendos)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )