Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

O que é que utilizam para monitorizar as vossas carteiras? 

Eu tenho o teletrader, mas aquilo parece-me confuso. 

Tenho um excel feito por mim onde preencho o que o broker do banco me dá (assim consigo manter histórico) mas nunca é a mesma coisa

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Ricardo Dores disse:

Seria relevante a questão de aceitar compras/vendas no mesmo dia mas não sei se seria um deal breaker.

Tive uma recomendação de um utilizador para "diz ao pessoal que não pode fazer duas transacções no mesmo activo no mesmo dia e que a façam no dia seguinte/anterior. Já que é o user a dizer o preço quando introduz a transação, penso que funcionará bem".

Para já estou a com a visão de implementar assim. Depois posteriormente devo criar algo que faça um "merge" das ordens se forem dadas no mesmo dia, e acabarei na mesma por dar uma ordem por dia para fazer as contas (depois facilmente em display se mostra as duas ordens em separado).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, mudasti disse:

Tenho um excel feito por mim onde preencho o que o broker do banco me dá (assim consigo manter histórico) mas nunca é a mesma coisa

Recomendo o Porfolio Performance:

https://www.portfolio-performance.info/en/

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, 5coroas disse:

Que belo dia para me livrar de algumas das minhas ações!!;)

Facebook? :D

Eu comprei hoje antes das 09h00 uma boa parcela, mas de FI de acções. Os gráficos e a minha análise técnica disseram-me para não o fazer, porque tudo indica saturação, mas tive um feeling de fazer o oposto. 

Afinal dizem que as melhores trades são aquelas que quando as fazemos nos fazem sentir mal. Vamos lá ver!!

Mas ainda tenho cartuchos para carregar no barril. Estou a contar com um pullback algures este mês, pelo menos nos EUA. 

há 3 horas, mudasti disse:

morningstar.es
    investing.com

E o meu excel.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Rick Lusitano
    há 10 horas, Otimizado disse:

@Rick Lusitano,

Há algum ETF de agricultura de que gostes paricularmente? 

Como são commodities, prefiro ir para ETCs em vez de ETFs de acções, para ser exposição mais "directa" a commodities. Mas não são ETCs de broad commodities, são mais específicos, tipo ETCs só de coffee, ou sugar, ou wheat. Entre más colheitas (diminuição da oferta), problemas logísticos, aumento do custo do Oil (que afecta também as commodities), aumento da procura, é escolher os motivos para o aumento das cotações das commodities agrícolas.

https://www.investing.com/commodities/us-coffee-c

https://www.investing.com/commodities/us-sugar-no11

https://www.investing.com/commodities/us-wheat

Cuidado que commodities podem ser muito voláteis, tanto podem subir muito (tipo bolha) como pode estourar de repente. Não é para longo prazo ou para perfis mais conservadores ao risco. Ver o exemplo da lumber este ano, parecia uma cripto a ir à lua ou uma meme stock que quase triplicou de valor em menos de 6 meses. :)

https://www.investing.com/commodities/lumber

A nível de ETCs issuers, a WisdomTree tem uma grande oferta de vários tipos de ETCs (para além de agrícolas), mas há outros ETCs issuers.

https://www.wisdomtree.eu/en-gb/products?subAssetClass=Agriculture

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Patanisca disse:

Facebook? :D

Larguei alguns navios e aviões que hoje subiram cerca de 8% graças ao novo medicamento anti-covid da pfizer. E o cambio também esteve favorável às vendas.B)

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu estou mesmo na dúvida se não devo ir buscar umas mais valias.... Airbnb está a correr-me muito bem, tal como a Pfizer e a AMD.

O que recomendam no caso da AMD? Estou com valorização de 62% e tenho sobreposição pois também estou num ETF de semicondutores. Pensei em vender e e reforçar o ETF. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Patanisca disse:

Eu tenho quase a certeza que não temos hipótese de evitar a tributação quando se quer rebalancear, ou seja, vender UPs de um fundo A (com mais-valias) e reinvestir a totalidade dessa venda numa nova compra de UPs de outro fundo. Neste caso, há lugar à realização de mais-valias e serão tributadas quando as metermos no anexo J. Certo? Ou há alguma outra maneira de rebalancear o portfólio sem pagar impostos? 

Eu também acho que não há hipótese.

Isso é que era assunto! Dava um jeitão.

(Excepção feita aos fundos ppr que permite a troca entre eles)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/11/2021 às 22:02, Patanisca disse:

Eu as vendas de FI que fiz estes últimos dias para rebalancear, tiveram um segundo propósito, que se calhar a alguns passa despercebido. Como fiz umas vendas com menos-valias no início do ano e como não pretendo englobamento das mesmas, aproveitei para vender UPs de FI que estavam com performance abaixo da expectativa, mas ainda assim positivos. As mais-valias resultantes destas vendas foram a abater nas menos-valias do início do ano. E no final de contas o saldo das minhas operações de venda este ano ficou em apenas algumas centenas de euros de mais-valias, o que fará com que tenha de pagar um valor residual de irs. 

Trocando por miúdos, aproveitei para abater as menos-valias às mais-valias, conseguindo assim rebalancear a carteira sem pagar muitos impostos. 

Eu tenho quase a certeza que não temos hipótese de evitar a tributação quando se quer rebalancear, ou seja, vender UPs de um fundo A (com mais-valias) e reinvestir a totalidade dessa venda numa nova compra de UPs de outro fundo. Neste caso, há lugar à realização de mais-valias e serão tributadas quando as metermos no anexo J. Certo? Ou há alguma outra maneira de rebalancear o portfólio sem pagar impostos? 

Infelizmente, em Portugal, não! Em Espanha sim. Podem transferir e três fundos sem ir às Hacienda... 

Na CGD, com pequenas exceções, podes transferir entre fundos sem pagar mais valias... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/11/2021 às 22:02, Patanisca disse:

Eu tenho quase a certeza que não temos hipótese de evitar a tributação quando se quer rebalancear, ou seja, vender UPs de um fundo A (com mais-valias) e reinvestir a totalidade dessa venda numa nova compra de UPs de outro fundo.

Haver há, mas não é grátis. Aquilo que o D@vid fala existe +/- (na realidade melhor ainda porque poes ter o que quiseres) quer no Best como no Invest mas é para montantes elevados. Abaixo de um milhão os custos são demasiados altos... cerca de 1%/ano. O que para ter essas "vantagens" fiscais não sei se é suficiente (a essas soma-se as vantagens de o 22.4% de taxa liberatória ao fim de 5 anos e os 11.2% acima de 8 anos)...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Virtua disse:

Haver há, mas não é grátis. Aquilo que o D@vid fala existe +/- (na realidade melhor ainda porque poes ter o que quiseres) quer no Best como no Invest mas é para montantes elevados. Abaixo de um milhão os custos são demasiados altos... cerca de 1%/ano. O que para ter essas "vantagens" fiscais não sei se é suficiente (a essas soma-se as vantagens de o 22.4% de taxa liberatória ao fim de 5 anos e os 11.2% acima de 8 anos)...

Ainda me faltam umas décadas para ter acesso a isso, então. :)

Mas está engraçado. Quanto mais dinheiro tens, mais benesses tens a nível fiscal. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, superkinas disse:

ai a FED, que é a principal impulsionadora desta situação de valorização excessiva de ativos de risco, como ações de setores especulativos e cryptomoeadas, agora vem alertar para os perigos? Que disparate.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, superkinas disse:

Estamos todos maribando para isso porque somos investidores responsáveis e temos todos carteiras diversificadas e equilibradas que rendem 10% ao ano e não precisamos de mais...😁

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Patanisca disse:

ai a FED, que é a principal impulsionadora desta situação de valorização excessiva de ativos de risco

efeitos secundários não propriamente desejados das políticas monetárias expansionistas. Este tipo de alerta já remonta, pelo menos, ao "Irrational exuberance" em '96!!

Editado por Virtua
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, 5coroas disse:

A Turquia outra vez a bombar. :)

verdade...é pena a moeda turca não acompanhar, ou seja, o que quero dizer é que os ganhos são comidos pela desvalorização da moeda!

Editado por psferreira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, psferreira disse:

verdade...é pena a moeda turca não acompanhar, ou seja, o que quero dizer é que os ganhos são comidos pela desvalorização da moeda!

Sim, é verdade, mas o meu Parvest Turkey lá vai subindo aos poucos e poucos.:) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )